segunda-feira, 16 de junho de 2014

[Resenha - Novo Conceito] A Máquina de Contar Histórias

Postado por Ju às 23:30
Título: A Máquina de Contar Histórias
Editora: Novas Páginas

Na noite em que o escritor best-seller Vinícius Becker lançou A Máquina de Contar Histórias , o novo romance e livro mais aguardado do ano, sua esposa Viviana faleceu sozinha num quarto de hospital. Odiado em casa por tantas ausências para cuidar da carreira literária, ele vê o chão se abrir sob seus pés. Sem o grande amor da sua vida, sem o carinho das filhas, sem amigos... O lugar pelo qual ele tanto lutou revela-se aquele em que nunca desejou estar. Vinícius teve o mundo nas mãos, e agora, sozinho, precisa se reinventar para reconquistar o amor das filhas e seu espaço no coração da família V. Uma história emocionante, cheia de significados entrelaçados pela literatura, mostrando que o amor de um pai, por mais dura que seja a situação, nunca morre nem se perde.

Quando vi que o Maurício lançaria um livro pela Novo Conceito, fiquei mega feliz. Ele com certeza é um autor que se dedica demais, e que tem um amor imenso pela escrita. Já tinha passado da hora de estar em uma grande editora e poder encantar ainda mais leitores. =)

Iniciei a leitura de A Máquina de Contar Histórias sem ter a menor ideia do assunto tratado no livro. Fiquei fascinada pela capa e pelo título. A capa, aliás, não só é linda, como também perfeita - retrata toda a família encantadora que temos a oportunidade de conhecer: a família V de verdade, formada por Vinícius, Viviana, Valentina e Vida.

Vinícius dá título ao livro. Ele é a máquina de contar histórias. Acaba de lançar seu décimo livro e conquistou fama e fortuna. Desde os 16 anos, quando começou a escrever e ganhou de uma professora um livro de técnicas literárias, desenvolveu um método que acredita ser infalível para conquistar o leitor. As vendas de seus livros confirmam sua teoria. Embora escreva histórias de amor, constrói todas as suas cenas friamente, mas sem nunca se esquecer do objetivo de tocar profundamente as pessoas. Para ele, o segredo do sucesso é fazer o leitor rir um pouco e chorar muito.

Viviana é o amor da vida de Vinícius. A mulher de quem acabou se distanciando depois que foi diagnosticada com leucemia, apenas por não conseguir suportar ver o que a doença fazia com ela. Eles não se separaram, nem nada do tipo. Mas ele passou a se dedicar ainda mais ao trabalho e, mesmo quando estava em casa, se mantinha a maior parte do tempo em seu escritório. 

- Eu queria escrever cada vez mais, criar mundos perfeitos em que nada de mal acontecesse.

Valentina, 16 anos, é a filha mais velha do casal, e a que mais foi afetada pela ausência do pai. Uma mágoa enorme foi crescendo em seu coração, pois não conseguia aceitar que ele não deixasse o restante de sua vida de lado para se dedicar à sua mãe nos momentos em que ela mais precisou dele.

Vida é uma garotinha fofa de 4 anos, fascinada por sorvetes e pela Disney. Vê reações ao seu redor que a deixam bem confusa, mas felizmente consegue se prender somente ao amor.

O livro conta a história de um pai tentando reconstruir seu relacionamento com as filhas após a morte da esposa. Ele passa por um processo bem doloroso de autoconhecimento, mas consegue se aceitar e trabalhar para se tornar uma pessoa melhor, mais dedicada, presente e amorosa. Todos os envolvidos percebem que têm muito a ensinar e a aprender uns com os outros.

- O difícil é ser simples. (...) Complicar é muito mais fácil. (...) Tantas pessoas quantas ouvirem essas histórias tão singelas serão tantas pessoas que vão se encantar. E sabe por quê? Porque ninguém quer uma vida complicada.

Maurício fala bastante sobre o processo da escrita no livro. Achei isso um pouco cansativo em alguns momentos, mas a discussão que ele levanta sobre a relação entre a emoção e a técnica é algo que pode ser aplicado em todas as áreas.

- Escrever é muito mais do que uma profissão. É uma atitude de amor, de entrega ao que se quer contar.

E eu realmente não esperava pelo final dessa história. Aconteceu algo completamente surpreendente, que me fez chorar sem parar por várias páginas. É o terceiro livro do Maurício que eu leio, e de longe o meu preferido. O autor construiu a narrativa de forma perfeita, mas fez isso de um jeito que eu nem percebi o que ele havia feito. Fiquei tão chocada quanto uma das personagens quando uma revelação foi feita, e até procurei uma cena para reler, porque não acreditava que não tinha percebido aquilo acontecendo!

- Gosto da ideia de saber que a forma como enxergamos as coisas é fruto do tanto que a gente aprendeu até ali. De não existir o certo e o errado, apenas o que se apresenta aos olhos de cada um.

A Máquina de Contar Histórias me fez rir, me emocionou e me colocou para refletir sobre meu modo de viver a vida. Espero que ele toque vocês como me tocou.

- A gente não aprende lendo, aprende vivendo. E a vida, por mais que uma quantidade enorme de pessoas acredite nisso, não é feita de métodos, fórmulas, dicas ou listas de recomendações. Ela é feita de sentimentos pelas pessoas que estão ao lado, ou por aquelas que estão longe, mas que, só por pensarem na gente, já fazem toda a diferença.

20 comentários:

  1. Oláaa!
    Nossa, como você é rápida! Recebi o meu exemplar essa semana, mas infelizmente não sei quando vou conseguir encaixar nas minhas leituras. Ando tendo tão pouco tempo para ler :/.
    Sua resenha me deixou ainda mais curiosa em relação a esse livro! Tenho certeza que o livro não é menos que cativante. Tive a oportunidade de ler um livro do autor e adorei.

    Beijos,
    Amanda
    http://minhasconfissoesfemininas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oie Ju
    O livro me tocou também, eu li esse livro em três horas. Esse é o segundo livro que leio do Maurício e adoro a escrita dele. A Máquina de contar histórias foi um livro que em fez repensar nos meus conceitos, naquilo que acredito e me tocou muito. Fico feliz que isso tenha acontecido. Eu acho que sei qual revelação é essa, eu até pensei que poderia ser aquilo mesmo, a pessoa e tal. Sobre o final do livro eu desabei. Eu reli o final várias vezes para ter certeza do que estava lendo e até conversei com o Maurício sobre isso, se era mesmo o que eu estava pensando..rsrsrs. Bem, eu chorei, rir e me comovi com essa família.

    Beijos,
    Jéssica
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  3. Minha caixa ainda não chegou. :'( Estou chorando rios porque quero ler logo esse. Eu já tinha sido conquistada pela sinopse, depois fui arrebatada pela capa. Vi algumas pessoas falando mal dela, mas, mesmo sabendo que não foi o Gomyde que fez, reconheço a identidade dele ali. Capas simples, sem muitos efeitos, que têm a síntese da história retratada visualmente. Claro que ainda não entendo os elementos presentes, mas tenho certeza de que, após a leitura, tudo fará sentido.
    Quero pra ontem!
    Beijinhos!
    Giulia - Prazer, me chamo Livro

    ResponderExcluir
  4. Ola! Fiquei curiosa e toca por sua resenha, como não conheço o autor foi uma grata surpresa ver que o livro conseguiu te passar uma mensagem tão boa!

    Assim que tiver a oportunidade pretendo conhece-lo ^^

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  5. Meu Deus, necessito desse livro. Simplesmente AMO livros que tem personagens escritores...

    Beijos,
    Nina & Suas Letras

    ResponderExcluir
  6. Ju, minha linda, que bom que o livro surpreende no final! E que vc nem esperava, isso dá um plus na leitura, ganha mais uma estrelinha na classificação do Skoob!
    Tb sou fã do Maurício só de ver os posts dele no Facebook. Aí li 'Ainda não te disse nada' e achei o romance bem fofinho e imaginei que, amadurecendo a escrita, ele mostraria cada vez mais seu talento. Não deu outra: o novo livro é só elogios! Onde leio sobre ele vejo ótimos comentários.
    Claro que já está na minha lista, espero que chegue ainda este mês. E todos os outros do autor estão nos desejados. Literatura nacional de primeira.
    Linda sua resenha. Beijo!
    Ler para divertir
    As Meninas que Leem Livros

    ResponderExcluir
  7. Olá

    Realmente a capa desse livro é muito bonita. Eu geralmente também saio lendo os livros dessa forma, sem saber nada ou quase nada sobre a história, apenas o tema ou outro elemento. Não tenho muito interesse em livros do tipo, mas confesso que esse em especial me chamou bastante a atenção, principalmente por só ouvir falarem tão bem dos livros desse autor.

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  8. Esse livro parece ser BEM interessante!! E me lembrou um pouco dos livros do Markus Zusak a trilogia dos irmãos Wolfe. Vou dar uma procurada nele! Obrigado pela dica e gostei da resenha!

    Beijos!
    Misael
    http://devoradoresde-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Ju, menina esse Mauricio, é muito bem falado no meio da blogosfera literária, eu mesma tenho um livro aqui para ler, mas não li. Por pura neglicencia, mesmo.
    Mas eu quero sim muito ler. Ainda mais agora depois desta sua resenha que me atiçou e muito a querer este livro e a ler os outros.
    Eu lembro dele ter falado algo sobre seu lançamento pela NC, o que me deixa muito feliz, pois finalmente uma editora de porte grande estar apostando nos nossos.
    Sim, eu quero este livro e junto a você eu gamei nesta capa que esta simplesmente linda e totalmente diferente das capas já lançadas pela NC.
    Ju, parabéns pela resenha, adorei - como sempre - os quotes, e você acaba de me fazer colocar mais um livrinho para minha lista.

    Beijokas Ana Zuky

    Blog Sangue com Amor

    ResponderExcluir
  10. Ah eu recebi esse livro hoje, e você nem imagina a vontade que eu tive de interromper minha leitura atual pra iniciar A Máquina de Contar Histórias.
    Eu gosto muito da narrativa do Maurício, e sinto que ele não vai me decepcionar nessa história.
    E assim como você eu to crua sobre o assunto tratado nele, nem a sinopse eu li, e admito que passei os olhos na resenha em busca apenas das suas impressões, e já valeu saber que o Maurício continua emocionando com suas histórias.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  11. Oi Ju,
    Eu tenho todos os livros do Mauricio, fiquei encantada com a escrita dele após a leitura de O Mundo de vidro que me encantou.
    Aqui parece que ele constrói uma história mais envolvente ainda, o que não curtir muito foi o fato de muito do processo de escrita, as vezes fica um pouco maçante no decorre da história.
    Eu pretendo ler o livro nesse feriado que está chegando e acredito que vou devora-lo como fiz com os outros.
    Eu amei essa capa.
    Beijos

    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  12. Essa é a primeira resenha que vejo deste livro. A história parece ser muito boa :)

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. O Maurício é um dos meus autores favoritos, por isso estou muito ansioso por essa leitura e já na expectativa pois acabo de ler duas resenhas elogiando a obra. Acho que tem tudo para ser uma ótima experiência e principalmente surpreendente, o que vem se repetindo desde que conheci "O Mundo de Vidro".
    Aliás, como você disse, já havia passado da hora dele chegar a uma grande editora, conquistar cada vez mais leitores e fazer todo o sucesso que ele merece.

    Beijos,
    Ricardo - www.overshockblog.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oiiiiiiiiiiiiiiii
    Ainda não li nada no autor mas menina fiquei fascinada por essa capa, nossa, é muito linda!
    Adorei a sua narração da história, me deixou muito interessada.
    Mais um na minha listinha!

    Bjocassssssssssss

    ResponderExcluir
  15. Oi Ju, tudo bem?
    Essa doença é devastadora. O que toca o meu coração é saber que na vida real os casos aumentam. E por conta disso, os livros sobre ela também. Cada pessoa reage de uma forma diferente, por isso não julgo ninguém. Mas foi uma pena mesmo ele ter reagido se trancando, fingindo que a doença não existia, com isso, perdeu seu últimos momentos com sua amada, e não ajudou as filhas em um momento tão importante ele não percebeu que eram apenas crianças. E esse final bombástico, parece que fez toda a diferença.
    Não sei se aguento ler esse livro (até hoje não li a culpa é das estrelas), mas se um dia eu optar por lê-lo, já vi que vou derramar rios de lágrimas.
    Sua resenha ficou linda, embora seja uma triste história.
    Beijinhos.
    cila-leitora voraz
    cantinhoparaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Olá Ju,

    Esse livro esta na minha lista de espera de leituras, e essa é a segunda resenha que leio dele....como gosto da escrita do autor vejo que essa vou adorar....abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Não conhecia esse livro e achei o enredo incrível. Fama e sucesso é sempre complicado, e as vezes achamos que pessoas assim são mais felizes quando as vezes só conseguem esconder melhor seus problemas. Parece ser um livro que quer captar muitas emoções, fico tentando imaginar o psicológico dos personagens enfrentando seus problemas. A Carência, a Solidão, o Sofrimento e principalmente a Falsa Felicidade. Definitivamente, me conquistou! :D

    Beijos,
    Bell

    http://contosdoguerreiro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. Olá Ju, é a primeira vez que vejo esse livro, estou meio por fora
    de lançamentos de autores nacionais. Mas realmente a capa é linda,
    a sinopse me instiga muito a conhecer a narrativa do autor. Com sua resenha
    pode ver do que se trata mais ou menos a história, e gostei do enredo, espero
    conferir,

    bjs

    http://www.loveebookss.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Eu simplesmente amei a capa deste livro. É linda demais e super convida à leitura. Gosto também de como vc conduz a resenha, atiçando nossa curiosidade sem inserir spoilers!
    bjos!

    ResponderExcluir
  20. Oi Ju,
    Nossa ... eu nunca tive uma opinião tão contrária a de todos que leram um livro antes. kkkkk Eu gosto demais do trabalho do Maurício Gomyde, mas este infelizmente não funcionou pra mim. Achei a história forçada, exagerada e narrada com muita rapidez. Além do mais não me surpreendi nem um pouco com a Bárbara, nem com o vídeo. Duas coisas que eu já estava esperando. Na verdade, eu senti na narrativa de Gomyde, exatamente o que Vinicius costumava fazer, escrever com frieza e por isso não consegui me conectar ao livro. Sem contar a dúvida no final, e os exames? Sei lá, me decepcionei, talvez não devesse ter lido com tanta expectativa.

    Beijos,
    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo