quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

[Resenha - Jardim dos Livros] As Lições do Mestre

Postado por Ju às 20:00
Título: As Lições do Mestre
Autor: Confúcio
Organização e tradução: André Bueno
(Selo Jardim dos Livros)
Número de páginas: 96

Esta é uma seleção de ensinamentos de Confúcio (551-479 a.C.), um dos maiores vultos da filosofia e da religião. Confúcio ensinava que a sobrevivência da civilização depende do exercício correto de uma cultura racional, da prática de uma moral eficaz em inibir o mal e ensejar o altruísmo e a bondade. Os preceitos confucionistas defendem uma base humanística na educação, cujo cerne é o aspecto humano e moral. Para o Mestre, o tipo ideal de indivíduo é o Junzi, o “educado”, uma pessoa de bons modos, instrução e qualidades morais elevadas. Traduzidos direto do chinês, estes pensamentos compõem um guia indispensável para nos aconselhar em tempos confusos e de relativismo moral como os de hoje.

As Lições do Mestre começa com uma introdução que fala um pouco sobre Confúcio e sobre a época em que ele viveu. É "um dos pensadores mais importantes da filosofia mundial" e viveu na China de 551 a 479 a.C. O momento era conturbado, e Confúcio se dedicou a encontrar algo que ajudasse com a sobrevivência da sociedade e com a dignidade humana. Era um educador, alguém "preocupado em resgatar sua civilização da ruína". Acredito que o trecho abaixo descreve muito bem seu principal pensamento.

Confúcio defendia, pois, que a sobrevivência da civilização dependia do exercício correto de uma cultura racional, da prática de uma moral eficaz em inibir o mal e ensejar o altruísmo e a bondade.

Confúcio acreditava que as pessoas não praticavam a moral por não terem sido educadas para fazê-lo. Não entendiam a necessidade de valores elevados e, assim, não se importavam se tinham atitudes reprováveis. Mas não pensem que ele era uma pessoa que não acreditava em mudanças, em transformações devido ao contexto.

Mestre é quem sabe o antigo e descobre o novo.

Além disso, Confúcio afirmava que dois tipos de estudo eram necessários: o estudo das tradições e da cultura, e a experiência de vida. Para ser considerada "educada", uma pessoa precisava não só conhecer a cultura e a moral, mas praticá-las. Para a publicação deste livro, foram selecionados alguns trechos do Lunyu - o texto básico da doutrina confucionista -, que é formado por fragmentos de lições recolhidos por alunos após a morte de seu mestre. Mas pertencer a uma doutrina não faz com que o texto seja dogmático, pelo contrário, tudo está aberto à discussão, como esteve na época em que Confúcio viveu.

O tradutor explica que optou por traduzir o chinês clássico de uma forma mais simples do que normalmente encontramos, e que isso implicou em recriações do texto. Isso ficou bem claro para mim quando me deparei com minha citação favorita do mestre. Eu a conhecia como: "Quando vires um homem bom, tenta imitá-lo; quando vires um homem mau, examina-te a ti mesmo". Neste livro, ficou assim: "Quando vir alguém de valor, inspire-se nele. Quando vir um incompetente, pense em si mesmo.".

A diagramação está muito linda. As páginas iniciais, e algumas no meio do livro, têm o fundo preto. As outras páginas são amareladas, têm um ótimo tamanho de fonte e foi colocada uma moldura em todas elas. Neste link vocês podem conferir como ficou tudo maravilhoso. Também foram inseridas algumas ilustrações. Minha única queixa é que o livro não possui orelhas... sim, sou daquelas loucas por orelhas que sentem muita falta delas. Amei a capa, e os versos dela e da contracapa são vermelhos. A editora realmente pensou em cada detalhe.

Como o livro tem menos de 100 páginas, li muito rápido. Mas ele é para ser consultado constantemente, já que possui ensinamentos valiosos. Adorei ter a oportunidade de ter uma obra que trata exclusivamente de Confúcio na estante. A maior parte do livro é um apanhado de citações, então vou finalizar a resenha com algumas das minhas preferidas. :) Tive que me esforçar muito para selecionar só cinco.

Estudar sem pensar é inútil. Pensar sem estudar é perigoso.

Saber o que se sabe e o que não se sabe: isso é conhecimento.

Controle a si mesmo e não errará o caminho.

Exija muito de si e pouco dos outros, e isso lhe trará sossego.

Pode ser que existam pessoas que consigam algo sem saber nada, mas não sou uma delas. Ouvir muito, selecionar o melhor, testemunhar e registrar, esse ainda é o melhor meio de estudar sem nascer sabendo.

19 comentários:

  1. Bem legal sua resenha, bem elaborada, porém o gênero não me atrai. Mas que bom que gosta. Parabéns.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia esse livro, mas já ouvi falar no autor.
    Não é um livro que faz meu tipo de leitura, portanto não colocaria na minha pilha pra ler.
    Que bom que gostou, ele é bem curtinho e adoro quando tem ilustração nos livros.
    Adorei as citações.

    Andresa Dias
    http://leiturasefofuras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oie.
    Eu tava super em dúvida se solicitava esse livro, acabei não solicitando por achar que era muito complexo pra mim, acho que tô me arrependendo..

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  4. Oi, Ju! Confesso que gosto de ler algumas frases dele, agora não sei se conseguiria ler um livro como esse. Pode ser que sim, mas acho que seria uma leitura meio arrastada pra mim, já que não é de meu costume. Mas, como disse, gosto muito de suas frases e pra quem curte, parece sim ser um livro bem rico e interessante. ^^
    Beijo
    www.viciadosemleitura.blog.br

    ResponderExcluir
  5. Oi!

    Já estudei sobre Confúcio, porém foi algo bem rápido. Ele realmente é um grande filosofo e o bom é que suas obras permitem serem lida e (re)lidas e independente da quantidade você sempre tira uma lição diferente.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Gostei da resenha e me pareceu ser um ótimo livro para ler e presentear alguém.
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Ju, tudo bem flor?
    Eu vou te dizer que nunca ouvir falar de Confúcio (não que me lembre), tanto que pesquisei um pouco sobre ele depois que li sua resenha.
    Eu fiquei bem curiosa a respeito da obra, pois adorei as citações que você colocou na resenha. Acho que um livro que todos devem ler, né? Com certeza contém lições muito importantes. Já anotei a dica ;)
    Também fico super incomodada quando não tem orelhas. Te entendo.
    Ótima resenha ;)

    Beijos
    Leitora Sempre

    ResponderExcluir
  8. Ooi! Parabéns pela resenha :)
    Eu não sabia sobre este livro, mas seu gênero não é um que eu leia. Gostei de alguns quotes que você escolheu!
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Oie,
    Gostei das citações, mas mesmo sendo curtinho não é uma leitura que eu faria, gosto de mergulhar num mundo que me tira da realidade e alivie a minha mente que carrega tantos problemas, se eu começar a pensar tanto em frases realistas acho que piro, mesmo elas sendo verdadeiras e lindas, não sei se me entende...eu sempre procuro uma fuga a realidade. Quem sabe em outra época da minha vida eu leia e curta, mas não vai ser nesse ano.

    Beijos
    http://amagiareal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá!

    Não conhecia esse livro, mas achei bem interessante. Não sabia que Confúcio viveu na China, pra mim, ele era grego ou romano. Mas, tirando isso, as frases são ótimas para nos ajudar a trilhar nossas decisões. Gostei dos quotes.

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Ju!
    Não conhecia o livro mas fiquei completamente apaixonada. Já quero!!
    Adorei o fato de que podemos ler aleatoriamente, amei as citações que escolheu, e com certeza entrou para a lista de desejos.
    Beijos
    http://lua-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá,
    Confúcio é mestre mesmo, já li este livro e ele é sensacional.
    Parabéns pela resenha, ela está ótima.
    www.pontoparaler.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oiiie
    Muito legal a resenha e o livro parece ser bem diferente do que costumo ler mas é interessante, espero ler em breve e gostar

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Nossa que lindo livro, eu tenho na estante um de Dalai Lama que também trás grande a reflexões que muitos não pensam hoje. Parabéns pela resenha.
    http://k-secretmagic.blogspot.com.br/
    Xoxo

    ResponderExcluir
  15. Oiii

    Muito legal a sua resenha....muito bem escrita...
    É o assunto é muito interessante né?
    Adorei

    Bjs

    ResponderExcluir
  16. Oiii!

    Eu não sabia o que esperar dessa obra e gostei de ver sua resenha sobre ele!
    A capa está linda e tenho certeza que a edição deve estar muito bem cuidada, assim como todas as outras obras da editora.
    Gostei de saber que a editora teve um cuidado especial sobre a obra na hora de traduzir, isso acha nos ajudando um pouco. MEsmo com algumas diferenças acredito que isso não prejudicou nada a leitura.
    A dica está anotada!

    Beijnhos

    ResponderExcluir
  17. Olá! Que delícia de resenha, fiquei muito animada com essa edição, por você mencionar que a tradução foi feita de forma mais simples, pois isso ajuda a entender melhor as reflexões que o livro pode nos proporcionar. Já entrou na fila! Valeu a dica!
    Abraço!
    http://www.pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi, tudo bem?
    A sua resenha ficou super bem feita e percebi que você gostou muito do livro, mas infelizmente esse não é um genêro que me agrade, na verdade até leio, mas não com a mesma empolgação que leio uma ficção, por exemplo.
    Fico feliz que você tenha gostado do livro, é muito bom quando terminamos uma leitura e percebemos que de alguma forma ela nos muda.

    Beijos!

    Books and Movies
    www.booksandmovies.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi, livros assim sempre nos trazem ensinamentos valiosos. Não é um livro que eu leria por agora, mas quem sabe mais pra frente não me anime.

    bjs

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo