terça-feira, 20 de janeiro de 2015

[Resenha - Novo Conceito] Apenas um dia

Postado por Ju às 22:30
Título: Apenas um dia
Autora: Gayle Forman
Tradução: Ana Paula Doherty
Editora: Novo Conceito

A vida de Allyson Healey é exatamente igual a sua mala de viagem: organizada, planejada, sistematizada. Então, no último dia do seu curso de extensão na Europa, depois de três semanas de dedicação integral, ela conhece Willem. De espírito livre, o ator sem destino certo é tudo o que Allyson não é. Willem a convida para adiar seus próximos compromissos e ir com ele para Paris. E Allyson aceita. Essa decisão inesperada a impulsiona para um dia de riscos, de romance, de liberdade, de intimidade: 24 horas que irão transformar a sua vida. Apenas um Dia fala de amor, mágoa, viagem, identidade e sobre os acidentes provocados pelo destino, mostrando que, às vezes, para nos encontrarmos, precisamos nos perder primeiro... Muito do que procuramos está bem mais perto do que pensamos.

A vida de Allyson não tem espaço para imprevistos. Desde criança, tem todas as suas atividades organizadas de uma forma que chega a ser excessiva, e controladas por sua mãe. Existe um objetivo para tanto planejamento e esforço: entrar na faculdade de Medicina. Mas será que isso é o que ela realmente deseja para a sua vida?

Seus pais decidem mandá-la em um tour pela Europa antes que comece a faculdade. A aparente viagem dos sonhos acaba se tornando algo extremamente cansativo, já que a excursão de que ela e sua melhor amiga fazem parte precisa visitar uma ou até duas cidades por dia para cumprir o extenso cronograma. Enquanto aguardam na fila para assistir a Hamlet, montado pela Royal Shakespeare Company, em Stratford-upon-Avon, a cidade natal de Shakespeare, um grupo de teatro passa divulgando sua própria montagem de um texto do dramaturgo, Noite de Reis, que será apresentada naquela mesma noite. Cansadas de seguir um roteiro, as garotas decidem dizer sim à oportunidade que a vida lhes apresenta. E é depois dessa apresentação que  a vida de Allyson começa a virar de cabeça para baixo.

Um dos atores a encanta, e qual não é sua surpresa ao encontrá-lo no dia seguinte, em um trem para Londres. E a surpresa só aumenta quando ele lhe propõe levá-la para visitar Paris - os dois passariam apenas um dia na cidade que Allyson sempre sonhou conhecer. A garota nem acredita em si mesma quando aceita embarcar na maior aventura de sua vida.

É engraçado como você pensa que tem medo de algumas coisas até que elas estejam na sua frente, e daí você não tem mais medo.

Se você, assim como eu, acreditou que a história do livro se passaria em apenas um dia, tenho que dizer que não é bem isso o que acontece. Uma grande parte dele se passa, sim, nesse período, mas o restante se estende por praticamente um ano. 

Será mesmo possível fazer isso? Recomeçar? Será que eu iria querer? Será que, se eu pudesse, apagaria todo o ano passado?

Durante esse tempo, Allyson aprende muito sobre si mesma e sobre a vida. As 24 horas que se permitiu viver deixando todas as regras de lado, andando sem rumo e fazendo o que sentisse vontade de fazer a cada momento a marcam profundamente. Ela não tem mais certeza de quem é e nem de como quer viver - será que vale a pena voltar à segurança que o controle lhe traz, ou será que se arriscar lhe fará mais feliz? Como não consegue definir isso, é bem difícil se relacionar com as pessoas e seguir em frente.

As pessoas que fingimos ser já estão dentro de nós. É por isso que fingimos ser essas pessoas, para começar.

A narrativa tem focos diferentes em cada parte do enredo: primeiro, romance; depois, drama. Aí embarcamos com a protagonista em uma investigação, e foi nesse momento que fiquei mais viciada na leitura. Ela precisava esclarecer os fatos, e eu precisava disso tanto quanto ela. A dúvida chegava a doer em mim. E aí, quando achei que estava entendendo as coisas, pelo menos em parte, o livro terminou e fiquei sem entender nada. Algo muito importante acontece, mas a Gayle mais uma vez termina um livro de um jeito inacreditável. 

A história desse livro não me tocou tanto quanto a história de Se eu ficar, mesmo que eu tenha adorado a leitura também. É meio impossível eu não gostar de um livro que fale de Shakespeare em tantos momentos. Tenho um pressentimento de que desta vez o segundo livro da série, Apenas um ano, vai mexer mais comigo, porque é ele que vai preencher as lacunas. Espero que seja lançado logo, porque estou louca de curiosidade!

Talvez acaso não seja a palavra certa, ao final. Talvez seja milagre. Ou talvez não seja um milagre. Talvez seja simplesmente a vida. Quando a gente se abre para ela. Quando se coloca no caminho dela. Quando diz sim.

21 comentários:

  1. Oi Ju <3

    Ainda não li nada de Gayle Forman, mas estou com o "Se eu Ficar" e a continuação e mal posso esperar para começar a leitura. Gostei muito da sua resenha e já estou pensando em colocá-lo na lista. Gostei da temática ser intercâmbio <3 E ter Shakespeare <3 E Paris <3 Enfim, é um livro que me atraiu pela sua resenha!!! Parabéns minha linda <3

    Beijos, Rob

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é intercâmbio que ela faz não, Rob... é meio que uma viagem de turismo cultural.Beijo!

      Excluir
    2. Ai Ju, é que pra mim viajar com as amigas para outro país vira intercâmbio. HAHAHAHAHAHA Mas entendi que é uma viagem cultural *o*

      Excluir
  2. Oi Ju, tudo bem?
    Diferente do que aconteceu com você, 'Se eu ficar' não me agradou taanto e acabei nem pegando a continuação para ler. Por conta disso, fiquei com um pouco de receio de ler 'Apenas um dia'. Sério, nem dei uma bola para o coitado. Mas ao ler sua resenha constatei que eu deveria lê-lo. Primeiro porque eu gosto bastante de livros ambientados em outros países (mesmo tendo ficado com a impressão de que algumas 'cenas' são meio corridas, devido a agenda apertada de Allyson e sua amiga); segundo porque sou aloka de histórias de amor, e fiquei imaginando tudo o que aconteceu em Paris e quais foram as consequências desse ato. Eu jurava que o livro todo era em apenas um dia, mas depois que li suas observações concluí que esse 'dia' foi o em Paris e a curiosidade só aumenta. Vou lê-lo o quanto antes ^^


    Beijos :*
    Blog Procurei em Sonhos

    ResponderExcluir
  3. Oi, Ju!
    Nossa fiquei muito curiosa pra ler esse livro.
    Amei a resenha e confesso que a capa e sinopse dele já tinham me chamado a atenção. Mas agora com a sua resenha, eu sinto que preciso ler! rs

    Beijoss
    Jaque.

    ResponderExcluir
  4. Oi Ju!

    É claro que eu pensei que a história desse livro ia se passar em apenas um dia, ainda mais sendo escrito pela Gayle Forman. Eu li "Se Eu Ficar" e não gostei muito, acabei criando expectativas demais. Mas acabei gostando demais de "Para Onde Ela Foi", onde a verdadeira história acontece, na minha opinião. Tenho vontade de ler esse livro dela também e, por Deus, espero não me decepcionar.

    Beijo!
    http://www.roendolivros.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi Ju, tudo bom? A Gayle gosta mesmo de matar as pessoas de curiosidade né?! kkkkk Fiquei muito curiosa em ler este livro, agora que sei que tem uma relação (mesmo que pequena) com Shakespeare! Outro ponto alto: Paris <3 enfim! Louca pra ler este livro agora rs


    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  6. Oi Ju!
    Ainda não li nada da autora, mas estou bem curiosa sobre Apenas um dia, ainda mais porque acabei de passar em medicina, então acho que vou me identificar com a personagem. Pensei que o livro se passava em só um dia...
    Bjs
    sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Ju!!!
    adorei a resenha, to mt curiosa para ler, amo pariiiiiis e tudo que envolve rsrs
    beijos
    www.marichic.com

    ResponderExcluir
  8. Oi, Flor! Tudo bom?
    Allyson tem mesmo uma vida controlada e sem espaço para imprevistos, não é? Acho que não iria conseguir viver assim, claro que para cursar uma faculdade de Medicina é preciso muita disciplina e dedicação, mas acho que em algum momento ela vai pirar, ainda mais com a pressão da mãe. Adorei ler que ela resolve largar tudo o que está programado e vai para algo novo, inusitado.
    Meu Deus nem eu estou acreditando que ela vai mesmo embarcar para Paris, que sonho! Ela deve estar mais do que realidade e sinto que muitas coisas vão rolar nessa aventura. Por mais que tenha sido revelador descobrir esse novo lado dela, claro que vai implicar muitas consequências, mas tenho certeza que ela vai tomar a decisão correta, e que é melhor para ela. Sua resenha me conquistou, assim como o livro, e lá vai mais um pra minha lista!

    Beijinhos,
    www.percepcoes.blog.br

    ResponderExcluir
  9. Ainda não conhecia este livro, mas adorei!!!
    Parece ótimoooo
    Bjs
    www.satisfashionbrazil.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Ju, acabei de ganhar este livro e estou louca para ler, mas acho que vou esperar um pouco mais por conta do segundo volume. Vamos ver...
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  11. Oi Juju, tudo bem?
    Eu já vi que essa autora gosta de brincar com um tema que me fascina: E se???
    Escolhas difíceis novamente para enfrentarmos. Mas vou escolher meu lado dessa vez. Ela não pode viver uma vida de mentiras. Ela não pode ser aquela que os outros querem que ela seja. Vai doer, mas é um remédio necessário.
    E meus olhos brilharam quando você falou algo que eu não sabia: tem uma investigação nesse livro!!!!!! E a dúvida lhe tomou a ponto de doer??? Não precisa dizer mais nada: eu quero esse livro!!!!!!
    Adorei sua resenha!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Ola Ju lindona a premissa desse livro é linda, já estou até com o livro para ler, assim como você amei Se eu Ficar, espero que a autora na continuação não deixe pontas soltas. Vou ler com certeza ainda mais depois de sua resenha positiva. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  13. Estou com esse livro aqui para ler. Li Se eu ficar e Para onde ela foi, não foram as melhores leituras. Tenho várias críticas, principalmente, para o Se eu ficar.
    Mas não posso negar que o estilo da autora é fácil de ler, sem muita enrolação.

    Beijos
    Os nós da rede

    ResponderExcluir
  14. Oi Ju... hoje eu peguei nesse livro na cultura, mas não consegui comprar porque estava muito caro e lembrei que estou sem dinheiro kkkkkkk quero muito ler esse livro... achei a premissa muito boa... e só receosa com o final... porque eu assisti o filme Se eu ficar e o final me deixou frustrada kkkkk e me disseram que no livro é a mesma coisa... acho que a autora gosta desse bum que ela dá no leitor... mas mesmo assim eu estou curiosa... Xero!!!

    ResponderExcluir
  15. Olá

    Gostei da premissa por conta da viagem e da montagem da peça e também fiquei pensando que a história se passaria em apenas um dia. Não é o tipo de livro que eu costumo ler, mas até que fiquei curioso com toda a história, os mistérios e o drama haha Não me interesso pela leitura de Se Eu Ficar, irei conferir o filme em algum momento da minha vida e mesmo assim achei essa premissa mais chamativa que aquele outro, não sei. Quem sabe eu acabe conferindo.

    PS: Sempre tive uma certa curiosidade sobre a srta. És formada em que?

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  16. Oi Ju, sempre vejo esse livro mas nunca paro para ler sobre. E hoje ao fazê-lo fiquei empolgada com a premissa. Bom saber que a leitura foi tão bacana para você, mas depois de saber desse final sem respostas acho que prefiro aguardar sair a continuação. Sofro demais com esses finais com lacunas em aberto, rs.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  17. Oi, Ju.
    Não conhecia o livro, apesar de já ter lido muitas resenhas de Se eu ficar e por isso conhecer a autora. Em um primeiro momento o livro não me chamou a atenção, mas assim que li que acontece algo e que a protagonista precisa procurar respostas, me surgiu uma pulga atrás da orelha. Acho que vou aguardar a próxima resenha e me decidir se leio.
    Abraços

    estantejovem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oi, Ju!

    Eu AMEI a história de Apenas Um Dia. Me identifiquei muuito com a personagem e como sou fã de viagens e ~autodescoberta~, eu me envolvi muito com a leitura. <3

    Beijo!

    Dyana
    www.desejoliterario.com

    ResponderExcluir
  19. Sabe, eu não tenho muita vontade de ler os livros da Gayle, já tentei pegar "Se eu Ficar" umas três vezes e simplesmente não rolou :/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo