Título: A história de Don Juan
Livro baseado nas obras de Tirso de Molina, Molière, Lorenzo da Ponte e Mozart
Adaptação: Alessandro Baricco
Ilustrações: Alessandro Maria Nacar
Tradução: Roberta Barni
Editora: Galera Junior (selo da Galera Record)
Don Juan é um lendário rico e libertino que dedica a sua vida à sedução de mulheres, com uma vida pontuada por violência, jogos de azar e natureza hedonista. Contada várias vezes em várias adaptações e derivações através dos séculos, a história de Don Juan faz parte do projeto Save the Story, uma iniciativa para recuperar grandes clássicos mundiais. Reescritos por grandes nomes da literatura contemporânea, os livros ganham projeto gráfico moderno, com ilustrações riquíssimas. Ao final de cada exemplar, um texto contextualiza a importância das histórias e fala de seus autores originais.
Há poucos dias atrás, apresentei a vocês o projeto Save The Story. A história de Don Juan pertence a essa coleção, e já começou cumprindo sua missão comigo... eu nunca tinha lido um livro sobre a personagem! Morria de vontade de fazer isso, já que sempre considerei Don Juan intrigante. Depois de ler essa versão, não consegui formar uma opinião sobre esse ser adorável e repugnante - sim, ao mesmo tempo.
Um homem que ama as mulheres. O problema é que só consegue lidar com esse sentimento pensando em todas as mulheres do mundo. Ele as faz conhecer a felicidade, para depois desaparecer de suas vidas e deixá-las com o coração partido. É um anti-herói que faz a gente se apaixonar por ele. Pode ser um cafajeste, mas tem sua honra e seus princípios. Para ele, o mais importante é manter sua liberdade.
- Don Juan não é um idiota, é apenas um homem que ama as mulheres, e as ama tanto que lhe é impossível amar uma só. É tão gentil que seria incapaz de decepcionar uma delas sequer, e se elas o querem, por que ele deveria recuar? Pense bem, ele fez a senhora sofrer, é verdade, mas foi para fazer outra feliz, muitas outras. (...) A senhora mesma, o teria conhecido se ele tivesse se casado com aquela anterior à senhora?
Não estou dizendo que para ser livre é necessário ser um canalha. Estou dizendo apenas que Don Juan realmente não consegue levar em conta o mal que faz às pessoas, pensa apenas no bem que lhes proporcionou. Sim, ele também é muito orgulhoso e extremamente egoísta, mas não tem noção disso. Acredita que tem o direito de viver sua vida como achar melhor, mesmo que os outros não entendam seus motivos.
Essa história tem uma origem bem difícil de explicar... o autor nos fala sobre algumas versões famosas, e fiquei com muita vontade de ler a versão de Molière (sou suspeita quando se trata dele, simplesmente amo seus textos!).
- Patrão, (...) o senhor não tem medo de nada?(...)- Só de me entediar.
Essa história tem uma origem bem difícil de explicar... o autor nos fala sobre algumas versões famosas, e fiquei com muita vontade de ler a versão de Molière (sou suspeita quando se trata dele, simplesmente amo seus textos!).
Mais uma vez, a diagramação está ótima e as ilustrações lindas. Li muito rápido, mas fiquei refletindo sobre o texto por um tempo bem longo. Ele nos faz parar para pensar sobre o quanto é certo (ou não) lutar pela realização de nossos desejos, se esses desejos puderem machucar alguém. Isso se aplica a qualquer área de nossas vidas. Toda escolha que fazemos tem consequências - para nós e, muitas vezes, para os outros. Nem sempre é possível que todos saiam ilesos de determinada situação.
Indico muito a leitura, a narrativa é bem gostosa. Alguns acontecimentos beiram o absurdo, mas na hora fazem sentido, podem acreditar! A história me envolveu e me conquistou.
Bom essa capa não me conquistou muito. Apesar de sempre ouvir falar nunca li nada sobre o bendito. Mas tenho vontade de ler. Anotei aqui a indicação.
ResponderExcluirBlog Prefácio
Não gostei da capa, mas pelo titulo fiquei bem curiosa.
ResponderExcluirNunca li nada a respeito, mas já quero.
Beijos!
http://fernandabizerra.blogspot.com.br
Eu imagino que pelo menos uma vez na vida todo mundo já ouviu falar desse personagem, mas só metade já leu. Tenho muita curiosidade em ler alguma coisa de Don Juan, e essa sua resenha me fez decidir, que sim, eu vou ler, principalmente por que eu adoro personagens históricos.
ResponderExcluircronicasdeumlunatico.blogspot.com
Pela a capa não leria, mais ao ler sua resenha a curiosidade que já tinha só aumentou, vou ver se acho e leio em breve ^^ E conhecer o Don Juan
ResponderExcluirBrubs
http://contodeumlivro.blogspot.com.br/
Oiee Ju! Tudo bem??? :D
ResponderExcluirEu nunca li Don Juan, eu sei vergonhoso né?? huashusahusahusa mas sempre tive muita curiosidade sobre ele, é um personagem muito famoso e pela sua resenha ele é bem como eu imaginava, um garanhão que acha q ñ fez nada de errado ahuashusahusahusa
Gostei bastante da sua resenha, parabéns flor ^^
Bjinhos
/closettgarden.blogspot.com.br
Chorando litros porque a Chrys pediu esse pra mim e a Galera não mandou. Eu tenho um sério problema com clássicos, a leitura é desprazerosa pra mim, então ia tentar com essa releitura. Um dia, quem sabe, eu leio Don Juan.
ResponderExcluirBeijinhos!
Giulia - Prazer, me chamo Livro
Oieee, não conhecia o livro e ele não me interessou nem um pouco rs, não gostei da capa e a história também não me interessou, mesmo assim valeu pela dica rs, Abraços.
ResponderExcluirPois é, pois é, o dom Juan não pensava no depois, somente no aqui e agora, e na verdade ao invés de fazer a mulherada feliz, ele fazia o inverso no final rsrsrs...nunca me interessei pela história dele.
ResponderExcluirBeijos.
Leituras da Paty
Adoro essas adaptações dos grandes clássicos. A Editora Moderna lança muitos deles, e gosto dos publicados por ela pois eles não cortam trechos da história original, apenas contam-na de uma maneira mais fácil de se entender e lúdica. Espero que os da "Galerinha" Record sigam o mesmo caminho!
ResponderExcluirBeijo
Olá
ResponderExcluirMe interessei bastante pelo livro depois de ler sua resenha. Achei a capa super bonita e chamativa e pretendo fazer a leitura do mesmo assim que eu puder. Ótimo ainda saber das ilustrações do livro, adoro quando isso acontece!
Abraço!
www.umomt.com
Ola Ju.
ResponderExcluirConsidero Don Juan o pai dos canalhas...kkkkkkkkk
Realmente é um anti herói que sentimos amor e ódio ao mesmo tempo. Kkkkk
Vou procurar ler o livro, pois eu não li nada até hoje sobre ele.
Beijos
Oi Ju, tudo bem?
ResponderExcluirEu nunca li nada sobre Don Juan, mas eu vi o filme com o meu queridinho Johnny Depp, que adoro de paixão!!!!!!! No filme, não é essa a visão que temos desse eterno amante. Se ainda não viu, recomendo muito!!!!!! Tem mistério, drama e muito amor!!!!!!
Eu leria esse livro com o maior prazer se o ganhasse de presente.
beijinhos.
cila-leitora voraz
http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/
Oi Ju, tudo bem??
ResponderExcluirImagino mesmo o quanto foi contagiante a leitura pra ti... eu li um texto uma vez falando de várias versões sobre ele, não me lembro muito porque já faz um tempo. Foi em uma revista que saiu... Eu assisti o filme com o Johnny Depp e gostei muito, sou bem suspeita em falar porque amo ele com ator e pessoa. Ele realmente é um libertino... que ama as mulheres por igual e não pensa muito nas consequências de seus atos apenas por amar a sua liberdade... Xero!!
Ju!
ResponderExcluirQuem não gosta de um anti-herói?? E eu não sei pq mais eu fico bem preocupada, pq eu tenho uma atração por ''vilões'' e canalhas que eu espero que fique só na literatura! ahhahaha
''Um homem que ama as mulheres. O problema é que só consegue lidar com esse sentimento pensando em todas as mulheres do mundo. Ele as faz conhecer a felicidade, para depois desaparecer de suas vidas e deixá-las com o coração partido. É um anti-herói que faz a gente se apaixonar por ele. Pode ser um cafajeste, mas tem sua honra e seus princípios. Para ele, o mais importante é manter sua liberdade.''
AMEI! Eu super leria se tivesse ele comigo! Parabéns pela resenha! Beijos
Gente, que demais esse projeto, eu não conhecia! A capa de Don Juan ficou linda mesmo, adorei. E a história é muito interessante, também fiquei com vontade de ler a de Molière!
ResponderExcluirbjos