quarta-feira, 19 de abril de 2017

[Resenha - Arqueiro] O sol também é uma estrela

Postado por Ju às 22:30
Título: O sol também é uma estrela
Autora: Nicola Yoon
Tradução: Alves Calado
Editora: Arqueiro
Número de páginas: 288
Skoob


Natasha: Sou uma garota que acredita na ciência e nos fatos. Não acredito na sorte. Nem no destino. Muito menos em sonhos que nunca se tornarão realidade. Não sou o tipo de garota que se apaixona perdidamente por um garoto bonito que encontra numa rua movimentada de Nova York. Não quando minha família está a 12 horas de ser deportada para a Jamaica. Apaixonar-me por ele não pode ser a minha história. Daniel: Sou um bom filho e um bom aluno. Sempre estive à altura das grandes expectativas dos meus pais. Nunca me permiti ser o poeta. Nem o sonhador. Mas, quando a vi, esqueci de tudo isso. Há alguma coisa em Natasha que me faz pensar que o destino tem algo extraordinário reservado para nós dois. O Universo: Cada momento de nossas vidas nos trouxe a este instante único. Há um milhão de futuros diante de nós. Qual deles se tornará realidade?


Natasha está prestes a ser deportada. Ela é uma imigrante ilegal, assim como seus pais. Nem o fato do irmão ter nascido nos Estados Unidos permitiu que não fossem obrigados a voltar para a Jamaica. A garota mora no país desde os 8 anos e agora, prestes a se formar no ensino médio, não sabe o que será de sua vida.

Daniel é um coreano-americano e em sua família quem toma as decisões a respeito de sua vida são seus pais. Eles resolvem que o garoto entrará em Yale e estudará para ser médico, e é assim que vai ser se ele quiser continuar sendo sustentado por eles. Então, embora sua real vontade seja escrever poesia, Daniel está se dirigindo para sua entrevista de admissão quando seu destino se cruza com o de Natasha.

A garota o intriga logo de cara e os dois acabam se aproximando no decorrer das horas, embora sejam completamente diferentes. Ele, pura emoção; ela, pura lógica. Ele triste e um pouco revoltado com sua situação; ela achando que a reação dele não faz sentido porque o problema do garoto é bem fácil de resolver, ao contrário do dela. Duas pessoas que se tornam essenciais uma para a outra em um momento em que a chance de um final feliz é extremamente pequena.

Comecei a leitura com muita expectativa, porque amei Tudo e todas as coisas, da mesma autora. No início, achei que esse livro teria um efeito avassalador sobre mim, já que desde as primeiras páginas me senti engasgada, mas depois a sensação passou e eu fiquei com a impressão de que, embora ele seja um ótimo livro, poderia ter sido muito melhor.

Mesmo assim, algumas coisas me surpreenderam. Primeiro, a química do casal de protagonistas. Desde o início consegui acreditar que foram feitos um para o outro, o que aumentou demais a minha angústia devido à situação deles. Segundo, a forma de narrativa. Temos capítulos narrados em primeira pessoa por Natasha e Daniel e capítulos em terceira pessoa em que a autora dá destaque para uma personagem secundária, ou para alguma coisa, ou ainda detalha o contexto histórico de um assunto que surge. Achei isso muito legal e com certeza enriqueceu a narrativa.

A história quase toda se passa em menos de 24 horas e foi impressionante notar como a autora conseguiu me convencer da mudança que ocorreu nas personagens principais - e também em algumas das secundárias. Ela demonstrou que um pequeno detalhe pode mudar todo um futuro. Só sei que sofri bastante com a dúvida de como tudo terminaria, mas quando as coisas se resolveram minhas emoções não foram tão intensas como imaginei que seriam. Mesmo assim, considero que a leitura vale a pena.

17 comentários:

  1. Oi linda,

    Eu quero ler esse livro desse que vi a capa num site norte-americano que divulga lançamentos nos EUA e li a sinopse e fiquei apaixonada pela complexidade que envolvia os personagens que aparentemente não parece tem coisas em comum, mas serão tomados por uma jogada do Destino.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Esse livro está na minha lista de próximas leituras. Tenho ouvi falar muito bem da autora. E pela sua resenha o livro vale a pena

    ResponderExcluir
  3. Oi
    Amei sua resenha ficou ótima
    Fiquei curiosa para ler o livro,ele é bem interessante,um beijo.

    ResponderExcluir
  4. OIe!
    EU li esse livro, e mesmo com algumas ressalvas da trama, eu adorei a leitura. Gostei bastante do que senti durante a leitura, e não conseguia parar até chegar a última página.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  5. Oi, eu li esse livro e também tive a mesma impressão que você, ou bem parecida. Eu amei Tudo e todas as coisas, mas senti falta de algo, que acho que a expectativa me fez acreditar que veria. Fora isso, amei muito a forma que a autora nos mostrou que O sol é pra todos, dando voz a alguns personagens e nos mostrando fatos do passado. Eu gostei muito da relação dos personagens principal.

    www.porredelivros.com

    ResponderExcluir
  6. Oi, estou interessada nesse livro desde que a Arqueiro começou a divulgar e sua resenha positiva só ajudou a somar motivos para ler. Obrigada pela dica, bjs.

    ResponderExcluir
  7. Estou lendo a história nesse momento e já fui ao contrário rs.. Não comecei a leitura com muita expectativa por que não achei Tudo e todas as coisas tudo isso (apesar de ter gostado da história). Como ainda estou no comecinho, não consigo opinar, porém preciso dizer que estou torcendo para os dois

    ResponderExcluir
  8. Olá
    Ainda não estou convencida a ler esse livro, sabe quando a gente tem uma péssima primeira impressão, foi o que aconteceu comigo e ainda não me recuperei.

    ResponderExcluir
  9. Oi Juliana, li o outro livor da autora e me apaixonei fortemente pela trama, então, é certo que lerei este aqui e depois das suas considerações, sei que será uma leitura maravilhosa. Não sabia deste detalhe que a história se passa em um intervalo de tempo de 24 horas.
    Estou bem curiosa.
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá Ju, tudo bem?

    Eu acabei não solicitando este livro logo que ele foi publicado, mas o fiz no mês seguinte (março). Estou começando a lê-lo e espero realmente que todas as críticas positivas que li dele sejam verdadeiras, rs.

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi Ju! Gostei bastante da sinopse e fiquei curiosa para saber se ela vai conseguir ficar nos EUA, nunca li nada da autora. Já estou na torcida pelo casal, acho que vou gostar da leitura, beijos!

    ResponderExcluir
  12. Olá Ju, ainda não tive a chance de ler nada da autora, mas morre de vontade *-* E pela sua resenha, apesar de não ser um livro perfeito, fiquei bem curiosa para conferi-lo *-*

    ResponderExcluir
  13. Olá!

    Vem cá, vamos conversar e concordar numa coisa: foi uma leitura ok. Li e tive a mesma sensação que você, foi uma boa leitura, mas nada sensacional ou arrebatador. Foi o primeiro dela que li, pretendo ler o outro também, mas já vou sem expectativas.

    ResponderExcluir
  14. O que eu li em outras resenhas é que o romance é muito instantâneo, muito do nada, e isso me incomoda um pouco. Ainda não li Tudo e Todas as coisas, mas quero conhecer logo a escrita da autora
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  15. Heiii, tudo bem?
    Eu nao tava dando nada por esse livro, mas confesso que depois da resenha deu vontade de ler na integra o livro todo.
    A capa de O sol também é uma estrela é uma das mais lindas que ja vi, adoro cores.
    A ideia do livro é interessante e fiquei curiosa pra saber mais.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  16. Olá.

    Olha, esse livro tem uma premissa bem interessante, mas não to com muitas expectativas. Pois eu li algumas resenhas que também tem a mesma opinião que a tua: foi tudo muito ok!. Fico feliz que você tenha gostado e que tenha sido uma leitura válida pra ti.

    Beijos,
    Respire Literatura

    ResponderExcluir
  17. Oi! A divulgação e as resenhas que leio sobre esse livro estão me convencendo a fazer a leitura, porque a história me deixou bem interessada. Dica anotada!
    Beijo!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo