sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

[Resenha - Novo Século] Entre o amor e o silêncio

Postado por Ju às 19:30
Título: Entre o amor e o silêncio
Autora: Babi A. Sette
Editora: Novo Século

Francesca Wiggs sofreu uma grande decepção amorosa e, desde então, está decidida a não se relacionar mais. Além de se dedicar a escrever o seu livro, ela resolve preencher os dias com um trabalho voluntário – a leitura para pacientes em coma proporcionaria para ela a distância para problemas com o coração. No entanto, um grande imprevisto ocorre quando ela passa a se sentir atraída pelo paciente. Mitchell, descrito como um poderoso magnata, seria a antítese de tudo o que ela busca em um homem... se não estivesse em coma. Precisar de alguém inconsciente seria um absurdo, não seria? Amar uma pessoa que nunca responde parece loucura! Francesca já havia entendido e sentia-se quase segura diante disso. Mas, e se Mitchell acordasse? A aproximação desses personagens tão diferentes revela um romance encantador e divertido, repleto de reviravoltas. Entre a vida e a morte, a ilusão e a realidade, o amor pode ser realmente o milagre que faz tudo mudar?

Ganhei esse livro da autora, que é uma fofa, durante a Bienal de São Paulo do ano passado (obrigada de novo, Babi!). Queria muito ler, e rápido... mas aí, o que aconteceu? O livro virou febre, foram publicadas resenhas infinitas, e peguei um spoiler que me deixou tão brava que o deixei de lado por quase seis meses... pois é. Eu tenho horror de spoilers e acho que as pessoas deveriam avisar quando as resenhas os possuem. Mas me comprometi a dar minha opinião sobre o livro, então tive que superar isso para conhecer a história.

Entre o amor e o silêncio é um tanto quanto complexo, e tem várias histórias interligadas à, digamos, história principal, que é a citada na sinopse. Francesca, a protagonista, foi abandonada pelo pai quando tinha pouco mais de um ano. Passou muito tempo evitando se entregar a qualquer homem, até que conheceu o sócio e diretor da escola de teatro que começou a frequentar, Vince. Mas, após 3 anos, as coisas não terminam nada bem entre eles, e ela fica devastada. 

Mas nem todas as consequências do término traumático foram ruins: Francesca trabalha como freelancer em editoração de textos, mas o sofrimento faz com que ela consiga inspiração para começar a escrever seu próprio livro. Além disso, decide fazer um trabalho voluntário, lendo para pessoas em coma em um hospital. Uma das minhas coisas preferidas durante a leitura foi o livro dentro do livro. A Francesca lê para o Mitchell partes do livro que está escrevendo... E sim, ela lê no hospital, enquanto ele está em coma, e é no hospital que percebe que está irremediavelmente apaixonada por um homem que não conhece.

Amo o seu silêncio. (...) Existe alguma coisa no seu silêncio que me faz entender o que não se explica.

Ao contrário do que eu imaginei quando li a sinopse, não conhecemos Mitchell já em coma. Antes disso, a autora nos permite acompanhar um pouco da vida dele, e não é uma vida nada legal... sim, ele é lindo, milionário, poderoso; dirige uma organização gigantesca com negócios em várias partes do mundo. Mas não consegue ter uma vida pessoal decente, seu relacionamento com a família se resume ao inevitável, e seus relacionamentos amorosos duram tão pouco tempo que nenhum deles poderia nem receber esse nome. São casos muito rápidos, sempre com mulheres famosas e estonteantes.

- Sempre achei que os relacionamentos são complicações dispensáveis. (...) As relações, ao meu ver, são quase uma competição hipócrita de quem consegue ser mais carente ou mais mentiroso. (...) Acho que se todos encarassem a vida desta maneira, tudo seria menos... complicado.

Minha relação com o livro foi de amor e ódio. Foi uma leitura lenta, porque a Babi usou uma linguagem bem mais rebuscada do que estou acostumada, e às vezes chegava a me perder quando lia algumas palavras. Levei umas duzentas páginas (são 527 no total) para me acostumar com o estilo da autora mas, depois disso, a leitura se tornou mais confortável. Só que tive problemas em descobrir o que eu realmente pensava sobre as personagens. Em alguns momentos, me identificava e me comovia. cheguei a chorar em dois trechos (as avós, sempre as avós, destroçando o meu coração); em outros, só queria dar uns tapas nas pessoas e mandar crescer. Algumas partes do livro eu devorei, em outras a leitura foi arrastada. Enfim, terminei a leitura ontem e desde então tento chegar a alguma conclusão sobre minha opinião geral, sem sucesso.

Realmente acontece muita coisa, podem esperar pelas reviravoltas prometidas, porque elas com certeza marcam presença. Adorei várias personagens secundárias, principalmente os amigos inseparáveis da Francesca, Lilly e Tom. Eles dão um toque divertido à história, mas também têm sua cota de drama. A autora aborda vários assuntos, como depressão, corrupção, egoísmo e orgulho. É uma história que, apesar de possuir todos os ingredientes para me fazer amá-la completamente, só conseguiu esse resultado em alguns trechos. De qualquer maneira, foi uma leitura que valeu a pena, já que o livro me causou várias reações, e isso é algo que eu valorizo bastante.

- Acho que todos nós, quero dizer, nós humanos, temos as nossas vidas emocionais montanhosamente loucas. (...) Como um trajeto de uma montanha. Hora estamos na subida e é penoso, desafiador, e então alcançamos o cume. Calmo, recompensador, e aí cansamos da vista e resolvemos buscar novidade, assim, pegamos a descida, que é adrenalina, entusiasmo e liberdade... Para então, subirmos uma vez mais e, concluindo, eu diria que somos alpinistas emocionais.

11 comentários:

  1. Oooi,

    Eu adorei ter lido Entre o Amor e o Silencio, e não achei a escrita da autora muito rebuscada ou algo assim, o livro é cheio de reviravolta mesmo e cheio de amor, torci para os personagens e fiquei feliz com o final, estou louca para saber do casamentos deles.
    A Babi é uma linda! sou super fã dela!


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ju, infelizmente o livro não funcionou para mim. Foi muito complicado, e olha que leio clássicos e livros complexos como ficção científica. Abandonei o livro pouco antes de alcançar a página 200, porque levaria uma eternidade para completar as 500 e poucas. Achei que a autora escreve de modo desnecessariamente rebuscado. Ficou uma linguagem cheia de descrições exageradas, em excesso. Gosto de descrições, porém, infelizmente, o estilo da autora não funcionou. Fora que achei as leituras da protagonista para o personagem em coma também excessivas, não precisa colocar letra a letra o que era ido, alguns trechos já seriam suficientes. Enfim, um livro com uma excelente premissa e com muita emoção, mas que certamente poderia ser editado e o resultado seria mais agradável. Ficaria mais curto e com descrições mais gostosas do que enfeitadas "literaturamente" falando. Ainda bem que gostou. Com certeza darei outra chance ao livro, porém não agora. Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Ju!!! Mais que coincidência, lemos o livro quase ao mesmo tempo sem combinar, e o engraçado é que também ganhei o meu na Bienal (finalmente entendi o baú que ganhei junto e o fato de estar escrito Paris nele). Mas no meu caso eu o escolhi para ler porque ele me chamou da estante, você sabe que eu faço rodízio de leitura e sempre tento manter um nacional nele, então quando terminei um da Carina Rissi e fui na minha prateleira de nacionais para pegar outro, o Entre o Amor e o Silêncio atraiu minha mão como um imã.
    Quanto a leitura, eu amei, tive uma experiência diferente, pois foi praticamente impossível largar, amei o estilo de escrita da Babi, as reflexões que ela faz são lindas, e a trama cheia de reviravoltas e seus personagens complexos. E você sabe que não sou fã de drama, então estou super surpresa com o quanto eu gostei, mas acho que foi porque eu acreditei em tudo aquilo que eles passam, a impressão que eu fiquei é que não era o intuito dela torná-los sofredores em nossa imaginação e sim torná-los mais humanos. Teve sim um ou outro ponto que ponto que senti que se fossem diferentes poderiam tornar a história ainda melhor, mas não me incomodou a ponto de eu não amar o livro, na verdade, ele até virou favorito.
    E não vejo a hora de ela lançar o próximo, A Promessa da Rosa - vai ser um romance de época, meu gênero literário favorito! <3
    Amei a resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi, Ju!
    Eu recentemente também recebi o livro da autora. E preciso ler ele e resenhar.
    Mas como você também vendo muitas "opiniões" pela blogosfera, preferi ignorar e vou conferir o livro por conta própria. até então tenho evitado ler muitas resenhas dele, mas tive que ler a sua. E foi bom, já vou preparada pro que posso encontrar, mas de coração aberto pra conhecer essa historia.
    A Babi é mesmo uma fofa!

    Beijinhos
    Jaque - Meus Livros, Meu Mundo.

    ResponderExcluir
  5. Ju, recebi esse livro em uma ação com a autora, mas por causa do TCC acabei por não consegui concluí-lo. Achei o início até interessante, até que me deparei com os trechos onde o livro da personagem aparece. A forma rebuscada com oessa parte é escrita realmente é cansativa. Mas estou empolgada para continuar, espero gostar do livro.

    Beijiinhos ;*
    Andressa - Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  6. Acho que esse livro causou um rebuliço todo pois a sinopse é maravilhosa e a capa também! Sem contar que a autora investe bastante no mkt inovando em kits e preços acessíveis por um livro tão grande em páginas.
    Enfim... parece ser uma ótima obra e eu tô louco pra ler! Espero algum dia comprar, haha ri quando tu falou da pobre das avós! kkk
    Ótima resenha, parabéns!
    Abraço!
    Visita lá o Bookmore

    ResponderExcluir
  7. Oi Juju, tudo bem?
    A linguagem rebuscada não é um problema para mim, pois eu sou fã de romances épicos e ou históricos e sempre gostei de ler os clássicos da literatura ambientados em épocas em que o vocabulário era outro mesmo. Na verdade, eu até gosto desse linguajar, ele me transporta para a época que gosto tanto, ficaria frustrada se a linguagem fosse a nossa. Uma pena que alguns trechos foram cansativos, é a primeira resenha que comenta esse detalhe. Eu não vejo a hora de ler, até porque você mesma disse que é cheio de reviravoltas e ainda temos o diferencial de ela estar escrevendo um livro.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá Ju, desde que vi diversas resenhas deste livro estou querendo lê-lo, eu também odeio quando pego spoiler que algum livro que vou ler e acabo também adiando a leitura pensando que talvez eu esqueça... O enredo do livro parece ser bem carregado em drama e isso é uma coisa que eu amo e mesmo você falando que a escrita da autora e um pouco mais rebuscada e demorada para se acostumar continuo com vontade de lê-lo <3

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  9. Eu tô tipo vc, Ju. Esse lance de um monte de resenha me desanimou porque já sei o que vai acontecer. Fora que todos citam essa linguagem rebuscada, o que provavelmente também vai me causar uma leitura arrastada. Mas vamos ver... Tenho que criar coragem pra encarar o tijolinho. rs
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Ju... tudo bem??

    Eu achei a escrita da autora bem peculiar, mas não muito rebuscada.. sim me senti um pouco cansada no inicio do livro, porque nunca tinha lido um livro dentro do outro e isso me incomodou um pouco, mas depois disso a leitura fluiu e andou bem... teve algumas partes que eu achei desnecessária que não precisava ser mostrada, mas como eu penso foi o primeiro livro da autora e tenho certeza que no próximo ela estará mais madura na sua escrita... eu gostei muito da história mesmo com as ressalvas... e acredito que foi um belo romance. Eu adorei o Tom fiquei completamente apaixonada por ele... me diverti e dei boas risadas... ele foi meu personagem preferido... e eu achei a construção dos personagens bem desenvolvido... Xero!!

    ResponderExcluir
  11. Ju lindona fui uma das primeiras a resenhar esse livro, e ao contrário de você, se tornou um de meus livros favoritos, gosto muito da escrita da Babi . O livro remete o leitor a lugares lindos e a uma transformação de valores de nosso protagonista através do amor. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo