segunda-feira, 7 de maio de 2018

[Resenha - Gutenberg] A Escola do Bem e do Mal

Postado por Ju às 16:00
Título: A Escola do Bem e do Mal
Autor: Soman Chainani
Tradução: Alice Klesck
Ilustrações: Iacopo Bruno
Livro #1 da trilogia
Editora: Gutenberg
(Grupo Autêntica)
Número de páginas: 352

No povoado de Gavaldon, a cada quatro anos, dois adolescentes somem misteriosamente há mais de dois séculos. Os pais trancam e protegem seus filhos, apavorados com o possível sequestro, que acontece segundo uma antiga lenda: os jovens desaparecidos são levados para a Escola do Bem e do Mal, onde estudam para se tornar os heróis e os vilões das histórias. Sophie torce para ser uma das escolhidas e admitida na Escola do Bem. Com seu vestido cor-de-rosa e sapatos de cristal, ela sonha em se tornar uma princesa. Sua melhor amiga, Agatha, porém, não se conforma como uma cidade inteira pode acreditar em tanta baboseira. Ela é o oposto da amiga, que, mesmo assim, é a única que a entende. O destino, no entanto, prega uma peça nas duas, que iniciam uma aventura que dará pistas sobre quem elas realmente são. Este best-seller é o primeiro livro de uma trilogia que mostra uma jornada épica em um mundo novo e deslumbrante, no qual a única saída para fugir das lendas sobre contos de fadas e histórias encantadas é viver intensamente uma delas.

Sempre quis ler essa série. Desde o lançamento do primeiro livro fiquei babando na capa e curiosíssima para conhecer a história. Na primeira Bienal que o vi li a sinopse, mas não me lembrava de mais nada. Vi que o autor viria para a Bienal de SP desse ano e decidi que não dava mais para adiar a leitura. Não tinha a menor ideia do que encontraria.

Felizmente, amei tudo, desde a primeira página. Imaginem um universo em que os contos de fadas são reais. As personagens das histórias que conhecemos existem de verdade, e outras histórias precisam ser contadas. E quem vai protagonizar essas novas histórias? Os descendentes dos mocinhos e vilões, claro. E existe uma escola - dividida em duas - que seleciona pessoas para se tornarem os novos protagonistas, que estudarão na Escola do Bem, e na Escola do Mal.

Cada uma delas recebe 120 alunos em cada nova turma. Durante três anos, eles são preparados para o quarto, quando todos (pelo menos os que não fracassam antes) mudam-se para a Floresta Sem Fim para iniciarem suas jornadas. No final do primeiro ano, os alunos já sabem parte de seu destino: os melhores se tornam Líderes (vilões ou heróis) e sabem que vão lutar com seus futuros inimigos (chamados de Nêmesis); os medianos são treinados como Capangas ou Escudeiros e desenvolvem as habilidades necessárias para auxiliar os Líderes e os alunos mais fracos, bem... Esses se tornam Mogrifs e se transformarão em plantas ou animais quando terminarem seus estudos.

A maior parte dos alunos já sabe disso antes de ir para a escola. Não é o caso das protagonistas da série. Elas são Leitoras. Ou seja, nunca viveram naquele mundo. A cada quatro anos (ou seja, a cada início de uma nova turma), dois adolescentes são sequestrados pelo Diretor da Escola na vila em que elas cresceram e nunca mais são vistos. Quer dizer, às vezes são reconhecidos em novos livros de contos de fadas que chegam de forma misteriosa... Ninguém sabe como eles surgem nem de onde vêm.

Sophie sempre se preocupou em ser vista como boa, já que é louca para frequentar a Escola do Bem e se tornar uma princesa. Gasta várias horas de seu dia se embelezando, e calcula as boas ações que precisa fazer. Como parte de seu plano, se tornou amiga de Agatha - uma garota muito estranha de sua idade, que só veste preto e mora ao lado do cemitério. Afinal, quem mais seria tão perfeita para frequentar a Escola do Mal e se tornar uma bruxa?

Quando chega o dia do sequestro pelo diretor, as duas são levadas. Sophie acredita que tudo deu certo no seu plano, até que ela é jogada na Escola do Mal, e Agatha na do Bem. Como esse erro poderia ser corrigido? O diretor não é acessível, e ninguém acredita que ele poderia ter se equivocado, afinal, a Escola do Bem e do Mal existe há muito tempo... Como as garotas vão se virar em ambientes tão estranhos para elas?

Não sei nem como demonstrar o quanto amei a história. Tem ação o tempo todo, tem conflitos, tem lições sendo passadas também. As protagonistas são extremamente cativantes, principalmente a Agatha. No início, a garota não consegue acreditar nela mesma de jeito nenhum, se acha toda errada, e como é definitivamente julgada por sua aparência ninguém acredita que poderá ter um futuro naquele lugar. 

As coisas para Sophie também não são nada fáceis. Como ela, que se preparou toda a sua vida para se tornar uma princesa de verdade, vai conseguir lidar com aulas de enfeiamento e maldições? As duas precisam amadurecer bastante no decorrer do enredo para poderem pensar em encontrar um final feliz.

A história é bem desenvolvida e a escrita do autor é ótima, a leitura flui muito bem. No início do livro temos uma ilustração detalhando a escola e seus arredores, e no começo de cada capítulo temos mais ilustrações lindas. Algumas vezes encontramos também alguns detalhes especiais de diagramação. As folhas são amarelas e a fonte de um ótimo tamanho, e não encontrei erros de ortografia.

No final, algo que eu realmente não esperava (ainda mais se tratando de uma trilogia) aconteceu... Algo que muda tudo para absolutamente todas as personagens. Não tenho a menor ideia de como começa o segundo livro e estou desesperada para saber. Para minha sorte, todos os volumes já foram lançados e estou com os três em mãos, então não vai demorar para vocês saberem minha opinião a respeito do restante da história.

16 comentários:

  1. Oi Ju,
    Não conhecia essa série. Achei criativa essa parte de trazer leitoras, que não pertencem àquele universo. Parece ser uma história fantástica, vou indicar para a Rafinha a resenhista do meu blog, ela ama contos de fadas.
    bjs.
    Pri.
    http://nastuaspaginas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Assim como vc, sempre tive vontade de ler. Preciso colocar a leitura em prática e nem sabia que o autor iria vir pra bienal.. chocada hahaha


    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  3. Gostei da premissa do livro, acho inovador nos trazer uma história com descendentes de personagens que já conhecemos. Como todo leitor eu amo uma história bem desenvolvida e livro caprichado, como parece ser o caso deste. Confesso que não conhecia a obra ou mesmo a autora, mas anoto a dica, quero ler.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um autor! ;) Espero que curta a leitura!

      Excluir
  4. Que premissa mais encantadora! Não conhecia o livro, mas a capa já me deixou com vontade de ler, capa linda demais! E a sua resenha está excelente, fiquei curiosa e espero poder ler em breve.

    ResponderExcluir
  5. Oi Ju, eu sou a louca dos contos de fadas, originais ou recontados. Eu estou louca para ler este livro, imaginei mesmo que tivesse a ver com os descendentes dos mocinhos e vilões. A capa está incrível e o final da tua resenha me deixou muito curiosa. Eu acho que a minha filha tem o volume 1 desta trilogia.
    Tua resenha ficou incrível, consegui sentir o quanto tu gostou.
    Bjos
    Vivi
    https://duaslivreiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Logo de cara já amei a capa... O enredo é bem interessante, adorei. Leria sem problemas. Beijos

    Nara Dias
    Viagens de Papel

    ResponderExcluir
  7. Aaaah, eu estou lendo esse livro neste exato momento!
    Comecei a leitura super despretensiosa, mas já estou viciada.
    Adorei sua resenha, e estou agora mais ansiosa por esse final surpreendente!

    ResponderExcluir
  8. Menina, juro q sempre vejo esse livro e penso "bunitinho mas não!" Lendo sua resenha fiquei super curiosa pra entrar nesse universo tão bacana... Achei legal usar contos de fadas, o cenario de escola.. E a menina q foi por "acidente pra escola do mal" me lembrou muito a Blair Waldorf de Gossip Girl haha dica anotada!

    Beijos,
    Conta-se um Livro

    ResponderExcluir
  9. Ola
    Menina me empolguei com a sua empolgação que já fui procurar os livros e coloquei no meu carrinho de compra kkkkk.
    É tão legal quando lemos uma resenha e na hora dá vontade de ler o livro, ainda mais com essa confusão que parece não ser confusãokk.
    Dica mais que anotada e as capas estão lindas ( na amazon achei só os dois primeiros em portugues).
    bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem o terceiro na Amazon também! https://amzn.to/2KV04h6
      Boa leitura!!! :)

      Excluir
  10. Oi Ju,
    Estou com esse e o segundo volume em casa para ler e bastante ansiosa, pois faz muito tempo que tenho curiosidade de entender como essas meninas se viram na escola. Eu só não acho que tenha sido um erro. Agatha parece tentar ser boa demais e acho que isso não a torna boa em sua essência. Saber que o final tem esse acontecimento, me deixou ainda mais curiosa.
    Vou tentar ler pra ontem!
    Beijos,
    http://www.umoceanodehistorias.com/

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem?
    Não conhecia o livro e apesar de ter uma premissa interessante e uma capa legal, não é o gênero que costumo ler. Adorei sua resenha, deixei anotado para leituras futuras ou de desafios literários!
    http://colecionandoromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem? Pois é, eu também sempre o quis desde o lançamento, mas ficava adiando a leitura dele. Agora com o autor vindo ao Brasil, me deu novamente um gás em querer lê-lo, e sua resenha que traz vários pontos positivos dele me deixou mais instigada ainda. Adorei!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi.

    Ah, eu gostei, leria com certeza este livro, adorei a premissa.

    ResponderExcluir
  14. Já tinha ouvido falar dos livros, mas nunca li. Falta de interesse mesmo, acho que não faz muito meu tipo literário hahaha, mas adorei sua resenha. É tão bom quando um livro termina de uma maneira que nos deixa maluca para saber qual será a continuidade né? Ainda bem que vc já está com todos os livros em mãos.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo