sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

[Resenha - Gutenberg] A Escola do Bem e do Mal 4: Em busca da glória

Postado por Ju às 22:30

Esta resenha não possui spoilers deste livro ou dos livros anteriores da série. Caso não tenha lido os outros volumes, sugiro que pule a sinopse.




Título: A Escola do Bem e do Mal 4: Em busca da glória
Autor: Soman Chainani
Tradução: Carol Christo
Ilustrações: Iacopo Bruno
Livro #4 da série
Editora: Gutenberg
Número de páginas: 368


Uma nova era. Um novo vilão. Se o Bem e o Mal não se aliarem, nenhum dos lados sobreviverá. A cada final vem um novo começo, e no 4º livro da série A Escola do Bem e do Mal, Em busca da lória, não poderia ser diferente. Sophie, Agatha, Tedros e os Sempres e Nuncas começam uma nova era além dos limites da escola para as maiores e mais ousadas aventuras de suas vidas. Os alunos da Escola do Bem e do Mal pensaram ter chegado ao seu "felizes para sempre" quando derrotaram o malévolo Diretor da Escola. Agora, nas missões do 4º ano, eles enfrentam obstáculos tão perigosos quanto imprevisíveis, e as apostas são altas: o sucesso traz adoração eterna, e o fracasso significa obscuridade para sempre. Agatha e Tedros estão tentando devolver Camelot ao seu antigo esplendor como rainha e rei. Como Reitora, Sophie buscar moldar o Mal à sua imagem e semelhança. Mas logo todos se sentem cada vez mais isolados e sozinhos e quando tudo mergulha no caos, alguém precisa assumir a liderança. 


Sim, eu achava que esses livros formavam apenas uma trilogia. Vi que o autor viria para a Bienal de 2018 em São Paulo, mas só depois de terminar a leitura descobri que seria para fazer o lançamento do quarto volume. Quase tive um troço, mas mesmo assim quis ler. Depois de ouvir o bate-papo dele, suspeitei que não seria uma leitura muito fácil... afinal, ele disse com todas as letras que esse volume trazia sim muitas perguntas aos leitores, que só seriam respondidas no quinto volume... mas foi bem mais difícil que imaginei que seria chegar ao final. 


Só para lembrar a história da série, sem nenhum spoiler a respeito dos acontecimentos anteriores: temos uma escola em que os descendentes de vilões e heróis que já conhecemos estudam. Em alguns casos, os alunos não têm esse histórico familiar, como ocorre com as protagonistas, Agatha e Sophie. Elas são Leitoras e, na vila em que sempre moraram, a cada nova turma da Escola duas pessoas são raptadas e nunca mais retornam a Gavaldon.

É da Escola do Bem e do Mal que sairão os protagonistas dos novos contos de fadas - em que, dependendo da atuação dos alunos, teremos a vitória de um lado ou do outro. As melhores histórias, as dignas de serem eternizadas, são registradas por uma caneta mágica: o Storian. Mas ele escreve apenas uma história de cada vez, então muita gente não tem a chance de sair da obscuridade.

Tudo que eu sabia era que o foco desse volume seria a Verdade contra a Mentira. Em cada um dos livros dessa série as coisas mudam completamente. Neste, temos alunos da Escola do Bem e do Mal em seu quarto ano, quando recebem suas missões e podem se tornar lendas.

Camelot, o reino que sempre foi o símbolo do Bem na Floresta, considerado um reino que poderia unir todos os outros, está passando por um momento muito complicado. Não se sabe onde o dinheiro recolhido após a morte do rei Arthur foi parar, já que tudo está caindo aos pedaços e, para complicar ainda mais as coisas, a sucessão não parece que será simples como todos imaginavam. O futuro rei por direito parece não conseguir cumprir a mais simples tarefa para que possa receber definitivamente este título... será que algo conspira para que ele não consiga, ou será que apenas não é a pessoa ideal para governar?

Preciso dizer que fiquei maluca enquanto lia. Sério, é dúvida o tempo todo e nenhum esclarecimento chega. Não estava entendendo nada, só acreditava que tinha algo muito errado. Tinha sido avisada que seria assim, mas achei tudo muito frustrante... principalmente porque o quinto volume ainda não foi publicado, e preciso muito dele. Aliás, segundo o autor, serão seis volumes no total - a menos que ele mude de ideia. Só me resta torcer para que o restante da história fique disponível logo já que, por mais que este livro não tenha me agradado tanto assim, confio plenamente no autor e tenho certeza que no final ele vai me surpreender e mostrar que o sofrimento de ficar na ignorância valeu a pena.


18 comentários:

  1. Tudo bem? Eu tenho esses livros e uma das coisas mais legais que fiz, foi ler junto com minha filha. Nos divertimos muito. Nós adoramos esse tipo de leitura.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Eu estou louca para ler os livros dessa série e essa espera entre os volumes me deixa doida, por isso gosto de ler quando já tá tudo publicado hahaha mas quem diz que consigo esperar? geralmente acabo lendo mesmo e fico sofrendo com a espera.
    Gostei de ver a resenha desse, mas essa falta de respostas me irritaria um pouco, ou não, talvez só me deixei ainda mais curiosa para o 5 volume.

    ResponderExcluir
  3. Oiii, Ju, tudo bem?
    Menina, que delícia de resenha foi essa? Apesar de ser o 4 volume da série, tu conseguiste me cativar mesmo nas escolhas e não via a hora de saber mais, é um assunto que curto muito e dica anotada, além da capa ser linda!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Boa noite!

    Eu não conhecia o autor, mas achei interessante a série, e espero que sejam seis volumes mesmo, aposto que tem bastante coisa para abordar. Gostei bastante da resenha, principalmente por não ter spoiler. Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Que capa mais instigante, fiquei bem curiosa pelo livro.
    É bem complicado quando a leitura é cheia de segredos e ficamos confusas. Rs Já li livros que fiquei assim e também fiquei doidinha. Rs
    Adorei sua resenha, espero gostar da leitura.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oiii Ju,

    Eu parei no segundo livro e agora meio que desanimei :( poxa, pensei que seria só uma trilogia. Tomara que ele não alongue mais a obra e acabe perdendo o foco (como eu acho que ficou A Seleção).
    Ler sua resenha, mesmo que sem spoilers, já me deixou ciente do que eu vou esperar... Não sei se vou ler as continuações no momento, mas a dica está anotada... Talvez eu espere os 6.
    Acho que vai ter adaptação tbm, né??

    Bjs

    ResponderExcluir
  7. AAAAH, eu ainda não tive a oportunidade de ler esse livro, mas quero muito lê-lo em fevereiro. Sou completamente apaixonada pela história, não vejo a hora de embarcar nesse mundo novamente ♥️

    ResponderExcluir
  8. Eita Ju! Detesto quando isso ocorre, ficar no escuro assim é mesmo frustrante.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  9. Não tinha muito interesse nesta série e a sua resenha reforçou esta minha minha falta de vontade hehe

    Acredito que eu não seja o público alvo desta história, fico mais tranquila agora que pude confirmar isso. Ia ficar chateada se fosse cheia de expectativas.

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Não conhecia essa saga, mas confesso que não fique interessada para lê-la, ao menos não por enquanto. Ainda estou tentando me habituar com fantasias, o que não é meu gênero preferido. E sendo tão longa não sei se conseguiria acompanhar toda.

    www.sonhandoatravesdepalavras.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi Juju, sua linda, tudo bem?
    O que eu acho fantástico nesse enredo, é que ele dá a explicação para a existência dos contos de fadas, da onde eles surgiram. O que torna tudo real, aprece que é exatamente assim como ele descreve, pelo menos é a impressão que eu tenho. Quero enlouquecer igual a você sem resposta alguma, quero sentir o autor me deixando cheia de teorias na cabeça e no fim tirar o meu chão. Adorei sua resenha.
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
  12. Oii, tudo bem?

    Eu já conhecia os livros dessa série, e estou doida para lê-la. O único problema que vejo é eu começar a ler e ter que ficar sem respostas como você kkkk ficaria bem angustiada. Mas acho que vai valer muito a pena.

    Beijinhos!!

    ResponderExcluir
  13. Você já está no quarto volume e eu aqui com o primeiro na lista de desejos rsrs. Adoro essa premissa fantástica da série e esse poder de dar continuidade a heróis que já estão eternizados. Uma pena o quinto volume ainda não ter sido lançado e esse livro tenha deixado tantas dúvidas, tomara que você se surpreenda, eu ainda quero ler todos.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  14. De cara que não se trata de uma trilogia ahaiuhaihaiu
    Eu ainda não consegui nem comprar o primeiro e na sua publicação já vejo a possibilidade do quinto. Preciso correr XD~~~

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Menina eu jurava que era apenas uma trilogia, assim como você, mas são seis livros! Meu deus eu nem comecei a ler ainda, mas quero muito! Parece uma história que mistura magia, fantasia e aventura de um jeito muito gostoso e cativante! Espero poder ler em breve

    ResponderExcluir
  16. Olá, tudo bem? Ai socorro 6 livros?! Eu sabia que era uma série mas esperava esse tanto de volumes hehe Ainda mais com o quinto ainda não lançado hehe Comprei o primeiro a espera da conclusão para começar a ler, e pelo que vejo vai demorar hehe Que pena que a história foi um pouco frustrante, mas quando se traz mais perguntas que respostas, o enredo chega a ficar massante. Espero que o próximo lhe agrade mais!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oi, tudo bem? Estou para ler essa série, pois amo a dupla YA e fantasia hehe. Fiquei curiosa por que você disse que ter tantas dúvidas, acho que vou gostar bastante. As protagonistas foram raptadas, é isso? Gostei pelo fato de serem duas meninas, acho que tem tudo para ser ótimo. Adorei saber mais da série, obrigada :)

    Love, Nina.
    www.ninaeuma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Esses livros estão na minha lista de compras e espero adquirir eles ainda esse ano (a lista é enorme kkk) já ouvi coisas ótimas a respeito dessa série o que só aumenta minha curiosidade. Espero que sejam somente 6 livros mesmo kkkk.

    Bjus**
    http://imagine-livros.blogspot.com/?m=1

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo