domingo, 24 de janeiro de 2016

[Resenha - Universo dos Livros] Adorável Cretino

Postado por Ju às 19:00
Título: Adorável Cretino
Autora: Camila Ferreira
Editora: Universo dos Livros
Número de páginas: 256

Jason Hoffman é um empresário bem-sucedido do ramo hoteleiro em Las Vegas. Sua vida se divide entre reuniões de trabalho e festas luxuosas à caça de belas mulheres que possam lhe proporcionar inebriantes noites de prazer. Com uma personalidade envolvente e sedutora, ele sabe exatamente o efeito que causa nas mulheres e, por isso, consegue seguir à risca uma de suas regras primordiais: jamais ficar com a mesma mulher por muito tempo. E, apesar de ser um grande cretino, Jason terá de reconsiderar suas regras, visto que uma única mulher parece não ceder a elas. Hellen Jayne é inteligente, segura de si e sabe se valorizar no diz respeito ao seu trabalho no meio turístico e aos homens, por isso não se deixa inebriar pelos jogos de sedução de homens tal qual Jason Hoffman. Após se conhecerem em uma festa e o flerte terminar no fundo da piscina, ambos terão de lidar com uma ironia do destino ao se reencontrarem no ambiente corporativo.

Achei que esse livro fosse mais um hot, e por isso a leitura dele foi adiada por bastante tempo. Mas me enganei. Não classificaria esse livro como erótico, é um romance em que o sexo é mencionado com frequência, mas que não possui cenas de sexo descritivas. Sempre que um casal começa a se agarrar, a cena é interrompida.

Em Adorável Cretino, temos a narração em primeira pessoa dos dois protagonistas: Jason e Hellen. Da Hellen, gostei desde o início. Ela é daquele tipo de mulher que sabe o que quer e que não leva desaforo para casa. Não aceita ser vista como um objeto e procura se afastar de homens que perceptivelmente não prestam. Então, quando é abordada por Jason em uma festa, sendo que no grupo de mulheres em que ela está uma das garotas afirma ter acabado de transar com ele no banheiro, sabe que dele só vai querer distância.

Mas Jason é um tanto quanto insistente; é um lindo homem, com irresistíveis olhos da cor do Mar do Caribe, e ela não vê outra alternativa que o faça se afastar a não ser jogá-lo na piscina. Sim, é atrevida e bem resolvida nesse nível. Só não esperava que fosse dar de cara com ele em seu novo local de trabalho - e muito menos que fosse um dos donos do hotel.

Já Jason, pelo menos no início do livro, se mostra realmente um completo cretino. Fala de sexo o tempo todo, o tempo todo mesmo, e pega uma mulher atrás da outra. Foi muito fácil odiá-lo. Sinceramente, achei que não fosse conseguir finalizar a leitura. Até que as coisas começaram a mudar, e consegui torcer pelo casal. 

A narrativa da autora é fluida, e mesmo na fase em que odiei o Jason li o livro rápido. Tem passagens muito divertidas, e os personagens foram bem construídos. Adorei conhecer os melhores amigos e a família dos protagonistas.

Só teve algo que me incomodou. Como eu já disse, a narração é intercalada entre Jason e Hellen e, em alguns momentos, ao passar de um para o outro, a autora voltava muito na história. Isso me causou um grande estranhamento, acho que se ela não tivesse feito isso a leitura seria bem mais prazerosa.

Se você olha para essa capa e lembra daquela famosa série do Cretino, sou obrigada a concordar com você, remete bastante a ela. Não sei bem como são os livros daquela série, porque nunca li nenhum deles, mas não curti terem feito um visual tão parecido para um livro que também tem "cretino" no título. No geral, gostei da leitura, mas é um livro para ser lido sem grandes expectativas.

Nos livros e em filmes, existem finais felizes, mas na vida real passamos por conflitos decorrentes de nossas escolhas. Então, devemos abstrair aquilo que nos faz mal, pessoas, lugares e, principalmente, o passado. Acredito que devemos seguir em frente e sonhar sempre com os pés no chão.

12 comentários:

  1. Oieee,
    apesar de não ser uma grande fã de romances mais picantes, acho que esse livro seria uma boa opção.
    Gosto de narrativas que intercalam mais personagens.
    Só que a capa super remete a livros hots.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  2. Olá, nossa eu também esperava que fosse um livro totalmente hot e gostei de saber que não é bem assim, eu até gosto de livros eróticos mas não todos, a maioria não me agrada. Eu estava interessada nesse livro e fiquei ainda mais. Também não gosto quando a visão muda de personagem e a história volta um pouco, acho que fica cansativo e repetitivo demais. Porém se o livro for bom, deixo passar kkkk

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho muita dificuldade pra ler livros com homens que eu considero cafajestes, mas eu bem queria que fizessem um livro sobre uma mulher assim, poderosa, livre e cruel. Acho que seria interessante ver as coisas de outro jeito. Achei bom saber que não tem o exagero comum de alguns livros quanto a cenas de sexo, eu acho meio chato. A capa eu achei muito bonita, isso não nego.

    ResponderExcluir
  4. Olá minha linda,

    Eu pensava que o livro fosse da Série Cretino haha

    Normalmente quando o livro tem dois narradores os acontecimentos são relembrados diversas vezes e só mudando sob a ótica do narrador. Isso cansa demais.

    Beijos!
    poesiaqueencantavida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Ju, eu também ficaria incomodada com esse negócio de voltar muito na história quando trocasse de ponto de vista, amo troca, mas não quando se perde.
    Adorei a ideia e fiquei com vontade de ler apesar desse detalhe.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem?
    Confesso que a premissa da obra não me chamou tanto a atenção. Além disso, como não curto muito o gênero, acho que a obra não me envolveria.
    Ótima resenha.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do top comentarista de janeiro. Serão dois vencedores!

    ResponderExcluir
  7. Oi Juliana, ainda não li nada desse autor! Eu realmente me sinto mais conectada com o livro quando vejo que tem pontos de vista de cada um dos personagens sobre a mesma situação. Se já leu Jodi Picoult saberá do que falo e realmente gosto da escritora, espero ler esse livro também!Parece que vou gostar!Bjs

    ResponderExcluir
  8. Não me importo de ter cenas detalhadas de sexo, desde que o livro não seja apenas isso, mas gostei de saber que o livro não seria considerado um erótico, gosto de histórias bem desenvolvidas, e acho que quando o autor inclui sexo e só fica nisso meio que se perde. Que bom que esse livro não é assim, quero ler!
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  9. Oii
    Adoro esse tipo de livro... tenho vontade de ler esse livro, mas tinha um problema por causa justamente do nome.
    Acho que esse modo que vc começou a resenha foi essencial, a forma como frisou.

    Esse livro está na minha lista e pretendo ler em breve.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  10. Quando os autores voltam a estória quando mudam de ponto de vista me irrita bastante. Acabamos por ler a mesma coisa duas vezes!
    Não sei se curto essas cenas interrompidas kkk.
    No momento, não irei ler, mas vou anotar a dica pra quando quiser ler um romance despretensioso .
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi Juju, sua linda, tudo bem
    Não acredito que leu esse livro!!! Kkkkkk Que bom que no fim das contas não é hot e acabou sendo divertido. Concordo com você, lembra muito a outra série, e por ser da mesma editora, acho que eles poderiam ter um cuidado maior. Juju, adorei essa garota, como assim ela jogou ele na piscina, amei!!!!Agora, caramba, encontrar ele no emprego é muita sorte, risos... Agora para tudo: olhos da cor o mar do Caribe, esse home é um sonho, tirando é claro a questão de ele ser um cretino. Acho que vou odiá-lo também por um bom tempo, mas depois ficarei derretida por ele, ah..... Sua resenha ficou ótima.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oieee!
    Eu também não gosto de livros hot. E imaginava que este também fosse. Foi uma agradavel surpresa saber que é um romance. Apesar dos pontos negativos eu fiquei curiosa e vou ler e conhecer mais desse cretino.
    Beijos.....

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo