Esta resenha NÃO possui spoilers deste livro nem dos livros anteriores da série. Porém, caso não tenha lido a trilogia inicial, aconselho que pule a sinopse.
Resenhas anteriores: A Seleção | O Príncipe | A Elite | Contos da Seleção
Resenhas anteriores: A Seleção | O Príncipe | A Elite | Contos da Seleção
Título: A Coroa
Autora: Kiera Cass
Tradução: Cristian Clemente
Editora: Seguinte
Número de páginas: 312
Em A herdeira, o universo de A Seleção entrou numa nova era. Vinte anos se passaram desde que America Singer e o príncipe Maxon se apaixonaram, e a filha do casal é a primeira princesa a passar por sua própria Seleção. Ela não acreditava que encontraria, tal como seus pais, um amor verdadeiro durante o concurso. Mas alguns candidatos conseguem abrir rachaduras nas muralhas que Eadlyn construiu em volta de si mesma, principalmente de seu coração. Aos poucos, os Selecionados se tornam seu porto seguro, ao mesmo tempo que a fazem enxergar como é a vida fora da bolha em que vive. E ela realmente está precisando: os acontecimentos no palácio obrigam Eadlyn a assumir cada vez mais responsabilidades no governo, e a garota não tem escolha a não ser encarar a rejeição do público. Seu maior desafio é se aproximar do povo, mostrando que se importa e que tem capacidade de governar. Tudo isso enquanto a pressão para escolher um marido só aumenta — e um garoto em particular começa a tomar conta de seu coração.
Para mim, a série A Seleção se divide em duas. Considero A Herdeira e A Coroa uma duologia separada, já que os livros se passam por volta de 20 anos depois da trilogia inicial. Em A Herdeira, conhecemos Eadlyn, a princesa que herdará o trono de Illéa. A situação do país é complicada, em várias das 35 províncias existentes as pessoas protestam contra a monarquia. O fato da princesa ser extremamente distante do povo e parecer a antipatia em pessoa não ajuda nada a melhorar a situação.
A solução encontrada é fazê-la passar por uma seleção, algo que ela nunca imaginou que fosse acontecer, já que seus pais sempre garantiram que poderia escolher o marido que quisesse, quando quisesse. Mas uma distração é necessária e 35 garotos, um de cada província, são selecionados para competir pelo coração dela e pelo título de príncipe. No início deste segundo livro, algo acontece e faz com que Eadlyn tenha que acelerar um pouco as coisas e reduzir bastante os competidores - ela terá que escolher seis que comporão a elite.
Acho esses dois livros bem diferentes dos outros três porque na trilogia inicial, na verdade, o foco é America, não quem será a vencedora da seleção. A definição do triângulo amoroso formado por ela, por Maxon e por Aspen foi o que mais me deixou curiosa. Mas nos novos livros o foco vai completamente para Eadlyn, e é até complicado ter um favorito porque não conhecemos os garotos tão bem assim. Queria muito que a Kiera escrevesse contos narrados por eles.
Mas acabei tendo um favorito, sim. Não sei se fui completamente manipulada pela Kiera, rs, mas fora o final de um dos garotos que eu realmente não esperava, todos os outros que fizeram parte da elite terminaram o livro exatamente como desconfiei que terminariam. E, felizmente, a Eadlyn amadureceu muito, passei a admirá-la e a torcer com muito mais vontade pela felicidade dela.
Ela acabou escolhendo a pessoa por quem eu torcia, mesmo que eu não tivesse esperança nenhuma de que a Kiera fosse terminar a história desse jeito. Foi uma surpresa muito boa e que me fez ficar com os olhos cheios d´água. Achei apenas que o livro merecia um epílogo melhor. Aí descobri que ele tem, sim, um epílogo extra bem melhor, mas que foi escrito exclusivamente para a edição da Barnes & Noble e não pode ser utilizado em nenhuma outra edição, de nenhum país. Isso me fez ser um pouquinho menos fã da Kiera, não gosto desse tipo de coisa, acho uma sacanagem com os fãs.
Mas, enfim, essa não deixa de ser uma série (ou duas) querida mesmo assim. Reli A Herdeira para ler A Coroa, e levei menos de um dia para finalizar os dois livros. A escrita da Kiera é bem fluida e nem percebi o tempo passar.
Em uma entrevista (li a tradução aqui - entrevista com spoilers!), a autora disse que no futuro pode ser que escreva mais alguma coisa sobre partes que não conhecemos do enredo. Não sendo outro enredo com uma seleção no meio, acho que pode funcionar. Uma das coisas que ela citou foi escrever algo sobre o período de 20 anos entre A Escolha e A Herdeira, acredito que seria interessante ver como algumas mudanças de que apenas ouvimos falar aconteceram. Mas a autora ainda não confirmou nada, então não contem com isso por enquanto.
Caramba, eu li A Herdeira e não fazia ideia que A Coroa já havia sido lançado (me atrasei completamente). Eu amei esse livro, no caso A Herdeira, bem mais do que a trilogia A Seleção. Acho que sei quem Eadlyn vai escolher, e por isso preciso ler logo o livro!
ResponderExcluirBeijão
O Reino Encantado de uma Leitora
Eu sou louca para ler essa série, todo mundo fala muito bem dos livros e eu morro de curiosidade. Acho que esse é um dos livros mais polêmicos por conta desse final. Gostei dessa capa, não foi a melhor mas ainda assim é bonita.
ResponderExcluirOi, como vai?
ResponderExcluirParabéns pela resenha, gostei muito. Quanto ao livro, já conhecia, gosto muito dos livros da Keira, e suas narrativas fluem muito bem. Ótima dica. Obrigada.
http://www.cristinadeutsch.org/
Saudações literárias.
Beijos no ♥
Eu parei de ler a série em "A Escolha". Não porque eu não gostei, mas sim por falta de oportunidade. Fui dando prioridade a outros livros e deixei a série de lado. Mas sempre que leio resenhas por aí, sinto vontade de sair correndo e comprar os livros para ler. Tenho certeza que vou fazer isso algum dia, certeza mesmo. Só estou esperando a hora certa.
ResponderExcluirOla anjo! Tudo bem por aqui?
ResponderExcluirOlha, adoro a Kiera e a trilogia A Seleção, na minha humilde opinião, eu prefiro não ler os dois livros que ela lançou após A Escolha. Gostei de A Herdeira, mas para mim foi algo forçado da Kiera fazer outros livros no mesmo mundo, mas para os fãs dela foi maravilhoso, apesar de alguns não terem gostado tanto destes dois livros. Gostei da sua resenha, ficou sem spoilers e falou bastante da premissa e algumas coisas que ainda não sabia.
Beijão da Lari!
Brilliant Diamond | Fan Page
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirUma das características bem marcante da autora parece sua a escrita, pois todos elogiam a sua escrita. Eu ainda não iniciei a série, e confesso que acho que vai demorar.
São tantos livros que as vezes até me confundo, mas acho que se passou 20 anos, seria legal algo no meio desse tempo.
Só vejo elogio para essa série, ainda não li nenhum volume mas só podem ser bons pra tanta gente escrever review positiva. Um dia eu leio, minha meta tem que acabar algum dia, rs.
ResponderExcluirAbrçs
Oi Ju, tudo bem??
ResponderExcluirAinda nem li A Escolha acredita rs... o tempo vai passando e eu termino esquecendo, mas pretendo pegar ele ainda no mês de Junho... não pretendia ler os outros dois livros da série que não considero que faz parte assim como você, mas terminei pensando melhor e vou sim ler, afinal é uma duologia, então... acho que compensa... O primeiro livro não me apetece muito ler, mas o segundo sim, mas não posso pular diretamente para o segundo haha... Xero!
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirNão costumo ser fã de romances, mas achei a primeira trilogia bem agradável de ler, mas não gostei da Kiera ter continuado com a história depois do fim da primeira trilogia, achei que ficou um pouco forçado. Enfim, acho que vou acabar lendo A Coroa apenas pra não deixar inacabado.
Beijos
Olá, tudo bem?
ResponderExcluirSempre leio comentários ótimos sobre a série, no entanto, nunca me senti atraída pela premissa o suficiente para arriscar a leitura.
Que pena que o livro teve um epílogo extra, mas que não pode ser disponibilizado em outras edições. Chato isso! :/
Oi,
ResponderExcluirEu ainda não li essa série, tenho os três primeiro e quero comprar os outros. Sempre vejo bons comentários desses livros, da narrativa da autora e cada vez fico com mais vontade de conhecer.
beijos e parabéns pela resenha sem spoiler :)
Oii,
ResponderExcluirEstou ensaiando para ler esse livro, que é a finalização de uma história linda. Mesmo detestando a Eadlen, pretendo ler esse livro e saber como tudo vai acontecer.
Beijos
Nunca li nenhum escrito da Kiera, mesmo vendo tantas resenhas positivas sobre todos os livros dela. Não cheguei a me interessar muito por A Seleção, sou muito chata com romances, apesar de gostar bastante de fantasia. Achei a sua resenha bem completa, e você tem muita razão, não vi nenhum spoiler! rs... Acho que procurarei ler toda a coleção quando me desafogar dos livros que preciso ler. beijo!
ResponderExcluirEu acho que A Coroa foi um livro completamente desnecessário, honestamente. A leitura é ótima, mas as informações e tudo mais estragaram a história.
ResponderExcluirhttp://laoliphant.com.br/
Vou ser sincera contigo, li A Herdeira e achei horrível. A Eadlyn é muito chata como protagonista, mas enfim, queria ver onde ia dar, comecei A Coroa, mas a narrativa tava arrastada comigo, não consegui ir pra frente na leitura. No meu caso, prefiro fingir que esses outros dois livros não existiram haha
ResponderExcluirwww.belapsicose.com
Olá Juliana esse livro está na minha lista para ler, ainda preciso finalizar a leitura dos dois anteriores para enfim ler A coroa, adora a escrita da Kiera. A resenha está ótima. bjs
ResponderExcluirOie. Muita gente fala super bem dessa obra, mas não é o tipo de leitura que me atrai. A resenha está ótima, mas esse livro não é pra mim rsrs
ResponderExcluirBeijos!
Academia Literária DF
Olá!
ResponderExcluirAs vezes me sinto um E.T, todo mundo já leu essa série e eu ainda não hahahahaha, confesso que foi em partes por pirraça, não costumo ler o que explode há não ser que seja antes da explosão da fama, mas me sinto tentada a conhecer a história, só preciso de tempo agora.
Beijokas
Olá, eu tenho que reler os dois primeiros livros da série para poder ler os demais, mas pelos seus comentários esse livro parece estar bem melhor do que pensei *-*
ResponderExcluirVisite "Meu Mundo, Meu Estilo"
Olá, tudo bem?
ResponderExcluirEu só li o primeiro volume da primeira trilogia e confesso que achei super estranho a autora escrever mais dois livos. Essa mania de prolongar algo que deveria ter acabado as vezes acaba estragando a história para muitos fãs.
Confesso que não pretendo ler os demais livros da séria, mas ainda assim, segui o seu conselho e não li a sinopse, vai que no futuro, né?
Ainda assim, falo bastante com minhas amigas leitoras e viciadas nessa série e algo que me fez não querer ler mais é (não o único fator, mas um deles):Como assim, os pais dela que passaram por isso, que abem o quão ruim é isso, da Seleção, de ter que escolher alguém dali, de ser obrigada a escolher alguém dali independente de gostarem de outra pessoa ou não, fazem a filha passar pelo mesmo? Esse lance de começou com a seleção e se apaixonou... repeteco. Sei não, viu? Enfim...
Beijos!
Não li a série, mas eu sei que deve ser muito boa pela quantidade de fãs que existem. Sua resenha tá muito bacana, parabéns! ;)
ResponderExcluirAbraços;
http://estantelivrainos.blogspot.com.br
Oi flor, já estou sentindo falta da série...terminei a leitura em abril e mesmo achando que o final ficou um pouquinho corrido eu gostei da forma como Kiera finalizou a série.
ResponderExcluirTambém gostei da escolha de Eadlyn, mesmo eu tendo outro pretendente como favorito. Parabéns pela resenha :)
Abraços
Estou lendo esse livro e de coração torço pra gostar dele. O livro anterior foi terrível pra mim. MAs a sua resenha me deu novos ares, espero que a Kiera tb siga em frente e não escreva mais sobre esse mundo e crie novos mundos maravilhosos.
ResponderExcluirps: assim como vc esse lance do epilogo meio que me irrita.
Olá, td bem?
ResponderExcluirGuria, esse é o único livro da autora que nõ tenho, mas dos outros só li A Seleção, não me julgue hehe eu quero ler, mas tô mega sem tempo. Esse livro tá lindo e vejo as pessoas falando bem.
Beijos <3