segunda-feira, 24 de abril de 2017

[Quotes] A última mensagem de Hiroshima

Postado por Ju às 23:00
Na semana passada, postei por aqui a resenha de A última mensagem de Hiroshima. Vocês podem lê-la clicando neste link. Para quem não conhece o livro, deixo a capa e a sinopse.

Como sobreviver com a mente cheia de memórias da Segunda Guerra Mundial? Como lidar com o trauma de ter presenciado a destruição arrebatadora de uma bomba atômica praticamente ao seu lado? E como pensar em salvar civis quando sua própria vida está em jogo? Conheça neste livro a história do Sr. Takashi Morita, sobrevivente da bomba atômica que dizimou milhares de seres humanos e que até hoje manifesta efeitos na saúde física e mental da população de Hiroshima e de Nagasaki. Após sofrer situações tão devastadoras como as que o Sr. Takashi viveu, muitos de nós provavelmente sucumbiríamos ao rancor. A sabedoria, no entanto, com a qual ele enfrentou suas memórias mais sombrias é inspiradora. Quando questionado a respeito de suas mágoas com relação aos norte-americanos, responsáveis pelo envio da bomba atômica a Hiroshima, o veterano responde: "Estavam apenas fazendo o seu trabalho." O perdão, a compreensão, a empatia e todos os laços e fortalezas construídos em detrimento de um passado que é impossível de esquecer são lições que o Sr. Takashi, agora um comerciante de 93 anos que vive no Brasil, visa nos ensinar neste emocionante relato.

Mas esse não é o objetivo principal da postagem de hoje. O que eu quero é mostrar para vocês alguns trechos do livro que separei durante a leitura. Espero que gostem. E preparem-se, nem todos são fáceis de ler.


"Estando ali, nosso dever era obedecer. Éramos treinados para entender que apenas a pátria, o regime e o imperador importavam. (...) O problema de valorizar a pátria acima de tudo é que, às vezes, os valores humanos são deixados de lado. (...) Quando um povo é ensinado a ver seu imperador como um representante da divindade, suas ordens são inquestionáveis."

"Quando fui convocado, mesmo sendo jovem e cheio de sonhos, estava pronto para defender e honrar minha pátria. No Japão, éramos educados assim. (...) Não havia espaço para desejos pessoais. Jamais poderia me opor ao combate e ser considerado um traidor."

"Tempos de guerra são tempos de absurdos, e o pior que pode acontecer ao ser humano é ver o absurdo como algo normal. Isso nos priva de nossas maiores virtudes: amar e sentir compaixão."

"Não me parece justo que pessoas que não cometeram nenhum crime sejam vistas como criminosas. Infelizmente, este é outro perigo da guerra: esquecer que do outro lado também há seres humanos."

"Nenhum dos lados em uma guerra tem razão. Afinal, qual objetivo está acima da vida e da liberdade humana?"

"Havia uma pressão psicológica muito forte no exército. Lá, éramos treinados para ser frios e sanguinários. (...) A raiva que o treinamento despertava nos soldados certamente era utilizada como combustível para o conflito e a violência. Não havia permissão para erros ou sentimentos bons no coração."

"Toda a população japonesa sofria com a falta de alimentos, mas, de onde estávamos, parecia não haver fome em canto algum. (...) Não pude deixar de me perguntar: o que nos faz diferentes dos outros? Por que merecemos comida e os outros não? Perguntas como essas não poderiam ser levantadas naquele momento."

"Hoje, aos 93 anos, às vezes chego a me perguntar se tudo aconteceu de verdade, mas as marcas que trago na memória, os problemas de saúde e as imagens da cidade totalmente devastada me comprovam que foi tudo real."

"Em choque, olhei ao redor e vi que havia várias pessoas na mesma situação: pessoas com as roupas em trapos, a pele inteira queimada e se descolando do corpo, presa apenas pelas unhas. Seria essa a visão do inferno? O que será que aquelas pessoas pensavam e sentiam, andando daquele jeito, caladas?"

"Não sinto raiva dos norte-americanos. Sinto raiva da guerra, por tudo o que ela causa ao ser humano. E sei também que, para sucumbirmos à guerra, basta ocorrer um ato de vingança mais destrutivo que o outro, em um ciclo sem fim. Para derrotarmos a guerra, é preciso o perdão, além do amor. Só assim as pessoas terão sua vida preservada e em paz."

"Não posso esquecer esses acontecimentos. Esquecer é também enterrar a história da primeira vez que uma bomba de destruição em massa foi utilizada contra a humanidade. É permitir que, um dia, alguém com supostas  boas intenções - como os norte-americanos, que tomaram essa atitude drástica para pôr fim à guerra - possa repetir esse feito. (...) Hoje sabemos que, mais do que pôr fim à guerra, os Estados Unidos pretendiam utilizar a população de Hiroshima e Nagasaki como a cobaia de um experimento, para verificar os efeitos dessa nova bomba. A ciência nem sempre é utilizada para o bem."

"A paz não pode ser alcançada com bombas. Por isso, devemos sempre condenar a guerra."

"A temperatura no epicentro chegou a mais de 1 milhão de graus Celsius, suficiente para fundir aço. As pessoas que estavam nessa área praticamente evaporaram."

"O mais triste é pensar que as pessoas tenham sido capazes de causar tamanha destruição a seus semelhantes. Ainda assim, não posso acreditar que a guerra esteja na alma do ser humano, que nosso desejo seja a destruição. Não posso e nunca vou acreditar nisso. No entanto, vejo, com muita tristeza, que as guerras continuam acontecendo."

13 comentários:

  1. Eita Juliana, eu tenho muita vontade de realizar a leitura desse livro que você nem imagina, fiquei feliz de encontrar a escolhas dos quotes por aqui e pude perceber que a obra tem muito a oferecer.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Eu estou com muita vontade de fazer a leitura dessa obra, a sua matéria citando quotes só me deixou mais animado e curioso pela história, até porque, o cenário e ocorrido nela contado mesmo sendo triste são do meu interesse.

    → desencaixados.com

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia o livro, e confesso que os quotes separados mexeram muito comigo, esse contexto de Segunda Guerra Mundial e de Hiroshima me deixam extremamente pensativo. Eu nunca consigo entender (e jamais entenderei) o quanto o ser humano pode ser frio e não enxergar além dos seus próprios desejos, e isso me deixa bem triste. Os quotes que você separou são bem profundos e reais. Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Caraca, que quotes fortes para um livro. E que livro, hein!? Eu gosto de leituras reais como essa, principalmente envolvendo passados "desastrosos", como as guerras, pois acabo refletindo sobre tudo, sabe? Onde será que perdemos nossa humanidade? Uma vez assisti ao vídeo sobre esse ocorrido e chorei demais.
    Enfim, é uma leitura que com certeza vou querer fazer.

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia esse livro, mas só por esses quotes já deu para perceber que trata-se de uma leitura muito intensa. Com certeza, deve ser um livro triste, mas muito tocante e que inspira muitas reflexões.
    Adorei o post e fiquei muito interessada em ler esta obra.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. "Não me parece justo que pessoas que não cometeram nenhum crime sejam vistas como criminosas. Infelizmente, este é outro perigo da guerra: esquecer que do outro lado também há seres humanos."

    "Nenhum dos lados em uma guerra tem razão. Afinal, qual objetivo está acima da vida e da liberdade humana?"

    "A paz não pode ser alcançada com bombas. Por isso, devemos sempre condenar a guerra."

    Com essas frases reflito, o orgulho ferido dos governantes é maior que a consciência de que em ambos os lados existem pessoas que nada fizeram para merecer a punição de morte.

    Com uma 3ª guerra eminente penso, será que os erros do passado não foram o bastante pra acabar com essa briga entre povos? Será que mais e mais pessoas precisarão morrer pra convencer quem é o mais forte de ambos lados? Ainda me pergunto, será que realmente desejo netos? Qual futuro eles terão?

    Ainda tenho uma mínima esperança que algo de bom vai apaziguar essa ameaça de nossas vidas.

    Excelente postagem!
    Nizete
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
  7. Oie!
    Até fiquei com vontade de ler esse livro por causa das quotes :) Parece uma obra que provoca a reflexão. Gosto muito de tudo relacionado a Segunda Guerra.
    Beijos!
    Gatita&Cia.

    ResponderExcluir
  8. Olá Ju, adorei os quotes, a obra parece estar bem bacana e trazer uma boa reflexão *-* Espero poder lê-la em breve.

    ResponderExcluir
  9. Nossa que quotes, é um tema tão complicado tão doloroso. Eu tô lendo um livro agora que que fala sobre o holocausto é esta bem difícil para mim também. Ótimos quotes.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Menina quanto quote forte e impactante! Eu já queria ler esse livro antes, mas agora deu muita vontade!
    Bjus

    ResponderExcluir
  11. Oie
    nossa, meio impossivel não se sensibilizar com a história e não querer ler tudo depois desses quotes destacados, adorei e espero conseguir em breve, parabéns pelo post

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?
    Eu já vi esse livro por ai e confesso que morro de vontade de ler, pois histórias sobre Hiroshima são interessantes e me deixam curiosa, sabe? Os quotes que você separou realmente não foram nada fáceis de ler, doeu só de ler alguns, então imagino o quanto sofrerei lendo o livro, mas de qualquer forma eu pretendo ler algum dia e adorei o seu post de hoje.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  13. "A ciência nem sempre é utilizada para o bem." é exatamente o que penso sobre tudo que aconteceu em hiroshima, foi mais briga de ego e poder do que realmente ''acabar'' com a guerra, o EUA só queria provar que podia mas ignorou as vidas que ali estavam =/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo