segunda-feira, 9 de maio de 2016

[Resenha - Planeta] O Reino Selvagem

Postado por Ju às 21:00
Título: O Reino Selvagem
Autor: Simon David Eden
Tradução: Elvira Serapicos
Editora: Planeta
Número de páginas: 320

Um divertido romance YA que nos mostra que todos têm o potencial de mudar o mundo, mas somente alguns nasceram para realmente fazer isso. Quando Will-C, o gato de estimação da adolescente Drue, desaparece, ela não imagina que seu sumiço tenha a ver com uma iminente revolução, tramada nos recônditos das florestas de todo o mundo. O reino animal declara guerra aos humanos que, por séculos, destroçaram o que lhes é mais caro: o meio ambiente, o seu habitat, a sua casa. Nesse imenso e intenso conflito de proporções globais, os pets ficam numa encruzilhada quando precisam escolher o lado a apoiar: se o dos seus donos, dos homens, ou dos seus colegas naturais, os animais. Se o peludo e simpático Will-C tem dúvidas de que partido tomar, sua devotada e amorosa dona sabe muito bem o que precisa fazer: resgatar seu querido amigo e companheiro. O Reino Selvagem vai além de uma aventura animal de proporções épicas e fantásticas, é a história de um amor verdadeiro, que irá emocionar, alertar e inspirar humanos, donos ou não de animais de estimação.

Drue Beltane é uma garota de 12 anos que perdeu a mãe aos 9 e acabou se fechando para o mundo. Até que um dia surgiu um gatinho na árvore em frente à sua janela. Ela o resgatou e lhe deu o nome de Will-C (tem um motivo para isso, mas não quero contar), e o felino acabou fazendo com que ela voltasse a ter vontade de viver normalmente. Não sei se vocês já ouviram dizer que a gente não encontra um gato, ele nos encontra, e esse realmente apareceu na hora perfeita na vida da menina. Só que, depois de três anos juntos, sua convivência está ameaçada.

O mundo animal, cansado de ver o planeta ser destroçado pelos humanos, trama uma revolução. O objetivo? Exterminar a raça humana para garantir a sobrevivência de todas as outras espécies. Nem todos os animais concordam com isso, mas a Assembleia da Terra, o órgão supremo de seu governo, decreta que é o que será feito. O autor criou uma sociedade super organizada dos animais, eles têm seus representantes eleitos tanto para cada espécie quanto para cada região englobando todos os animais que a habitam, chegando ao nível da Assembleia que responde por todo o planeta. Will-C é um dos que discordam do plano, e por isso acaba desaparecendo misteriosamente e deixando sua humana à beira do desespero.

A sinopse desde livro promete várias coisas e, pelo menos no meu caso, cumpriu todas as promessas. Mas não quer dizer que tenha sido tudo perfeito durante a leitura. À medida que fui avançando no enredo, percebi que de forma alguma o autor conseguiria finalizar a obra de forma satisfatória. E aí, veio a surpresa: imaginei que fosse um livro único, mas trata-se do primeiro de uma série. Gostei bastante da leitura, e com certeza não terei problemas para ler outros volumes (não descobri quantos livros são), mas gostaria que isso tivesse ficado claro na capa ou na sinopse. 

Não entendi bem a situação do segundo livro, no Goodreads é informado que teria sido publicado em inglês em e-book no dia 21 de abril de 2016, mas os links de compra informados por lá não mostram o livro. No site do autor encontrei a informação de que ele foi finalizado em 2015 e seria publicado em 2016. Estou torcendo para isso acontecer logo e para chegar logo por aqui.

Bom, voltemos às promessas cumpridas... rs... O Reino Selvagem promete emocionar, e preciso confessar que logo no início me peguei chorando... eu chorar lendo livros é algo que acontece com frequência; mas assim, tão no começo, é extremamente raro. Fiquei chocada com a forma com que o autor conseguiu me envolver na história com tanta rapidez e facilidade. E sim, é a história de um amor verdadeiro - ou vários. É visível o amor entre Drue e Will-C, e entre a garotinha e seu pai. 

O autor frisa bastante o quanto o ser humano não valoriza o planeta; o quanto esquece de que mesmo que a Terra seja generosa com ele, essa generosidade não vai durar para sempre se ela não for tratada com o devido respeito. Cada desastre ambiental que ocorre é capaz de extinguir várias espécies, e torna as condições de vida cada vez mais complicadas.

É um livro juvenil que tem muito a ensinar, e que é realmente inspirador. A protagonista herda do pai a fé e a perseverança, e adorei vê-la lutando com todas as suas forças para sobreviver e para ajudar outros a sobreviverem também. A história foi muito mais longe do que imaginei que iria, e tomou um rumo inesperado. Não tenho a menor ideia do que vai acontecer no próximo livro, pois uma revelação super importante foi feita na última página, mas com certeza estou bem curiosa para descobrir.

24 comentários:

  1. Oi Ju, eu acho essa capa linda. Mas essa é a primeira resenha que leio do livro e me interessei bastante. Imagino mesmo que seja bem inspirador e que tem muito a ensinar sim. Já anotei essa dica aqui comigo. Gosto muito desse gênero literário e espero ter a oportunidade de lê-lo.
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  2. Nossa adorei a Sinopse e a sua resenha e essa capa é muito linda!!

    Ah amor desculpa se revelei demais na resenha!! das próxima vez prometo conter mais a minha ansiedade e não detalhar tanto!
    bjs Lyh

    Blog Rascunhos da Lyh

    FanPage

    Instagram

    ResponderExcluir
  3. Estou aqui me perguntando porque a menina deu o nome de Will para o gatinho... rs. Fiquei interessada por esta parte que vai emocionar e fazer pensar, mas confesso que desanimei quando percebi que se tratava de uma série.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem?
    Não conhecia o livro, mas ele parece ser bem legal para quem gosta de um bom livro de fantasia.
    Que bom que a história cumpriu tudo que foi prometido e que você tenha se emocionado com essa história.
    Concordo com você e acho que realmente deveria vir bem específico na capa que o livro é parte de uma série.
    Espero que você goste dos próximos volumes.

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  5. Oie, não gosto muito de livros juvenis mas essa premissa me chamou atenção. A garotinha parece ser muito fofa com seu animalzinho de estimação, e senti meio que uma lição implícita aí para cuidarmos melhor do ambiente onde criamos nossos animais. Também gostei de saber que você chorou, adoro livros que fazem isso comigo e foi para a lista de futuras leituras, só não me anima muito saber que é uma série ee, não gosto muito delas.

    ResponderExcluir
  6. Parece ser um livro realmente muito bom, e tocante. Raramente choro lendo, então prezo muito os livros que conseguem me emocionar assim. É a primeira resenha que leio sobre esse livro e já fiquei curiosa para ler!!! Amei a resenha. Espero que possa ler o segundo em breve.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Oiee ^^
    Ainda não conhecia esse livro, mas como eu não sou fã de histórias com personagens jovens assim, fiquei um pouquinho desanimada. Mas gostei de saber sobre essa sociedade dos animais, parece ser algo interessante, e conseguiu me deixar curiosa.
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Juh,
    eu não conhecia o livro, mas de cara não curti duas coisas, a capa que é bem poluída de elementos e o sobrenome da protagonista "Beltane" nossa que original, hauhuhauh achei a tua resenha bem interessante, mas infelizmente não conseguiu me tirar a má impressão original da obra, o que faz com que eu não me anime a ler.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Adoro livros que trazem algum tipo de consciência no leitor. Eu achei uma premissa bem bacana e adorei que o autor cumpre o que promete. Acho isso importantíssimo. Gostei da vibe ambientalista e com certeza será uma leitura que farei. :)

    beijo!

    ResponderExcluir
  10. Olá Ju,

    Meninas de 12 anos e gatos me fazem pensar em Alice no país das maravilhas kkkk.. Bom, o enredo me surpreendeu. Eu havia gostado da capa, achei bem interessante, mas gatos querendo exterminar a raça humana! OMG, eu sei que o que nós humanos fizemos com o planeta é errado, mas exterminar é uma medida bem radical kkkk... Eu tenho um Gato, e agora vou começar a vigiar ele de perto, vai que está acontecendo isso e não sabemos kkkkk

    Tá aí um livro que me deixaria paranoica kkkk

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Ju, eu não conhecia esse livro ainda e sua resenha me deixou muito curiosa, achei uma trama diferente, e confesso que tudo que envolve felinos e o restante dos animais me deixa instigada. Gostei do modo como você expressou sua opinião, a resenha ficou ótima e tenho certeza de que o livro também é!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  12. Oiii!

    Eu não conhecia esse livro acredita??? Achei o enredo muito interessante e saber que de certa forma você se surpreendeu com a leitura e escrita.
    Eu só vou passar a leitura pq você já conhece minha saga com livros de série. Tô fugindo por enquanto. Mas dica anotadinha!!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  13. Apesar de não ler muitos livros juvenis, adorei a premissa desse! Com certeza, eles sempre trazem mensagens boas pra nos ensinar (até os mais velhos!).
    Que bom que gostou tanto que está ansiosa pela continuação. É bem chato quando o livro não mostra a indicação de quantos livros tem na série...

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  14. OI!!!

    Gostei da narrativa e do tema abordado no mesmo: a natureza. Ultimamente tenho visto vários autores preocupadas em transmitir essa mensagem de cuidado com o mundo que vivemos e com esse não foi diferente, embora ele tenha usado de uma artimanha unica e diferente, afinal essa estória parece contagiar. Esse equívoco que você teve em não saber que a obra possuía mais exemplares tem sido um estorvo para mim, pq tudo agora é série e isso tem me deixado desanimada em adquirir as obras. Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Se por um lado eu acho interessante que esse livro coloque em cheque toda a preocupação com os animais e a natureza, que nós, humanos, não respeitamos, por outro eu acho que me irritaria um pouco com livro. Acho a proposta do enredo um pouco viajada demais, tenho impressão que acharia algumas coisas meio forçadas.

    Um Metro e Meio de Livros

    ResponderExcluir
  16. Oie! Eu não conhecia a obra, mas me apaixonei pela capa! Nunca diria que se tratava de uma série, então concordo que deveria ter algum aviso. Achei muito interessante a proposta do autor ao criar uma Assembleia do reino animal. Também achei importante as lições transmitidas acerca de dar maior atenção e cuidado ao lugar que chamamos de lar. Com certeza é uma obra que me despertou muito interesse e estou torcendo para poder ler futuramente. Torço para que a série seja publicada no Brasil em breve. *-*

    Beijos,
    Fernanda Goulart.

    ResponderExcluir
  17. Oi, tudo bem?
    Eu gosto bastante desse gênero e por isso fiquei animada lendo sua resenha. Achei bem interessante essa revolução dos animais, e curiosa para saber como tudo vai se desenvolver, mas também fiquei curiosa para saber mais sobre o relacionamento de Drue com seu gatinho, realmente os animais salvam a vida das pessoas.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  18. Olá!

    Eu já tinha visto esse livro em posts de lançamentos em alguns blogs e estava doida para saber mais sobre ele. Adorei conhecer mais da estória em sua resenha exatamente como os animais se organizar e o que estão planejando fazer. Estou curiosa para saber se Drue vai reencontra Will-C e se os humanos vão escapar dessa. Gostei de saber que é uma série de livros, o que quer dizer que a estória vai ser muito bem explorada. Espero ter a oportunidade de ler este livro em breve.

    Beijinhos!
    Cantinho Cult

    ResponderExcluir
  19. Eu amo gatos! E acredito que pode ser verdade que eles nos encontram, além de ser verdade que eles é que escolhem o dono. Adorei a premissa do livro, e fiquei muito curiosa para saber no que vai dar essa assembleia de animais. Parece ser um livro encantador. Anotado!

    Tatiana

    ResponderExcluir
  20. Uau! Que proposta maravilhosa do autor, eu não conhecia o livro mas sua resenha me deixou bastante curiosa sobre ele. A ideia do livro me deixou bem esperançosa. Uma assembleia para animais ? Isso é bem inovador. Enfim, espero ter a oportunidade de ler. É uma pena que o livro não tenha a continuação já publicada, isso faz com que fiquemos ansiosa.

    Beijos,

    ResponderExcluir
  21. Estava super empolgada para ler esse livro, mas saber que não é único me desanimou um pouco. Como você, pensei que isso deveria ter sido informado na capa ou na sinopse, enfim...
    É uma das próximas leituras e espero curtir e que sinta as promessas cumpridas também. E que coisa essa do segundo volume... espero que saia logo pois detesto deixar as histórias incompletas ou sem uma real previsão.
    Beijinhos,
    Lica

    ResponderExcluir
  22. Olá!
    Infelizmente muitas pessoas não valorizam o nosso planeta e é uma pena isso.
    Adorei sua resenha, mas não sei se esse livro é o que preciso ler no momento, mas é uma leitura que agradaria muito uma amiga, por isso vou indicar para uma amiga.
    Fico feliz que todas as promessas tenham sido cumpridas.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  23. Eu também fiquei curiosa, gostei bastante da premissa e quero muito ler o livro!
    Gostei muito dos preceitos que foram passados pelo pai, realmente é otimo quando um livro consegue passar esse tipo de mensagem!
    Otima resenha!

    ResponderExcluir
  24. Oi!
    Eu fiquei curiosa quando li sobre o lançamento desse livro, mas não sabia exatamente o que esperar da história... Sua resenha me deixou com vontade de conferir toda a ideia de revolução dos animais e como isso funcionaria. Espero que o segundo seja lançado em breve!
    Beijos!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo