sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

[Resenha - Novo Conceito] Supernova: A Estrela dos Mortos

Postado por Ju às 21:30
Esta resenha não possui spoilers deste livro ou do livro anterior da série. Mas, caso não tenha lido o primeiro volume, recomendo que pule a sinopse.


Título: Supernova - A Estrela dos Mortos
Autor: Renan Carvalho
Livro #2 da série Supernova
Número de páginas: 480

Após deixar sua cidade natal, Leran está perdido em busca de uma pessoa que possa ajudar sua irmã Luana a controlar seus poderes. Enquanto foge de caçadores colocados em seu encalço, o arqueiro conhecerá novos lugares e aliados para sua jornada. Ao mesmo tempo, Tlavi, a jovem Estrela da Cura, tenta desvendar os mistérios de um criminoso capaz de erguer as forças das trevas no território pacificado do Reino Central. O caminho desses personagens está ligado pelo destino. Será que poderão lutar juntos para descobrir como vencer os novos inimigos? Conseguirá Luana despertar sua verdadeira força? Como Leran agirá diante da evolução dos poderes da irmã? É o que você vai descobrir em Supernova: A Estrela dos Mortos.

Supernova é uma série de fantasia nacional escrita por Renan Carvalho, e este é o segundo volume dela. Li o primeiro livro pela primeira vez em março de 2013 e amei demais, então imaginem a minha ansiedade por essa continuação... apesar de ter sido lançada em setembro de 2015, prometi a mim mesma que só leria depois de terminar todos os outros livros pendentes da editora, seria meu prêmio por estar em dia - e como eles são enviados todos os meses a vez desse demorou a chegar. Infelizmente, depois de tanta espera, acabei me decepcionando com a leitura.

Mas preciso deixar claro logo de início que essa decepção aconteceu por um motivo muito particular. A história mudou completamente de rumo - o que já era esperado -, e foram inseridos vários personagens novos nela. No meio desses personagens, foi colocada uma pessoa extremamente poderosa que tem um poder peculiar - controlar os mortos. Ou seja, temos criaturas que são espécies de zumbis no enredo, e quem acompanha o blog sabe que não tem nada que eu odeie mais do que zumbis. Não que seja exatamente isso o que vocês vão encontrar mas, enfim, criaturas de todos os tipos que comem pessoas são parentes próximos dos zumbis na minha cabeça, mesmo que sejam mais poderosas e tenham formas bem variadas. São nojentas, é isso o que me faz ter horror delas.

Esse foi o meu único problema com o livro, só que isso infelizmente fez com que a leitura se tornasse bem arrastada para mim, apesar da escrita do Renan continuar super fluida, e da história continuar interessante e intrigante. Levei quase duas semanas para ler porque precisava parar sempre por causa do meu estômago fraco. 

O autor construiu cenas de batalhas muito bem escritas, e fez com que a amizade tivesse bastante importância no enredo. Ele nos permitiu conhecer muito mais sobre o universo que criou. Se no primeiro livro a história ficou restrita a apenas uma cidade, neste o protagonista acaba atravessando basicamente todo um continente - sei disso porque no final do livro tem um mapa. *-* Os lugares são descritos na medida certa, de forma que o leitor consegue visualizar todos os ambientes sem ser sobrecarregado com detalhes desnecessários.

As páginas são amareladas, a fonte de um tamanho bom, Temos três narradores: Leran, o protagonista desde o primeiro volume, Tlavi e Gueth - estes dois, irmãos que ainda não havíamos conhecido em Supernova - O Encantador de Flechas. Vivem longe um do outro há bastante tempo, e entre eles foi criado um ótimo conflito.

As pessoas são iguais às plantas. Se você as rega com carinho, colhe felicidade. 

Os personagens, aliás, foram muito bem trabalhados. Embora sejam muitos, conseguimos nos lembrar de quem é quem com facilidade. Amo histórias com magia, então adorei conhecer mais sobre os poderes que as pessoas podem desenvolver. Mesmo que a leitura não tenha me agradado do jeito que achei que me agradaria, estou ansiosa pelo próximo livro. Espero que ele faça com que eu me apaixone completamente pelo enredo novamente.

Minha fé não está em deus algum. Ela está entre os humanos. São eles que podem mudar as coisas, que escolhem fazer o bem ou fazer o mal. E, entre todos, tenho mais fé nos que se mostram amigos, pois são esses os que me fazem sentir-me em casa.

18 comentários:

  1. Olá,
    Ainda não conhecia a série e fiquei bem empolgada, adoro fantasia e agora com essa pegada de Zumbis, fiquei ainda mais curiosa, que pena que os zumbis te atrapalharam tanto na leitura, acho que não tem assim um ser que me atrapalhe a leitura, eu costumo não gostar de ronancezinho, quando a história começa a girar em torno disso, aí já me estresso.
    Vou procurar o primeiro livro para conhecer mais a história, e valeu pela dica o/

    http://poyozodance.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Hello :)

    Não conhecia o título, mas vou confessar que a resenha do segundo me desanimou bastante e pretendo pensar algumas vezes antes de aceitar a leitura dele. Sou bem chata quanto a escolha de livros, principalmente de autores brasileiros (peguei muitos bem mais ou menos, então a pessoa já fica com um receio) e assim como você, apesar de amar o sobrenatural, não tem nada que eu odeie mais que zumbis. Deve ser bem broxante quando você gosta do primeiro livro, tendo uma premissa maravilhosa, aí vem o segundo e BANG, insere as criaturas mais chatas da vida... Ou da morte, né... Enfim, amei a resenha, mas acho que não leria, ou enrolaria ao máximo.

    Beijinhos e que a Força esteja com você!
    www.cantinhocult.com

    ResponderExcluir
  3. Olá :)
    Bate aqui o/ eu também não suporto zumbis, mas que pena que a trama não te agradou parece ser uma série bem interessante.

    Beijos,
    http://livrosentretenimento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oiee ^^
    Estou muito curiosa para ler esse livro ♥ já li várias resenhas do primeiro, e pelo o que eu me lembro, todas elas falaram muito bem dele. É uma pena que esse segundo tenha te decepcionado, mas como eu adoro histórias com zumbis, acho que vou gostar bastante. Eu espero gostar bastante *-* Confesso que não gosto muito quando são muitos personagens numa história, mas se o autor os trabalhou bem, acho que vou curtir :)
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br/2016/01/lancamentos-janeiro-editora-arwen.html

    ResponderExcluir
  5. Ei Ju!
    Poxa, que pena que não te agradou tanto... mas olha, alguns livros que são o segundo de coleções realmente não surpreendem tanto, acho que é pq o primeiro livro é sempre incrível demais quando queremos continuar a série. Bem, Supernova me pareceu uma HQ, mas pelo visto não é e o enredo dela é bem elaborado e consistente, me agrada muito isso. Boa sorte com a terceira leitura!
    bjs flor
    http://umavidaliteraria1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Menina, esperar três anos por uma continuação é muita judiação heim? E ainda rolou uma decepção com o rumo da história... que chato!!! Acho que eu não lembraria de todos os personagens com um intervalo de tempo tão grande e espero que o terceiro volume venha mais rápido e seja maravilhoso.
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Tudo o que você não curtiu muito na leitura foi o que mais me interessou! hahaha Adorei os parentes de zumbis, adoro histórias mais sangrentas. E adoro fantasia, então quero muito ler essa série!
    As capas são bem bonitas, gostei muito.
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  8. Eu pulei a sinopse, já avisando. Haha.
    Bem, eu AMO fantasia. É o meu gênero favorito, então é claro que eu me interessei pelo livro. Desde o nome até a capa que são super atrativas para mim. Eu sei que um autor é bom, quando ele escreve as cenas de batalha e consegue a aprovação do publico. São cenas bem difíceis de descrever e acredito que se ele conseguiu fazer isso, merece minha leitura. HAHAHAHAH com certeza irei procurar o primeiro livro da série e ler. :)

    Ótima resenha, beijo!

    ResponderExcluir
  9. Oi
    Essa série não chamou muito minha atenção. Gosto de fantasia, mas estou dando um tempo.
    Mas sei bem como é ter estômago fraco para algumas cenas. Dá um agonia né? Mas que bom que no final a leitura funcionou para você e que o livro vale a pena ser lido.
    Ótima resenha e ótima dica!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  10. Olá; tenho curiosidade para ler essa série desde o lançamento do primeiro livro, por ser nacional, por ter uma premissa bacana e pelas capas bonitas.
    Assim como você, não curto muito zumbis, só li um livro em que eles parecem mas acho que tenho que ler outro pra tirar uma conclusão.


    Participe do sorteio da Trilogia A Caverna Cristalina: petalasdeliberdade.blogspot.com .

    ResponderExcluir
  11. Oiii

    Ju, eu ainda não li nenhum desses livros. Conheci o autor e ele foi muito legal comigo (e isso me dá pontos para ler as obras)
    Confesso que tbm tenho o estômago fraco, mas pouca coisa hahah, não teria problemas.
    Gosto de livros descritivos e fiquei feliz em saber que não foi muuuuito, pq acaba sendo chato.
    Gostei da resenha (o que não é novidade) e espero começar em breve!

    Beijinho

    ResponderExcluir
  12. Oiii
    Já conhecia essa serie a um tempínho mas nunca tinha tido o interesse de me aprofundar e saber mais da estória desses livros..e cara serio..amoooooooooo zumbis tanto em livros como em serie/filmes de tv e já comecei a gostar desde dai =P Como não tinha lido o primeiro volume pulei a sinopse como vc recomendou... já ansiosa pra ler esses livros ^^ e ler essas cenas bem detalhadas do autor!!!

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/2016/01/resenha-magia-do-sangue-trilogia-primos.html#comment-form

    ResponderExcluir
  13. Oi, flor.
    Que pena que isso aconteceu com você… Te entendo completamente. Tem um série de livros que queria ler, mas abri mão disso porque tem aranhas gigantes no meio da história. Não poderia lidar com tais cenas. É o tipo de bicho que encarna todos os meus medos. Imagino como você se sentiu ao ler sobre zumbis, sendo o que mais odeia. :( Mesmo assim, deu para ver seu esforço em terminar a leitura e resenhar a obra sem se deixar influenciar. Parabéns por isso.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Olá!

    Quando o primeiro livro dessa série foi lançado, eu não me interessei nem um pouco até porque eu não conhecia o autor, não sabia o que esperar da escrita dele, e descartei sem nem procurar saber mais informações. Porém, eu vi alguns booktubers falando super bem da estória, e me arrependi de não ter lido. Só que por se tratar de uma série, não tenho a intenção de lê-lo em breve.

    Beijos,
    http://entreoculoselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi, Ju! Poxa, que pena que esse livro seguiu por rumos que você não curtiu tanto... Ainda mais que você gostou tanto do primeiro livro!! Mas que bom que você ainda quer dar uma chance pro próximo volume. Espero que seja recompensada :D Eu ainda não li nada do autor, mas já ouvi falar super bem dessa série. Pelo visto, ele sabe ambientar a história, desenvolver bem o enredo e prender a atenção do leitor com maestria. Quem sabe um dia dou uma chance :) Beijos!!

    ResponderExcluir
  16. Oi Ju, tudo bem??
    Que pena que esse livro te decepcionou, mas também você jamais imaginaria que seriam inclusos zumbis na trama... sei que não curte e imaginei seu sacrifício durante essas cenas, mas o que importa também é que o autor continua escrevendo bem e desenvolvendo a história... espero que no próximo volume ele possa te cativar mais que nesse... eu tenho curiosidade nessa série, mas isso em um futuro bem distante por enquanto... Xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Ju desanimei com os Zumbis eu não gosto muito de ler livros com esses personagens, uma pena pelo visto o autor inovou bastante mudando o rumo da história e incluindo mais personagens, não sei se gostaria desse rumo, ainda pretendo ler o primeiro livro. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  18. Não me lembro de ter ouvido falar sobre esse livro ainda... mas a capa, o personagem nela, me lembra o de FullMetal Alchemist que também tem o braço "meio assim". Gosto quando a amizade é priorizada na história. Adorei a resenha.
    -Mari

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo