Título: Lulital - A Magia Começa
Autora: Pri Beletato
Editora: Dracaena
Sinopse: Às vésperas de seu aniversário Cindy tem sua vida transformada pela descoberta de um mistério cujo ápice gira em torno da morte da própria mãe. Ao se aprofundar neste mistério ela descobre um mundo paralelo ao nosso, onde seres mágicos ganham vida e acaba descobrindo sua verdadeira identidade. Em meio a tantas descobertas se vê parte de uma antiga lenda a qual ela terá de protagonizar se quiser salvar este reino mágico recém descoberto, além de descobrir o que aconteceu com sua mãe. Entre tantas aventuras e mistérios Cindy ainda terá de lidar com um repentino romance, o qual poderá colocar em risco muito mais que sua própria vida. Seu regresso inusitado até sua cidade natal onde sua mãe desapareceu há dez anos tende a se tornar o maior acontecimento de toda sua vida. Seu regresso a Luanda desencadeará uma série de mistérios e descobertas que levarão Cindy a viver momentos além de sua imaginação, momentos que serão capazes de decidir o futuro de sua existência. Magia, Mistério, aventura e descobertas infindáveis farão com que uma decisão deva ser tomada. "Aquele era o momento, eu estava ali e contemplava tudo ao meu redor. Eu via o sofrimento, eu via a tristeza e o desespero daqueles que eu mais amava. Uma escolha deveria ser tomada para que Lulital pudesse ser salva. O tempo corria e eu estava ali sem coragem para decidir. De repente, o fim se aproximou...."
Este é o livro de estréia da autora brasileira Pri Beletato, direcionado ao público infanto-juvenil. Considero uma ótima apresentação do mundo das fadas para esse público. Uma leitura leve e super tranquila, que utiliza uma linguagem simples, bem acessível pra eles.
Eu adoro o nome do mundo criado pela Pri: Lulital. Muito fofo. Só queria ter conseguido visualizá-lo melhor. Achei que faltaram detalhes de caracterização, mas tenho certeza que isso fez mais falta pra mim do que fará para as crianças, elas têm a capacidade criativa muito mais desenvolvida que a minha!
Não gostei da capa, principalmente depois de ler o livro. Esta não é, decididamente, nenhuma das fadas da história. Elas usam sapatilha, as asas se estendem por quase todo o corpo e usam vestidos bem mais bonitos que esse aí! rs... Pelo menos respeitaram a cor característica da Cindy, o azul. E colocaram a cachoeira, que é um elemento essencial para o desenvolvimento do enredo, mas que também não imaginei nem um pouco parecida com essa. Se a cachoeira de Luanda fosse gigante assim, com certeza a Cindy não precisaria da ajuda de ninguém para encontrá-la. Ou seja, acho que acertaram nos elementos, mas pecaram na execução. Poderia ter ficado perfeita.
Sobre a história. Cindy, aos seis anos, perde sua mãe, que desaparece misteriosamente. Quando isso acontece, a dor de seu pai é tão grande que ele muda de cidade com a filha, por não poder suportar a vida no lugar que lhe tirou a esposa. Dez anos depois, eles têm que voltar a Luanda para que ele assuma a direção do hospital de sua família. Cindy resiste à ideia mas, surpreendentemente, se adapta com facilidade à nova vida. Até que coisas estranhas começam a acontecer e os eventos de dez anos atrás parecem estar se repetindo.
Eu fui com a cara da Cindy. Ela conseguiu me cativar, mas mesmo assim acho que sua história poderia ter sido mais bem trabalhada. Não dá pra entender como os sentimentos dela surgem. Queria entrar dentro da cabeça da personagem, mas não pude. Na verdade, todos os personagens são apresentados superficialmente. Como o livro só tem 141 páginas, achei compreensível. Ele terá continuação, então torço para que a autora me permita conhecer todos com mais profundidade.
Eu quero mesmo ler o segundo livro quando for publicado! Apesar dessas coisinhas que apontei, gostei muito de conhecer o mundo que a Pri imaginou. A leitura fluiu, li quase tudo enquanto esperava uma amiga (ela se atrasou um pouquinho! rs...)
O livro mostra um processo de auto-conhecimento protagonizado pela Cindy, que descobre aos poucos coisas a seu respeito graças a sua "visita" a Lulital. Mostra que a coragem, a amizade e o amor são as maiores armas que alguém pode possuir na luta contra o mal. Que enquanto houver pessoas de alma pura, o bem sempre prevalecerá.
Eu quero mesmo ler o segundo livro quando for publicado! Apesar dessas coisinhas que apontei, gostei muito de conhecer o mundo que a Pri imaginou. A leitura fluiu, li quase tudo enquanto esperava uma amiga (ela se atrasou um pouquinho! rs...)
O livro mostra um processo de auto-conhecimento protagonizado pela Cindy, que descobre aos poucos coisas a seu respeito graças a sua "visita" a Lulital. Mostra que a coragem, a amizade e o amor são as maiores armas que alguém pode possuir na luta contra o mal. Que enquanto houver pessoas de alma pura, o bem sempre prevalecerá.
Um conto-de-fadas brasileiro muito recomendado!
Parabéns pela resenha Ju! Estou ansiosa para ler Lulital! Beijos!
ResponderExcluirOi Ju!
ResponderExcluirEssa história parece ser muito bonita. Como é o primeiro livro da autora, provavelmente o próximo será mais completo e como você disse, talvez o público infanto-juvenil consiga viajar mais que nós adultos... e realmente, uma capa em sincronia com o enredo é sempre melhor!
Beijos... Elis Culceag. www.arquivopassional.com
Ju, adorei seus comentários. Fico tão feliz que tenha gostado da história.
ResponderExcluirBeijinhos...
Bom, eu achei bem fofa a idéia de viajar por Lulital, vou confessar que não tenho experiência por esse tipo de "temática"... É que na verdade, sobre fadas eu só me recordo da Sininho, rsrs
ResponderExcluirMas fiquei com bastante vontade de ler Lulital!
Que capa linda! deve ser uma maravilha kkk Lulital combina perfeitamente com o mundo da magia, e me faz lembrar dos filmes de fada Sininho etc...
ResponderExcluirO livro me deixou meio confusa, não tenho certeza se quero ou não ler, o que me atrai mais para a leitura é essa capa fantástica, nem tanto pela beleza, mas sim pelas cores, que vibrantes @@ Ah, vai, quero ler xD
ResponderExcluirNão sou fã de fadas nem magia. A capa é bonita, mas não me interessa a leitura desse livro.
ResponderExcluir;)
http://pseudonimoliterario.blogspot.com.br/
sua resenha ficou otima, achei super diferente a capa desse livro e sem duvida uma leitura interessante!
ResponderExcluir