sexta-feira, 23 de setembro de 2016

[Resenha - Galera Record] Magônia

Postado por Ju às 11:00

Título: Magônia
Autora: Maria Dahvana Headley
Tradução: Alda Lima
Livro #1 da série Magônia
Editora: Galera Record
Número de páginas: 308

Aza Ray nasceu com uma estranha doença incurável que faz com que o ato de respirar se torne mais difícil. Aos médicos só resta prescrever medicamentos fortes na esperança de mantê-la viva. Quando Aza vê um misterioso navio no céu, sua família acredita que são alucinações provocadas pelos efeitos do medicamento. Mas ela sabe que não está vendo coisas, escutou alguém chamar seu nome lá de cima, nas nuvens, onde existe uma terra mágica de navios voadores e onde Aza não é mais a frágil garota enferma. Em Magônia, ela não só pode respirar como cantar. Suas canções têm poderes transformadores e, através delas, Aza pode mudar o mundo abaixo das nuvens.


Aza Ray é uma garota de 15 anos incrivelmente doente. E sua doença é algo tão inédito que os médicos acabaram dando a ela seu próprio nome: Síndrome de Azaray. Aza tem uma enorme dificuldade de respirar, vive tendo crises e sendo levada ao hospital. Tem inclusive alguns órgãos em lugares ligeiramente diferentes de onde deveriam estar.

Mas se tem algo que a garota nunca imaginou, é que a única coisa errada com ela poderia ser estar no lugar errado. Em um momento extremo, Aza descobre que não é exatamente humana, e sim magoniana. Pertence a um povo que vive no céu, uma nação essencialmente pirata, que precisa roubar de quem vive na terra para sobreviver. Um povo que usa a voz, através do canto, para fazer de tudo, desde as coisas mais cotidianas até as mais extraordinárias. Mas será que em Magônia Aza conseguiria se sentir realmente em casa?

O início do livro me envolveu de um jeito que até me assustou. Ri muito com a Aza, que é bem humorada e encara muito bem sua probabilidade altíssima de morte iminente. Tem um melhor amigo extraordinário, Jason, que é tão preparado para lidar com sua doença quanto sua própria família, e chega ao ponto de ter uma identidade falsa com o mesmo sobrenome para não ser barrado em hospitais. 

Ele e Aza são muito inteligentes, apesar de terem interesses estranhos na minha opinião, como querer ver um vídeo ultra secreto de uma lula gigante… rs… A leitura começou completamente viciante e emocionante e, antes da página 100, eu já estava chorando de um jeito absurdo.

As coisas mudaram um pouco quando passamos a acompanhar os acontecimentos em Magônia. Embora a autora tenha construído um mundo rico e intrigante, não achei os novos personagens tão interessantes quanto os apresentados no início do livro. Até a Aza perdeu um pouco do seu encanto, pois se mostrava perdida e incapaz de ser a garota forte que tinha sido até aquele momento. Com o tempo, o enredo conseguiu prender de novo minha atenção, mas não alcancei o nível de envolvimento inicial. Quer dizer, pelo menos até chegar quase no fim do livro, não tinha alcançado.

Houve vários acontecimentos que me pegaram de surpresa e voltei a ver a garota que tinha admirado no início. Não esperava por aquele final, mas acredito que ele vai me fazer gostar tanto do segundo volume quanto gostei do início desse. Espero conhecer mais detalhes sobre Magônia e os conflitos existentes entre seus habitantes, acho que isso permitirá que eu entre de verdade no enredo e possa aproveitar plenamente a leitura.

21 comentários:

  1. Oi!
    Amo a capa desse livro e, mesmo sem saber muito sobre a história, estava esperando ansiosamente o lançamento dele por aqui. A sua resenha é a primeira que leio e fiquei muito empolgada quanto ao que esperar da trama, mesmo sendo uma pena os personagens que aparecem na segunda parte não serem tão interessantes quanto os que aparecem desde o início. Ainda assim estou empolgada para o ler.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ju!

    Parece ser um ótimo livro, de uma tamanha sensibilidade! Também gosto quando esses tipos de livros tem um toque de humo, haha.
    Amei sua resenha, com certeza vou adicionar o livro na minha lista!

    Sucesso com o blog sempre!
    Beijos, Belle.
    floraliteraria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Fiquei muito curiosa com esse livro, eu sabia pouco sobre ele e agora que li a sua resenha eu senti um grande interesse para ler. Achei muito bacana a maneira como o livro te envolveu e espero poder me sentir assim também

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Fiquei bem curiosa com a história, achei bem legal essa dupla, e seus gostos peculiares rs. Também fiquei curiosa com Magónia, gosto muito desses toques fantásticos.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá Ju,
    Conforme fui lendo sua resenha, fui desanimando, sério. A protagonista me pareceu muito forte e bem construída, uma personagem por quem nos encantaremos, mas, depois, ela parece que foi perdendo o brilho. Gostei de saber que o final voltou a te prender e que te deu a impressão de que você gostará muito do próximo volume. Acho que isso faz retomar a vontade de ler o livro.
    Achei bem estranho a Aza e o Jason gostarem dessas coisas, mas achei muito legal eles serem inteligentes. Dica anotada.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  6. Oie!
    Eu solicitei esse livro para a editora e estou aguardando receber o titulo. Estou bem curiosa para conferir essa trama e não vejo a hora de conhecer mais a história. Espero também ser envolvida pela história, assim como você foi.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  7. Oiii Ju, tudo bem?
    Eu estou louquinha para ler esse livro, parece ser uma edição linda ainda por cima e um tema que não é muito comentado em muitos livros, lerei com toda certeza.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Eu não conhecia a obra, mas adorei a premissa desse livro! Achei super interessante!
    Gostei de saber que a protagonista é bem humorada e que a autora conseguiu criar um mundo intrigante.
    Apesar do livro ter perdido um pouco o envolvimento do leitor no decorrer da história, parece sim uma obra bem bacana e pretendo conferir.
    Ótima resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oiiee!! Tudo bem? Amei tua resenha!

    Li Magônia e te digo, gostei demais! Entendo quando você diz que o livro perde um pouco o pique, e que a gente fica sem saber se está gostando de fato...Até que tudo engrena de novo. Mesmo com tudo isso, achei a leitura fantástica. Acho que, por gostar tanto de fantasia, já tava meio saturada com livros semelhantes que via por aí. Nesse o universo é completamente novo, pelo menos pra mim. Nunca tinha lido nada parecido!

    Também resenhei: http://www.leitorasinquietas.com.br/2016/09/resenha-magonia.html

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá,
    Não sabia que iria ter um próximo volume e fiquei bastante curiosa para saber como esse acabou.
    Fico feliz que você tenha dado muita risada pelo fato de Aza ser bem humorada, pois gosto muito disso em um livro.
    É legal também saber que a obra esconde várias surpresas, o que prende bastante a atenção.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi querida,
    Que livro lindo. A sua resenha foi a segunda que li e serviu para eu ter uma visão mais ampla da historia contida no livro.

    A capa é linda admito, e os personagens são bem construídos e desenvolvidos. Claro que como todo livro esse eu pude ver que tem seus defeitos. Mas vou dar uma chance pois preciso tirar minhas próprias conclusões.

    Beijoss, Enjoy Books

    ResponderExcluir
  12. Oie!
    Que capa linda a desse livro, não conhecia a história, mas que coisa linda não? Livros com um pouco de tudo incluindo humor é algo que eu realmente amo.
    Anotei a dica desse livro e vou procurar mais sobre ele

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  13. Já fui direto para a capa, achei muito lindo e cativante, inspirador! Não conhecia esse livro, mas sua resenha deixou com aquele gosto de quero mais e os leitores lerem o mais rápido possível. Vou ter que marcar nos desejados né rs.

    ResponderExcluir
  14. Oii,

    Estou bem curiosa para ler esse livro e depois da sua resenha estou ainda mais curiosa. Sem contar que essa capa é linda né?

    beijos

    ResponderExcluir
  15. Oie, que bacana que o começo do livro te emocionou e fez você amá-lo e que o final voltou a ser assim. Provavelmente sua identificação com os novos personagens não se deu tão rápido pela mudança de cenário e por ter sido tudo tão rápido. Tomara que você goste mais ainda do próximo. Não tenho certeza se essa coisa do outro planeta faz muito meu estilo de leitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu disse que os magonianos vivem no céu, não falei nada de outro planeta... A história se passa apenas na Terra. ;)

      Excluir
  16. Oii Ju, tudo bem? Gostei muito da resenha! Esse livro vem me chamando a atenção a cada comentário que leio sobre, tanto os positivos como os negativos (e esses são poucos). Acho a premissa super original e cativante. Louca para conhecer Magônia! Que bom que gostou da leitura, mesmo que mais da primeira metade que da última. Espero de verdade gostar do livro. Ah, essa capa é maravilhosa <3
    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Achei a premissa desse livro bem interessante, o fato da menina ter tantos problemas por ser de outro mundo me pegou de surpresa, é algo que não imaginava olhando a capa do livro. Fiquei curiosa pra ler o universo de Magônia que a autora criou. Ainda bem que no final você tenha voltado a se prender pela história <3 Quem sabe um dia eu não leia!

    ResponderExcluir
  18. Olá, que capa bonita!
    A história, de fato parece interessante e criativa (nada cliché)! Acho que vou ler!
    Obrigado pela dica,
    www.playmymind.com.br

    ResponderExcluir
  19. Sempre achei o nome desse livro bem curiso e agora acho a história também, não sei se é um livro que eu leria mas a históri pode ter certeza que me deixou intrigada.

    ResponderExcluir
  20. Oi, Juliana. Tudo bem?
    Como já tinha expressado, eu fiquei encantado pelo enredo do livro. Imagino a sua surpresa quando descobriu que a personagem não era um ser humano e sim uma magoniana. Algo que explica bastante a síndrome e também os órgãos em lugares diferentes. Achei essa última estratégia da autora bem interessante, pois para não ser humano tem de apresentar característica diferentes. Isso fez eu lembrar de um livro que li no mês passado, O Homem que caiu na Terra. Onde o protagonista, Newton, era um extraterrestre e como a Aza Ray, tinha muitos aspectos do corpo diferentes do humano. Uma coisa que para você teve um aspecto negativo foi o fato do livro começar muito empolgante, perder um pouco a força, depois dar uma melhorada e no fim ser surpreendida. Eu não diria ser um aspecto negativo, gosto de livro que tenham essa dinâmica, desde que sempre venha com fatos surpreendentes e, lógico, com um bom final. Bem, estou muito interessado de ler o livro. Espero ter boas experiências com ele. Obrigado pela dica e parabéns pela resenha.
    Abraço!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo