quarta-feira, 25 de maio de 2016

[Resenha - Galera Record] O céu noturno em minha mente

Postado por Ju às 16:00
Título: O céu noturno em minha mente
Autora: Sarah Hammond
Tradução: Maria Beatriz de Medina
Editora: Galera Record
Número de páginas: 288

Como em O estranho caso do cachorro morto, esta é uma incrível história de mistérios e descobertas. Mikey Baxter tem 14 anos, mas muitas coisas o diferenciam dos outros garotos da sua idade. Para começar, o pai está na prisão e a mãe se recusa a falar sobre o assunto. Ele sabe que, de alguma forma, isso está ligado à cicatriz em sua cabeça e ao fato de ele parecer ter mais dificuldade em entender certos assuntos do que os outros. Quando um misterioso assassinato ocorre em sua cidade e Mikey é o primeiro a chegar à cena do crime, ele não sabe o que pensar. O que o levou até ali? Quem teria matado o morador de rua da cidade, que parecia nunca ter feito mal a ninguém? E quem era o homem caipira que estava nos arredores? Agora, ao mesmo tempo em que tenta entender a confusão em sua própria cabeça, Mikey precisa desvendar o que ocorre do lado de fora.

Mikey é um garoto de 14 anos que é visto pelos outros garotos de sua idade como um pouco lento... ele tem dificuldades de aprendizagem e é extremamente ingênuo, além de ter um coração puro, ser bem carente e, para completar, ter um pai na cadeia. Sua mãe se recusa a falar sobre o assunto, e tudo o que o garoto sabe é que depois que o pai foi preso ele mudou. Passou a ter visões do Pra Trás... os lugares parecem querer mostrar a Mikey coisas que aconteceram por lá, com a presença dele ou não.

Mas essas visões normalmente não são nada agradáveis. Então, quando o morador de rua da cidade é encontrado morto, por ele e pelo empregado de uma fazenda próxima a sua casa, o garoto passa a querer evitar a qualquer custo suas visões. Afinal, ver alguém ser morto não deve ser nada agradável, certo?

Não esperava que esse livro, por ser do selo Galera Junior, fosse tão denso. Pelo menos para mim foi. Mikey me tocou muito desde o início da história, já que não tinha amigos e considerava confiável e boa qualquer pessoa que lhe desse uma migalha de atenção. Claro que temos a presença de personagens que parecem viver para atormentá-lo, mas o garoto nem nota. Tudo o que quer é ser aceito.

Achei a história bem desenvolvida e, quando o livro estava se aproximando do fim, senti uma agonia profunda. Tive muito medo do destino que o Mikey poderia ter, afinal, ele era o único que possuía meios para desvendar um crime. A maior parte do enredo teve um fechamento legal, apenas uma coisa ficou em aberto. Embora eu não curta quando isso acontece, foi algo que não me fez gostar menos da história. 

Só teve algo que não gostei muito, e foi o fato da autora não ter se preocupado em explicar o que o Mikey tem. Ele dá a impressão de ser bem mais novo, e eu gostaria de saber o motivo exato para isso. O garoto tem uma cicatriz na cabeça e não dá para ter certeza se foi quando ele a adquiriu que tudo se tornou mais difícil de compreender, ou se já tinha algum problema antes disso. 

Adorei ver o protagonista se esforçando para resolver o mistério à medida que foi tomando coragem de fazer isso. A presença de novas pessoas em sua vida, que reconhecem que ele tem talentos preciosos e acreditam realmente em sua capacidade acaba lhe dando forças para seguir em frente. Não foi uma leitura super empolgante, mas valeu a pena.

25 comentários:

  1. Olá... já amei o titulo e a capa, e a premissa me encantou ainda mais. fiquei na curiosidade de saber o que o garoto tem. De fato, a Galera costuma publicar histórias fortes, mesmo que o público-alvo seja de uma faixa etária mais jovem. Um personagem que demonstra coragem é digno de aplausos. beijos, obrigada por compartilhar um pouco da história de Mikey!

    ResponderExcluir
  2. Oi Ju, tenho muita vontade de ler esse livro, especialmente por conta dessa capa linda e por já ter lido tantos comentários positivos a respeito. Fiquei com muita curiosade de saber mais a respeito do protagonista e seus dilemas emocionais.
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  3. Olá, quando vi esse livro a primeira vez eu não havia me interessado muito pela capa dele, mas comecei a ver bons comentários sobre a obra e passei a ficar curiosa, mas ainda sem grandes interesses para ler. Eu gostei muito de ver a sua resenha e principalmente a sua sinceridade em falar sobre o livro , acho que eu ficaria muito chateada com essa falta de informações mas que no final das contas acabaria gostando do livro.

    ResponderExcluir
  4. Oii!
    Eu acho a premissa do livro bem bonitinha, assim como a capa e o título, mas o que não me pegou para ler foi o fato dele ser mais juvenil e eu estar procurando coisas mais adultas. Mas acredito que seja uma leitura boa para se fazer quando não tivermos muitas coisas para fazer, rs. Parabéns pela sincera resenha! <3

    ResponderExcluir
  5. Olá

    Também me surpreende esse livro ser do selo jovem. A densidade que ele trás é bem forte mas sabe acho importante para adolescentes lerem algo assim. Acho legal a autora ter explicado as coisas também porque assim não ficamos perdido sabe. Essa capa é maravilhosa também mas me lembra muito de Humanos. Mas enfim gostei bastante.

    Everton Equipe Rillismo
    http://rillismo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Tenho muita curiosidade em relação a esse livro, acho muito interessante a premissa e, pelo que tenho notado, a autora trabalhou bem nessa busca do Mikey por uma solução.
    Fiquei um pouco chateada por saber que não há uma explicação para o que o Mikey tem, pois acho essencial isso.
    Enfim, sua resenha está incrível e só me deixou mais curiosa para ler.
    Beijos,
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi, Ju

    Achei a história interessante, mas ao mesmo tempo me parece muito juvenil, e eu não me identifico mais com esse tipo de literatura. Entretanto, bom saber que a história é densa. Não é porque o público-alvo do livro é mais novo que a história tem que ser bobinha. A capa do livro é muito bonita. Que pena a autora não ter explicado alguns pontos, será que não vai ter uma continuação?

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Adorei tua resenha. O Céu Noturno em Minha Mente me chamou atenção primeiramente pelo título, depois pela capa e por fim, quando li a sinopse, fiquei encantada e desejando a leitura pra ontem. Espero ter a oportunidade de fazê-la em breve, pois acredito que irei gostar bastante :D

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Olá Ju,

    Esse livro me parece bem tocante, mas só pelo fato de você deixa claro que algumas coisas não foram esclarecidas, inclusive o principal que é a dificuldade de aprendizado do protagonista (parte que mais me chamou a atenção) já fiquei em dúvida se anoto essa dica ou deixo passar.
    Será que esse livro não tem uma sequência. Se esse livro aparece na minha frente vou querer ler sim. RSRSRSRS
    Amei a capa e o enredo me surpreendeu.

    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Justo o problema mais importante ela não explicou?HAHAHAH ai ai Jesus.
    Mas achei a história interessante mesmo.Um mistério completo né rs.


    beeijão :)
    http://carolhermanas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá!

    Amei a capa!
    Esse livro não é o que costumo ler, mas gosto de livros que trazem protagonistas jovens e focam em problemas "adultos". Porém gosto ainda mais das explicações que vi que vc sentiu falta... Contudo, leria ele sim!

    Bjus
    Blog Fundo Falso

    ResponderExcluir
  12. Oi
    Que bom que, apesar de não ter sido uma leitura empolgante, valeu a pena.
    Não tenho visto resenhas positivas desse livro e por esta razão não coloquei em minha enorme lista de leituras. Mesmo assim, valeu a dica.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  13. Oi!
    Eu tinha ficado bem empolgada com esse lançamento, principalmente por ter uma capa tão linda.
    Mas acabei lendo a sinopse e achei que seria algo infantil demais, e que não curtiria a leitura, dito e feito, estou vendo tantas resenhas negativas dele que vi que fiz uma ótima escolha em não lê-lo neste mes.
    Uma pena a autora ter deixado de explicar algumas coisas bem importantes, como a doença do protagonista, isso atrapalha um pouco pois corta aquele sentimento de realidade né, uma pena =/

    ResponderExcluir
  14. Olá...
    Gostei da sua resenha, principalmente da sua opinião pessoal, eu não sou muito chegada a livros assim e tenho uma lista cheia de livros para provar, embora pareça uma estoria realmente legal eu vou deixar o tempo decidir se vou ler ou não rs... gostaria de saber mais sobre a mãe, pai e o tal caipira mas por agora ta tudo bem...
    Beijocas...
    https://westfalllivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Oiee ^^
    Eu também não imaginei que encontraria uma história tão densa e profunda neste livro, então ele me surpreendeu. Mas algumas partes se mostraram um tanto cansativas para mim, então eu acabei não gostando 100% dele, e eu também queria uma explicação mais clara sobre o Mickey *-*
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Olá, concordo com você! também li o livro e adorei ele, mas também senti falta de uma explicação mais profunda sobre o que o protagonista tem. É um livro que vale a pena, acho que trás uma ótima história. Fico feliz em ver que você gostou :D

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  17. Oi Ju, eu já tinha ficado interessada no livro pra comprar para o meu filho, mas a sua resenha me deixou curiosa para que eu leia também. Já estou curiosa quanto o destino de Mickey e com o coração um pouco apertado também. Enfim, quero muito ler!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Oi Ju,
    Também achei a história bem densa pelo selo que foi publicado, mas imagino que a forma em que a história vai sendo narrada influência muito. Mickey é completamente apaixonante, logo de cara dá para perceber, e a melhor parte, pelo que deu para perceber e que ele simplesmente segue em frente querendo só fazer o melhor apesar dos outros o limitarem pela sua condição. O fato da autora não explicar com profundidade o que aconteceu com ele me deixa com o pé atrás, nunca gosto das pontas soltas. Mas ainda assim, uma ótima indicação de leitura.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  19. Oi, tudo bem?
    Eu adoro esse gênero literário, mas também não imaginava que seria uma historia tao densa e que me emocionaria tanto, é realmente muito triste e interessante acompanhar a historia de Mickey. A autora não explica bem mesmo o motivo do personagem ser assim, mas eu acredito que seja por conta do que aconteceu com ele mesmo, pelo menos é a única resposta kkkk Enfim, é um livro maravilhoso que recomendo pra todos e por isso fiqhei feliz em ver que você gostou.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  20. Oie!!!
    Gostei muito da sua resenha que analisou bem a fundo a história do livro e suas expectativas. Somente acredito que ficaria muito chateada de não saber os detalhes que você disse que ficaram em aberto. Mas no geral achei bem interessante um livro tão intenso ser direcionado aos mais jovens.
    Bjinhos ;)
    Elaine M. Escovedo
    http://www.caminhandoentrelivros.com.br

    ResponderExcluir
  21. Oi Juliana, tudo bem?
    Quando lançaram o livro, fiquei muito curiosa com a premissa dele e me apaixonei por essa capa maravilhosa, só por ela iria adquirir o livro. Ao ler a sua resenha, percebo agora que o livro tem muito mais a oferecer além de uma ótima aparência. Mikey parece ser um personagem incrível e se formos reparar, a maioria dos personagens que são solitários sempre têm algo grande a oferecer a nós, leitores. Estou bem curiosa para saber com se desenrolaram as visões que ele tem, e pela sua resenha, deu a entender que elas podem acabar prejudicando a vida do menino e até senti uma ponta de aflição por aqui, poxa, é só um menino! Enfim, amei a sua resenha e espero ler o livro em breve e conhecer um pouco esse menino intrigante e inocente.

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  22. Ooi,
    Amei a capa, mas por ser um infanto juvenil nunca pegaria na mão sem sua resenha. Gostei de saber que o livro não tem nada de superficial e que o personagem cativa o leitor. Vou anotar sobre ele aqui porque gostei da premissa.
    Corujas de Biblioteca

    ResponderExcluir
  23. Olá, tudo bem? :)
    Adoro livros juvenis e esse parece ser muito escrito e ter uma história bem instigante. Quero ler, mas queria que ele fosse lançado cá em Portugal porque acho a capa muito bonita. Só acho que terei um probleminha com a história: o facto de o final ser aberto, porque eu odeio isso. Mas memso assim quero dar uma oportunidade!
    Beijinhos
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  24. Oie! Finalizei a leitura de O Céu Noturno em Minha Mente há algumas semanas atrás e, ao ler sua resenha, senti saudades do protagonista. A história também me tocou profundamente. Não esperava encontrar algo tão emocionante. Para ser sincera, eu solicitei esperando um enredo bem leve, sem tantas emoções. Apesar de ter amado passar pela experiência de ler, também gostaria de entender as partes que você citou e que a autora não explicou na finalização da obra. Adorei a sua resenha. Pena que ela não foi melhor para você. :/ Quero reler o livro assim que tiver um tempinho. ♥

    Beijos,
    Fernanda Goulart.

    ResponderExcluir
  25. Ia achando o livro todo fofinho e já saiu um EPA quando li a primeira linha da sinopse, pelo visto o livro só está na linha junior devido a idade do protagonista né? Pois há bons pontos mais densos na história e que pena que não se aprofunda no que o garoto tem, poderia ser algo que acrescentasse muito na trama.

    http://deiumjeito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo