terça-feira, 28 de junho de 2016

[Resenha - Arqueiro] O Guia Definitivo do Mochileiro das Galáxias

Postado por Ju às 23:30
Título: O Guia Definitivo do Mochileiro das Galáxias
Autor: Douglas Adams
Tradução: Carlos Irineu da Costa | Marcia Heloisa Amarante Gonçalves | Paulo Henriques Britto
Editora: Arqueiro
Número de páginas: 672

Pela primeira vez, reunimos em um único volume os cinco livros da cultuada série O Mochileiro das Galáxias, de Douglas Adams. Com mais de 15 milhões de exemplares vendidos, a saga do britânico esquisitão Arthur Dent pela Galáxia conquistou leitores do mundo inteiro. O humor ácido e as tramas surreais de Douglas Adams se tornaram ícones de uma geração e seguem fascinando – e divertindo – leitores de todas as idades. Pegue sua toalha, embarque nessa aventura improvável e, é claro, não entre em pânico! 

Faz muito tempo que queria ler essa série. Já tinha inclusive comprado todos os livros em edição econômica. Mas sou louca por capa dura, e quando vi a Arqueiro lançar esse volume único quis imediatamente. Minha curiosidade era realmente enorme, só que eu não tinha a menor ideia do que encontraria. Nem sabia porque era comemorado o Dia da Toalha, fiz questão de descobrir por mim mesma. E tudo que tenho a dizer sobre o assunto é: vocês não têm ideia de todas as utilidades que uma toalha pode ter... rs...

Vou colocar a sinopse de cada volume e tentar falar um pouquinho sobre cada um deles, sendo que a a partir do segundo volume vou colocar apenas uma breve opinião.

Livro 1: O Guia do Mochileiro das Galáxias

Segundos antes de a Terra ser destruída para dar lugar a uma via expressa interespacial, Arthur Dent é salvo por Ford Prefect, um E.T. que fazia pesquisa de campo para a nova edição de O Guia do Mochileiro das Galáxias. Pegando carona numa nave alienígena, os dois dão início a uma alucinante viagem pelo tempo e pelo espaço.

Ford Prefect é de um planeta muito, muito distante. É um dos colaboradores do Guia do Mochileiro das Galáxias, um livro essencial para qualquer um que queira se aventurar pelo espaço gastando pouco. Ford pretendia passar apenas uma semana na Terra, para atualizar o verbete sobre o planeta, só que acabou ficando preso lá por 15 longos anos. Mas acabou se acostumando com os terráqueos, e fez até um amigo: Arthur Dent.

Amigo que, aliás, não está tendo um dia muito bom, pois querem demolir sua casa para construir um desvio. O que ninguém (além de Ford) tinha ideia é que na verdade esse era o dia marcado para a aniquilação da Terra. O motivo? Ela estava atrapalhando a construção de uma via expressa interespacial. Ford acaba salvando Arthur da morte ao pegar carona com ele em uma nave espacial controlada por seres nada simpáticos.

Já deu para notar que o autor tem realmente um senso de humor bem ácido, né? Eu ri da destruição do planeta, porque sim, adorei o Arthur desde o início e por mim, desde que ele se salvasse, os outros poderiam desaparecer... rs... Na verdade, considerei um tipo de vingança irônica do universo. A história é sim, completamente surreal, mas em momento algum duvidei que aquelas coisas absurdas estivessem acontecendo. E esse livro mostra que não dá para exigirmos respostas a questões importantes se nem sabemos exatamente quais as perguntas que queremos fazer. Me envolvi demais com o enredo e quando terminou percebi que estava viciada de verdade no universo criado por Douglas Adams e louca pelos volumes seguintes.

Livro 2 - O Restaurante no Fim do Universo

Arthur Dent e seus quatro estranhos companheiros viajam pela Galáxia a bordo da nave Coração de Ouro, em uma busca desesperada por algum lugar para comer. Depois de fazer a refeição mais estranha de suas vidas, eles seguem pelo espaço e acabam descobrindo a questão sobre a Vida, o Universo e Tudo Mais.

Neste segundo volume acontece tanta coisa que fico feliz de ter decidido dar apenas uma breve opinião sobre ele. O autor acrescenta às viagens pelo espaço as viagens no tempo, e claro que adorei isso, já que é um dos meus temas preferidos. Vale dizer que o restaurante no fim do universo não é um restaurante que fica no ponto mais distante dele, e sim um restaurante em que as pessoas vão comer e, ao mesmo tempo, assistir ao fim da existência do universo mesmo... rs... eu disse que tudo era surreal.


Livro 3 - A Vida, o Universo e Tudo Mais


Arthur Dent passou os últimos cinco anos abandonado na Terra pré-histórica, mas ainda acordava todos os dias com um grito de horror. No entanto, talvez fosse melhor continuar nessa tediosa rotina do que ser arrastado para a sua próxima missão: salvar o Universo dos temíveis e infelizes robôs xenófobos do planeta Krikkit.

Fica realmente difícil falar sobre cada livro em separado, porque eles formam uma imensa e maluca história. Mas ficaram algumas lições desse volume: não é uma ideia nada boa ter inimigos (mesmo que você não saiba disso); é necessário conhecer todos os fatos para tomar uma decisão, já que sem conhecimento nos tornamos pessoas facilmente manipuláveis. E eu já disse que pareço uma louca enquanto leio esses volumes, de tanto que dou gargalhadas? O autor realmente sabe falar de coisas importantes com muito bom humor.

Livro 4 - Até Mais, e Obrigado Pelos Peixes!

Depois de viajar pelo Universo, ver o aniquilamento da Terra, participar de guerras interestelares e conhecer criaturas extraordinárias, Arthur Dent está de volta ao seu planeta. E tudo parece estar estranhamente normal - exceto pelo desaparecimento dos golfinhos. Disposto a desvendar esse mistério, ele parte em uma nova jornada.

Caso ainda não tenham notado, essa não é uma leitura que realmente faz sentido todo o tempo. Por exemplo, do terceiro para o quarto livro a situação dos personagens muda drasticamente, e por que isso acontece? O autor não conta. E ele começa a narrar os acontecimentos sem nem tocar nesse assunto, mas de repente percebe que precisa fazer uma pausa para nos dizer que... bem, que o que ele não revelou não é da nossa conta... hahaha... O melhor foi que conseguiu me convencer de que estava certo e me fez embarcar no enredo que surgiu do nada mesmo assim. Mais para o final ele faz uma ligação com as histórias anteriores, mas muitas coisas ficam sem explicação. E mesmo assim amei!

Livro 5 - Praticamente Inofensiva

Após muitos anos vivendo separados, cada um em um canto mais insondável do universo, Arthur Dent, Ford Prefect e Tricia McMillan se reencontram. Mas o que deveria ser uma festejada reunião de velhos amigos se transforma numa terrível confusão que põe em risco  - mais uma vez - a vida de todos.

Esse último volume apresenta muitas surpresas e novas personagens, e achei o final completamente enlouquecedor, rs, mas adorei cada momento do livro. A série realmente me conquistou, a leitura fluiu em todos os volumes, e acho que dificilmente terei uma experiência parecida. Recomendo.

29 comentários:

  1. Oi Ju
    Estou bem ansiosa para ter mwu exemplar desse livro em mãos. Já li os livros, mas assim como você eu tinha os exemplares em edição econômica. Ter todos em um volume único e ainda capa dura é um sonho <3 essa é uma série que conquista fácil mesmo, ainda mais para quem curte o gênero.

    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Olá, eu ainda não li nenhum dos volumes do Mochileiro das Galáxias e adorei a ideia da editora de trazer os cinco volumes em um só livro. Também gostei da maneira como você fez a sua resenha e como falou dos livros em si. Eu acho que deva ser uma leitura meio (muito) louca e certamente eu iria adorar realizá-la.

    ResponderExcluir
  3. Tenho curiosidade para conferir a série, ao mesmo tempo, um pouco de preguiça em função do numero de volumes. Mas sempre ouço e leio elogios, então, acho que lerei de qualquer maneira.
    Confesso que tenho medo de não entender... rs
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Ju!!!
    Também tenho curiosidade de ler essa série e a sua resenha é a primeira que leio porque sei que você nunca solta spoilers! Gostei da sua empolgação e pretendo adquirir o livro em capa dura pra ler nas minhas próximas férias ;)
    Beijos... Elis Culceag.​ * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem? Tenho vontade de ler a série, mas fico com medo de não curtir e ser só uma perda de tempo. Talvez um dia eu leia...

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  6. Olá Ju,
    Meu irmão devorou todos esses livros em pouquíssimo tempo. Fiquei até chocada, pois ele não tem o hábito de ler.
    Gostei muito da sua resenha de todos os livros e achei legal você ter expressado apenas sua opinião.
    Uma das coisas que mais me encantaram foi saber que no segundo volume há o acréscimo de viagens no tempo, como amo esse tema!
    É engraçado como torna-se difícil falar dos livros individualmente, isso já aconteceu comigo.
    Anotei a dica para ontem e quero nessa edição diva.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Eu sou louca por esse série e mesmo já tendo todos os livros não resisti e adquiri essa edição linda em capa dura. Sou suspeita pra falar mas acho a série sensacional,o autor misturou perfeitamente ficção científica com o humor característico dos britânicos, resultando numa história que virou ícone da cultura nerd.
    Adorei sua resenha.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Amiga eu fui lendo a sua resenha sobre a história, porque sinceramente nunca tinha me chamado atenção e fui ver que se tratava de um volume único. Eu nem tinha percebido rs...Mas eu achei super legal reunir todos os livros assim, porque eu sei que são vários volumes e quando via nas livrarias dava até preguiça de comprar. Mas eu queria pelo menos ler o primeiro para ver se a história me agrada, porque não sei se faz muito meu tipo de gênero, mas mesmo assim me parece ser bem envolvente, porque todos comentam bem. Já vi comentários muito bons sobre os livros, mas não sei se para mim iria funcionar. Só lendo para saber mesmo. Mas fico feliz que tenha gostado dos livros. =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/06/resenha-guardia-do-tempo.html

    ResponderExcluir
  9. Oi Ju, tudo bem?
    Adorei a sua resenha, também quero essa edição de capa dura com todos os livros. Eu ainda não li nenhum, mas adoro a temática de viagem no tempo e espacial. Adorei saber que o autor utiliza de um certo humor e facetas que nos convencem apesar de todas as maluquices e toda fantasia do livro. Já está na minha lista de futuras aquisições, quero pra ontem.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Morro de curiosidade de ler essa série, que bom que você gostou! Esse humor ácido do autor deve ser maravilhoso de ler hahaha Gostei de você ter falado um pouco de cada separadamente, quero essa versão com todos os livros para mim também.
    Beijos.
    http://arsenaldeideiasblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Ju, tudo bem?
    Dessa série, li somente o primeiro livro e não me animei a continuar lendo. Porém, já faz algum tempo e ao ler na sua resenha que o segundo livro fala sobre viagens no tempo, que é um tema que eu AMO nas histórias, sinto vontade de continuar lendo novamente, até porque não gosto de começar uma série e não finalizar. Também adorei a escrita cômica do autor, nunca havia lido algo do tipo e foi muito bacana realizar a leitura do primeiro livro. Meu namorado tem os 6 primeiros livros e em breve pretendo finalizar a série, espero gostar tanto quanto você.

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  12. Oi!
    Eu amo essa série, o Douglas Adams é um dos meus favoritos da vida. Eu também solicitei essa edição, mesmo já tendo a outra, porque afinal, edição de colecionador. Haha. Fico feliz que tenha gostado, o meu favorito ainda é o primeiro, por toda a introdução. <3

    beijo!

    ResponderExcluir
  13. Oi Ju, tudo bem?
    Sou meio suspeita pra falar dessa série, já tentei ler os livros, mas não gostei nem um pouco, só que tem um tempinho, estava querendo dar uma segunda chance para eles, quem sabe que eu não passe a gostar?! Gostei bastante da sua resenha, falou de cada livro sem dar spoiler haha
    Beijos.

    garotareading.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem? Ainda não tive a oportunidade de ler nenhum dos livros da série, mas fiquei encantada por esse edição que reúne todos, essa capa dura ficou imensamente linda e tenho certeza que todos aqueles que já leram todos os volumes ficaram bem felizes. Não é o tipo de livro que eu leio, mas tenho muita curiosidade, já que só ouvi e li coisas boas a respeito. Ótima dica, beijos.

    ResponderExcluir
  15. Olá....
    Eu quero muito, muito, mas muito mesmo ler esse livros, e ainda não descobri por que comemorar o dia da toalha... e ainda me chamam de nerd (nem sei isso, como posso ser considerada uma nerd em) de qualquer forma, acho os livros muito instigantes e divertidos e mal vejo a hora em que eu vou poder ler todos eles kkk
    Beijocas...
    https://westfalllivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Vou te dizer, eu ri! "Não é da nossa conta"... caracas... rsrsrs...Estou com esta coleção nas mãos desde outubro do ano passado e ainda não me dispus a ler,sei lá porque. Agora vou dar um jeito pq eu realmente preciso dar umas risadas! Gostei do surrealismo e das viagens no tempo em meio às viagens no espaço (confessando tb que não fazia ideia do pq da toalha). Valeu a dica! ;)
    Nu.
    As 1001 Nuccias | Curte aí!

    ResponderExcluir
  17. Essa é uma daquelas séries que vc precisa ler antes de morrer! Ela muda nossa vida \o/
    O senso de humor do Douglas, suas tiradas sárcasticas, a forma como ele espeta todas as áreas sociais, polítticas, tudo e todos, ninguém está seguro da língua ferina do autor. Adoro essa série demais! Muito legal a forma como vc resenhou para não ficar nem uma resenha gigantesca nem superficial. Eu tive mais ou menos a mesma reação q vc e acho q todos q conheço q leram tbm, não tem como não rir e adorar essa série!

    http://blogmundodetinta.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. Oie linda! Nossa eu tenho uns amigos no face que sempre comemoram o dia da toalha e eu nunca entendi o porquê e também tive vergonha de perguntar e parecer um extraterrestre. Saber que esse livro explica isso já me faz ficar bem motivada com a leitura além de claro outros motivos.
    Kkk
    BJ

    ResponderExcluir
  19. Oieee,
    essa edição definitiva do guia está linda, amei a tua resenha e reforcei lendo-a a vontade que eu sempre tive de ler esse livro que é sempre elogiado entre as pessoas que eu conheço, muito obrigada por compartilhar essa resenha tão rica e estimulante. Espero poder fazer essa leitura logo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Olá!! :)

    Que bom que foi uma leitura assim tao valida! :) E que a leitura fluiu assim tanto em todos os volumes e que foi uma experiencia fantastica!! :) Fiquei mesmo com muita vontade de le-la!! :)

    Quero ler agora! ahah E nunca tinha ouvido falar dela!! A tua resenha foi mesmo muito instigante! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  21. Oie!
    Acredita que eu ainda não li nada do autor? Eu ainda não conferi nenhuma de suas histórias e penso em começar por esse guia. Mas como estou com uma pilha imensa para ler, vou deixar para outro momento, ele ainda não me deixou assim tão curiosa rs
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir

  22. Oie!!!
    Ainda não li a série, mas tenho vontade sim. Sobre tudo porque a maioria das pessoas que me cercam são super fans. E elas vivem me indicando. Se eu não me engano, eu devo até ter os três primeiros volumes naquela edição econômica por aqui. Acho que não li ainda por medo de me decepcionar com o queridinho de tantos amigos kkk já até imagino a confusão. Mas tenho para mim que até o fim do ano eu dou uma chance a série.
    Bjs

    ResponderExcluir
  23. Oi Ju, estou há anos pra dar uma chance a essa história, mas ainda não rolou. Fiquei ainda mais curiosa agora lendo sua opinião sobre todos eles. Ainda não tinha feito isso, só ouvido de amigos que é uma loucura que vale muito a pena. Essa edição da Arqueiro ficou linda mesmo! Adorei o post!

    Bjs, Cass | www.livroseoutrascoisas.com.br

    ResponderExcluir
  24. Oi Ju, tudo bem?
    Para ser sincera eu nunca senti muita vontade em ler esses livros, talvez por ser de um gênero que não sou muito acostumada, mas fico feliz em ver que você gosta dos livros e que recomenda. Talvez um dia eu dê uma chance e quem sabe mudo de opinião, né?

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  25. Olá!!! O mochileiro já está na minha lista de leituras futuras!!! Essa edição está linda de morrer, digna de colecionador!!

    Beijokas

    ResponderExcluir
  26. Mulher!!! Eu nunca quis ler esse livro antes da sua resenha! Amei!!
    Eu não curto muito esse universo nerd, no dia da toalha eu entendi foi nada hushasuahs, dai agora, entendendo o contexto com clareza (ou quase) eu simplesmente amei! Eu vi esse livro na Saraiva e achei lindo lindo lindo (e grosso), vou comprar!

    Bjus
    Blog Fundo Falso

    ResponderExcluir
  27. Oi!
    Achei incrível a ideia da editora de juntar os 5 livros nesse de capa dura e todo especial.
    Eu parei a série no terceiro livro, e pela sua resenha deu pra ver que preciso desesperadamente de continuar até o final

    ResponderExcluir
  28. Oii!
    Uma coisa que eu prometi pra mim mesma é que vou ler essa série esse ano ainda! haha
    Parece muito legal e todas as resenhas que eu vejo parecem ser sempre positivas. Eu fico me perguntando a quantidade de coisas que eu estou perdendo ao não ler esse livro! haha
    E entendo super sua decisão de comprar uma segunda edição desse livro, esse volume único da Arqueiro ficou fantástico mesmo! Eu já vi nas livrarias e estou guardando um dinheirinho pra investir nela, acho que vai valer a pena! :)
    Beijos!

    www.beyondbluedoors.com

    ResponderExcluir
  29. Eu ainda não li nenhum dos livros, mas pense numa pessoa mega curiosa pra ler a coleção deste livro! E eu sinto que quando ler vou querer chutar minha própria cara por não ter lido antes hahaha. Sensacional a resenha, amodoro livro de capa dura é tão chique! Dica anotada, vou adquirir com certeza!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo