terça-feira, 7 de junho de 2016

[Resenha - Editora EME] Da dor ao amor

Postado por Ju às 21:00
Título: Da dor ao amor
Psicografado por Pedro Santiago | Pelo espírito Dizzi Akibah
Número de páginas: 208

Este romance se desenrola entre a segunda metade do século XIX e a primeira do século XX, simultaneamente, em Florianópolis e Lisboa. Um jovem médico milionário de um momento para outro passa a ver espíritos e, mesmo não acreditando no que vê, se deixa dominar por verdadeiro pavor. Na ilusão de se livrar dessa situação e prosseguir vivendo libertinamente, como era o seu hábito, acaba traçando um novo rumo, onde acabará caindo num quadro muito conhecido pelos espíritas: a obsessão. É quando entra em cena um criado que, ainda que maltratado por causa da sua condição social e da cor da sua pele, empreende verdadeiro esforço para mudar o jeito de viver de seu patrão. Nessa jornada em busca de encontrar novos valores, não faltarão exemplos de bondade, de perdão e da eficiência da justiça divina, sob situações surpreendentes.

Dr. Lúcio Anório é o dono de uma clínica em Florianópolis e de muitas outras propriedades. Criado por um pai completamente materialista, e por uma mãe que tentou incutir nele conceitos cristãos, sem sucesso, vive hoje apenas com Dodô em sua casa. Trata-se de um descendente de escravos que é empregado da família há muitos anos, e que foi o único mantido por ele após a morte dos pais devido ao medo de ser roubado que o aflige constantemente.

Lúcio não acredita em um ser superior, pelo contrário, crê que quando o corpo morre nada mais existe. Essa crença o faz realizar - e incentivar que outros médicos realizem - o aborto clandestino, parte importante da renda de sua clínica. É um homem que não pensa em se casar para não ter que dividir seus bens com ninguém, e usa as mulheres como lhe convém. 

De repente, Lúcio começa a ver espíritos, mas se nega a acreditar nisso, já que não crê na existência deles. Dodô tem o conhecimento e os recursos que ele necessitaria para trabalhar sua mediunidade, mas o médico se recusa a acreditar que aquilo poderia acontecer de verdade e decide fugir para outro país para escapar de uma mulher que considera que o esteja perseguindo - mesmo que Dodô o alerte para o fato de que aquela pessoa está no mundo espiritual, e não é se mudando que ele vai conseguir que ela vá embora. O médico se mostra irredutível e parte para Lisboa. Depois disso acontecem muitas reviravoltas em sua vida, tanto em Portugal, onde acaba passando vários anos, quanto no Brasil, mesmo sem a presença dele.

Esse livro tem pouco mais de 200 páginas, e eu nunca imaginei que encontraria um enredo tão bem trabalhado e cheio de reviravoltas. Temas importantes e delicados são tratados, e a história se desenrola simultaneamente em Lisboa e em Florianópolis, sendo que algumas personagens participam dos dois núcleos em diferentes momentos. O protagonista tem a oportunidade de aprender pelo amor, mas como se recusa a fazer isso acaba lhe restando apenas a possibilidade do aprendizado através da dor, até que consiga fazer sua reforma íntima e, assim, ter de volta o amor em sua vida.

É uma história muito tocante, e temos também a presença do plano espiritual na narrativa. Adoro quando isso acontece, quando nos são apresentados fatos do passado (tanto de outras vidas quanto da vida atual) que explicam o que cada personagem precisa enfrentar em determinado momento de sua atual existência. Vários pontos da doutrina espírita são esclarecidos nesse livro, que é realmente repleto de ensinamentos. Recomendo para quem já conhece a doutrina e também para quem tem vontade de conhecê-la, já que tudo é bem explicado e ninguém vai ficar perdido lendo.

Meu exemplar tem a logomarca do Clube do Livro Espírita do Brasil, este foi o livro de maio. As páginas são brancas, mas isso não atrapalhou minha leitura devido ao bom tamanho da fonte e ao espaçamento adequado. Não encontrei erros no decorrer da leitura.

A editora também possui um Clube do Livro próprio, o Clube EME - CLEME - que já tem mais de 15 anos de atividade ininterrupta e que oferece assinaturas de 4 meses a um ano, sendo que realizando a de um ano cada livro fica com o valor de R$ 17,50, e o assinante ainda recebe mais um livro de brinde. Mais informações podem ser obtidas nesse link

20 comentários:

  1. Olá, confesso que não leio muitos livros desse gênero, mas tenho muito interesse em conferir, ainda mais por poder sair da minha zona de conforto. Eu ainda não conhecia esse livro que você resenhou, mas despertou meu interesse e espero poder ter a oportunidade de conhecê-lo. Pelo visto, a história é mesmo muito tocante. Vou conferir mais informações sobre a assinatura sim, achei super interessante.
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  2. Olá, eu não conhecia o livor e nem a editora, mas é um gênero que não me interessa muita para iniciar uma leitura. Ainda assim, mesmo não curtindo, eu achei esse enredo bom e gostei de saber o quanto você gostou da obra.

    ResponderExcluir
  3. Oi Ju, o cenário da historia me interessou muito. Acho que nunca li nada que se passasse em Florianópolis e amo esta cidade. Porem, não leio romances espíritas ou narrativas que tenham qualquer premissa religiosa e acho que a leitura não funcionaria para mim. Mas vou indicar para as amigas que curtem o gênero.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Ola Ju lindona eu amo livros espíritas e todo aprendizado que ele nos presenteia, a premissa do livro me interessou, algumas pessoas dão tanto valor as coisas materiais que não percebem o quanto são ricas em sentimentos. Com certeza vou ler. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  5. Oi
    Não conhecia o livro, mas fiquei bastante curiosa.
    Gosto de leituras com trama espiritual, pois sempre contém lindas mensagens e são bastante reflexivas.
    Com certeza anotei a dica.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  6. Olá Ju!
    Minha mãe era assinante, mas ficamos desempregados e precisamos cortar os gastos. Poucos livros que eles mandaram foram ruins.
    Esse livro me conquistou o primeiro motivo é termos um homem que nao crê em nada e o segundo é o descendente de escravos. É bastante legal vermos como as vidas se enroscam e como tudo tem um motivo.
    Anotei a dica
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Não conhecia o autor, mas adoro livro espíritas, até por ser minha religião, que nos contam histórias muito sábias de superação e autoconhecimento. Com certeza este também vale a leitura!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Oi, Ju

    As feições desse modelo da capa lembram um pouco as feições dos atores que geralmente são escolhidos para fazer o papel de Jesus no cinema/TV, né? Eu achei! hahaha
    Apesar de achar que a história tem um grande valor para aqueles que acreditam e se sentem tocados pelo tema, não me interessei por ela. Não curto o gênero e esse é o único motivo pelo qual eu não leria a obra.

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá!

    Ia perguntar se é psicografado e vi na capa que sim! Ah eu amo!! Sou espirita e amo ler esse tipo de livro! Cheio de aprendizados!
    Já acessei o site e vou ver aqui como funciona! Adorei a ideia da assinatura!

    Bjus
    Blog Fundo Falso

    ResponderExcluir
  10. Olá

    Achei essa premissa bem interessante. Não conhecia o livro e nem a editora mas posso dizer que fiquei bem interessado, o livro parece emocionante mesmo não lendo esse tipo de livro creio que seria uma ótima experiência.

    Everton equipe Rillismo

    ResponderExcluir
  11. Oiee ^^
    Eu ainda não conhecia esse livro, mas essa coisa toda de espíritos não é comigo o.O Gosto bastante de histórias que se passam em séculos passados, mas, novamente, livros com toques espirituais não são comigo.
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Legal esta questão do aborto neste livro já que é um tema importante no espiritismo. Eu estudei muito, hoje já deixei um pouco de lado, mas li muitos livros e ele ensinam muito, como este que deve ter uma bela mensagem.

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.blogandolivros.com

    ResponderExcluir
  13. Oi!
    Eu ainda não tive oportunidade de conhecer livros espíritas e esse parece ser uma boa opção para mudar isso. A história parece ser interessante e bem construída, sem contar que por ter poucas páginas é mais fácil de criar coragem para me jogar nesse gênero haha
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem?
    Confesso que nunca li nada nesse gênero e nem sei se tenho o interesse. Eu até gosto quando acontece essa mistura do plano espiritual na trama, mas nesse enredo aí me pareceu um pouco confuso. Talvez eu devesse ler para entender melhor, mas a trama não me chamou tanta atenção assim. Enfim, sua resenha ficou muito boa e de qualquer forma, obrigada pela dica.

    Parabéns pelo trabalho
    Ingrid Cristina
    Plataforma 9 3/4

    ResponderExcluir
  15. Oii...
    A capa é linda, o enredo e bem interessante porem nunca fui fã de livros espiritas, não sei por que mas por mais que eu tente ler eu nunca consigo ir até o final, mesmo assim vou guardar a sua dica... Lúcio parece ser um cara extremamente materialista e sem noção... gostei da sua resenha flor...
    Beijocas...
    https://westfalllivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Oi,

    O livro tem tão poucas páginas né, fiquei meio receosa com isso, mas você falou que o autor conseguiu desenvolver bem a história. Infelizmente, não é um livro que me chame a atenção, gostei muito no começo da resenha, mas depois que li sobre fantasma acabei perdendo o interesse :/

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. não é um livro que leria apesar do enredo ser ate um pouco interessante, porem acho que não é algo que gostaria de ler por agora.

    ResponderExcluir
  18. Olá!

    Eu adoro livros espíritas, confesso que não conhecia essa editora. Aqui em casa é cheio de livros, mas não sei se tenho algum dela. A história me parece muito interessante com este médico que não acredita em Deus e ainda por isso realiza abortos. Imagino que deve ter dado muita confusão para ele até adimitr que tinha mediunidade e que está precisava ser trabalhada. Gosto muito do fato de livros espíritas trazerem fatos do passado explicando o porquê de determinadas coisas estarem acontecendo na vida do personagem. Espero que um dia eu possa realizar esta leitura que parece ser bem instrutiva.


    Beijinhos!
    Cantinho Cult

    ResponderExcluir
  19. Eu gosto de romances espiritas, já li varios e já aprendi muito com eles! Esse me pareceu otimo, do jeito que gosto, uma leitura com sentido e que você pode tirar algo para sua vida! Gostei bastante da resenha, vou pesquisar sobre a editora! Beijos!

    ResponderExcluir
  20. Olá, sabe que não estou muito acostumada em ler livros desse gênero por isso não sei o que esperar dele, mas vendo que você gostou tanto me deixa bem animada e curiosa, espero então dar uma chance a ele em breve e ver o que eu acho.

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/?m=1

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo