Título: O que te move?
Autor: Fernando Moraes
Editora: Novas Idéias
Número de páginas: 160
Movimentar-se para não ficar aprisionado à zona de conforto é um dos grandes desafios nos tempos modernos. Quando a abundância impera, certamente a visão de futuro fica mais comprometida, por isso se faz necessário nos movermos para ter propósitos, sonhos e esperança de dias melhores. Saindo do estado conformista, que anula as possibilidades e nos imobiliza por causa do imediatismo, ser protagonista é mais do que ser o ator principal de tudo aquilo que envolve a nossa vida. Ser protagonista é colocar o coração no sofrimento do outro, renunciando a zona de conforto em função de quem precisa de nós. Movimentar um sonho, uma causa, um ideal ou um propósito de vida nos permite despertar para novas oportunidades, aflorando talentos, habilidades, dons e potenciais, nos dando confiança e coragem para seguir em frente. Neste livro, Fernando Moraes o convida a se mover em busca de novos desafios, a ter atitudes que inspiram grandes transformações.
O que te move? é um livro que busca refletir a respeito de como nos relacionamos com nós mesmos e com o mundo à nossa volta. Fernando nos coloca para pensar sobre muitas coisas importantes. Falarei sobre alguns dos assuntos abordados, pois não é possível englobar todo o conteúdo nesta resenha.
Concordo com o autor quando ele diz que, muito mais importante que fazer caridade de uma forma assistencialista, é o fato de empoderar as pessoas, de fazer com que acreditem que podem transformar suas vidas; que suas atitudes e o fato de terem sonhos e esperança de realizá-los podem fazer toda a diferença em seu destino.
Concordo com o autor quando ele diz que, muito mais importante que fazer caridade de uma forma assistencialista, é o fato de empoderar as pessoas, de fazer com que acreditem que podem transformar suas vidas; que suas atitudes e o fato de terem sonhos e esperança de realizá-los podem fazer toda a diferença em seu destino.
Mas não acho que todos estejam preparados para ajudar dessa forma, e se a pessoa, para ajudar alguém, precisa se sentir em evidência e ver alguma vantagem para ela naquele ato, que seja. O ideal seria que ajudássemos uns aos outros apenas por ser o certo, apenas por saber que quem tem mais na verdade precisa assumir mais responsabilidades e fazer com que todos tenham condições de ter a vida que merecem. Mas, infelizmente, o mundo ainda tem muito a evoluir nesse sentido.
O autor mostra que mesmo com pequenas atitudes no nosso dia-a-dia podemos ser agentes de transformação, pois ao sermos protagonistas de uma melhora individual ou coletiva fazemos com que outras pessoas consigam se sentir mais vivas e capazes “de saírem da condição de coadjuvantes e se tornarem os atores principais do movimento que os envolve”.
“Cuidado com os caminhos traçados, pois eles irão te conduzir somente até onde alguém chegou. Você pode ir além”. - Alexander Graham Bell
É muito importante aprendermos a respeitar as diferenças, a ver todos como iguais e nos lembrarmos sempre de nossa história de vida, já que muitas vezes passamos por situações bem diferentes do que a que estamos no momento e relembrá-las pode nos ajudar a compreender o outro. Mesmo que nunca tenhamos passado por um situação parecida, precisamos desenvolver a empatia para que consigamos entender o que aquela pessoa sente e descobrir maneiras de fortalecê-la.
Temos que descobrir o que realmente nos move, o que nos faz sair da inércia e ajudar na construção de um mundo melhor para todos. Somos seres livres para agir como quisermos, mas será que estamos usando da melhor maneira essa liberdade? Este livro, antes de tudo, é um convite ao pensar.
“A única arma para melhorar o planeta é a educação com ética. Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor da pele, por sua origem, ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar”. - Nelson Mandela
Olá
ResponderExcluirSua resenha está muito boa, mas não gosto desse gênero de leitura.
Passo a dica dessa vez :)
Bj
Adorei a sinopse desse livro, é inspirador, amei mesmo! Não conhecia esse livro, mas super anotei a dica para ler, realmente também estou precisando sair da minha zona de conforto e buscar meus objetivos! Ótima resenha!
ResponderExcluirwww.leitorasvorazes.com.br
Olá
ResponderExcluirMuito legal que um livro com apenas 160 páginas tenha tantos assuntos para reflexão, mas só de ler a sinopse já percebi que não é muito para mim, me pareceu meio auto-ajuda misturado com filosofia, não é algo que eu leria por hora.
Olá,
ResponderExcluirAcho interessante a proposta do livro e os temas que ele aborda, principalmente a caridade. E concordo que nem todos estão aptos a ajudar dessa forma.
A obra nos traz reflexões válidas e acho que devemos tirar algumas lições para nossa vida.
http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/
Oi!
ResponderExcluirNunca me aventurei em livros com esse tipo de texto. Não sei se seria uma boa, mas eu gosto muito de coisas que nos fazem refletir! Acho que vou arriscar =D
Abraço!
Apesar de eu achar que a leitura possa ser muito bem aproveitada e que o livro traz mensagens e momentos de reflexão, não é uma leitura que eu faria no momento.
ResponderExcluirOie!!
ResponderExcluirNão conhecia esse livro, a sua resenha está perfeita, a história me chamou a atenção, mas temo não ser o tipo de livro que eu gosto muito.
beijos
Mayara
Livros & Tal
Olá,
ResponderExcluirNão conhecia esse livro. E fiquei bem curiosa a respeito do tema central, só esse título já nos dar muito em que pensar. Espero ter a oportunidade de lê-lo em breve, acredito que irei gostar bastante. Além disso, essa capa está muito bonita *----*
Beijos,
entreoculoselivros.blogspot.com.br
Ola Ju gostei muito da proposta do livro, e os temas que destacou na resenha, são bem realistas, ajudar o próximo não somente com a carinho. e sim ajudar a mudar, a ver a situação sobre outro prisma dando forças para ele mudar. Ainda não conhecia esse livro e já quero ler. beijos
ResponderExcluirJoyce
www.livrosencantos.com
Olá.
ResponderExcluirNunca tinha ouvido falar no livro antes. Adorei sua resenha mesmo o livro não sendo meu gênero favorito, mas acho bacana os assuntos abordados que nos faz refletir melhor muitas coisas para nossas vidas. ótima resenha, vou anotar a dica aqui.
Olá
ResponderExcluirparece ser uma leitura muito boa, gostei da capa e da sua resenha, quem sabe um dia eu de uma chance
Beijos
http://realityofbooks.blogspot.com.br/
Oi, eu não sou de ler esse gênero, sei lá, nunca consigo sair das primeiras páginas, mas sei de pessoas que adorariam ler, irei indicar.
ResponderExcluirbjs
Olá Ju!!!
ResponderExcluirEsse gênero de livro não me chama tanta atenção para ler, porém adorei a frase no final do Mandela pois toda vez que leio ela concordo mais ainda pois nós seres humanos nascemos sem aprender nada desse ódio que vemos e se a gente pode aprender isso também podemos sim a aprender amar.
lereliterario.blogspot.com