sexta-feira, 20 de junho de 2014

[Resenha - Única Editora] O Teste

Postado por Ju às 22:00
Título: O Teste
Autora: Joelle Charbonneau
Tradução: Santiago Nazarian
Livro #1 da série O Teste

No dia de formatura de Malencia ‘Cia’ Vale e dos jovens da Colônia Cinco Lagos, tudo o que ela consegue imaginar – e esperar – é ser escolhida para O Teste, um programa elaborado pela Comunidade das Nações Unificadas, que seleciona os melhores e mais brilhantes recém-formados para que se tornem líderes na demorada reconstrução do mundo pós-guerra. Ela sabe que é um caminho árduo, mas existe pouca informação a respeito dessa seleção. Então, ela é finalmente escolhida e seu pai, que também havia participado da seleção, se mostra preocupado. Desconfiada de seu futuro, ela corajosamente segue para longe dos amigos e da família, talvez para sempre. O perigo e o terror a aguardam. Será que uma jovem é capaz de enfrentar um governo que a escolheu para se defender?

Mais uma vez eu reafirmo minha teoria de que nunca vou me cansar de boas distopias. O Teste nos apresenta um mundo em reconstrução. Quase tudo foi destruído em etapas conhecidas como as Sete Fases da Guerra: quatro providenciadas exclusivamente pelo homem, na luta por território e poder; e três em que a natureza revidou, providenciando terremotos, tornados, inundações, degradação da terra. As pessoas que restaram precisam dar o seu melhor para que a raça humana sobreviva e possa, um dia, voltar a viver com conforto.

Tento imaginar o que outrora havia neste espaço. Como um líder poderia ordenar um bombardeio que resultasse nisso - o tipo de destruição que não pode ser reparada com a equação química correta ou uma nova espécie de planta. A terra é resistente, mas é difícil imaginar uma época em que este lugar será qualquer outra coisa além de um terrível lembrete do que nós, seres humanos, podemos fazer.

O Governo seleciona as mentes mais brilhantes entre todas as colônias para participar do "Teste". Este teste definirá quais jovens poderão frequentar a universidade e, futuramente, ser líderes nas regiões em que puderem ser mais úteis. Quando alguém é selecionado, não tem a menor ideia de qual será seu destino. Pode ser que nunca mais tenha a oportunidade de visitar a colônia em que nasceu, ou rever seus amigos e sua família. O futuro dos escolhidos é definido pelo Governo. E ninguém tem a opção de recusar uma oportunidade.

- Os melhores líderes cometem erros e aprendem com eles. Os melhores líderes nunca cometem esses erros novamente. A única maneira pela qual você pode aprender é se entender os erros cometidos.

Para piorar um pouco a situação, o que acontece durante o processo de seleção é mantido em sigilo. Os candidatos não conseguem ter ideia do que esperar. Este livro é comparado duas vezes com Jogos Vorazes em sua contracapa e tem, sim, algo em comum com ele. Digamos que outro tipo de arena se apresenta. O mais angustiante é que ela pode acompanhar alguém durante um tempo muito mais longo.

A narrativa de O Teste é bem tensa; a leitura foi até um pouco desgastante, porque eu acreditava (claro que inconscientemente... rs...) que precisava me manter tão alerta quanto as personagens (coisa de gente maluca). Sentia que tudo era tão real que foi me dando um desespero profundo devido à incerteza do desfecho. 

- Não posso me arrepender de algo que não escolhi.

Adorei a Cia, é uma personagem corajosa, justa, generosa, humana. Todas as personagens são muito bem construídas, e achei extremamente difícil descobrir quem era amigo e quem era inimigo da garota. Ela possui um instinto muito bom, mas que acaba falhando algumas vezes. Foi criada em Cinco Lagos, um lugar em que todos dão valor à vida, evitam ao máximo o desperdício e ajudam uns aos outros como podem. É um choque muito grande para Cia perceber que, no resto do mundo, nem todos agem dessa forma.

Desistir é a última coisa que eu faria. Não depois de tudo o que testemunhamos e as coisas que fomos forçados a fazer. Desistir seria como admitir que nada importou. E precisa importar. Precisa ser lembrado.

Amei a leitura, os capítulos foram passando sem que eu percebesse. Queria muito que a continuação já tivesse sido lançada, porque me viciei completamente! Mas o livro não termina de uma forma desesperadora, então acho que vou sobreviver à espera... rs... O único problema que encontrei foi que existem alguns erros de revisão. Nada que tenha chegado a me atrapalhar, mas também não consegui ignorar completamente. Apesar disso, recomendo demais o livro! E não deixem de ler um capítulo de introdução a ele que está disponível gratuitamente na Amazon!

18 comentários:

  1. Mas já??? Que menina rápida! Ontem era a introdução, hoje já é o livro 1. Quero O Teste pra ontem, vou tentar adiantar minha leitura da Única pra solicitar esse. E vou desde já trabalhando o psicológico pra relevar os erros de revisão. rs
    Beijinhos!
    Giulia - Prazer, me chamo Livro

    ResponderExcluir
  2. Oi Ju!!!
    Também adorei esse livro, o enredo é super realista, achei engraçado você dizer que precisava se manter tão alerta quanto as personagens, já eu sentia a mesma fome e sede da Cia na última parte do teste, sorte que era só me levantar da poltrona pra conseguir beber água no filtro, se bem que às vezes eu ficava com sede mesmo, porque não queria largar a leitura rsrsrs...
    Beijos... Elis Culceag. * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
  3. Oi Ju!
    Eu já conhecia o livro através de uma resenha que vi por aí, e vou dizer a mesma coisa: geeente, ta ai um genero que não leio muito: distopia.
    Gostei da premissa, da trama criada e, sei lá por que raios a capa me lembra um pouco Jogos Vorazes... mas ignora.
    Gostei da sua resenha, foi mais detalhada. Geralmente as leituras que são mais tensas, me deixam até um pouco cansada depois, sabe como é, quando a gente sofre unto com o livro.

    Beijos,
    www.cinefilandobr.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Ju, querida, nunca li uma distopia. acho que temas de ficção cientíifica ou coisas ligadas ao gênero não me caem bem. Mas neste livro encontrei elementos que, certamente, adoraria numa estreia no estilo: personagens bem construídos, narrativa carregada de tensão e certo suspense, e a sensação de estar no lugar dos personagens - empatia. Ah, se eu for tomada por essas sensações, com certeza entrarei no mundo distópico com muitas chances de permanecer. Preciso me arriscar.
    Beijo, ótima resenha!

    Minhas novas resenhas, adorarei saber a sua opinião:
    Ler para divertir
    As Meninas que Leem Livros

    ResponderExcluir
  5. Mas menina, você não postou a introdução ontem?! Estás muito rápida hahaha
    Tenho lido muitas resenhas positivas sobre o livro e isso tem me animado muito em ler. Concordo com você, nunca irei me cansar de boas distopias, da mesma forma que não me canso de bons romances clichês.
    Seu envolvimento com o livro só mostra o quão eficiente é a escrita da autora. Já vou dar um salto com ele na minha lista =)

    Beeijinho. Dreeh
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  6. Oi Jú!
    Como vai?
    Já vi a capa desse livro dando sopa por ai várias vezes e não tinha me interessado ainda em saber do que se tratava, na verdade sempre que a via me lembrava na hora do Flash, personagem da DC Comics(Risos)
    Fiquei empolgado com a sua resenha, também curto muito distopias, apesar de (quase) tudo agora puxar para Os Jogos Vorazes. Esse gênero meio que serve de conscientização para o rumo que as pessoas estão tomando no mundo, pena que para os gananciosos essa visão e conscientização não existam!
    Tomei nota do livro e vou adicioná-lo a minha lista!
    Abraço
    Claudinei Barbosa
    http://resenhandoecontando.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Ju!
    Quero muito ler "O Teste", amoooo distopias!
    Depois de todos esses elogios, fiquei com vontade de conhecer Cia, deve ser uma personagem e tanto!
    Ainda bem que o final não é desesperador, não aguento esperar continuações!
    Beijos... Samantha Culceag.
    Só pra Menores

    ResponderExcluir
  8. Olá

    Agora sim o livro 1! Fiquei super curioso com essa premissa da história e gostei de saber que o livro é legal, pena que os demais volumes não foram lançados ainda. Acho que esse é um dos motivos por eu não acompanhar séries, por conta dos volumes demorarem para ser lançados. São raras as que eu acompanho! Mas acho que vou acabar lendo esse livro muito em breve, bom saber que não tem um final tão desesperador.

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Ju, tudo bem?
    Ah, agora sim, depois de ter lido sua resenha da introdução desse teste, fiquei imaginando quando você faria a resenha do livro em si, risos...
    Ju, foi você que me deixou tensa com a sua resenha, eu li cada palavra ansiando por mais dessa história, e saber que você ficou alerta o tempo todo só piorou tudo para mim, vou ter que colocar esse livro em alta prioridade dos desejados, risos...
    Adorei seu texto, muito bem escrito e super contagiante.
    E amei essa história, definitivamente, as distopias vieram para ficar.
    beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Ju! Saudades de vir aqui ler suas resenhas e ver as novidades do blog!
    Adorei essa resenha sobre O Teste. Não conhecia e também sou fã de distopias. Jogos Vorazes e Divergente estão na fila, que agora aumentei com mais este rs!
    bjos

    ResponderExcluir
  11. Segunda resenha positiva que eu leio Ju! Adorei a sua! Vc sabe que eu adoroooo distopias, me disseram que ela não é tão focada no romance e daí eu tinha desanimado um pouco! Mas se é mesmo uma boa distopia não posso deixar de ler e conferir!
    Ótima resenha! Beijos

    ResponderExcluir
  12. Soube que a Única seria lançada quando foi anunciado que esse livro seria publicado, por isso desde então estava aguardando ansiosamente pela publicação. Motivos? Assim como você nunca me canso de boas distopias e esse já se tornou um dos meus gêneros favoritos. O melhor de tudo, no entanto, é ver cada vez mais resenhas positivas e ter certeza de que vou aproveitar cada página, mesmo com tais erros de revisão.

    Beijos,
    Ricardo - www.overshockblog.com.br

    ResponderExcluir
  13. Fiquei com bastante vontade de ler e olha que isso diz muito pq não tenho tido vontade de ler mais distopias ultimamente.
    Adorei a resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Gostei da resenha Ju, mas ando um pouco distante das distopias sei lá me desanimei, ainda não achei uma me fizesse gostar muito. Mesmo assim, o livro parace ser bom e gostei do assunto abordado essa coisa de universidade é realmente algo novo rs!
    Mil beijos

    Http://maetoescrevendo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. o livro parece bom mesmo hein?
    bjus
    www.portaldebeleza.com

    ResponderExcluir
  16. Gostei muito do enredo do livro, gostaria de ler inteirinho. Obrigada pela dica!

    Beijos

    http://vanvariedades.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Gostei da história, fiquei ansiosa pra ler, todas as críticas até agora tem sido bem positivas. Esta capa tbm tá linda :)

    Paola
    uma-leitora.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Oie! Adoro distopias e estou com muita vontade de ler esta também. Adorei a resenha, fiquei curiosa para conhecer esse mundo criado pela autora. Parece ser mesmo uma leitura bem tensa, mas deve prender muito o leitor. Está na minha lista!
    beijos

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo