sexta-feira, 21 de setembro de 2012

[Resenha] Starters

Postado por Ju às 11:00
Título: Starters
Autora: Lissa Price
Tradução: Ivan Panazzolo Júnior
Editora: Novo Conceito

Sinopse: Callie perdeu os pais quando a Guerra dos Esporos varreu todas as pessoas entre 20 e 60 anos. Ela e seu irmão mais novo, Tyler, estão se virando, vivendo como desabrigados com seu amigo Michael e lutando contra rebeldes que os matariam por uma bolacha. A única esperança de Callie é Prime Destinations, um lugar perturbado em Beverly Hills que abriga uma misteriosa figura conhecida como Velho. Ele contrata adolescentes para alugar seus corpos aos Enders - idosos que desejam ser jovens novamente. Callie, desesperada pelo dinheiro que os ajudará a sobreviver, concorda em ser uma doadora. Mas o que parecia ser a solução é apenas o começo de grandes descobertas... E Callie terá que lutar para tentar sobreviver. (retirada da orelha do livro)

Eu tenho que parar de ler livros que são séries (e que me deixam louca pra saber a continuação) antes de ter a série toda disponível! rs... Essa autora é uma pessoa muito cruel por terminar a história como ela terminou!! Pelo menos são só dois livros, e não deve demorar tanto assim para Enders estar disponível.

Eu não gosto de ele ser comparado a Jogos Vorazes (na capa diz que "Fãs de Jogos Vorazes vão adorar"). Ok, tem alguns elementos em comum: é uma distopia; uma garota resolve correr um grande risco para salvar o irmão e está dividida entre dois amores. Mas a história não tem absolutamente nada a ver. É uma coisa completamente diferente.

Em Starters, somos apresentados a um mundo em que a ganância e a luta pelo poder chegaram a tal ponto que estourou a guerra biológica.

Vocês não se lembram? Não se lembram de que ninguém estava conseguindo vencer as batalhas do Anel do Pacífico e foi por isso que eles lançaram os mísseis de esporos contra nós? Não se lembram de que usamos as armas de pulso eletromagnético para destruir os computadores dos inimigos, seus aviões e seus mercados de ações? Foi uma guerra, gente. Ninguém venceu.

Os esporos contaminaram grande parte da população. Todas as crianças e adolescentes perderam seus pais. Quando a ameaça foi percebida, começaram a aplicar vacinas, iniciando pelos mais vulneráveis: os idosos (conhecidos como enders, ou seja, os que estão no fim da vida) e os menores de 20 anos (os starters, que ainda estão começando a viver). Não houve tempo para que a ação se completasse, e as pessoas entre 20 e 60 anos foram dizimadas. Os que não tinham outros parentes, como avós, que se responsabilizassem por eles, começaram a ter os bens de sua família confiscados pelo Governo e a ser enviados para instituições que os tratavam com desumanidade.

Era doentio pensar que as coisas haviam chegado a esse ponto. Quando deixamos o prédio e descemos pelos degraus, eu não conseguia tirar o rosto de Sara da cabeça. Ela era uma versão mais jovem de mim mesma, a pessoa que eu fora durante o último ano. Uma órfã desesperada e faminta, ansiosa para conseguir restos de qualquer coisa, à mercê de um sistema que se importava menos com menores sem família do que com cães abandonados.

Para escapar das instituições, os menores sem família tinham que viver fugindo. Alguns moravam em prédios comerciais abandonados, outros optavam pelo crime. Independente da escolha, tinham uma vida de privações, em que sobreviver era seu maior objetivo. Antes de alcançarem os 19 anos, o Governo não lhes permitia trabalhar ou votar.

Callie Woodland é uma garota de 16 anos que há um ano vive nas ruas com seu irmão de apenas 7 anos, Tyler, e com um amigo, Michael. Tyler está doente e Callie, ao ouvir falar da Prime Destinations, vê na empresa uma oportunidade deles poderem voltar a ter uma vida quase normal. Mas, para isso, ela precisará alugar seu corpo para algum ender rico que queira se sentir jovem novamente por um certo período.

No início eu achei que todos os enders eram seriamente doentes, mas na verdade alguns não têm ideia das consequências do aluguel. A maioria pensa nisso como uma diversão qualquer. Os starters que se submetem ao procedimento normalmente precisam muito do dinheiro, não sabem mais o que fazer para continuar vivos. Mas algumas vezes possuem outro tipo de motivação.

Callie é alugada rapidamente, mas seu neurochip começa a apresentar problemas, que fazem com que a personagem faça descobertas impensáveis sobre o real objetivo da organização que a contratou. 

Starters é um livro cheio de aventuras e surpresas, eu fiquei realmente pasma com algumas descobertas. Quando você pensa que não tem como a situação piorar, descobre que tem sim, e muito.

A Callie é uma personagem muito carismática, uma garota decidida, generosa e corajosa. Ela não pensa só em si, nem somente em seu círculo de relacionamento e sim, em promover uma mudança geral para que o risco que se apresenta a todos os jovens seja contido a tempo.

Eu adorei a leitura e vou esperar ansiosa pelo próximo e último volume! =)

Para quem ainda não viu o book trailer, deixo aqui embaixo. E aproveitem para adicionar o livro no skoob! Até mais!


10 comentários:

  1. Agora eu fiquei feliz. Saber que Starters não é prte de uma trilogia e são só dois livros. Eu estou com o livro na minha estante só aguardando estar completo para poder ler e viva só falta um livro.

    ResponderExcluir
  2. Que bom que você gostou do livro, assim a foto com o livro gigante que tinha no estande da Novo Conceito se torna mais especial.
    Beijos
    Le

    ResponderExcluir
  3. OI Ju ^^

    Saudades daqui, mas acho que agora minha rotina se estabilizou rs 0/
    Eu também adorei ele, e concordo nada a ver compararem co Jogos Vorazes, agora é assim vivem comparando os livros.Adorei o Michael, apesar dele não aparecer muito. E como vc disse, quando achamos que não pode mudar, muda sim, o que foi esse final? Não gosto quando passo a gostar de um personagem e ele bem, vc sabe né, o ..esqueci o nome..pois é! Eu adoraria que virasse filme, mas teria que ser bem fiel, o que já é difícil. Tomara que lancem logo a continuação..

    Beijos :D

    ResponderExcluir
  4. Tenho muitaaa vontade de ler este livro. Acho a capa dele maravilhosaaa mas estou meio por fora, nem sabia que o livro na verdade era uma série.. =/

    Beijos
    Dani - http://chabiscoitoseumlivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Eu estou louca para ler ele, esses dias vi um (não me lembro aonde) e fui correndo mostrar minha mãe mas ela acabou com minha alegria e mandou eu devolver o livro kkkkkkk Ainda bem q são apenas dois livros, assim não pesa tanto na hora da compra!

    ResponderExcluir
  6. QUE CAPA MAIS LINDA GENTE *------* Distopias me atraem sempre, isso de imaginar um sociedade totalmente diferente, onde tods os valores se invertem. Gostei muito da trama dessa história e estou muito afim de ler.

    ResponderExcluir
  7. Eu também adorei o livro e fiquei super ansiosa pelo próximo, também fiquei muito frustrada com o final rsrsrs Devia ter pelo menos uma espiada no primeiro capítulo de Enders, no final de Starters :)

    ResponderExcluir
  8. oho eu quero muito ler esse livro, ele parece ser bom demais

    ResponderExcluir
  9. Eu amo distopias e essa série é uma que eu quero muuuuito ler, só que eu vou esperar a série finalizar, justamente porque eu não gosto de ficar morrendo de curiosidade para saber a continuação.

    ;)

    http://pseudonimoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Ju! Olha eu aqui nos comentários das resenhas antigas do blog! Acabei de ler Starters, e senti que precisava ler sua resenha de novo. A capa é tão linda Ju! Brilha todinha com aqueles detalhes de tecnologia, serve até de espelho haha. Concordo com você, como a autora pode terminar o livro com uma coisa tão importante dessas? Amei esse livro, devorei ele como se fosse o ultimo livro que leria em minha vida, to morrendo de vontade de ler Enders, e posso dizer que me apaixonei pelo Blake (mas cá entre nós não gostei muito quando descobri a verdade) a autora conseguiu fazer uma história completa e nem um pouco cansativa, e com um romance na hora certa, vibrava e ficava feliz por Callie o tempo todo haha. Por incrível que parece me simpatizei com todos os personagens até o Velho, acho que eles foram tão bem feitos que foi impossível odiá-los, enfim eu quero Enders! ruum, haha!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo