Título: Uma loja em Paris
Autor: Màxim Huerta
Tradução: Fal Azevedo
Editora: Planeta
Número de páginas: 256
Num dia qualquer, quando andava sem rumo pelas ruas de Madri, Teresa, uma órfã rica que vive sob o rígido controle de sua tia Brígida, se vê impelida a entrar em um antiquário, atraída por uma tabuleta de uma antiga loja parisiense de tecidos. De volta ao seu apartamento, após fixar a tabuleta em seu escritório — que compra sem saber muito o porquê —, a jovem é atormentada por uma série de sensações, percepções e visões que, ao que tudo indica, fazem referência à dona da tal loja, Alice Humbert, que viveu na Paris dos anos 1920. Quem terá sido essa mulher e por que a sua história agora lhe bate à porta de uma maneira tão intensa, Teresa se pergunta. Sem perder tempo, ela parte em busca das respostas na mágica, romântica e colorida capital francesa, para onde se muda. Inspirado pelos “anos loucos” vividos na Paris de Hemingway, Modigliani, Coco Chanel e Paul Poiret, o jornalista espanhol Màxim Huerta apresenta uma história de amor que resistiu ao tempo e transpassou décadas até atingir em cheio o coração de Teresa.
Gosto da maior parte dos livros que leio, afinal, escolho os que vou ler de acordo com minhas preferências, esperando que me agradem. Mas é bem de vez em quando que encontro um livro especial, que toca o meu coração como esse tocou. Ele é muito real; tem alguns trechos melancólicos e, ao mesmo tempo, personagens dispostas a parar de viver em um mundo cinza, a colorir suas vidas. Personagens que buscam a felicidade, que agem para encontrá-la. Pessoas imperfeitas, que cometem erros e que encaram as consequências de seus atos.
Quem foge da verdade acaba tropeçando nela. Acredita-se que viveremos para sempre e que existe tempo para corrigir seus erros, mas não. Os erros se encarregam de jogar sal em nossos olhos.
No início, temos a narrativa somente no tempo presente, e acompanhamos a vida de Teresa Espinosa, uma órfã que foi criada de forma super rigorosa por sua tia em Madri. Um dia, vê em um antiquário uma tabuleta de uma antiga loja de tecidos de Paris. É atraída por ela de forma inexplicável, e a compra imediatamente. É a partir daí que coisas estranhas começam a acontecer. Parece que a dona da antiga loja quer que ela vá até o local para descobrir alguma coisa. Mas, só quando tem um enorme desentendimento com sua tia, Teresa toma coragem de recomeçar em um lugar bem diferente.
Odiava ter de recomeçar. Durante toda minha vida preferi esfumaçar meus erros antes de rasgar o papel e começar a desenhar de novo. A gênese das coisas me parecia a coisa mais chata do mundo.
Em certa parte do livro, o autor introduz também cenas do passado, que nos mostram aos poucos a história de Alice, que viveu nos anos 1920. Na primeira vez em que isso aconteceu fiquei completamente perdida, porque foi muito de repente, sem nenhuma sinalização. Mas, na segunda vez, já havia me adaptado a essas alterações de tempo, que acontecem sempre no início dos capítulos.
Alice não teve uma vida nada fácil, mas usou toda a sua capacidade de adaptação para sobreviver e, quem sabe, um dia realizar seus sonhos mais profundos. O autor incluiu personalidades reais no enredo, como os pintores Modigliani e Kisling, a estilista Coco Chanel e a modelo Kiki de Montparnasse, e isso ajudou ainda mais a recriar a atmosfera da época, mesmo que ele tenha alterado algumas coisas a respeito de alguns deles, como sua idade e a época em que viveram.
- Mas você por acaso tem vontade de ser sensata? Não viemos à vida para sermos sensatos! O medo é o que mais nos paralisa e o que nos deixa infelizes.
Me envolvi muito com a leitura, Màxim soube fazer com que eu me sentisse naquela Paris do passado e também na Paris do presente. Quando eu percebia que alguma coisa ruim ia acontecer, já começava a sofrer pela personagem que teria que encarar mais uma provação. Em compensação, algumas vezes pressenti que alguma coisa boa estava chegando, e aí tive que lidar com a ansiedade, mas pelo menos lidei com ela sorrindo.
Foi um livro que me proporcionou várias reflexões. Nem todas as personagens agem de uma forma legal, algumas inclusive parecem ser fundamentalmente más e invejosas. Felizmente, outras estão dispostas a fazer o bem, a ajudar sempre que possível. Adorei acompanhar os passos de Teresa para desvendar o mistério do passado ao mesmo tempo em que o autor ia contando partes da história de Alice, e gostei muito da maneira como tudo acaba se interligando de alguma forma no final.
Não há nada mais bonito do que estar entre seus sonhos e sentir que não se está dormindo, que se está bem acordado.
Oi Ju, tudo bem? Já tinha ouvido falar desse livro, mas essa é a primeira resenha que leio sobre ele. Gostei mais ainda pelo fato de lhe proporcionar várias reflexões, eu, particularmente adoro livros que funcionam assim. Já anotei na minha lista de desejados.
ResponderExcluirBeijos, Fer
Oi Ju, muitas coisas me chamaram a atençao neste enredo, pra começar, esse inicio em Madri. E este desenvolvimento em Paris em anos passados me deixou mais curiosa ainda. Também gosto de livros que me levem a pensar e tenho quase certeza que vou adorar este livro.
ResponderExcluirMEU AMOR PELOS LIVROS
Beijos
Oi Linda
ResponderExcluirAdoro essas leituras que nos transportam para outros lugares e Paris sem dúvida é um dos melhores!
Sem falar que como leva a muitas reflexões me atrai ainda mais.
Fiquei com vontade de desvendar esse mistério.
Adorei a resenha.
Beijinhos
Rizia - Livroterapias
Oi Ju!
ResponderExcluirSó pelo texto já posso perceber o quanto o livro te tocou, e acredito que esse seja um dos prêmios da leitura, ser tocada tão intensamente por uma obra. Gostei muito da sua resenha e do enredo da obra, fiquei bem curiosa com a história de Alice e com o pq dessas duas terem essa ligação, com certeza vou anotar a dica
Beijokas
Olá, eu não conhecia o livro e achei a capa bem bonita, apesar de simples. A trama parece se desenvolver muito bem e o fato de ter cenas do passado é algo que sempre me deixa satisfeita, gostei da dica, esse livro parece que me agradaria bastante
ResponderExcluirOi Ju!
ResponderExcluirMds, deu para ver que você realmente gostou. Olha quantos quotes D: São legais essas passagens.
Pessoalmente não conheço muito do selo Essência, mas a grande maioria das obras que ouvi deles, não me agradou. Embora seja um livro reflexivo, a temática em si não me chamou atenção.
Abraços
David
http://territoriogeeknerd.blogspot.com.br/
Oi Ju!
ResponderExcluirBela resenha. Eu fiquei interessada pelo livro por duas características que você citou: a mistura de duas épocas e por que a história se passa em Paris.
Amei o enredo... espero ter a oportunidade de ler.
Beijo!
Lua.
http://luahmelo.blogspot.com
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirAinda não conhecia este livro, mas achei a capa e a premissa muito fofas. Não imaginava que fosse uma história uma história com trechos melancólicos, como você cita, pois a primeira impressão que me passou foi de que seria bem mais focado em um romance. De qualquer forma, gostei do fato da história ter personagens históricos reais, acho isso muito legal nos livros. Beijos! ^-^
Oi!
ResponderExcluirO livro parece ser super emocionante e trazer uma história forte, em um bom sentido.
Gostei do fato de mistirar as épocas e ele parece trazer um ensinamento por trás de toda a história.
A capa é bem criativa e acho que tem tudo haver com a trama.
Oie!
ResponderExcluirEu ainda não li esse livro, mas pelo que vi traz uma história bem emocionante. Fico a imaginar tudo o que a protagonista irá viver, assim como essa trma irá me envolver durante a leitura. Fiquei curiosa para conferir.
Bjks!
Histórias sem Fim
Oi!
ResponderExcluirEsse livro parece ótimo, pela resenha parece que o livro realmente te tocou e eu adoro livros assim que tocam a gente... realmente terei que colocar esse livro na minha lista de tenho que ler pois parece um ótimo livro, amores que resistem ao tempo e distancia são os meus favoritos, obrigado pela dica pois esse parecer ser exatamente meu tipo de leitura...
Oi Ju, tudo bem???
ResponderExcluirParece que a leitura foi muito boa mesmo... percebi sua empolgação... gostei muito dos quotes... não sei se leria o livro, mas gostei do drama envolvido e dos caminhos que a protagonista teve que passar, fora, porque se fala de Paris... achei legal a sensação de estar na mesma Paris em épocas diferentes... fiquei imaginando como deve ser... Xero!
Oie, esse é um livro que me chama atenção, principalmente por nos trazer personagens do passado como a coco chanel. Adoro histórias que se passam no passado e no presente e essa parece uma das boas, e quero descobrir tudo o que ocorreu com alice e tereza. que bom saber que o livro te cativou, espero gostar também.
ResponderExcluirResenha impecável, nem sei dizer como gostei dela: a descrição dos personagens e do livro, os comentários e aforma como você fala tão naturalmente e com entusiasmo sobre ele, me deu uma vontade enorme de lê-lo. Parabéns mesmo!
ResponderExcluirOie!
ResponderExcluirQue resenha encantadora! Nunca tinha visto esse livro, pelo menos não até hoje. Adorei a forma como você desenvolveu a resenha, e eme deixou completamente curiosa e instigada a conferir a trama. Com certeza, vou adquirir a obra e começar a lê-la cheias de expectativas.
Beijos!
Oi Ju, tão bom quando o livro mexe tanto conosco, eu sempre gostei dos livros que se passam em Paris, desde o primeiro que li em mil novecentos e antigamente kkkkkk eu sempre olho eles com muito carinho, pelo jeito esse deve ser um que eu gostaria muito de ler.
ResponderExcluirParabéns pela resenha muito bem escrita.
Beijos
Olá, tudo bem??
ResponderExcluirGente que sinopse e que resenha, fiquei com vontade de correr lá e ler o livro, mesmo você contando que têm partes nada alegres, felizes e coloridas rsrsrsrs Pois é, estou em um momento "cor de rosa", não quero ler sobre dor, sofrimento e perdas rs
Amei sua visão do livro. Definitivamente entra na minha lista de "vamos ler"
Bjsss
Sua resenha ficou ótima! Adorei. Deve ser a primeira que leio sobre o livro, pois não o reconheci. Gostei muito dos pontos que ressaltou e acredito que seria uma leitura bem proveitosa para mim também. Adoro tramas que trazem certa reflexão e possuem certa melancolia, que nos tocam realmente. Obrigada pela indicação, com certeza irei ler!
ResponderExcluirBeijos
Oi,
ResponderExcluircomprei esse livro meio que por impulso, simplesmente porque me tornei parceira da editora e ão tinha lido nada dela ainda, mas acabei não lendo esse e fiquei super feliz em ler essa resenha tão positiva, é a primeira que leio e me estimulou e muito a finalmente pega-lo para ler.
Abçs
Nosso Mundo Literário
Olá Ju,
ResponderExcluirÉ fascinante como um livro é capaz de fazer isso, não acha? Fiquei encantada com sua resenha. Esse livro parece ser extremamente marcante além de proporcionar uma viagem mágica para Paris.
Acho que o autor trabalhou muito bem essa questão de passado e presente.
Dica anotada. Espero sentir metade do que você parece ter sentido.
Beijos,
Um Oceano de Histórias
OI, tudo bem?
ResponderExcluirEu também sempre escolhe bem os livros que vou ler de acordo com minhas preferências. Eu tenho muita vontade de ler e fiquei feliz em saber que ele te tocou assim. Adoro livros com reflexões e que passam algo real.
Adorei a resenha e dica. Espero não demorar para ler.
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirEu nunca tinha lido nada sobre esse livro e confesso que não dava muita coisa para ele, sabe? Mas lendo sua resenha fiquei animada, gosto bastante de histórias reais com personagens imperfeitos e que tocam o leitor, acredito que essa é uma história que tem grande chance de entrar para a minha lista de favoritos. E achei interessante o autor misturar o passado e o presente, e segundo sua resenha a gente se apega mesmo nos personagens. Enfim, é um livro interessante que me deixou curiosa, espero ler algum dia.
Beijos :*
Olá, tudo bem?
ResponderExcluirComeço meu comentário com esse treco "Quem foge da verdade acaba tropeçando nela."
UAU! Mas que frase chocante e reflexiva, meu Deus!
Se esse livro for todo assim - coisa que eu acredito que seja, já que você bem colocou em seus dizeres - eu quero ler ele agora mesmo.
Adoro histórias nesse tipo. Muito obrigada pela dica!
Parabéns pelo trabalho
Abraço. Ingrid Cristina
Plataforma 9 3/4
Oi Ju!
ResponderExcluirAdorei sua resenha!
Gosto muito dos livros do selo essência, não conhecia esse ainda!
Parece ser realmente uma história bem impressionante, dá para ver pela resenha o quanto ela te tocou. Adorei os quotes também....
O fato de misturar épocas me conquistou também, com certeza lerei.
Beijos!
Every Little Book
Oie Ju!!!!
ResponderExcluirFico feliz que você tenha gostado da sua leitura!É muito bom quando um livro nos encanta!
Te confesso que se fosse apenas pela sinopse não me interessaria muito pelo livro, mas a sua resenha me chamou verdadeiramente a atenção por você falar que há a transição de passado e presente e também pela alternância de pontos de vistas das personagens.
O fato de uma parte dele se passar na década de 1920 e de ter a presença de famosos da época só aumenta o charme da obra!
Por fim as estórias de superação tanto da Teresa quanto da Alice devem ser lindas de serem lidas!
Obrigada por apresentar esta obra da qual ainda não havia lido nada!
Bjinhos ;)
Elaine M. Escovedo
Http://www.caminhandoentrelivros.com.br
Olá, sabe que eu não conhecia esse livro ainda e sua resenha foi o suficiente para me deixar totalmente ansiosa para ler esse livro? gostei da trama e gostei da sua opinião, o livro parece ótimo e bem do jeitinho que eu gosto. Com certeza quero ele!
ResponderExcluirBeijos
http://www.oteoremadaleitura.com/
Oi!
ResponderExcluirNossa esse livro parece ser ótimo.
A principio pela capa ele não tinha me chamado atenção, mas depois lendo sua resenha vi o quanto a história é profunda e reflexiva, e que vale muito a pena dar uma chance ao livro.
Gosto quando o autor intercala entre o passado de outra personagem e o presente desta, mostrando as diferenças e ao mesmo tempo semelhanças das vidas delas, fazendo o leitor se apegar a história.
Com certeza é algo que lerei
Olá!!
ResponderExcluirGostei da sua resenha, pois trouxe um livro um pouco antigo (ano passado acho) que eu não vi muita gente que gostou! Fiquei me perguntando o pq! E vendo sua resenha, vendo que a trama é bastante reflexiva, fiquei até com vontade de ler agora!!
Bjus
Blog Fundo Falso
Olá
ResponderExcluirNão conhecia esse livro mas amei por se passar em Paris. Adoro quando os livros nos envolvem ao ponto de sofrermos e nos alegrarmos junto com os personagens e através da sua resenha pude perceber isso. Acho que iria gostar bastante.
Bjos
http://rillismo.blogspot.com.br/
Eu meio que esperava algum outro tipo de história, não sei bem porque. Talvez isso tenha feito com que eu não ficasse assim tão encantada como você com a leitura. Achei o livro bom, e fico feliz em ter lido, mas queria ter sentido mais, que ele tivesse sido especial... quem sabe eu li no momento errado...
ResponderExcluirAdorei sua resenha!
Beijinhos,
Lica