terça-feira, 25 de abril de 2017

[Resenha - Rocco] Foxcraft: A magia da raposa

Postado por Ju às 20:00

Título: Foxcraft - A magia da raposa
Autora: Inbali Iserles
Tradução: Débora Isidoro
Livro #1 da série
Editora: Rocco
Número de páginas: 272

Destemidas, solitárias, trapaceiras, pouco confiáveis... Seja em fábulas ou ditos populares, o imaginário coletivo não tem sido muito generoso com as raposas. A inglesa Inbali Iserles, uma autora premiada e apaixonada por animais, convida os leitores a conhecer melhor esses seres incríveis com a série Foxcraft, uma emocionante trilogia de fantasia protagonizada por uma raposa filhote. Isla vive nos limites das terras dos sem-pelo (os humanos) e está começando a desenvolver suas habilidades. Um dia, ao retornar para sua toca, ela está em chamas e cercada por raposas estranhas. E sua família não está em lugar nenhum. Forçada a fugir, Isla escapa para o frio e cinza mundo dos sem-pelo e é caçada por um inimigo cruel. Para sobreviver e encontrar sua família, Isla precisará dominar a antiga arte das raposas - poderes mágicos conhecidos apenas por elas - e desvendar os segredos da Foxcraft.

Isla é uma filhote de raposa que até o momento teve uma vida bem tranquila. Ela e seu irmão, Pirie, viveram sempre juntos desde o nascimento, e nunca lhes faltou a proteção dos pais e da avó. Mas um dia, ao ficar para trás na volta para casa, Isla se vê numa situação impensável: encontra raposas estranhas e com certeza más em sua toca.

Depois que elas saem, descobre que sua família não está lá. A raposinha então embarca em uma jornada de busca a eles, precisando desbravar territórios a que nunca imaginou que iria. Mas parece que aquelas raposas estranhas nunca desistirão de encontrá-la e alguém aparece dizendo que pode ajudá-la. Mas será que ela pode confiar em um completo estranho?

Há muitas maneiras de uma raposa morrer, mas só uma para ela viver. (...) Nós escolhemos sobreviver, e esse é o nosso legado. Escolhemos viver e nunca desistimos.

Quando iniciei a leitura da obra, fiquei encantada com a possibilidade de ver o mundo pelos olhos de Isla. Consegui sentir o mesmo que ela, todo o medo e a coragem que teve de buscar em si mesma para enfrentá-lo. Toda a solidão e a ansiedade de se reunir com as raposas que amava. É uma personagem realmente encantadora.

Mas, no decorrer da história, não consegui manter toda a minha empolgação com o enredo. As coisas se tornaram mais monótonas e até um pouco repetitivas, embora fossem inseridos novos elementos na história, como a magia da raposa do título de que a protagonista nada sabia. Aliás, adorei essa parte, sou louca por tudo o que envolve magia e o que a Isla aprendeu durante a narrativa ela conseguiu aplicar em certas situações.

Acredito que esse primeiro volume poderia ter ido um pouco além e explorado por menos tempo a Isla perdida na cidade e a perseguição que ela sofreu, porque existem várias cenas dela trombando com os perseguidores em suas andanças. Ainda assim, gostei da leitura, e na verdade essas partes serviram para mostrar a evolução da personagem e a forma com que aprende a lidar com seus poderes.

Achei muito legal que as raposas se comunicam entre elas, mas não entendem a linguagem dos homens, o que faz com que Isla tenha mesmo que fazer suas descobertas por ela mesma. Por exemplo, ela aprendeu com a família que as ruas se chamam canal da morte e os carros esmagadores, mas como morava a certa distância deles precisa aprender como se virar na cidade sem ser morta por um veículo, ou até mesmo capturada por um sem-pelo (sim, um homem... Rs...).

Mesmo que não seja um livro perfeito, com certeza continuarei a leitura da série. Sou apaixonada por raposas desde que, ainda criança, li O pequeno príncipe, e a premissa desse livro é bem inovadora. O principal mistério desse volume, o porquê da família de Isla ser um alvo, permanece, e mal vejo a hora de descobrir toda a capacidade que a raposinha possui e os motivos dela precisar se esconder.

20 comentários:

  1. Eu conheci esse livro faz pouco tempo mas ainda não o li. Acho a premissa encantadora e lendo a sua resenha eu percebi que posso facilmente me apaixonar pelo livro.

    ResponderExcluir
  2. Oii Ju, tudo bem?
    Não pensaria duas vezes e com toda certeza adoraria ler esse livro, a obra conseguiu me encantar principalmente por essa capa e por ser dos jovens leitores.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Oie! Eu também gosto de raposas por causa de O Pequeno Príncipe! Que história fofinha, pena que você ficou com a sensação de que podia ter desenvolvido melhor, né? Acho que arriscaria a leitura, mas só depois da série ser lançada de forma completa! Obrigada pela dica! Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Oi, achei bem diferente essa história de apresentar a vida de raposa. E gostei de ver que ela tem uma forma diferente da nossa de ver o mundo. Eu sou assim, igual a você, às vezes gosto de insistir num livro e não abandonar os proximos. Sua resenha está bem bacana e quero ler esse livro, sim. Espero poder gostar dele. Quando lê-lo, volto aqui pra dizer o que achei. :)

    www.porredelivros.com

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem? Confesso que quando li pela primeira vez a sinopse, achei a história muito infanto-juvenil, mas pelo pontos que você apresentou acho que me enganei. Apesar de ela se apresentar monótona em uma parte, a questão da magia também me fascina. E essa questão de linguaguens entre eles mesmo também. Adorei
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Nossa é uma pena sua empolgação ter diminuído conforme a leitura. Não sei se eu leria, aquele medo de me emocionar em algumas cenas, sabe? Mesmo sendo ficção sempre sofro com animais hahahahahaha.. Mesmo assim eu fiquei com vontade de conhecer Isla <3

    ResponderExcluir
  7. Olá,

    Confesso que nunca tinha visto esse livro e também nunca fiz a leitura de livros que tenha raposas (incluindo O Pequeno Príncipe). Achei a premissa dessa obra muito interessante, e mesmo eu não curtindo o gênero adicionei na minha lista de desejados e pretendo ler a série também! ♥

    → desencaixados.com

    ResponderExcluir
  8. Oii! Achei engraçado o "sem pelo" hahaha de fato a proposta do livro é bem inovadora! Não costumo ler livros com pontos de vista de animais, mas você falou em O pequeno príncipe e: aaaaaaa <3
    Apesar de ter achado a trama interessante e instigante por conta do mistério envolvendo a família da raposinha, creio que esperarei o lançamento da continuação, pois fico muito ansiosa se chego ao fim de um livro e não descubro o que há por trás do mistério. Beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Achei fofa essa capa, mas infelizmente acho que não conseguiria me envolver com a história, por mais que possa parecer interessante e diferente ler uma história a partir do ponto de vista de um animal.

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem?
    Que livro mais fofura! Ainda não conhecia esse livro, muito menos imaginei que era série. Também gosto de raposas e ia adorar ler essa história.
    Gostei muito de saber que vale a pena, mesmo com as ressalvas.

    Blog Livros, vamos devorá-los

    ResponderExcluir
  11. Oie!
    Eu ainda não li o livro, mas estou na expectativa com essa história. Achei interessante o que apontou de negativo da trama, e mesmo assim, ainda quero ler o livro. Uma ótima dica!
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  12. Oi, Ju!
    Sabe que até então nunca tinha ouvido falar desse livro? A premissa parece inovadora, principalmente por contar a história de uma raposa mágica.
    Gostei!

    ResponderExcluir
  13. OIE...
    Nossa! Acredita que acabei de ler agorinha mesmo um livro bem parecido com esse... Estava lendo PAX, conhece? Também fala sobre raposas e eu amei de paixão a leitura! Me fez refletir bastante e a raposinha vermelha me tocou de um jeito inigualável ;)
    Adorei sua resenha e já anotei essa dica da Rocco nos meus desejados!
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Olá,

    É tão ruim quando uma obra não consegue manter o mesmo ritmo durante todo o livro né?! Desde que vi a capa desse livro, sempre me lembro do filme da Disney, não sei se tem algo haver. Achei essa capa muito atrativa. E gostei da premissa do livro, dica anotada.

    ResponderExcluir
  15. Oie
    ai que ótimo saber que a autora tem essa capacidade de nos fazer sentir no lugar da protagonista, isso é essencial para mim e melhor ainda saber que é uma protagonista tao querida e linda, adorei sua resenha

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Hey!

    Não conhecia o livro, fiquei muito interessada em ler, a capa e o enredo são diferentes e fogem do tradicional de fantasia. Costumo empacar em livros que se tornam monótonos, vou iniciar a leitura e descobrir!

    Bjos.

    ResponderExcluir
  17. Olá ♥
    Ainda não li esse livro, mas queria muito ler ele.
    Adorei conhecer suas impressões e achei bastante curioso a questão de as raposas conversarem entre si, mas não entenderem o que os humanos falam.
    Espero ter a oportunidade de ler.
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Oi, Ju.
    Que pena que o livro perdeu um pouco do ritmo.
    Não sou muito de livros de animais, então não me animei tanto assim com esse livro. Mas se os próximos melhorarem, talvez eu me anime! Rs...
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  19. Olá, tudo bem?
    Já tinha ouvido falar deste livro, a raposa também me lembrou O Pequeno Príncipe :) Achei o livro muito interessante!
    Gostei muito da sua resenha!
    Beijos, Larissa (laoliphant.com.br)

    ResponderExcluir
  20. Oi Ju, não conhecia o livro, e apesar das suas ressalvas sobre algumas partes, a leitura parece interessante, e vejo bem os motivos que levaram você a seguir com a série. Não sou tão apaixonada por raposas como você, mas quem sabe venha a ler também.
    Bjs Rose

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo