Título: O Feiticeiro de Terramar
Autora: Ursula K. Le Guin
Tradução: Ana Resende
Livro #1 do Ciclo Terramar
Editora: Arqueiro
Número de páginas: 176
Há quem diga que o feiticeiro mais poderoso de todos os tempos é um homem chamado Gavião. Este livro narra as aventuras de Ged, o menino que um dia se tornará essa lenda. Ainda pequeno, o pastor órfão de mãe descobriu seus poderes e foi para uma escola de magos. Porém, deslumbrado com tudo o que a magia podia lhe proporcionar, Ged foi logo dominado pelo orgulho e a impaciência e, sem querer, libertou um grande mal, um monstro assustador que o levou a uma cruzada mortal pelos mares solitários. Publicado originalmente em 1968, O feiticeiro de Terramar se tornou um clássico da literatura de fantasia. Ged é um predecessor em magia e rebeldia de Harry Potter. E Ursula K. Le Guin é uma referência para escritores do gênero como Patrick Rothfuss, Joe Abercrombie e Neil Gaiman.
Terramar é um enorme conjunto de ilhas em que vive nosso protagonista. Desde a primeira página, sabemos que vamos acompanhar a história de um grande feiticeiro e viajante, Ged, conhecido popularmente por Gavião, pois verdadeiros nomes têm grande poder, podem permitir a quem os conhece controlar o outro, e não são revelados pelos homens a não ser a algumas poucas pessoas que se mostrem dignas de sua confiança. A autora nos avisa ainda que ele se tornou Senhor dos Dragões e arquimago em sua época, uma prova de como era poderoso.
Só que ela começa a nos contar sua história do início, desde que descobriu ter um grande talento para a magia. Neste volume acompanhamos Ged desde criança - quando ainda se chamava Duny - até quando se tornou mago, ainda muito novo, com 18 anos, e vamos um pouquinho além, conhecendo os fatos que aconteceram no ano seguinte a sua formação.
No início, não consegui sentir muita simpatia por ele. Foi sempre ambicioso, arrogante e impaciente, focando somente no objetivo de se tornar a pessoa mais poderosa do mundo. No posfácio, a autora explica que a intenção foi mesmo retratar alguém tolo e imaturo, fazer algo diferente do usual. Na época em que o livro foi escrito, os magos conhecidos na literatura eram todos mais velhos, e ela achou interessante mostrar o antes, o que poderia acontecer quando ainda estavam descobrindo quem eram e o que podiam fazer.
Felizmente, a vida ensina Ged a ser uma pessoa bem melhor, mesmo que ele tenha que descobrir isso através da dor e que, a partir de sua mudança, tenha muita dificuldade de vivenciar um momento de verdadeira paz - tudo tem um preço, afinal, e comprometer o equilíbrio faz com que qualquer coisa possa acontecer.
Fiquei simplesmente encantada pela narrativa da autora. Este livro foi publicado pela primeira vez em 1968, e tem apenas 176 páginas, mas a Ursula não corre com os acontecimentos nem deixa de ambientar perfeitamente as cenas, mesmo que um grande período de tempo se passe no decorrer do enredo. Eu só gostaria de um pouco mais de detalhes sobre o final, queria ter me sentido na pele do Ged quando a parte mais importante da história se desenrolou, mas tudo bem, isso não me fez gostar menos da leitura.
Neste volume, o garoto tem seu primeiro contato com dragões, e me sinto muito feliz em dizer que o dragão da capa corresponde exatamente à descrição que recebemos dele. Aliás, todos os detalhes da capa estão totalmente de acordo com uma das cenas que mais amei no livro. E o melhor é que esse não é o único dragão da história! *-* A louca por dragões surta e mal consegue esperar para saber como o Ged se torna Senhor dos Dragões no futuro.
A parte gráfica é simples, mas temos um mapa no início do livro que consultei durante toda a leitura. As folhas são amarelas e mais grossas que o habitual, a fonte de um tamanho confortável. Minha única crítica é quanto ao título, feiticeiros no livro muitas vezes são retratados como pessoas que fazem apenas pequenos feitiços, e magos como quem realmente domina a magia de uma forma muito mais profunda. Feiticeiro pode até soar melhor, mas Ged é um mago. Ok, ele até começou como aprendiz de uma feiticeira - sua tia - no lugar em que morava, mas ainda acho a outra denominação mais adequada.
Enfim, acho que deu para perceber o quanto gostei do livro. Mesmo com todos os detalhes e com um universo muito bem construído, li rapidamente. A obra surgiu depois que a Ursula foi convidada a escrever para adolescentes, e fiquei extremamente satisfeita por ela ter aceitado o desafio. Espero que os outros volumes não demorem a ser publicados, uma vez que a série já foi finalizada há vários anos.
Olá Ju
ResponderExcluirCom certeza deu para perceber o quanto você gostou do livro sim. Adorei poder conferir suas impressões e ainda mais porque não conhecia esse título, mas já fiquei bem curiosa. Esse universo fantástico deve ser bem explorado, mesmo porque há desenvolvimento para isso.
E claro, nao posso deixar de afirmar que adorei sua resenha.. Boas leituras!
Beijos, Fer
www.segredosemlivros.com
Adorei esta coisa das ilhas e acho que talvez, eu teria a minha primeira impressão bem parecida com a sua , em relação a arrogância do personagem. Que bom que você gostou do livro e isso, me deixou curiosa para ler também!!!
ResponderExcluirMeu Amor Pelos Livros
Beijos
Olá,
ResponderExcluirSou apaixonada por livros que abordem magia, principalmente quando tem um dragão envolvido também.
Fiquei bastante curiosa para conferir a descrição do dragão para ver se tenho a mesma opinião em relação a capa.
Gostei de saber que alguns acontecimentos acabam por fazer Ged ser uma pessoa melhor mesmo que através da dor.
http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/
Oii!
ResponderExcluirNão curto muito o gênero e nunca tinha ouvido falar dessa autora, mas parece uma história bem interessante :D
Realmente diferente a escolha da autora ao resolver escrever sobre um mago jovem, ler sobre magia de um jeito mais adolescente e divertido é bem instigante rsrsr
Oi Ju!
ResponderExcluirEu vi o livro de relance quando ele foi lançado aqui no Brasil e só pela capa já tinha me interessado, mas não tinha pesquisar para saber do que se tratava.
Agora lendo a sua resenha e vendo que é uma fantasia para jovens, fiquei mais interessada ainda. Adoro esse gênero e histórias que retratam mundos com feiticeiros (ou magos, rsrs), dragões e todas essas coisas que nesses universos vemos.
Fiquei bem surpresa ao saber que ele foi publicado em 1968. É bem impressionante quando vemos obras muito boas e que antecederam livros que gostamos (neste caso, HP que eu AMO!) e que poucas pessoas conhecem.
Adorei a dica. Já anotei o nome!
Bjss
http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/
Oi!
ResponderExcluirPrimeira resenha que leio e já amei! Fiquei com medo de apostar nesse livro, mas após ver em suas impressões várias elementos que eu gosto já sei que preciso ler. Gostei do universo e da personagem! Também espero que os outros não demorem a chegar.
Parabéns pela resenha
Olá,
ResponderExcluirSua reserva está bem detalhada, muito boa! Não sou fã do gênero, mas é um livro que escolherei para dar de presente ao meu filho. Ele gosta dessas histórias sobre magias.
Bjs,
http://contosdacabana.blogspot.com.br/
Olá Ju,
ResponderExcluirNossa, que livro antigo! Pela premissa imaginei que a obra era mais recente e me surpreendi. Gostei de saber que conhecemos uma história desde o início e de como tudo começou!
Entendo a diferença entre Feiticeiro e Mago e, por vezes, penso nisso. Acho que Mago seria melhor. Fiquei bem curiosa para conhecer Ged e a história.
Espero que os próximos volumes te agradem tanto quanto esse.
Beijos,
Um Oceano de Histórias
Olá,
ResponderExcluirPela sua resenha percebi o quanto a obra te encantou. Não gosto muito do gênero, mas gostei de saber que a autora não corre com os acontecimentos. A capa é maravilhosa e que ótimo que o dragão nela tem tudo a ver com as características dadas!
http://www.virandoamor.com/
Oiee,
ResponderExcluirOlha eu já tinha visto outras resenhas super favoráveis como a sua sobre essa obra e sem dúvidas é uma promessa de leitura que me deixa atraída para a leitura. Sem falar que uma obra que já vem recomendada pelo Neil Gaiman me faz querer jogar tudo pro alto e começar a leitura, beijooos
Conversas de Alcova ♥
Olá!
ResponderExcluirNossa, achei muito legal essa proposta da autora de demonstrar o crescimento do personagem. Gostei também de saber que apesar de ser bem pequeno, os acontecimento não são corridos como acontecem em muitas obras desse gênero.
Beijos.
http://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/
Oiii, tudo bem? Eu vou hoje ao correio ver minha caixa postal e estou torcendo para que o livro já tenha chegado ahhahahha
ResponderExcluirJá estava bem ansiosa para ler o livro, mas depois da resenha (é a primeira que vejo), fiquei com mais vontade ainda de conferir :)
A capa é muito linda e se combina perfeitamente com a história, melhor ainda hahahah
Beijooos
http://profissao-escritor.blogspot.com.br/
Olá!
ResponderExcluirGosto de livros medievais, e esse tem uma ótima premissa. Um Aprendiz de feiticeiro, dragões, um passado, um presente e um futuro... Parece muito bom!
Agora, como ela conseguiu escrever um livro de fantasia medieval usando apenas 176 páginas? Geralmente esse tipo de livro é uma bíblia!
Ótima resenha
Abs
Ni
Cia do Leitor
Oie, que bacana saber que você gostou tanto desse livro. Particularmente não curto muito essa pegada fantástica com dragões, feitiços e etc, mas de vez em quando eu tento ler alguns livros do gênero para ver se gosto, então esse me pareceu interessante por ser curto. Também achei bacana a autora querer retratar o protagonista mais novo e o seu começo.
ResponderExcluirOlá, tudo bom?
ResponderExcluirGostei muito dessa ideia da autora, de não criar um mago esteriotipado já no início do livro. Curti muito saber que a autora construiu o personagem de uma forma que o mesmo vai evoluindo, vai crescendo com a história. Confesso que não curto fantasia, nem histórias que envolvem magia, dragões... enfim! Mas, gostei muito da sua resenha, super bem escrita! Deu até vontade de conhecer o enredo criado pela autora.
Beijos!
@PollyanaCampos
Entre Livros e Personagens
Nossa, não sabia que o livro era tão curtinho! Dá pra ler em uma só sentada!
ResponderExcluirE adorei saber que tem um mapa. Sou dessas que ficam indo e voltando para consultar durante a leitura.
Que bom que o personagem evolui e se torna uma pessoa melhor.
Vamos ver como a autora deu continuidade a história, né?
Beijos
Oi, tudo bem? Deu sim para perceber o quanto gostou do livro. Adoro fantasias, mas não costumo ler livros com esse tipo de temática que envolvam dragões e magia, acho que já passou da hora de me embalar nessas leituras. Muito legal a retração do protagonista desde do inicio da sua jornada e fico feliz que apesar do livro ser pequeno, a autora não correu com os fatos. Ótima resenha, beijos.
ResponderExcluirOlá, Ju! Não curto muito histórias neste estilo, mas esta parece ser uma bem construída e com seus encantos. Sua resenha está ótima e tenho certeza que será um presente para os leitores do gênero! Parabéns!
ResponderExcluirBjs
Yohana Sanfer
http://www.papelpalavracoracao.com.br/
Eu amo o gênero fantasia e desde que esse lançamento foi anunciado eu soube que precisava ler esse livro, principalmente por envolver feiticeiros e magia, alem de que percebi que a obra é complexa e compreensível, mas mesmo assim o leitor é inserido na história e o livro flui.
ResponderExcluirPuxa, com a premissa pensei que esse livro era bem mais atual. Ele é bem antigo né? Eu gosto muito de fantasia e principalmente quando envolvem uma pegada mais juvenil. Acredito que devoraria esse livro bem rápido. Uma pena o final não ser muito "conclusivo" mas pelo menos ainda terão outros livros na série né?!
ResponderExcluirBeijos!
Conheci faz pouco tempo esse livro, mas ele já havia me chamado a atenção. Essa é a primeira resenha que vejo sobe ele, mas já me sinto tentada a ler.
ResponderExcluirGosto bastante desse lado mais sobrenatural, de magia e -ai meu deus- dragões!
Também gostei de saber que a história começa do início, quando Ged é apenas um menino.
A capa é realmente linda, você tem razão.
Estou encantada e ansiosa para conhecer essa história melhor.
Bjs, Mila
http://a-viagem-literaria.blogspot.com.br/
Olá, a capa é uma lindeza, sou meio dividida com o tema dragões, já li algo uma vez mas foi algo bem infanto-juvenil então não sei se algo mais maduro com o tema me agradaria, mas sua resenha está ótima parabéns
ResponderExcluirOlá Ju,
ResponderExcluirtenho muita curiosidade de ler esse livro, mas estou acostumada com livros de fantasia ENORMES e não queria começar outro agora. Bom saber que é curtinho, mas incrível.
Achei a ideia da autora de fazer algo diferente do usual maravilhosa, mostrar ele antes de se tornar o grande Mago.
Diferente de você gosto do título feiticeiro, quem sabe no próximo livro, quando ele for mais velho e poderoso, vire o Mago de Terramar :D
PS: Amei essa capa
Beijos,
Anne
Fadas Literárias
Oii!
ResponderExcluirEu conheci esse livro no evento da Editora e fiquei encantadíssima! Ainda não li, mas ele está ali na minha prateleira como próxima leitura.
Fico muito feliz em saber que você gostou, já que não conheço ninguém que já tenha lido - na verdade, acho que essa é a primeira resenha que eu leio sobre ele.
Ouvi muita gente comparando esse livro a Harry Potter, talvez por tratar de sobrenatural e ser um livro jovem, queria saber o que você pensa sobre isso.
Beijos!
www.beyondbluedoors.com
Olá!
ResponderExcluirPela sua resenha da para ver que o livro é muito bom e que Ged conseguiu te conquistar. Nunca li sobre histórias de dragões mas já vi filmes e gostei muito. Pena o final ter sido corrido. Ainda não decidi se leria o livro, mas vou procurar saber mais sobre ele.
Adorei a sua resenha.
Beijinhos!
Oi, flor.
ResponderExcluirNo evento da Arqueiro falaram muito bem desse livro e eu já fiquei curiosa. Agora lendo sua resenha fiquei com mais vontade ainda de ler! Eu sou apaixonada por esse universo fantástico e não sabia que o livro tinha tanta poucas páginas. Aliás, me surpreendi, pois um universo como esse requer muito mais conteúdo. Vejo que a autora soube distribuir bem a trama mesmo ele sendo tão fininho. Fico feliz q vc tenha gostado e quero muito ler.
Beijos!
www.anebee.com.br
Oi Ju! Que bom que você gostou da leitura, eu no entanto achei a narrativa meio parada e ficou abaixo do que eu esperava. mas como é o primeiro volume ainda, vou seguir com a série, e espero que melhore.
ResponderExcluirBjs!
1968? Gente, eu não conhecia a obra, e suas impressões me deixaram empolgada para lê-lo. Amo o gênero e a premissa parece ser incrível, eu fui lendo sua resenha e já formando as cenas na minha mente, imagina o quão empolgante deve ser ler ele de verdade. É uma pena o final ter sido corrido, mas pelo visto não atrapalhou em nada na história em si. Já anotei aqui.
ResponderExcluirBjos.
EuVocê&oslivros
As vezes a falta de mais detalhes seja porque tem outros não?Sei lá, é só um palpite. E gente, pra mim o livro teria mais páginas, é bem poucas em. Eu não sei se leria por agora, apesar de estar curiosa para conhecer a história, detesto ficar esperando lançar as continuações e do jeito que as editoras enrolam, é bem capaz de chegar meio do ano que vem e nada de continuações. Torço para que não seja assim e você continue lendo logo tudo pra contar mais pra gente. Adorei a resenha e como o livro e a serie é um clássico da fantasia, quero com certeza.
ResponderExcluirbjs