segunda-feira, 17 de abril de 2017

[Resenha - Geração Editorial] Um ano na vida de um gênio

Postado por Ju às 20:00

Título: Um ano na vida de um gênio
Autora: Stacey Matson
Tradução: Sandra Martha Dolinsky
Livro #1 da série
(Selo Geração Jovem)
Número de páginas: 264

"Eu, Arthur A. Bean, vou ser famoso. Não vai ser fácil, eu sei. A sétima série já está ficando em meu caminho. Meu verdadeiro amor, Kennedy, mal me nota, e a sra. Whitehead não entende meu gênio criativo. Além disso, Robbie Zack (aquele perdedor) pensa que eu roubo suas ideias, coisa que eu não faço. Não é trapaça se acontecer de você ler coisas de outra pessoa e, em seguida, ter uma explosão de inspiração. Tenho certeza de que é o que todos os escritores famosos fazem. E eu vou ser famoso. Eu só preciso ganhar o concurso de contos deste ano…". Bem-vindo a um ano na vida de Arthur A. Bean. Ele é irreverente, ultrajante… E se as ameaças de Robbie se cumprirem, ele está prestes a ter a cabeça enfiada no vaso sanitário!

Arthur Aaron Bean tem 13 anos e não está tendo um ano nada fácil. Sua mãe morreu há poucos meses e ele atrasou o início de seus estudos em uma nova escola por causa disso. Dizem ao garoto que foi colocado na sala de amigos da escola anterior, mas o único colega que reconhece é o valentão que fazia bullying com ele. Ou seja, não fica nada feliz.

Arthur quer ser um escritor famoso, e para isso não tem outra alternativa: precisa vencer um concurso de contos. Mas será que vale qualquer coisa para alcançar seu objetivo? Aquela história de que os fins justificam os meios é real?

O protagonista é bem inteligente, mas um pouco arrogante no início da história. Já recebeu vários elogios por coisas que escreveu no quinto e no sexto ano, mas agora, no sétimo, parece que todas as suas ideias se foram. Quando percebe que um colega que escreve tudo errado tem muito mais criatividade que ele, as coisas começam a mudar. Arthur vai descobrir que as pessoas têm talentos diferentes e que ajudando umas às outras podem se tornar melhores.

Adorei a forma como o livro foi estruturado! Temos trocas de e-mails, o diário de leitura do protagonista (que na verdade se torna o relato de sua vida), matérias que ele escreve para o jornal da escola, descrições de tarefas de escrita criativa e suas execuções, entre outras coisas. Aliás, achei muito legais as tarefas propostas, elas com certeza ajudariam alguém a treinar a escrita de verdade.

Essa estrutura tornou tudo muito mais dinâmico e terminei a leitura bem rapidamente. Me diverti muito com o protagonista, que tem um modo peculiar de lidar com as tarefas escolares... rs... além disso, gostei muito de vê-lo amadurecer, abrindo espaço para novas pessoas em sua vida.

Confesso que fiquei chocada quando descobri que esse livro mega divertido teve origem na tese de mestrado da autora. Fiquei muito curiosa para saber que tese foi essa, para dar origem a algo tão diferente. Na última página do livro, Stacey deixa claro que haverá uma continuação, e que poderemos acompanhar Arthur e seus novos amigos no próximo ano letivo. Mal vejo a hora de ler.

12 comentários:

  1. Ahhh Arthur! Não li e apesar de fugir um pouco ( e não fazer parte) do público. Fiquei com vontade de conhecer o personagem <3

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Que livro mais lindo!
    Já me apaixonei pelo protagonista e já quero muito conhecê-lo um pouco mais.
    Obrigada pela linda dica.
    Beijo
    Cássia Pires

    ResponderExcluir
  3. olá!
    Gosto de livros assim, dinâmicos e cheios de ensinamentos. Um jovem arrogante que muda aos poucos seu comportamento por conta de pessoas humildes que tem muito a lhe ensinar. Amei!
    Já adicionando na minha lista de desejados.
    Abs
    nizete
    Cia do leitor

    ResponderExcluir
  4. Oi, Ju!
    Já tinha visto essa capa circulando por aí. Mas só agora que vi algo concreto falando sobre o livro e simplesmente, amei. A obra parece trazer uma mensagem linda, só fiquei curiosa para saber como, kkk.

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Gostei bastante de como foi estruturado, foge ao mais do mesmo, e acho que deve ser muito gostoso ler os emails, diários, devemos nos sentir mais parte do enredo. Apenas minha dúvida está ao fato da idade dele e da personalidade, não sei ao certo se iria me conquistar. Mas anotei a dica, quem sabe em uma oportunidade.
    Beijos
    www.estilo-gisele.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá, apesar de conhecer a capa do livro eu não conhecia o enredo e pela sua resenha fiquei bem curiosa para lê-lo, gosto quando o livro é dinâmico como esse parece ser *-* Dica anotada.

    Meu Mundo, Meu Estilo

    ResponderExcluir
  7. Nossa, realmente fiquei com vontade de ler esse livro! Me lembrou bastante Querido Diário Otário, mas talvez com mais complexidade... Vou deixar anotado aqui.

    ;*

    ResponderExcluir
  8. Que legal, parece ser um livro gostoso de ler. Fiquei muito interessada em conhecer mais a fundo a história e os personagens, principalmente depois de descobrir que ele surgiu após uma tese, menina, quero ver essa tese também ehhee

    ResponderExcluir
  9. olá, Ju. Então, interessante essa questão do mestrado da autora... mas com relação ao livro em si, não me empolguei muito com a ideia de lê-lo...
    não deve ser ruim, é só que não sinto interesse em leituras do tipo...

    bjs...

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem?
    Eu vi esse livro por ai e fiquei bem animada, pois adoro histórias nesse estilo e agora lendo sua resenha fiquei ainda mais animada, porque parece ser uma história bem bacana mesmo. Enfim, espero ler algum dia e gostar tanto quanto você.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  11. Olá,
    Essa é a segunda resenha que leio sobre a obra.
    A premissa é bem interessante e o que mais chama minha atenção é a forma como a trama é estruturada. Bem diferente do que estou acostumada a encontrar nos livros que leio rsrs
    Adorei a resenha e anotei a dica de leitura.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
  12. Gente que gracinha, eu adorei, fiquei muito curiosa pela leitura e como você pelo mestrado da autora, como pode né? Tiramos ideias de coisas que nunca imaginávamos que daria, bela resenha, parabéns.

    Beijos

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo