Título: Beleza Perdida
Autora: Amy Harmon
Tradução: Monique D’Orazio
Verus Editora
Número de páginas: 336
Ambrose Young é lindo — alto e musculoso, com cabelos que chegam aos ombros e olhos penetrantes. O tipo de beleza que poderia figurar na capa de um romance, e Fern Taylor saberia, pois devora esse tipo de livro desde os treze anos. Mas, por ele ser tão bonito, Fern nunca imaginou que poderia ter Ambrose... até tudo na vida dele mudar. Beleza perdida é a história de uma cidadezinha onde cinco jovens vão para a guerra e apenas um retorna. É uma história sobre perdas — perda coletiva, perda individual, perda da beleza, perda de vidas, perda de identidade, mas também ganhos incalculáveis. É um conto sobre o amor inabalável de uma garota por um guerreiro ferido. Este é um livro profundo e emocionante sobre a amizade que supera a tristeza, sobre o heroísmo que desafia as definições comuns, além de uma releitura moderna de A Bela e a Fera, que nos faz descobrir que há tanto beleza quanto ferocidade em todos nós.
Beleza Perdida conta a história de Ambrose Young, um garoto lindo e um lutador extraordinário, ídolo de toda uma cidade. Todos têm altas expectativas a respeito dele, e acreditam que irá para a faculdade no próximo ano com uma bolsa devido ao esporte. Só que Ambrose surpreende a todos quando decide se alistar e ir para a guerra. Os atentados do dia 11 de setembro de 2001 tinham acontecido há poucos meses, e ele simplesmente não conseguia pensar em outra coisa para fazer de sua vida a não ser colocá-la à disposição de seu país.
Imaginei que fosse amar esse livro - afinal, todo mundo que eu conheço que leu amou. Mas não foi bem o que aconteceu. E acredito que o maior obstáculo para isso foi a birra que peguei do protagonista. Acho justo alguém fazer a escolha que considere melhor. Mas ele pressionou os quatro melhores amigos a irem para a guerra com ele.
Isso me incomodou tanto, mas tanto, que esqueci tudo que ele tinha de bom. Não se pressiona alguém para fazer uma escolha dessas, para se submeter voluntariamente a um confronto armado em que, além de correr risco de vida, também corre um grande risco de ter que tirar a vida de alguém. Mesmo depois que há a volta da guerra e Ambrose reconhece seus erros, simplesmente não consegui deixar minha birra para trás.
Mas isso mostra que meu problema com o enredo foi algo completamente pessoal. A história é muito bem construída e a autora conseguiu apresentar personagens apaixonantes ao leitor. Fern, a outra protagonista, é uma garota que se acha feia, mas que tem um coração enorme e está sempre disposta a ajudar todos ao seu redor.
Seu primo, Bailey, tem uma doença muscular que o prendeu a uma cadeira de rodas há vários anos, mas isso não tirou seu otimismo e sua alegria de viver, nem impediu que se tornasse uma pessoa extremamente generosa e altruísta. Ele e Fern são inseparáveis e adorei ver a convivência deles. Ambrose não é uma pessoa pior que os dois, muito pelo contrário, e ainda se torna mais interessante à medida que consegue se aceitar e amadurecer devido a tudo o que viveu.
A narrativa é muito fluida, mas realmente não conseguiu me envolver. Então acabei lendo o livro rápido mas sem me importar muito com o que estava acontecendo, e preciso dizer que acontecem muitas coisas ruins. Adoro um bom drama e até me espantei por não ter me sentido completamente encantada com o enredo. Já disse isso aqui mais de uma vez: quando tenho problemas com personagens, normalmente isso afeta (e muito) minha opinião geral. Mas o livro é muito bem avaliado, e recomendo que leiam para formar suas opiniões a respeito dele.
Poxa, quando a gente pega birra não tem jeito!!Nunca li nada da autora, mas confesso que o enredo parece ser bem legal! Quem sabe eu dou uma oportunidade e vejo se tb me irrito com o protagonista rs
ResponderExcluirBjs, Mi
O que tem na nossa estante
Oie,
ResponderExcluirsei bem como é quando a gente pega birra a um personagem, eu também não consigo me envolver na história depois :(, mas o enrendo realmente parece ser bom.
Beijinhos, Helana ♥
In The Sky, Blog / Facebook In The Sky
Oiee
ResponderExcluirEu amei esse livro!
Mas concordo com você, essa parte dele pressionar os amigos para irem para a guerra junto achei meio egoísta.
Mas acabei passando por cima de tão envolvida que fiquei pela história depois.
O Bailey foi meu personagem favorito!!
bjs
Fernanda
http://pacoteliterario.blogspot.com.br/
Oi Ju, tudo bem?
ResponderExcluirSua sinceridade foi fantástica, perdi a vontade de conhecer o livro - não que eu tivesse vontade antes rsrsrs - junto com a narrativa da sua birra. Claro que o fato de ser drama e de "coisas ruins acontecerem" também tirou o ânimo.
Amei a sinceridade, sério. Obrigada!
bjsss
Oi!
ResponderExcluirJá tem muito tempo que me indicam esse livro e eu fico enrolando. Eu tenho medo de não gostar e mais uma vez entrar em ressaca. Quem sabe um dia...
Ótima resenha! Abraço!
Olá
ResponderExcluirTenho vontade de ler esse livro devido a ótimas criticas que li, ainda tenho vontade de ler um dia, só assim para saber se pegaria birra também.
Eu também soubassim se pego uma birra com alguma coisa é dificil reverter, não importa a virada que dê na história, aquilo fica alí, martelando.
Beijos
Olá!
ResponderExcluirSou louca para ler esse livro mas ainda não tive a oportunidade, também sou assim quando não gosto de um personagem acabo não gostando tanto assim da história. Adorei a sua resenha. =)
Beijos
Nossa essa e a primeira resenha que vejo a pessoa falando que o livro não conseguiu prender a atenção. Tenho uma colega que e apaixonada pelo livro mas eu sinceramente não tenho vontade de ler esse livro, mas quem sabe um dia eu não de uma chance não e mesmo?
ResponderExcluirBeijos
Essa eh a primeira resenha que nao esta tecendo elogios a essa trama. Eu nunca tive muita curiosidade em conhecer a obra, mas fui lendo algumas coisas e fui me interessando, mas ainda nao ao ponto de encarar a leitura. O que disse foi bem sincero e pensando aqui comigo, eh possivel que eu pegue birra da protagonista tbm, eu pego birra facil demais qnd to lendo... rsrs
ResponderExcluirRaissa Nantes
Olá,
ResponderExcluirO enredo parece ser pronto para conquistar o leitor, mas ando fugindo de romances clichês ou muito dramáticos e tenho certeza que iria querer matar alguns desses personagens com suas frescuras haha.
Beijos!
Oioi! Tudo bem?
ResponderExcluirComprei em uma promoção o livro Beleza Perdida e nao li ainda.
Mas a historia parece ser dessas bem sofridas que deixa a gente com o coração na mao.
Uma pena que tenha pegado birra do protagonista, pq isso estraga o livro com certeza.
Ainda quero mto ler e espero gostar.
Beijos.
Livros e Sushi • Facebook • Instagram • Twitter
Oie!
ResponderExcluirQue pena que não gostou tanto assim do livro, eu já tive a oportunidade de ler e adorei a trama. Mas entendo, tem livros que parecem que não dão certo para nós.
Bjks!
Histórias sem Fim
Aiiii que pena.
ResponderExcluirEu estou LOUCA, PIRADA, DOIDONA kkkkk por esse livro, li muiitas resenhas positivas, mas o que mais me deixa curiosa é a premissa do livro. Uma pena que vc não curtiu tanto e realmente quando pegamos birra com o protagonista aí a coisa fica complicada kkkkk Bom saber que a narrativa é fluida, e uma pena vc não ter se envolvido.
beijos Parabéns pela sinceridade.
oi
ResponderExcluireu também não conseguiria me envolver com a leitura, mas é pq eu não gosto mesmo do estilo, mas mesmo eu não gostando e vc não se envolvendo...amei a sua resenha!
bjs
Oie
ResponderExcluirainda não li esse livro da autora mas já li o outro e gostei bastante, ela tem uma narrativa bem gostosa e a história parece ser bem legal, tenho o livro aqui e quero muito ler em breve
Beijos
http://realityofbooks.blogspot.com.br/
Olá Ju, tudo bem?
ResponderExcluirConfesso que quando li o título do livro, imaginei um romance meloso. Mas, pelo que eu entendi pela sinopse e pela sua resenha ele vai, além disso. Mostra mais sobre coisas da vida, das escolhas difíceis que temos que fazer. Lógico que ainda tem o romance e isso não me atrai nem um pouco, mas o drama sim. Então estou dividido em ler ou não ler...
Bjus,
Gabriel Albuquerque
Oie!
ResponderExcluirEu tenho muita curiosidade de ler esse livro. Conheci a escrita da autora atraves do livro Um Infinito + 1 e gostei bastante. A sua resenha me surpreendeu, mas mesmo assim ainda gostaria de ler.
beijos
Mayara
Livros & Tal
Esse foi um dos livros mais emocionantes que li esse ano. Amei cada capítulo, todo o livro. Li em um tempo recorde, não conseguia largá-lo de jeito nenhum. Sempre quando ouço falarem dele, me lembro de cada momento do livro. Ainda não consegui esquecê-lo.
ResponderExcluirBeijos.