Título: Além-Mundos
Autor: Scott Westerfeld
Tradução: Giu Alonso
Editora: Galera Record
Número de páginas: 546
Scott Westerfeld, autor da série Feios, retorna em mais uma aventura de tirar o fôlego. Darcy Patel escreveu seu primeiro livro em um mês. Não muito tempo depois, se mudou para Nova York, para realizar o sonho de viver de escrever. Lizzie se prepara para mais uma viagem de avião, até terroristas invadirem o aeroporto e começarem a atirar em todos. Desesperada, Lizzie se joga no chão. “Eu estou morta, eu estou morta”... No fim, está tão convencida de pertencer ao lugar dos mortos que acaba atravessando a fronteira do além-mundo. Darcy criou Lizzie. A menina de Além-mundos é sua protagonista. Enquanto Lizzie se vê cada vez mais envolvida nos assuntos dos mortos e do submundo, Darcy luta para se manter no paraíso do YA, na Big Apple, e quanto mais Darcy aprende e amadurece, mais a história de Lizzie também cresce. Ou seria o contrário? Sempre atravessando as barreiras entremundos, as duas irão se redescobrir, se reescrever e explorar os infinitos mundos dentro de si mesmas.
Darcy Patel decidiu ver o que aconteceria se escrevesse duas mil palavras por dia durante um mês. O resultado? Seu primeiro livro. A garota consegue convencer uma agente literária a representá-la, e pouco tempo depois Além-Mundos é vendido - ele e uma sequência ainda não existente. Darcy acaba de se formar no Ensino Médio, e decide adiar a faculdade por (pelo menos) um ano para poder se dedicar exclusivamente à escrita. Então, muda-se para Nova York, com um orçamento planejado por sua irmã para que possa viver com o valor do adiantamento que recebeu por algum tempo.
Acontece que sua nova cidade tem várias surpresas a oferecer. Uma vida social agitada, convívio com escritores famosos, comida diferente e deliciosa, amizades e, porque não, até um novo (e no caso primeiro) amor. A garota perde um pouco o rumo, mas sabe que precisa retomá-lo para que valha a pena deixar a família e os amigos de muito tempo para trás por um período.
Lizzie é a protagonista de Além-Mundos, o livro de Darcy. Trata-se de uma obra sobrenatural em que é abordado o "outro lado" - o destino dos seres humanos após a morte. O autor criou todo um universo, em que os "fantasmas" podem ter vários destinos - podem ter uma boa "vida", ou sofrer um fim terrível - dependendo de por quem são encontrados e o quanto algum tipo de monstro se interesse por eles. Isso fez com que eu ficasse bastante assustada com alguns trechos; no dia em que iniciei a leitura parei de ler quando escureceu. Mas até quando eu estava assustada tinha que ser muito forte para conseguir interromper a leitura, porque a história de Lizzie é interessante e original demais. Depois de passar por um enorme trauma, ela passa a ter uma conexão inesperada com o tal outro lado e com os mortos.
Quando li a sinopse desse livro criei uma expectativa diferente sobre o conteúdo, especificamente por causa da última frase. Mas tenham em mente que, na verdade, quando leio uma sinopse faço isso só uma vez e bem rápido, e se eu tivesse prestado mais atenção provavelmente não teria me enganado. Achei que os universos de autora e personagem se entrelaçariam, e já imaginei as duas conversando inclusive, rs, mas isso não acontece.
Sim, existem conexões entre as duas histórias. Tanto a protagonista do livro do Scott quanto a do livro da Darcy são adolescentes, as duas têm que enfrentar um universo completamente desconhecido para elas, precisam se abrir para a vida e aprender a confiar nos outros e em si mesmas. Lizzie é tão bem construída quanto Darcy, mas em nenhum momento deixa de ser apenas a protagonista do livro dentro do livro para interagir com sua criadora.
É muito interessante ver o mercado editorial retratado nesta obra. Adorei o fato do autor ter incluído no enredo conversas da Darcy em que ela falava de alguma modificação que havia feito na história, e assim descobrimos que o que nos é apresentado já é a versal final da obra dela. Também temos vislumbres de como o livro era no início através do que é contado nessas conversas.
Os capítulos alternam-se para contar as histórias de Darcy e Lizzie. A narrativa que se refere a Darcy é feita em terceira pessoa, e o que diz respeito a Lizzie é narrado em primeira pessoa. Nem sei dizer qual história me prendeu mais, gostei de acompanhar as duas garotas aprendendo sobre o mundo e amadurecendo a cada dia. São mais de 500 páginas, mas nem percebi. Todas são necessárias, em momento algum o autor enrola e o ritmo do livro é ótimo.
O final é bem fechado - o de Lizzie fica um pouco em aberto em alguns aspectos, mas nada que tenha me incomodado. Isso na verdade fez muito sentido, já que é prevista uma sequência do livro da Darcy, e ela precisaria deixar algumas coisas indefinidas para desenvolver o segundo volume. Infelizmente, pelo pesquisei, não encontrei informações de ser prevista uma sequência para o livro do Scott - então dificilmente saberemos o que acontece no livro 2 da protagonista... rs... Mesmo assim, foi uma leitura que adorei e que valeu muito a pena. Se surgir um segundo livro por aí não vou reclamar, mas se não surgir ainda vou continuar me sentindo bem satisfeita com o que o autor ofereceu aos leitores.
Oi Ju, eu também li esse livro recentemente e adorei a história e a conexão das duas personagens, ainda mais por serem jovens e por vivenviarem várias mudanças. Gostei mais de Darcy, porque o autor soube desenvolver muito bem sua coragem em seguir seus planos e especialmente a rotina com o meio literário. Também pesquisei e não achei nada sobre uma possível sequência.
ResponderExcluirBeijos, Fer
Li apenas um livro do autor e gostei bastante, que foi o Feios. Não segui com a série, mas pretendo. Este livro aqui me deixou curiosa quanto a este mundo além morte e como o autor o deve ter concebido, já que é um universo livre de padrões e cada um pode pensar o que quiser sobre ele. O nome dos personagens me remeteram diretamente a Orgulho e \preconceito... rs
ResponderExcluirFiquei curiosa e espero poder ler em breve.
MEU AMOR PELOS LIVROS
Beijos
Oi
ResponderExcluirAssim como você, tenho altas expectativas em relação a esse livro. E apesar de sentir que a leitura foi maravilhosa, vi que você percebeu algumas falhas que incomodam. sei quem quando ficamos imaginando que serão respondidas num segundo livro...
De qualquer forma, ainda quero arriscar a leitura.
Beijinhos
Rizia - Livroterapias
Oie, que bom que esse livro supriu todas as suas expectativas. Quando li a sinopse achei que eu não gostaria,mas conforme você nos conta que conhecemos até mesmo sobre o mercado editorial já fiquei interessada e fiquei querendo saber como será esse além mundo, espero ter a oportunidade de ler.
ResponderExcluirOi, Ju! Como vai?
ResponderExcluirAdoro sus resenhas. Acho que tem um ótimo gosto literário. Não é sempre que comento mas acompanho seu blog sempre que posso. Parabéns, viu!
Gosto muito dessas histórias de entremundos. E sabendo da qualidade da escrita do autos, com toda certeza lerei logo.
Beijinhos...
http://estantedalullys.blogspot.com.br/
Olá Ju,
ResponderExcluirQuando comecei a ler sua resenha pensei: que mistura é essa? Aí fui entendendo a obra e ficando admirada.
A história é muito original. Ler esse livro é como ler dois o que é fascinante.
Achei legal o autor ter abordado o mercado editorial.
Com toda a certeza vou anotar essa dica, fiquei cheia de expectativas.
Beijos ♥
Um Oceano de Histórias
Eu estava bem curiosa para ler esse livro, principalmente pela sinopse. Agora posso dizer que estou ainda mais. Gostei de ver a sua opinião sobre o livro e adorei ter lido a sua resenha, foi a primeira que li sobre a obra e vocÊ já esclareceu muita coisa. Gostei dos pontos que você mencionou e da sinceridade na resenha.
ResponderExcluirOlá!
ResponderExcluirAdorei o livro e a premissa. Não conhecia e nunca li nenhum outro do autor, então achei bem interessante. Gostei do fato das duas histórias se juntarem em certos pontos, como na narrativa do livro em si. Fiquei com medo também desses fantasmas que você falou, provavelmente quando ler ficarei com medo e pararei de ler quando escurecer também hahaha
Beijos.
Bom dia,
ResponderExcluirEsse livro está na minha lista de desejados, gosto demais da escrita do autor e esse com certeza eu quero ler, ótima resenha....bjs.
devoradordeletras.blogspot.com.br
Oi!
ResponderExcluirEu tinha visto esse livro mas nã ofiquei muito interessada, mas pela sua resenha deu pra perceber que a história é muito bacana, e que preciso muito lê-la.
Achei incrível isso de ter o ponto de vista da personagem e da autora, e acho que deve ser muito bacana acompanhar os capítulso intercalados.
Bom saber tbm que a história ficou bem fechada, isso anima ainda mais a ler
Oie!
ResponderExcluirÉ a primeira resenha que leio do livro e como ele está aqui na pilha, fiquei mais animada para a leitura. Espero gostar assim da trama, e ficar com essa vontade de ler um próximo livro. Espero não me decepcionar com essa história.
Bjks!
Histórias sem Fim
Oi!
ResponderExcluirEsse é um dos livros que eu estou com vontade de ler, na verdade, quero muito ler, porque só tenho lido coisas positivas. Gosto de finais bem amarrados, acho que são os melhores, mesmo deixando algumas leves pontas soltas, como foi o caso desse. Espero ler em breve e gostar tanto quanto você. <3
beijo!
Achei curioso sabe. No início não sabia se você estava falando do livro ou do autor e depois me liguei que era das personagens. Nossa, realmente mexeu isso comigo, porque é como você disse em termos de envolver o mercado publicitário e editorial na história. E ainda o sobrenatural, haja criatividade.
ResponderExcluirBeijos,
Greice Negrini
Blogando Livros
www.blogandolivros.com
Nossa, essa é a primeira vez que vejo um livro contando duas histórias diferentes ao mesmo tempo que não bse entrelaçam apesar do ponto em comum que é a Darcy protagonista de uma história be autora da outra. Realmente bem diferente e original.
ResponderExcluirFiquei curiosa com a leitura desse livro e pretendo conferir em breve.
Bj
Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas eu fui no mochilão Record e um dos livros que eles mostraram foi esse. Nem precisa dizer que saí de lá doida pra ler. E a Darcy estava lá também. Deu uma entrevista bem bacana. Foi bom saber que mesmo com um final indefinido você gostou do livro.
ResponderExcluir;D
Nelmaliana Oliveira
Oie!!!
ResponderExcluirTenho muita vontade de conhecer a escrita do autor, tenho os dois primeiros volumes de Feios na minha estante, mas sempre fico adiando a leitura. Gostei muito da premissa do livro, me pareceu bem diferente a abordagem dele. Não é nada do que eu imaginava anteriormente.
bjs
Olá, a capa não me chamou muita atenção, mas lendo sua resenha e as outras resenhas que já conferi é uma história que me chama atenção e de certo modo prende o leitor e amo história assim . Assim como a Greice fiquei meio confusa no começo não sabia do que se tratava já que a mioria das resenhas que li as pessoas expressavam mais a sua opinião e quase não falavam da história, parabéns resenha maravilhosa.
ResponderExcluirOii...
ResponderExcluirRealmente parece ser um livro bem interessante, gostei da sua resenha e ela me fez até mesmo me interessar por esse livro, porem não foi o suficiente para querer ler ele, não sei por que já que achei o enredo, os personagens e até a sinopse bem chamativas... mesmo assim obrigado pela dica...
Beijocas...
https://westfalllivros.blogspot.com
Eu tenho um certo preconceito com o Scott Westerfeld depois que li Feios. Foi um dos piores livros que li na vida e olha que é difícil eu falar que não gostei de algum livro, sempre tem alguma coisinha que acaba me conquistando e fazendo com o que eu continue com a leitura. Mas te falar que Feios eu tive que largar que não tava dando e desde então comecei a torcer o nariz para qualquer livro do autor.
ResponderExcluirUm Metro e Meio de Livros
Olá, tudo bem?
ResponderExcluirEu vi o lançamento desse livro e sabe que não fiquei muito curiosa não, talvez pelo gênero que não estou muito acostumada a ler. Mas achei muito bacana a premissa e saber da conexão das personagens... muito bacana mesmo, quem sabe um dia dou uma chance ao livro!
Beijos
http://www.oteoremadaleitura.com/
Na verdade a premissa por agora noa me chamou muito a atenção, mas também não exitaria em ler mais para frente.
ResponderExcluirBeijos
Viviana
O enredo parece bem atraente, gostei da premissa do livro, a capa combinou com o que o livro passa! Eu particularmente gosto muito do gênero, e sua resenha positiva acabou me deixando com vontade de ler. Vou adicionar a próximas leituras e ja torcendo para que não haja uma sequencia. rsrs
ResponderExcluirÓtima resenha, parabens!
Olá, tudo bom?
ResponderExcluirAdorei a premissa desse livro e os temas abordados. Acho que vou curtir e ver o mercado editorial abordado em uma obra literária bem como as personagens principais, uma do livro e a outra do livro dentro do livro! rs E pelo que você falou, faz sentido o final dessa segunda protagonista terminar um pouco em aberto ^^
É uma obra bem extensa, mas, gostei de saber que você mal sentiu mais de quinhentas páginas passarem! Enfim! Adorei a resenha e sugestão ^^
Beijos!
@PollyanaCampos
Entre Livros e Personagens
Oi! Confesso que quando comecei a ler não entendi muito bem a história, mas depois que fui me inteirando dos fatos, me cativou por completo. gostei da parte que fala do mercado editorial, e fiquei empolgada para descobrir mais sobre as "aventuras" de uma das personagens fora de casa. Adorei a dica!
ResponderExcluirAnotada aqui!