domingo, 3 de janeiro de 2016

[Resenha - Verus Editora] Uma chama entre as cinzas

Postado por Ju às 19:00
Título: Uma chama entre as cinzas
Autora: Sabaa Tahir
Tradução: Jorge Ritter
Verus Editora
Número de páginas: 434
Skoob


Laia é uma escrava. Elias é um soldado. Nenhum dos dois é livre. No Império Marcial, a resposta para o desacato é a morte. Aqueles que não dão o próprio sangue pelo imperador arriscam perder as pessoas que amam e tudo que lhes é mais caro. É neste mundo brutal que Laia vive com os avós e o irmão mais velho. Eles não desafiam o Império, pois já viram o que acontece com quem se atreve a isso. Mas, quando o irmão de Laia é preso acusado de traição, ela é forçada a tomar uma atitude. Em troca da ajuda de rebeldes que prometem resgatar seu irmão, ela vai arriscar a própria vida para agir como espiã dentro da academia militar do Império. Ali, Laia conhece Elias, o melhor soldado da academia — e, secretamente, o mais relutante. O que Elias mais quer é se libertar da tirania que vem sendo treinado para aplicar. Logo ele e Laia percebem que a vida de ambos está interligada — e que suas escolhas podem mudar para sempre o destino do próprio Império.

Laia vive em um mundo em que se rebelar é algo bem perigoso. Seu povo, os Eruditos, que se preocupava mais que tudo com o conhecimento e o belo, foi escravizado pelos Marciais, um povo para quem o poder e a dominação são as coisas que mais importam. Laia perdeu os pais e a irmã mais velha há muito tempo, e vive com seu irmão e seus avós. Descobre que o irmão está metido em algo perigoso, pois ele tem um caderno de desenhos em que registrou coisas que nunca deveria ter tido oportunidade de ver. 

Numa noite, sua casa sofre uma batida. Ela é a única que consegue escapar, embora ache difícil se perdoar por isso, e passa a ter como único objetivo resgatar o irmão da prisão. Para isso, precisará de ajuda, e acaba não tendo outra escolha a não ser negociar com os rebeldes. Mas nada será simples: Laia vai precisar se tornar uma espiã e viver como escrava de uma mulher fria e cruel: a comandante de Blackcliff, a temida escola que forma os máscaras, os combatentes mais poderosos do reino.

E é lá que ela conhece Elias, o filho da comandante, mas que incrivelmente parece ser diferente dos demais estudantes. Os olhos dele demonstram certo calor, certa piedade. Laia não sabe, mas ele não suporta a vida que leva. Tanto que planeja deixá-la para trás logo após a formatura, tem tudo pronto para tornar-se um desertor. Mas acaba mudando seus planos quando acontece algo que pode mudar o destino do mundo.

Já havia lido algumas resenhas desse livro, todas bem positivas. Mesmo eu tendo altíssimas expectativas a respeito da leitura, elas foram superadas. O livro já começa de forma bastante ágil, e eu não conseguia parar de ler. O que mudou mais para o final, mas só porque doíam tanto em mim as coisas que estavam acontecendo que eu precisava parar para respirar. Poucas vezes vi uma história tão cruel e ao mesmo tempo tão fascinante.

Ninguém é livre. As pessoas têm seu destino traçado e dificilmente conseguem fugir dele. Os máscaras, por exemplo, os melhores guerreiros entre os Marciais, são tirados de suas casas aos 6 anos. Os que sobrevivem a uma seleção inicial iniciam seu treinamento. Depois de aproximadamente 15 anos na escola, os que conseguem se formar não têm outra escolha a não ser servir o Império da forma que lhes for ordenada. Nenhum deles consegue passar ileso pelos anos de aprendizado, todos são castigados, principalmente fisicamente, por qualquer erro ou demonstração de fraqueza. Precisam se tornar leais e mortíferos, e grande parte deles acaba perdendo qualquer resquício de consciência. 

A narrativa se alterna entre Laia e Elias, então conhecemos os pensamentos de duas pessoas que tiveram vivências bem diferentes, que deveriam estar em lados opostos e de forma alguma acreditar nas mesmas coisas. Só que os dois acabam descobrindo que querem muitas coisas em comum, inclusive sua consciência tranquila e sua liberdade.

A autora construiu a história muito bem, e claro que terminava os capítulos de cada um dos protagonistas nos momentos mais angustiantes. Todos os fatos são importantes, o livro tem mais de 400 páginas, mas elas são realmente necessárias. 

A Laia passa por cada coisa... é o que dizem, nós só descobrimos a força que temos quando precisamos dela. Imaginem, a garota perde toda a sua família e de repente tem que se tornar escrava para, talvez, conseguir ter seu irmão de volta. E escrava de uma pessoa completamente sem coração que faz todos que estão ao seu redor se sentirem da pior maneira possível. Precisa aprender a domar seu medo e encontrar coragem e determinação para seguir em frente.

- O medo só será seu inimigo se você deixar. (...) Medo demais e você está paralisada. (...) Medo de menos e você se torna arrogante. (...) O medo pode ser bom, Laia. Pode te manter viva. Mas não deixe que ele a controle. Não deixe que ele semeie dúvidas em você. Quando o medo tomar conta de você, use a única coisa mais poderosa e mais indestrutível para combatê-lo: o seu espírito. O seu coração.

Elias não fica muito para trás. Foi abandonado pela mãe, e nem tinha ideia de quem era até ser levado para a escola que ela dirigia. Seu avô logo se encantou por ele e passou a protegê-lo e ensiná-lo da forma que podia, mas a mulher que lhe deu a vida nunca lhe tratou como se fosse mais que um incômodo que precisava aturar.

Os personagens secundários são tão fascinantes quanto os protagonistas, nos surpreendem a todo momento. A presença constante deles torna o enredo ainda mais vivo e especial. Se o livro tem algum erro, passou despercebido. Amo a capa, acho linda e condizente com a história. 

O livro tem bastante ação, tem um pouco de romance, e também possui uma pitada forte de fantasia. A autora nos apresenta a seres que muita gente acredita que nem existem, mas que têm um papel essencial na trama. Seres sombrios e nada amigáveis.

Enfim, acho que deu para perceber que amei demais essa leitura. O livro terminou de uma forma que faz a gente querer muito a continuação, mas não de uma maneira desesperada, nada daquilo de terminar a narrativa no meio de uma cena. Algumas partes do universo criado pela autora ainda não foram reveladas, mas com certeza ela vai nos mostrar muito mais sobre ele no segundo volume, que tem previsão de publicação para agosto de 2016 no exterior.

30 comentários:

  1. Oi Ju, ando cada vez mais curiosa para ler esse livro devido aos elogios. Gostei bastante da resenha e quero conferir essa leitura.
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Parece ser uma história bem interessante e envolvente, e todos os personagens parecem ter uma historia de vida bem triste. Não sei se eu leria o livro, mas de fato parece ser uma excelente obra.

    Beijos!

    http://cantinhodacult.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi!! Já tinha ouvido falar desse livro mas não tinha me interessado em ir atrás dele pra conhecer um pouco sobre o enredo da estória..e até que gostei..me dá a impressão de ter muita ação e é nisso que gosto em um livro de distopia :)

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/2015/12/resenha-primeira-chance-abbi-glines.html

    ResponderExcluir
  4. Nossa, eu ainda não conhecia esse livro e só pela capa já fiquei interessada. Esse universo me chama muita atenção, gostei do livro pela tua resenha e fiquei curiosa com a leitura. Achei toda a trama muito instigante Li cada parágrafo da sua resenha morta de curiosidade para ler todo o livro. Quero muito poder ler agora em 2016.

    ResponderExcluir
  5. Oi, confesso que livros assim eu não sou muita fã... Mas sua resenha conseguiu me convencer, muita coragem dela aceitar passar por isso sem nem saber se realmente conseguirá salvar seu irmão e para os dois protagonistas quão ruim deve ser ter sua vida toda já traçada sem direito a escolhas... Adicionado com sucesso a livros que quero conhecer, apesar de ser uma história cruel e eu saber que em alguns momentos vou sofrer também quero saber mais sobre ela!
    Beijos
    - Bruna
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  6. Nossa, nunca li um livro desse jeito, que fala de imperio e soldados. Amei <3 To sentindo um romance no ar hahaha Adorei sua resenha e a capa do livro é linda!
    http://b-uscandosonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Amei esse livro! Já estou procurando para adquiri-lo!
    A historia parece ser fascinante.
    Beijos, Lara!

    ResponderExcluir
  8. Sabe que quando eu li a sinopse não tinha me interessado muito na trama? Mas depois de ler algumas resenhas, inclusive a sua, fiquei muito empolgada para conferir! Eu já tenho o livro, então espero que ainda esse mês, talvez no próximo, eu leia.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  9. Eu estou louca pra ler esse livro. Tenho visto tantas coisas positivas em relação a ele que nossa, não posso deixar passar do mês que vem. Aliás, que capa linda af preciso muito. Parabéns pela resenha, aliás, você mandou muito bem. :D

    ResponderExcluir
  10. O pessoal tem amado mesmo este livro, só vejo elogios...Ainda não tive a oportunidade de lê-lo, mas caso isto aconteça, espero gostar também.

    Beijo, Vanessa Meiser - Retrô Books
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Amo livros assim, que não importa o tamanho ou a quantidade de páginas,ele vai te prendee até o final. Com certeza estará entre meus desejados do ano. Bjks!
    Hanna Carolina.

    ResponderExcluir
  12. Oi, Ju!
    É sempre maravilhoso quando um livro supera as nossas expectativas.
    Já estava ansiosa para ler "Uma chama entre as cinzas",mas agora a ansiedade dobrou. Adorei a sua resenha.
    Beijokas!

    ResponderExcluir
  13. Oiee ^^
    Esses autores que nos deixam angustiados hein..tsc tsc. Esse é um livro que eu tenho muita curiosidade para ler, vi que bastante gente está gostando, e a premissa dele é incrível. Agora eu não sei se arrisco a leitura ou se espero a continuação...haha' saber que não acaba no meio de uma cena me deixou aliviada, mas ainda não sei *-*
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oie!
    Esse livro foi um dos melhores lidos em 2015! A narrativa dessa autora é fantástica! Ainda não li alguma resenha negativa sobre essa trama espetacular! Também não vejo a hora de ler a continuação desse livro \o/
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  15. Essa é a primeira resenha que vejo desse livro, não tinha conhecimento dele e só pela sinopse talvez eu não me interessasse. Mas vou aguardar, pois no momento estou fugindo de séries.
    -Mari

    ResponderExcluir
  16. Oiieee,
    Olha pela capa eu deixaria o livro passar,
    mas lendo a sua resenha fiquei intrigada com essa trama e acho que faria sim essa leitura. E com prazer. A resenha está maravilhosa.
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Essa capa é um arraso... estou babando nesse livro desde o lançamento e todas as resenhas que tenho lido quando a ele, me instigam ainda mais... espero poder ter a mesma experiência que você quando tiver a oportunidade de lê-lo.

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
  18. Olá,
    Onde estive que não tinha ouvido falar desse livro? Amo fantasias e ainda mais quando elas são bem construídas com essa parece ser. E o bom que ela vez de uma forma em que pudesse alterar o foco entre os personagens, pois assim você tem uma visão maior do livro. Adorei e já vou indo anotar a dica, porque não podemos deixar passar um livro bom assim

    ResponderExcluir
  19. Oii
    Quero muito ler esse livro. E saber que ele é bom só me dá mais vontade de ler! Tem continuação então é sofrimento certo enquanto temos que esperar! Pretendo fazer a leitura em breve!
    Bjus

    ResponderExcluir
  20. Oi!
    Estou vendo muitas resenhas positivas desse livro.
    Realmente a história é incrível e muito bem construída, e amei a forma com que você explicou direitinho o livro na resenha ^^

    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir
  21. oooiii, tudo bem? Espero que sim. Assim... O começo da sua resenha ficou um pouco confuso, mas apartir do segundo parágrafo, você conseguiu organizar suas ideias e ficou um texto bom. O livro eu achei meio clichê, um governo opressor e uma garota com sua família vive lá sem se rebelar, ultimamente esse tipo de história está muito comum, então eu passo a dica. :D Beijos
    Sthe - Blog
    http://leesoncre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Olá!
    Ainda não conhecia esse livro, mas achei a capa bastante bonita. Confesso que não me interessei muito pela trama - mesmo você tendo gostado tanto :(
    Espero que a continuação te encante da mesma forma.
    Beijos,
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Olá!
    Eu não sabia que o livro era tão bom. Eu vendo pela capa não compraria. Mas depois dessa resenha fiquei super curiosa para conhecer os personagens e vê se eles conseguem mudar o seu destino.
    Adorei a resenha.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Olá Ju, ainda não conhecia o livro, mas na minha opinião não o compraria pelo fato de não fazer muito o meu tipo, ainda sim gostei muito de sua resenha, deixando claro a história contida no livro sem relatar muitos fatos que não iriam fazer outros leitores gostarem dele (o famoso Spoiler rsrs.)

    Bjs,
    Túlio.

    ResponderExcluir
  25. Olá!
    Eu simplesmente amo essas histórias em que os personagens vão contra o sistema.
    Já virei fã da Laia por ela ter a coragem e a força de enfrentar tudo pelo irmão e muito curiosa para ler o livro e tirar minhas próprias conclusões.
    bjs
    diariodeumapsicopedagoga.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  26. Olá Ju
    Tudo bom?
    Eu não conhecia o livro e essa é a primeira resenha que leio dele, e só por saber que você gostou tanto e superou suas expectativas, me fez ficar mais curiosa com relação a trama toda e principalmente em saber se ela consegue salvar seu irmão.
    Bela resenha como sempre.
    Beijos

    ResponderExcluir
  27. Olá! Gostei bastante da sua resenha. Fiquei bem impressionada com a história desse livro. É bem triste a situação que ela fica: perde a família e ainda para recuperar o irmão tem que ser escrava...Fiquei com uma vontade enorme de ler este livro, principalmente por saber que a parte de fantasia é bem trabalhada. Beijos

    http://livrosepergaminhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Ooi,
    Já tinha visto o livro por aí mas sua resenha me deixou muito interessada na leitura! Vou colocar na minha lista de urgências.
    Vitória Zavattieri
    Corujas de Biblioteca

    ResponderExcluir
  29. Como assim??? Sério que as expectativas estavam altas e foram superadas??? E eu aqui adiando a leitura do livro????
    Não é bem meu estilo de leitura, e eu até pensei em passar ele para um dos colunistas do blog, mas algo me dizia que não e ele acabou ficando comigo. Ler sua resenha me deixou super empolgada. É o próximo a ser lido, com certeza!
    Espero gostar tanto quanto você :)
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  30. Gostei muito da sua resenha e pretendo ler em breve, pela sua descrição o livro parece muito bom!
    Mas vou aguardar o proximo ser lançado por aqui, estou pra morrer de tanto livro que estou esperando a continuação, acho uma tortura!!
    Adorei sua resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo