terça-feira, 5 de janeiro de 2016

[Resenha - Galera Record] Um dia existimos

Postado por Ju às 21:30
Esta resenha não possui spoilers deste livro ou do livro anterior da série. Porém, caso não tenha lido o primeiro volume, recomendo que pule a sinopse. 



Título: Um dia existimos
Autora: Kat Zhang
Tradução: Joana Faro
Livro #2 da trilogia As Crônicas Híbridas
Editora: Galera Record
Número de páginas: 304

Uma trama distópica, passada num futuro onde pessoas com duas almas habitando o mesmo corpo são uma possibilidade. Considerados instáveis e perigosos, os híbridos foram perseguidos e eliminados das Américas. As fugitivas irmãs Addie e Eva encontram abrigo com um grupo de híbridos que coordenam um movimento de resistência. Apesar dos conflitos envolvidos em dividir um corpo, ambas estão animadas para se juntar à revolução. Com o envolvimento, entretanto, surgem as dúvidas: até que ponto Addie e Eva estão dispostas a usar da violência em nome dessa causa?

Um dia existimos é o segundo livro da trilogia As Crônicas Híbridas. Nela, conhecemos duas irmãs de 15 anos, Addie e Eva, que até o momento conseguiram se manter seguras mesmo que escondam um grande segredo. Elas são híbridas, ou seja, são duas almas que dividem o mesmo corpo. No mundo em que nasceram, isso é normal em crianças... mas aos 4 ou 5 anos acontece a definição, em que a alma dominante assume o corpo e a alma recessiva desaparece para sempre. 

Não foi o que aconteceu com elas, embora tenham conseguido convencer os médicos de que sim (mesmo que com anos de atraso). Híbridos após a infância são considerados instáveis e perigosos, e afastados da sociedade, só que felizmente as garotas escaparam desse destino. Mas uma amizade inesperada acaba provocando imensas reviravoltas nas vidas delas.


Fiquei fascinada quando li o primeiro volume dessa série. Achei algo realmente original - e, para quem comentou que se lembrou de A Hospedeira, preciso dizer que não tem nada a ver. Afinal, naquele livro almas invadem corpos e o objetivo é se livrar da alma que o habitava originalmente, e aqui duas almas já nascem dividindo um mesmo corpo. É uma situação completamente diferente. Infelizmente, minha empolgação não se manteve todo o tempo durante a leitura desse livro.

Não que eu não tenha achado a história boa. É que a leitura do volume anterior me deixou em um ritmo frenético, e este livro é muito parado. É quando descobrimos um pouco mais sobre o que está acontecendo, mesmo que nem todo mundo passe informações confiáveis. É também o livro que parte o coração do leitor ao revelar que muita gente não é como parece ser. E que tem gente que realmente segue à risca o ditado "os fins justificam os meios" sem se importar nem um pouco com as consequências de suas atitudes.

A sensação de poder era apavorante. Era assim que as mudanças começavam? Aquela sensação semelhante à de estar à beira de um abismo, desejando voar, mas com medo de cair?

Mesmo com a lentidão da narrativa na maior parte do tempo, li o livro bem rapidamente. Estava muito curiosa a respeito dos acontecimentos, e isso me fez devorar a história. Só bem no final encontrei mais ação no enredo e aí, em alguns momentos, fiquei bastante agoniada. Mais uma vez, me envolvi muito com os protagonistas e torci com todas as minhas forças para que desse tudo certo para eles.

A autora trabalhou com bem mais intensidade nesse volume a relação entre Addie e Eva. Ela se torna cada vez mais complexa, à medida que as garotas vão desejando um pouco mais de independência. Algo realmente difícil de conseguir tendo que lidar com um corpo em comum.

O final do livro, como o do primeiro volume, não é desesperador. Pelo contrário, até acalmou um pouco o meu coração. A situação dos personagens ficou extremamente complicada, e espero conseguir descobrir logo como a autora vai lidar com o último livro desta trilogia. A boa notícia é que ele já foi publicado no exterior há um certo tempo, então acredito que a publicação por aqui não vá demorar.

33 comentários:

  1. Tema estranho kkkk levando em consideração que existem casos clínicos de dupla personalidade, este livro me lembrou um pouco na hora que vc falou que era perigoso quando se mantém as duas almas, sem uma dominante, já que em casos de dupla personalidade, geralmente uma é bem diferente da outra (uma boa e a outra não tão boa assim).

    Fiquei curiosa pra saber o que certa amizade faz com as duas. E também para saber como se vive com duas almas, dois pensamentos, pq eu tô só com uma e é difícil demais kkkk
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Olá! Essa já é a segunda reseha sobre esse livro que eu leio e cada vez mais eu fico morrendo de vontade DD ler ele. Adoro uma boa distopia e essa coisa de duas almas em um só corpo parece dar margem para muitos problemas e complicações.
    Adorei ver a sua opinião sobre esse livro!

    Beijos!

    www.cantinhocult.com

    ResponderExcluir
  3. Oi
    Lembro de ter lido resenhas do primeiro livro, mas confesso que não chamou muito minha atenção.
    Que pena que a "qualidade" desse livro caiu. É tão ruim quando perdemos um pouco da empolgação, quando na verdade deveríamos nos empolgar mais.
    De qualquer forma, você transpareceu que valeu a leitura. Espero que o próximo chegue logo.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  4. Ainda não tinha ouvido falar na trilogia e confesso que após ler a resenha, li a sinopse também porque fiquei curiosa. Já inclui o primeiro volume na lista de livros que quero ler e espero ter a mesma experiencia que você: ficar empolgada e até agoniada com os acontecimentos!!!
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Amiga eu acho que nunca vi a resenha desse livro sabia? Mas eu nào sei se iria gostar da trama, porque quando tu disse que a narrativa é um pouco parada eu já desanimei. Eu não curto, porque sinceramente normalmente livros assim me dão sono e eu fico brava com isso viu? rs

    Mas mesmo assim quem sabe eu venha a conhecer a obra, até porque não custa né? Eu odeio também julgar um livro sem antes conhecer e espero fazer a leitura quando tiver no clima =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/01/resenha-uma-princesa-em-meu-lugar.html

    ResponderExcluir
  6. Oiee ^^
    Essa série parece ser incrível, vi que bastante gente se surpreendeu bastante com o rumo que a autora deu aos personagens, e estou curiosa para ler o primeiro livro. Sem contar que as capas são lindas, né? Ainda bem que o final não é desesperador...haha' o terceiro ainda não saiu, né?
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oie. Eu até achei interessante o enredo, mas não ando gostando de séries. Muito poucas são as q realmente precisam de três ou mais livros pro desenvolvimento da história, e a maioria me parece tão esticada que fica descaracterizada. Ando evitando

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Vi a postagem pouco depois de ir dormir e acho que sonhei com a capa kkkkk ou com algo parecido com ela. O livro parece fazer meu tipo, intenso mas relaxante no final. Tenho medo de pegar livros de quem eu nunca li com medo de como seria o final... pode ser traumatizante kkk
    bjss
    http://umavidaliteraria1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá!!!
    A primeiro livro está na lista e espero ler em breve; pois achei a história interessante e diferente das que tenho lido ultimamente. Parece que neste o ritmo da história mudou um pouco e se tornou mais lento. A resenha passa o que espera da história.

    Carla Fernanda
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi Ju, tudo bem?

    Gostei bastante da sua resenha, já tinha visto em outro blog e me chamou bastante a atenção. Realmente, não tem nada a ver com "A Hospedeira", mesmo que lá tenhamos duas almas vivendo juntas, não é essa a intenção.

    Imagino que seja realmente difícil para as protagonistas, principalmente tendo pensamento e vontades diferentes. Pena que o início foi um pouco mais parado... e nossa, é mesmo de partir o coração ver que alguns personagens que gostávamos não são tão confiáveis assim. Mas que bom que o final foi mais ágil e você pode se envolver mais. E apesar de eu gostar finais eletrizantes, esses que são calmos também são bons, pois não nos deixam tão angustiados pelo próximo livro... e espero que seja lançado aqui no Brasil logo.

    Beijinhos,

    Rafa || Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  11. Oi Ju.
    Dua almas num mesmo corpo?! Esse enredo tem realmente um diferencial, pena que ele manteve um ritmo constante, é a maldição do segundo livro mesmo rsrs.
    Não anoto a dica pra leitura necessária e imediata, mas se um eu tiver a oportunidade farei a leitura um dia.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  12. É a segunda resenha que leio desse livro e tive a mesma sensação: preciso ler logo. Eu adoro esse tipo de tema que foge do comum, que é diferenciado e ainda traz algumas reflexões a cerca de nossas vidas. Eu quero muito ler, não só pela capa sensacional e incrível que tem, mas pelo conjunto inteiro da obra. :D

    ResponderExcluir
  13. Olá tudo bem ?
    esses livros com temas diferentes não constumam me chamar muito a atenção, mas a capa desse livro é linda e sua resenha para mim ficou bem completa e chamativa, mas mesmo assim , ainda fiquei com uma pontinha de dúvida sobre se eu leria ou não.

    ResponderExcluir
  14. Oii, nossa que tema diferente, não conhecia essa trilogia, mas barecer ser muito bacana!
    Achei a capa muito bonita e depois de ler a resenha achei que faz muito sentido, adoreio.
    bjs
    http://poyozodance.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi, não sei se fui eu que comentei aqui, mas eu falei que lembrava, mas era mais pela parte de duas almas em um corpo que é o que acontece em A hospedeira, o resto eu notei ser plenamente diferente... Eu não sei se a história iria me conquistar e nem se iria gostar do segundo com essa mudança de ritmo, talvez isso me desanimasse um pouco, mas pela curiosidade acabaria lendo (acredito eu). Vou ver mais pra frente se eu inicio a leitura da série para ver o que vai ser. Muito boa a resenha.
    Beijos
    - Bruna
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  16. Desde que fiquei sabendo desse livro eu meio que dei uma barrada nele pois na premissa achei bem parecido com A Hospedeira e por não ter gostado muito desse livro meio que peguei uma rixa com esse livro...no momento não me interesso em lê-lo mas quem sabe um dia eu não o leia né?! o fato é que ameeei a capa dessa serie um mais lindo que o outro!!!

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/2016/01/resenha-vai-sonhando-megan-maxwell.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, agora você pode se render às capas e ler, né? Como eu disse na resenha, não tem nada a ver com A Hospedeira.

      Excluir
  17. Oi! O tema é interessante, mas não faz o meu género! Como foi referido por ti, lembrei-me logo de "A Hospedeira". Boa resenha! Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dev, o que eu disse é que é uma proposta bem diferente de A Hospedeira, acho que você não entendeu.

      Excluir
  18. POis é, eu ia dizer que tinha visto uma capa parecida, mas como não sabia de quem era achei que fosse diferente, mas agora que você disse que é um segundo livro entendo melhor. Geralmente é normal o segundo livro ser mais parado, já que sempre o primeiro nos deixa mais na loucura de conhecer tudo. E eu sempre espero que o próximo seja melhor. Acho legal a ideia deste livro e eu nem pensaria ser parecido com a Hospedeira.

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  19. Olá!

    Achei bastante interessante o enredo da estória, e entendi porque as pessoas costumam associa-lo a A Hospedeira, sei que são totalmente diferentes, mas espero que a estória seja no mesmo nível ou melhor que A Hospedeira, pois achei fascinante esse livro por aborda um tema tão incomum e pouco falado.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Olá,
    Essa é uma distopia bem diferente de todas já vistas atualmente. Vi esse livro a poucos dias em um blogger e agora li a resenha, mas nunca li o primeiro livro da série, mas fiquei interessada na trama e de como a autora desenvolve a escrita.

    Karine || Ainda Me Livro

    ResponderExcluir
  21. Oi Ju,
    Eu disse na resenha do livro Um que eu tenho muita vontade de ler essa série. Com a sua resenha,a vontade permanece mesmo que é narrativa deste seja um pouco mais lenta. O único senão é que a trilogia ainda não está completa aqui no Brasil e eu odeio esperar a continuação do livro, mas assim que sair, com certeza, eles terão lugar na minha estante.
    beijinhos
    Luana Lima
    http://blogmundodetinta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Oi!
    Não sei se eu eu fui a única mas o tema e a sinopse me lembrou do livro a Hospedeira.
    Então eu gostei!
    Acho que irei dar uma chance ao livro,sua resenha me deixou bastante interessada.
    Obrigada pela dica,beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como eu fiz questão de frisar nessa resenha por várias pessoas terem dito que se lembraram de A Hospedeira na resenha do livro anterior da série, não tem nada a ver com A Hospedeira, é uma proposta diferente. Mas que bom que se interessou.

      Excluir
  23. Já li ótimas opiniões sobre a série. O tema chama bastante atençao, levando em consideração o título dese livro. Gostei muito da premissa e pretendo em breve e conhecer a maneira que a história foi conduzida.
    Bjim!

    Tammy
    Livreando | Facebook

    ResponderExcluir
  24. Oi Juju, sua linda, tudo bem
    Eu não conhecia essa trilogia e como você achei super original e não consigo imaginar uma forma de fazer com que as duas sobrevivam no mesmo corpo. Acho inclusive que o final não vai ser feliz, a não ser.... Talvez, elas consigam um outro corpo, seria perfeito. Adorei sua resenha e estou super empolgada para conhecer essa história.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Ainda não conhecia essa trilogia, ela parece ser muito boa, embora esse seja o segundo volume, deu para saber bem, o que se passa na historia. Lendo a resenha, me lembrei do livro Pandemônio, que por ser o segundo volume - de Delírio -, me deixou com muitas expectativas, que não foram correspondidas.

    ResponderExcluir
  26. Oiee, tudo bem??

    Achei interessante a proposta do livro, duas almas em um só corpo desde o nascimento. É intrigante, mas também sinistro. Como seria isso? Amo a minha irmã, mas tenho minhas desavenças com ela. Se as duas brigam, ou discutem, como fica? Fiquei curiosa.

    E por mais que você tenha dito que é diferente de A Hospedeira, é impossível ler a sinopse ou a resenha sem lembrar dele. Por mais que seja diferente, meu cérebro fez a conexão direta huehue

    Beijos

    ResponderExcluir
  27. Oi!
    Esse livro tem me chamado bastante atenção, com toda essa coisa de seres hibridos.
    Uma pena que ele foi mais lento que o anterior, deve ser porque é o livro do meio da série e quizeram explicar tudo nele para depois resolverem no último.
    Apesar disso ainda estou com muita vontade de ler a série, vou procurar o primeiro no skoob pra ver se acho de troca.

    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir
  28. Olá!
    Eu li a resenha do primeiro livro em outro blog e fiquei curiosa com essa história. Não vi nada parecido com isso. E agora lendo a resenha desse segundo livro, me deixou ainda mais ansiosa para conhecer a vida de Addie e Eva e como elas lidão com o dilema de terem só um corpo. Prevejo grandes aventuras nessa história.
    Adorei a resenha e anotei a dica.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Eu li o primeiro, apesar de original, eu não gostei muito! Não me prendeu tanto, então nem vou começar esse para não desanimar do que li até aqui rs
    Acharam parecido com A Hospedeira? Eu lembrei de Interligados! Que gostei mais, por sinal rs

    Bjus
    blog Fundo Falso

    ResponderExcluir
  30. Fiquei muito interessada neste enredo. Uma história bem que dá o que falar. Zmdepois vou procurar o primeiro volume para ler. :)
    E essa coisa do.segundo.ser mais parado estou começando a achar que é mal de série. whehhhe

    Muito baca a resenha. Um abraço

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo