Esta resenha não possui spoilers deste livro ou do livro anterior da série. Porém, caso não tenha lido o outro volume, não recomendo a leitura da sinopse.
Título: Rebelde
Autora: Amy Tintera
Tradução: Rodrigo Peixoto
Livro #2 da série Reboot
Editora: Galera Record
Número de páginas: 336
O segundo volume da série Reboot, best-seller do New York Times. Wren Connoly acreditou que seu lado humano tivesse ficado para trás no instante em que ela morreu... e voltou à vida como Reboot em surpreendentes 178 minutos. Com uma força extrema e treinada para ser o soldado perfeito, Wren precisou fugir da CRAH, Corporação de Repovoamento e Avanço Humano, para salvar Callum 22, o rapaz que lhe mostrou ser possível ter emoções, compaixão e até amor, sendo Reboot. Após terem escapado da CRAH, Wren e Callum estão prontos para recomeçar a vida em paz, na reserva Reboot. Mas Micah, o Reboot que comanda o local, tem planos malignos em mente: dizimar os humanos da Terra. Micah vem construindo um exército Reboot há anos, e finalmente está pronto para iniciar ataques às cidades. Agora que fugiram, Wren e Callum precisam decidir se ficam ao lado de Reboots ou se abandonam tudo e vivem longe da guerra. Aos poucos, os dois percebem que só há uma alternativa: precisam se tornar rebeldes.
Devido a um vírus, grande parte da população foi dizimada. Mas aparentemente uma mutação aconteceu e, alguns dos humanos, depois de mortos, começaram a "voltar à vida" de forma peculiar - mais rápidos, mais fortes, com uma aparência ligeiramente diferente e com menos sentimentos. Esses seres começaram a ser chamados de Reboots, e acabaram sendo dominados pela CRAH - Corporação de Repovoamento e Avanço Humano -, que começou a usá-los para caçar pessoas que ameacem a sobrevivência da raça humana de alguma forma.
Os Reboots são forçados a trabalhar para a Corporação. Vivem em uma espécie de prisão em que são constantemente vigiados e não têm nenhum direito à privacidade - as celas em que dormem, inclusive, possuem apenas paredes de vidro. Devem ser disciplinados e estar dispostos a cumprir qualquer ordem. São identificados por números que representam os minutos em que ficaram mortos antes de reiniciar e, quanto mais alto o número, mais letal o Reboot.
Não é esperado que construam relações uns com os outros, e Wren 178, a Reboot que possui o maior número na instalação em que é mantida, mantém um certo distanciamento dos demais. Até que surge Callum 22, que todos esperam que morra logo por ter um número tão ridículo. Só que esse não é o plano do garoto: ele pede para Wren treiná-lo, e as explicações que dá para fazer esse pedido começam a fazê-la pensar sobre sua realidade, que começa a mudar a partir do momento em que Callum entra em sua vida.
Fiquei completamente fascinada pelo primeiro volume dessa série, e estava louca pela continuação. Mas preciso confessar que quando comecei a ler achei que fosse ter uma decepção das grandes, já que o início foi um pouco entediante. A autora nos apresenta a novos personagens completamente estúpidos e arrogantes, e tudo o que eu queria era que eles morressem e parassem de atrapalhar o andamento do enredo... rs...
Felizmente, depois de alguns acontecimentos que causaram uma enorme reviravolta na história, o livro me fisgou e não consegui mais interromper a leitura. E a autora fez algo que tornou minha experiência ainda mais interessante: ao invés de deixar a Wren como única narradora, como aconteceu no primeiro livro, acrescentou o ponto de vista do Callum, e deu aos protagonistas capítulos alternados. Adoro esse recurso e no caso de Rebelde ele foi essencial. Sem isso não teria como o enredo ser desenvolvido.
Adorei ver o quanto Wren e Callum cresceram, esses dois aprendem muito com tudo o que precisam enfrentar e também um com o outro. Além disso, são bem carismáticos. Querem acima de tudo fazer o que é certo e estão dispostos a pagar qualquer preço para conquistar um mundo melhor, um lugar em que possam viver em paz.
Quando terminei de ler, percebi que aconteceu uma coisa inédita: achei que viriam mais livros, mas descobri que trata-se de uma duologia. Pelo menos é o que parece, não encontrei nenhuma informação sobre um terceiro volume, e este foi lançado no exterior em maio de 2014.
A maior parte das coisas teve um fechamento legal, e fiquei satisfeita com o final. Mas não esperem por respostas para todas as dúvidas, nem por um "e eles viveram felizes para sempre". Não que o final seja massacrante nem nada do tipo, ele na verdade me fez ter esperança na humanidade, mas a autora deixa uma leve dúvida, um alerta de que a convivência entre seres diferentes é sempre complicada, e que qualquer falha na comunicação ou deslize pode fazer com que o ódio e o medo renasçam - e aí tudo poderia acontecer.
Oi Ju, fiz o que você recomendou. Passei longe da sinopse deste, já que não li o anterior. De qualquer maneira, quero muito ler ambos. Li sua resenha e pude perceber que é uma trama que faz bastante o meu gênero. Se for uma duologia, melhor ainda, compro os dois para ler em seguida um do outro hehe
ResponderExcluirBeijos, Fer
Nossa que premissa mais louca a desse livro e fiquei completamente interessada por ele. Sou viciada em livros com essa temática e quero muito ler. Pela capa eu não ia imaginar nunca que a história é tão boa assim. Eu não me lembro se já conhecia essa série ou não,acho que não. Mas sem dúvida, fiquei louca para ler os livros.
ResponderExcluirOi Ju!
ResponderExcluirVoltei <3
Ahh, gente, eu ainda não li Reboot, mas já to feliz porque você me contou que é duologia. Eu já tava imaginando comprar mais dois, porque ainda não tenho Rebelde.
Confesso que a sinopse do primeiro me atraiu mais, mas vi muitas resenhas falando do final insatisfatório que teve. Que bom que esse não foi assim. Assim que der vou ler os dois.
Abraços
David
http://territoriogeeknerd.blogspot.com.br/
Oi Ju, eu não conhecia a série e achei a premissa interessante. Essa pegada de vírus matando todo mundo é um enredo até manjado, mas essa coisa de volta á vida me deixou curiosa. Dica anotada e espero poder conferir desde o primeiro volume em breve.
ResponderExcluirMEU AMOR PELOS LIVROS
Beijos
Oie!
ResponderExcluirEu li esse livro recentemente, e gostei de como a autora encerrou a história. Foi recheado de aventura, e confesso que achava que a autora acabaria com o final do livro, mas foi bom. Eu gostei bastante da história apresentada pela autora.
Bjks!
Histórias sem Fim
Oi, já ouvi falar no primeiro livro e a premissa do primeiro já chamou a minha tenção por ter uma pegada de distopia, e esse segundo não me decepcionou, achei bem interessante a continuação, e parece que a historia continua eletrizante e com misterio e ação. Com certeza lerei em breve. Adorei a resenha.
ResponderExcluirbjus
Olá!
ResponderExcluirParece ser um livro interessante, uma distopia muito bem escrita. Faz tempo que não leio uma distopia, não sei se eu leria essa agora, mas vou anotar o título para ver se consigo ler mais pra frente.
Oii!!
ResponderExcluirEu não me lembrava muito bem do primeiro livro dessa série. São quantos no total? Parece que os finais não são daqueles que nos mata de ansiedade né?
Acho que para um segundo livro esse foi muito bem escrito e é ótimo quando é envolvente assim. Gostei de saber da tal reviravolta ❤❤
Dica anotada e parabéns pela resenha sem.spoiler.
Beijinhos
Eu disse no final da resenha, Ani... é uma duologia e o final do primeiro me deixou bem ansiosa sim, mas o final desse me deixou satisfeita.
ExcluirOiee ^^
ResponderExcluirPor mais que eu goste de histórias futurísticas, principalmente as mais originais, esse livro não me chamava muito a atenção. Acho que eu imaginava que os protagonistas eram robôs ou alguma coisa assim, pois eu nunca tinha lido a sinopse, e as poucas resenhas dele que eu vi deram a entender exatamente isso. Fiquei animada e curiosa agora...haha' Saber que os livros te fascinaram me deixou ainda mais animada.
MilkMilks ♥
http://shakedepalavras.blogspot.com.br
Oi Ju,
ResponderExcluirComo indicado não li a sinopse, mas fiquei bem curiosa pela duologia, gostei da resenha e me senti cativada pelo enredo que vc me apresentou, gosto de livros onde podemos ter o ponto de vista de mais de um personagem e essas distopias que mostram um pouco da nossa realidade realmente me conquistam, vou acrescentar na lista!
Beijokas
Olá Ju,
ResponderExcluirQuando Reboot foi lançado não me lembro de ter pesquisado nada sobre ele e não sabia que tratava-se de uma duologia. Entretanto, acho que foi uma boa continuação.
Fico feliz que o livro não tenha sido uma decepção, mas um pouco receosa por não ter todas as perguntas respondidas.
Achei legal ela ter acrescentado mais um ponto de vista, acho que deixou a história mais ampla.
Dica anotada!
Beijos,
Um Oceano de Histórias
Oiii!
ResponderExcluirSou louca para ler essa série, e por isso fiz o que vc pediu e nem li a sinopse! Parabéns pela resenha, eu consegui entender bem o enredo sem ter nada de spoilers. Eu também não sabia que eram só dois livros, jurava que viriam mais por aí.
Bjs!
Olá linda,
ResponderExcluirA história me pareceu bem interessante e é bem verdade que espécie diferentes tenham problemas em conviver juntas porque vivem de formas distintas e próximas acabam se chocando.
Lerei em breve essa duologia.
Beijos!
Oi. Eu ainda não conhecia a série e fui logo ler a resenha do primeiro também para ter uma visão mais ampla sobre a série e do que se trata o enredo. Achei bem legal mesmo a história é fiquei curiosa para ler.
ResponderExcluirTambém gostei de saber que o livro nos traz reflexões sobre o ser diferente!! Con certeza julgar alguém diferente de nós as vezes é só a pontinha do iceberg para o ódio e o caos.
BJ
Camila Bernardini Coelho
Olá, já tinha ouvido falar dessa obra, mas até então não tinha lido nenhuma resenha. Gostei do enredo, parece ser algo bem interessante e reflexivo.
ResponderExcluirAbraços
Gostei do conceito do livro. Seres mutados que a princípio não deveriam ter sentimentos e interagir entre si mostrando que não é bem assim.
ResponderExcluirPena que o início foi lento, mas que bom que o livro mudou e surpreendeu você. Gosto muito de distopias e fiquei curiosa por essa.
Oi Ju, tudo bem??
ResponderExcluirPelo que li por ai, parece que é mesmo uma duologia... eu tenho uma imensa vontade de ler os livros, mas o valor deles me assustam demais, todas as vezes que vou comprar, daí quando eles estão com preços baixos, estou sem dindin para adquirir... que bom que mesmo com o inicio entediante, você curtiu a leitura... adoro livros que intercalam as narrativas, fica mais dinâmico e dá para conferir a opinião de outros personagens e seus pensamentos... curti... quero muito ler.... Xero!
Oie, tudo bom???
ResponderExcluirEu não li o livro e não sei porque nem add na minha lista. MAs gostei do enredo do livro, é bem diferente.
Gostei mais ainda de ser uma duologia, isso com certeza me incentiva mais ainda a ler o livro! Porque não tem que esperar a continuação.
=)
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirAssim como você fiquei fascinada por Reboot e estava bem animada com Rebelde, e apesar do começo ter sido um pouco parado para mim, eu não o achei entediante, mas realmente apareceu uns personagens que eu queria que morressem ali mesmo kkkkk Enfim, é uma história ótima e é uma pena ser uma duologia, né? Por mim podia ter mais livros por ai.
Beijos :*
Oi Ju
ResponderExcluirNão conhecia esse livro nem o primeiro, mas achei incrível a temática e mesmo sem ter lido o primeiro livro, li a sua resenha, pulando a sinopse, e deu para perceber o quão instigante é!
Adoro distopias e quero ler os dois logo!
Beijinhos
Rizia - Livroterapias
Olá!! :)
ResponderExcluirEu ja tinha ouvido falar do livro... Mas nunca despertou muito o meu interesse... Mas eu gosto de distopias e como sao apenas dois volumes.. :)
Ja nao conto com finais felizes.. hehe mas quanto à persistencia das duvidas ate ao final.. :)
Boas leituras!! ;)
no-conforto-dos-livros.webnode.com
Que subtítulo é esse. Me interessei pela leitura aí. Adorei a premissa e o modo como você diz que a história se passa. Mesmo você dizendo que no final nem todas as perguntas tem resposta, ainda assim fiquei curiosa com a trama.
ResponderExcluir;D
Nelmaliana Oliveira
Oi Ju, eu vi o lançamento desse livro e de cara fiquei curiosa, mas primeiro preciso do primeiro volume né? sua resenha está muito bem elaborada e isso me cativou mais ainda, com tantos elogios é difícil passar despercebido pelo livro. Adorei e já quero!
ResponderExcluirBeijos
http://www.oteoremadaleitura.com/
Oi, Ju! Tudo bem?
ResponderExcluirSempre vi a capa deste livro, mas ele nunca tinha me despertado a atenção. Pela primeira vez estou sabendo a respeito do enredo e estou encantada! A vida de Wren e Callum parece ter elementos de distopia e ficção científica e eu adorei isso. Vou procurar mais informações sobre o primeiro volume, pois já quero muito ler. Beijos! ^-^
Olá!!
ResponderExcluirVi muita gente falando da duologia e fiquei, será? Hoje em dia tudo é série! kkkk
Mas agora entendi melhor... Acho que existe probabilidade de vim mais kkk
A capa é linda eu me senti atraída, apesar de não ser o gênero que curto!
Bjus
http://www.historias-semfim.com/
Oi Ju, tudo bem?
ResponderExcluirEu sempre evito sinopse, podem me julgar, mas o que tem de sinopse que conta tudo ou quase tudo não está no gibi!
Não conhecia essa duologia, e achei interessante essa questão, principalmente depois de ter visto recentemente que cientistas vão ao tentar ressuscitar 8 seres humanos, fiquei meio com medo disso!
E ler esse livro deve dar um certo arrepio depois de uma notícia dessas, vou anotar a dica ju, gosto muito desse estilo de leitura!
Beijocas