Título: Encrenca
Autora: Non Pratt
Tradução: Silvia M. C. Rezende
Número de páginas: 308
Encrenca é a história de dois jovens que estendem a mão um para o outro quando todas as demais pessoas parecem lhes dar as costas. Quando o colégio inteiro descobre que Hannah Sheppard está grávida, ela tem um verdadeiro colapso. E quem está ao seu lado é Aaron Tyler, um aluno novo e o único garoto que não parece ter segundas intenções em relação a ela. Desejando compensar seus erros do passado, Aaron toma uma difícil decisão: ele se oferece para fingir ser o pai do bebê. E, temendo revelar quem é o verdadeiro pai, Hannah aceita. Em um período marcado por perdas, arrependimentos e esperança, os dois vão descobrir que nada se compara a encontrar o seu primeiro melhor amigo de verdade. Este livro inteligente, por vezes comovente e engraçado, mostra que crescer pode ser complicado, mas é assim que se descobre o que realmente importa na vida.
Hannah Sheppard é uma garota com uma reputação nada boa. Apesar de ter apenas 15 anos, ela e sua melhor e única amiga, Katie, são vistas como as meninas mais fáceis do colégio - todo garoto sabe que servem apenas para sexo. Mas a vida de Hannah obviamente dá uma reviravolta quando percebe que está grávida. A maior parte das pessoas acredita que ela não tem como saber quem é o pai, só que a realidade é bem pior que isso: a garota tem certeza de quem é, mas está decidida a guardar esse segredo com todas as suas forças.
Aaron Tyler é um aluno novo na escola que não parece fazer muita questão de se relacionar com as pessoas ao seu redor. O que ninguém sabe é que existe um motivo para isso, um segredo que ele guarda e que o corrói por dentro. Algo que faz com que Aaron tenha um desejo enorme de fazer algo importante por alguém, e é isso que faz com que se ofereça para fingir ser o pai do bebê de Hannah, mesmo que eles mal se conheçam.
A dor nem sempre é um punhal afiado girando no coração ou um bolo no estômago; às vezes é uma rede, jogada de repente e silenciosamente sobre a alma, de modo que você se sente preso e sufocado dentro dela.
Achei os segredos dos protagonistas um pouco óbvios, mas isso não atrapalhou em nada o meu envolvimento com o enredo. E apesar de eu saber qual era o segredo do Aaron, nunca poderia ter imaginado os detalhes de como aconteceu.
Me senti na pele da Hannah, pude entender a agonia e a felicidade que passaram a fazer parte da vida dela desde que escolheu aceitar as consequências de seus atos. Ela desenvolve um amor profundo pela criança que está carregando, e sofre bastante quando alguém não entende sua decisão - porque tem a opção de abortar legalmente, e ninguém espera que uma menina da sua idade decida ter e criar um bebê. Ela tem, inclusive, uma irmãzinha de 5 anos! Uma garotinha que me fez sorrir em vários trechos, crianças são mesmo incontroláveis... rs...
Aaron é um personagem que me tocou profundamente. Sofre bastante devido a seu passado, mas isso não o impede de ser bom e generoso não só com Hannah, mas também com pessoas que não têm nenhuma ligação com ele, pelo menos a princípio.
A leitura fluiu muito bem, e alguns personagens secundários me surpreenderam - para o bem e para o mal. Todos foram muito bem construídos, e alguns eu quis matar com requintes de crueldade - incluindo aí o verdadeiro pai do bebê, que é um completo babaca sem nenhum caráter, pelo menos na minha opinião. Felizmente, outros personagens me fizeram renovar minha fé na humanidade.
A escrita da autora é sensível, e me fez refletir bastante. Ela trata de assuntos delicados, mas sempre de forma leve. Além da gravidez na adolescência, fala de bullying, da importância do perdão, do valor da família e da amizade verdadeira. Foi uma boa leitura.
Olá!
ResponderExcluirNão conhecia o livro e nem a autora, mas gostei da sinopse e lendo sua resenha fiquei com vontade ler o livro. Gosto de livros previsíveis depois que leio algum que seja muito denso. Acredito que seja o tipo de livro que gosto, vou ler com certeza.
http://colecionandoromances.blogspot.com.br/
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirDesde o dia que li a sinopse desse livro ele já me chamou a atenção e a cada resenha que leio me interesso mais. Infelizmente gravidez na adolescência hoje em dia é comum e acho legal um livro apresentar as dificuldades que são enfrentadas por essas garotas. Fico feliz que a autora consegue colocar temas tão densos de forma tão leve e sensível em seu livro. A atitude de Aaron para tentar ajudar Hannah é linda!
Beijos
Oi Ju. Tudo bem? Gostei muito da premissa do livro, A capa está muito bonita e pela sua resenha Dá pra ver que é um livro bem fácil e gostoso de ler. Gosto de livros que fazem a gente ter sentimentos intensos pelos personagens seja positivo ou vontade de matá-los. Achei os personagens bem corajosos, Afinal assumir uma gravidez tão jovem e fingir ser pai dessa criança para ajudar a menina são atitudes extremamente altruísticas.
ResponderExcluirBeijos
Oi...
ResponderExcluirQuando comecei a ler sua resenha fiquei super curiosa á respeito do segredo de Aaron, mas, quando li que é obvio demais me desanimei completamente. Apesar de ter desistido de ler, acredito que esse livro seja bom para conscientizar os adolescentes sobre a gravidez.
Beijos
Se eu olhasse o livro na livraria, acabaria não comprando. Apenas pq a capa não parece condizente com o conteúdo. A sinopse até me chamo a atenção, mesmo não sendo meu gênero favorito. A história é bacana pra ler em um domingo sem nada a fazer... Mas valeu a dica!
ResponderExcluirOi,
ResponderExcluirNão conhecia o livro, mas gostei muito do seu relato. Gosto muito quando a autora escreve personagens bens construídos. Gostei de saber que a autora aborda o tema da gravidez quando a pessoa é tão jovem, minha irmã ficou grávida com 17 anos e foi uma barra para ela.
Obrigada pela dica
Beijos
Oi Ju! AMei essa premissa! Imagino os dramas que ambos passaram e a forma que tudo isso deve ter impactado na vida deles. Achei linda a atitude de Aaron, de assumir a gravidez de Hannah e fiquei imaginando que segredo é esse tão forte que ele carrega. Parabéns pela resenha, beijos!
ResponderExcluirOlá!
ResponderExcluirNão conhecia essa premissa, mas achei em interessante. Me surpreendi com a escolha do Aaron, dificilmente outro o faria. Essa obra é bem atual, com temas que com certeza nos identificaremos em algum momento. Adorei o post!
Oi Ju, tudo bem?
ResponderExcluirEu tenho lido algumas resenhas positivas desse livro e fico pensando aqui o motivo de não ter solicitado o mesmo.
O que eu tenho percebido é que a maioria das pessoas que leram amam o Aaron e isso é muito bom.
Eu tô pensando em comprar esse livro, mas não prometo ler por agora por causa do TCC, mas vou adicionar na lista. Gosto de livros que traz esses assuntos delicados e que traz reflexões.
Beijos,
www.leitorasempre.com
Olá! Estou louca pela leitura desse livro. A história parece muito pesada, porque tem a gravidez na adolescência. E que coragem desse rapaz que assume a criança que não é dele, mesmo sendo tão jovem. Valeu a dica.
ResponderExcluirBeijos.
Karla Samira
www.pacoteliterario.blogspot.com.br
Olá, já conhecia a obra através de alguns blogs e achei o enredo bem bacana.
ResponderExcluirAchei super fofo o que o amigo faz em consideração à garota <3
Abraços
Esta é a segunda resenha que leio sobre Encrenca, e assim como a sua, também foi positiva, bem, a história além de trazer assuntos delicados, promove a reflexão no leitor e isto é um ponto que pouco conseguem, o enredo em si, me chamou muito a atenção e pretendo sim ler, afinal, uma história tão intensa como essa, deve ser lida. Gostei de saber que o personagens são bons e que vai trazer inúmeros sentimentos ao leitor, tenho boas expectativas com este livro!
ResponderExcluirDa Imaginação à Escrita
Olá!
ResponderExcluirAchei legal o assunto do livro e mais legal ainda a Hannah aceitar a gravidez e curtir tanto! Posso ser apedrejada pelo meu pensamento hoje em dia, mas eu acho que quando isso acontece a pessoa deve sim assumir e lidar com as consequencias, e acho legal que ela tenha feito isso. Quanto ao pai babaca, nenhuma novidade né?
Fiquei curiosa com o segredo do Aaron também. Daria uma chance a essa história com certeza.
beijos
O segredo de Aaron era meio suspeito mesmo, mas realmente saber todos os detalhes foi intenso demais. E Hannah, bom, também já suspeitava, mas ao mesmo tempo não queria que fosse algo tão óbvio sabe? rsrs
ResponderExcluirCurti a leitura, quero mais livros da autora!
beijos
http://www.apenasumvicio.com
Fiquei super curiosa pra saber qual o segredo do Aaron e por que a Hannah não quer contar quem é o pai verdadeiro do bebê! Parece ser uma leitura bem legal, apesar de vc ter dito que algumas coisas são meio óbvias. Dica anotada!
ResponderExcluirBjs, Cass | www.livroseoutrascoisas.com.br
Ai adorei, pela premissa eu já tinha ficado curiosa lendo sua resenha então fiquei mais ainda curiosa, sem dúvidas entrara na minha lista.
ResponderExcluirBeijos
Ooi! Que bacana esse livro, parece ser bem intenso e que traz mesmo as reflexões sobre as escolhas, sobre aceitar as consequências e perdoar não só os outros, mas a si mesmo. Muito legal ;)
ResponderExcluirGostei da resenha também, parabéns.
Beeijos
Olá, essa foi a primeira resenha que li desse livro e fiquei interessada em lê-lo, as situações e características dos protagonistas me interessaram bastante e gostaria de conhecê-los melhor.
ResponderExcluirOlá, tudo bem?
ResponderExcluirEu não conhecia nem a autora e nem o livro, achei a premissa interessante. O livro me pareceu simples, meio clichê, mas ainda assim, aborda assuntos importantes nos nossos dias atuais, acho que ele passa uma mensagem importante. Anotando a dica!
Beijo!
Oie
ResponderExcluirnossa, esse livro foi amor a primeira vista, estou começando a ler agora e to com altas expectativas, sua resenha me deixou ainda mais empolgada, muito legal e espero adorar
Beijos
http://realityofbooks.blogspot.com.br/
Olá, tudo bom?
ResponderExcluirJá havia ouvido falar desse livro e fiquei muito curiosa com a premissa. Ainda não consigo imaginar o segredo de Aaron, mas, que bom que mesmo você tendo descoberto cedo, não atrapalhou sua leitura. Já criei simpatia com Hannah, então sugestão mais que anotada. Até mesmo pelos personagens que você teve vontade de matar com requintes de crueldade rs
Beijos!
@PollyanaCampos
Entre Livros e Personagens
oi
ResponderExcluirinteressante...pra dizer o mínimo! fiquei curiosa para ler, achei a premissa, apesar de até ser comum, bem interessante...
bjs
Que barra uma gravidez na adolescência, mas achei muito legal a menina se apaixonar pela criança e decidir não abortar, a história parece ser muito boa e bonita!
ResponderExcluirAdorei a resenha!
Beijo
Oioi! Tudo bem?
ResponderExcluirEu amei o livro Encrenca, li super rapido e me envolvi bem com a historia.
Achei a Hannah chata demais no inicio, mas que bom q a gravidez fez ela amadurecer e tudo mais.
Eu sou contra as maes nao falarem quem é o pai, pra mim tem dividir a responsabilidade sim.
Aaron é um amor, gostei mto do personagem.
Recomendo demais.
Beijos
Livros e Sushi • Facebook • Instagram • Twitter