quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

[Resenha - Geração Editorial] Brilho

Postado por Ju às 23:00
Título: Brilho
Livro #1 da série Em Busca de Um Novo Mundo
Autora: Amy Kathleen Ryan
Tradução: Ana Death Duarte

Sinopse: A Terra não existe mais, e em duas naves que procuram um novo mundo no espaço, uma menina de 15 anos precisa casar e engravidar para garantir a sobrevivência da humanidade. Enquanto isso, uma sucessão de acontecimentos eletrizantes torna a jornada pelo espaço algo absolutamente imprevisto. Temas como religião, a escolha da mulher e a ideia de poder e dominação vão aparecendo muito suavemente articulados ao longo da trama, amarrando o leitor com surpresas e reviravoltas estonteantes. São temas universais, postos num livro por uma escritora surpreendente e que promete arrasar a cena literária a partir desta sua fantástica criação. (retirada do site da editora)

Em Brilho, duas naves  - a Empyrean e a New Horizon - partem da Terra com uma missão: encontrar a Terra Nova, uma nova morada para a raça humana, e propagá-la. Houve um ano de diferença entre a partida de uma e outra, e elas não deveriam se encontrar no espaço. Mas isso acaba acontecendo. A New Horizon desacelera seu percurso para se encontrar com a Empyrean. O capitão não conta à tripulação o motivo disso, até que seja bem tarde para fazer alguma coisa.

A sinopse não é muito exata. Nenhuma menina de 15 anos é obrigada a se casar e ter filhos - como ela me fez acreditar. O que acontece é que a viagem até a tal Terra Nova é muito longa, e as pessoas precisam se reproduzir para ter sucesso nela. Novas gerações de indivíduos são completamente necessárias para que os objetivos sejam atingidos. Então, todos torcem para que as pessoas tomem a decisão de se casar cedo e comecem a gerar crianças assim que possível - questão de sobrevivência da espécie. É uma pressão feita sobre toda uma geração, e não apenas sobre uma menina específica.

A reprodução no espaço é complicada. Cientistas nas duas naves buscaram arduamente, durante muitos anos, um modo de torná-la possível. Infelizmente, só os de uma delas tiveram sucesso. E isso dá origem a um conflito bem sério.

Ainda estou um pouco confusa com algumas coisas. Por exemplo, o que de fato fez com que a Terra se transformasse em um lugar em que a espécie humana não podia mais imaginar um futuro. Pelo que eu entendi, a decisão de procurar uma Terra Nova para a propagação da humanidade foi tomada porque as condições ambientais se tornaram intoleráveis. Pessoas foram selecionadas para a missão, e divididas em duas naves. O critério principal para definir como as tripulações seriam formadas foi a religião: os que tinham uma ficariam em uma das naves, os que não tinham, na outra; houve pouquíssimas exceções. Isso também me pareceu um pouco estranho. Acredito que nos próximos livros da série as coisas fiquem mais claras para mim.

Brilho coloca em discussão vários assuntos relevantes. Será que é uma coisa moralmente aceita obrigar os outros a aceitar um modo de vida e uma missão na qual não acreditam, e com a qual não se sentem nem um pouco confortáveis? É certo retirar toda a liberdade individual, para que a coletividade seja beneficiada?

É discutido também o quanto o poder pode transformar um indivíduo. A autora mostra que uma pessoa considerada boa por todos que convivem com ela pode perder o controle ao exercê-lo, principalmente se fizer isso sem a interferência e a colaboração de mais ninguém. O carisma e a capacidade de persuasão podem acabar transformando um indivíduo bom e generoso em um tirano.

Minha personagem preferida foi a Waverly (a garota de 15 anos da sinopse). Ela nunca desiste de lutar, tem um raciocínio rápido e é muito inteligente. Não perde a esperança jamais. Só que a garota sofre grandes traumas no decorrer da narrativa, e acho que perde um pouquinho da sua capacidade de discernimento no final do livro. Não consegue mais definir quem é digno de sua confiança. Sua vivência a faz querer distância de tudo que pareça fanatismo. Mas eu mal podia acreditar no quanto ela se tornou cega para algumas coisas. Quando a gente quer acreditar em algo, realmente é bem difícil nos convencer do contrário. E uma pessoa assim se torna facilmente manipulável, se for convencida de que você acredita no mesmo que ela.

A diagramação está muito boa, e o início dos capítulos está lindo! Vocês podem conferir lendo um trecho do livro, aqui. A capa de Brilho me arrebatou desde a primeira vez que a vi, eu simplesmente precisava conhecer a história. Deixo o book trailer para vocês, ele fala de algumas coisas que não citei na resenha. =)

23 comentários:

  1. A princípio me pareceu uma história bem boa. Não que seja exatamente inédita, já vimos outras nessa linha de esgotamento do planeta e procurar outro lugar para a espécie humana. Um ponto que achei interessante foram os toques de feminismo (mesmo que superficiais).

    Por outro lado, uma história como essa precisa ser bem escrita e amarrada, para não virar uma salada sem sentido. Também não sou muito fã de se misturar ficção com religião. Aguardemos também os outros livros da série, para ver se o ritmo se mantém.
    bjos!

    ResponderExcluir
  2. Olá Ju,

    Realmente a capa do livro é linda, desde de que eu vi eu já queria ler esse livro, daí eu li a sinopse e vi que se tratava de um tema que eu gosto muito, não poderia deixar de ler ele, a resenha só me deixou com mais vontade de conhecer essa historia, espero que nos próximos livros, a autora consiga definir o que fez a Terra ficar inabitável, para podermos entender melhor.

    Mayla
    http://meulivromeutudo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Ju achei a história do livro superlegal, mas um pouquinho confusa rs. A capa é linda, e eu leria, parece que o livro tem tudo pra dar certo - eu espero - E o booktrailer foi muito bem feito, adorei! Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  4. Oi Jú!
    Eu já tinho lido algo sobre esse livro em um outro blog, mas como era post de divulgação eu acho, acabei gerando uma impressão diferente de agora que li sua resenha, pois eu imaginava um romance melado com ficção cientifica de pano de fundo.
    Me parece ser um livro complexo que precisa de muita concentração para leitura, esse é um bom tema, imaginar o que as gerações futuras precisarão fazer para sobreviver caso a de agora continue a mal tratar o planeta inconsequentemente, vou aguardar mais resenhas ou quem sabe a sua do segundo livro para me decidir se leio ou não essa série!

    Abraço
    Claudinei Barbosa
    http://resenhandoecontando.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Olá Ju!!!
    Essa capa é realmente incrível!!!! Também estou apaixonada por ela e por esse livro!!
    Ele está na minha lista.. hehe, achei interessante os questionamentos que o livro propõe sobre a liberdade, sobre a influência e tal!!!
    Agora achei um pouco chato a autora não explicar com clareza porque a terra se tornou inabitável, mas é esperar que ela venha deixar isso mais explicito nos próximos livros!!!
    Gostei bastante da proposta do livro! Mas estou querendo parar de começar ler series e terminar primeiro as que iniciei! hehe pior que tá difícil viu?!!!!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Fiquei bem curiosa pra ler tb...

    Ótimo final de semana..

    beiJUs
    http://feiffercereja.blogspot.com.br/2013/12/toni-sando-preguica-ou-falta-de-coragem.html

    ResponderExcluir
  7. Achei que a história parece bem interessante, apesar de se basear no típico clichê de uma "Terra inabitável".
    A capa é simplesmente maravilhosa, adoro o acabamento.

    ResponderExcluir
  8. Parece ser um livro bem legal. O que me irrita são as editoras usando Jogos Vorazes como referência na capa. Gostei da resenha (:

    http://viva1livro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá, esta capa é mesmo linda, muito chamativa mesmo! Concordo que pela sinopse entendemos que o filho desta garota de 15 anos irá salvar a humanidade, não em geral rs
    Mas achei o enredo bem interessante, apesar de algumas coisas serem um pouco confusas, como você mencionou. Espero que os próximos volumes expliquem mais sobre este mundo, fiquei com vontade de ler também e descobrir como será o desfecho do livro :)

    ResponderExcluir
  10. Oiee, eu gostei desse livro, primeiramente porque a capa é linda, a geração está bombando com as lindas capas dos lançamentos, eu também amo livros que envolvem distopia e ficção, adorei a resenha e fiquei com vontade de ler, apesar das criticas negativas, quero muito ler rs!!

    ResponderExcluir
  11. Oi Ju! Sabe a capa é bonita e premissa é legal! Mas mesmo assim não me chamou atenção! Por agora não leria! Mas boa resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi Ju!
    Parece ser um história um pouco complexa, mas muito interessante, vi várias resenhas elogiando a obra, mas acho q vai agradar mais quer curti ficção científica e distopia, né?
    Adorei, espero conferir em breve. A capa é linda!

    Bjs
    Aline Lima
    http://alinenerd.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Ju, tudo bem??
    Eu sou completamente apaixonada pela capa desse livro e assim como você fui arrebatada por ela... tanto que coloquei no meu blog como top comentarista. Eu também quero muito ler esse livro, vou comprá-lo junto com o do top. Eu gostei de sua resenha e achei muito louco essa divisão das naves por religião... e também esse fato das pessoas saírem da terra devido a devastação biológica... porque sinceramente falando do jeito que as coisas por aqui realmente está a caminho disso, mas enfim... quero muito ler a história... Xero!!!!

    ResponderExcluir
  14. Oi Jú,

    A história deve ser interessante, apesar de deixar algumas lacunas pelo que entendi na sua ressenha, mas talvez tenha sido algo proposital para os próximos livros. A capa realmente é muito linda e atrativa. Uma questão fica para mim: Por que separar quem tem religião de quem não tem? Para mim a diversidade é muito importante, claro respeitando as diferenças individuais. Não concebo um mundo de iguais, até porque as pessoas são diferentes em sua essência e se complementam justamente pelos opostos. Agora, realmente ficam mensagens interessantes para que possamos refletir, como por exemplo, sobre nosso planeta e nossa responsabilidade com sua preservação.

    Bjs
    Tânia Bueno
    http://facesdaleiturataniabueno.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oie Ju
    A capa também me chamou a atenção quando vi pela primeira vez. O que entendi é que a história ficou bem confusa, até mesmo essa questão da sinopse. Tem algumas lacunas consideráveis, mas como não li o livro não posso dá uma opinião mais detalhada. Mas em todo caso eu gostei da premissa do livro é assim que tiver oportunidade vou ler. Parabéns pela resenha, ela ficou muito bem elaborada.

    Beijos,
    Jéssica
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  16. Oi Ju

    Gostei muito de sua resenha e vou procurar esse livro para conferir principalmente sobre as questões que envolvem as pessoas se sacrificarem pelo bem maior da humanidade!

    Super bjos
    http://www.i-likemovies.com/

    ResponderExcluir
  17. Olá, quando vi esse livro pela primeira vez fiquei encantada. A capa
    é um espetáculo, bem chamativa. A sinopse também me conquistou. Ao
    ler sua resenha, é ruim quando lemos algum livro e não temos as respostas
    de imediato, as vezes isso atrapalha a leitura. E adoro protagonistas que são fortes, adorei
    bjs

    http://www.loveebookss.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi Ju,
    Primeiro a capa é muito bonita.
    O assunto, na verdade, já está batido, sei lá, ando lendo muitas resenhas e livro sobre o tema e já estou um pouco saturada. hihihi
    Estou a procura de coisa nova!

    Bjs

    ResponderExcluir
  19. Essa é a primeira resenha que leio desse livro. Achei a premissa interessante, mas odeio quando fazem sinopses que dão a entender uma coisa e a história é outra. Acaba gerando frustração esse tipo de coisa.
    Achei interessante os temas abordados. Essa sede por poder e a influência que causa nas pessoas, sempre acabam em ótimos personagens para trama.
    Vou procurar para ler. Obrigada pela dica.
    Beijos
    Bell

    ResponderExcluir
  20. Tem uma ideia interessante, uma nova distopia que com esse tema nunca tinha ouvido falar, essa história de naves, perigos e romances, com certeza deve render uma ótima sequência e filme também, esse booktrailer me deixou curioso desde a primeira vez que vi, pensando bem essa história de uma Terra em que não possamos habitar um dia pode se tornar real, quem sabe não tenhamos que fazer igual a Waverly?

    ResponderExcluir
  21. Esse livro me instiga imensamente! A capa é linda, a premissa bem interessante e essa frase que menciona minha saga favorita é covardia!!
    Quero ler, o mais rápido possível esse livro, para matar minha curiosidade.
    Beijos Ju, ótima resenha....

    ResponderExcluir
  22. Olha, tenho um pé atrás com a Editora Geração. Traduções pobres, com erros excessivos - grafias, tempos verbais e etc - e o título não é algo que chame a atenção. E o resumo passa uma ideia totalmente diferente da sua resenha, mas vc citou alguns pontos me fizeram mudar de ideia. Tenho ele aqui na pilha de não lidos, então vamos ver se me animo XD

    ResponderExcluir
  23. A capa é realmente linda...
    Essa ideia de ir para procurar outra Terra me lembrou um pouquinho Darkover...
    Fiquei com bastante vontade de ler...
    Beijos...

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo