terça-feira, 17 de junho de 2014

[Resenha - Novo Conceito] Minha Vez de Brilhar

Postado por Ju às 22:30
Título: Minha Vez de Brilhar
Autora: Erin E. Moulton
Tradução: Bianca Bold

Indie, uma garota apaixonada pelo mar, faz um pedido especial a sua estrela favorita após um dia desastroso: Reencontrar a sua lagosta de estimação Monty e Recuperar a amizade de sua popular irmã Bibi. Pela manhã, Indie trabalha no teatro para mostrar seu valor a Bibi e seus amigos. À noite, com seu amigo Owen, procura por Monty. Mas um conflito surge: a turma de Bibi começa a pegar no pé de Owen. E agora? Indie fica com seu amigo ou desiste dessa amizade por outros interesses?

Indie e Bibi são irmãs, com apenas um ano de diferença entre elas. Enquanto Bibi é a perfeita, sempre bem arrumada e cheia de amigos, Indie é a esquisita. Tem paixão pelo mar e pelos peixes - seu pai é pescador -, sabe o nome de várias espécies e listá-las é o remédio que usa para se acalmar. 

Tem uma lagosta de estimação que se chama Monty. Não se trata de uma simples lagosta, e sim de uma dourada - só existe uma a cada 30 milhões. Em seu último dia de aula na quinta série, a lagosta invade sua mochila sem que ela perceba. Isso gera uma grande confusão na escola e Monty acaba se assustando e fugindo. Indie considera isso a gota d'água em sua vida, e decide fazer um pedido muito importante à sua constelação preferida.

- Por favor, Peixes, prometa... - Penso na melhor maneira de me expressar para deixar claro para ela. - Prometa me tornar uma Indie Lee Chickory melhor. 

A partir daí, Indie começa a pensar em maneiras de se reaproximar da irmã, que já havia sido sua melhor amiga, mas passou a ter vergonha dela e se afastou. Isso faz com que a garota mude bastante, e comece a perceber que ela não era uma pessoa tão ruim assim. Na verdade, ela descobre que não gosta de quem está se tornando.

- Só porque outras pessoas são idiotas não significa que haja algo de errado com o restante de nós.

Minha Vez de Brilhar conta uma linda história que envolve família e amizade. É um livro infantojuvenil, e mostra que cada pessoa tem seu valor. Que não é tentando nos tornar alguém completamente diferente que vamos nos sentir bem. Que precisamos, sim, nos conhecer e estar sempre atentos às nossas atitudes, para que consigamos nos orgulhar de quem somos e do que fazemos. É claro que não é agradável que as pessoas se envergonhem de nós, mas muito pior é nos envergonharmos de nós mesmos. Tomar atitudes que consideramos erradas apenas para agradar é algo que nunca tem um final feliz.

O livro também mostra que nunca devemos desistir de nossos sonhos e objetivos. A autora demonstra que com perseverança e boa vontade milagres podem acontecer. Ao mesmo tempo, deixa claro que não devemos carregar a culpa por tudo o que não funciona bem ao nosso redor. Precisamos aceitar nossas imperfeições e as imperfeições das pessoas à nossa volta.

Não é um livro super emocionante, mas Indie vive uma aventura que vale a pena acompanhar. Pela imagem da capa não dá pra ter ideia de como ela é realmente; tem um efeito granulado e as estrelas, o pontilhado (embaixo e acima do título, e não como na imagem) e o título são prateados com um efeito holográfico lindo. É um livro de capa dura e a diagramação tem detalhes fofos que remetem ao mar.

A linguagem é simples e os capítulos são curtos (um total de 40 que se dividem pelas 288 páginas). Eu, particularmente, gosto muito de livros que, além de entreter, também fazem refletir, então a leitura me agradou bastante, embora não tenha me apaixonado pela história.

19 comentários:

  1. Oie Ju
    Eu recebi também esse livro em parceria com a Novo Conceito e estou ansiosa pela leitura. Gostei da sua resenha, foi a primeira que li do livro e já fico animada em saber que você curtiu. Gosto de livros assim, que passem reflexões e nos faça refletir sobre nossa vida. A capa é realmente linda, o formato em capa dura também é ótimo. Bem, espero que essa história me agrade.

    Beijos,
    Jéssica
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  2. Olá

    Até que me interessei pela história depois de ler essa resenha, também aprecio o que os livros possam fazer conosco nos levando a pensar e refletir. Se eu tiver a oportunidade lerei, ainda mais porque gostei do nome da protagonista.

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  3. Oii...
    Este livro me cham bem muita atenção por ter uma história bem diferente :)
    Eu também gosto muito do mar e acredito que eu iria me identificar com a personagem, rsrs! Adoro histórias que se passam nas praias, etc. Ah, gostei muito deste segundo quote, bem verdadeiro. Hehe!

    Abraço, www.likelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Estou doida pra chegar a minha caixa! Como amo livros infantojunenis, acredito que eu vá gostar desse. Não espero grandes reflexões de histórias pra essa faixa etária, mas se elas puderem passar alguma lição pra eles já está bom.
    A premissa parece interessante, e a parte gráfica já parece linda pela foto, imagina ao vivo! rs
    Beijinhos!
    Giulia - Prazer, me chamo Livro

    ResponderExcluir
  5. Pelo que entendi na resenha, ele é bem parecido com o primeiro livro da autora. Eu li e gostei, mas ele também tem essa trama. A impressão que tive é que só mudou os personagens.
    Ah! Vou ler pra tirar minhas dúvidas.
    Adorei a resenha!!

    Bjks

    Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Gosto de livrinhos assim.
    Faz tempo que não leio algo assim
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  7. Oiee, eu vi este livro em uma foto de um blogueiro postando os lançamentos da NC, achei a capa bem interessante e eu posso estar errado, mas na foto me pareceu que o livro é de capa dura, agora com a sua confirmação na resenha eu terei que procurar este livro para ler, amo livros de capa dura, sou apaixonado e terei que comprar kkkkk, Abraços.

    ResponderExcluir
  8. Esse livro lindo e maravilhoso está aqui me esperando.
    Eu to adorando o capricho que o selo está tendo com suas edições, isso só aumenta mais minha vontade de entrar de cabeça no infanto-juvenil que eu adoro e não dispenso.
    Eu também gosto de livros que me fazem refletir, mas confesso que quando se trata de infanto juvenil prefiro algo bem leve, bem despretencioso.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  9. Oi Ju...
    Eu achei a capa do livro fofa... as relações familiares são extremamente importantes principalmente nos momentos mais fortes em que vivemos sendo eles complicados ou fáceis... mas mesmo assim são momentos que marcam. Eu não me encantei pela leitura... mas acredito que se de alguma forma te envolveu e te deixou uma mensagem é o que realmente importa... Xero!!!

    ResponderExcluir
  10. Oi!! Amei a história do livro! Admito que quando vi o seu primeiro parágrafo, pensei logo. Clichê. Mas então na segunda estrofe, mudou totalmente a minha visão no livro e me deixou completamente curioso e com vontade de ler o livro!
    Amei a sua resenha. E com certeza vou colocar na minha lista de desejados do skoob! :3

    Beijos!
    Misael
    http://devoradoresde-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá Ju, tudo bem?
    Os livros do selo Irado são lindos, mas vejo muitas críticas negativas a eles, talvez pelo fato de que sejam direcionados para um publico infanto-juvenil. Com o início de sua resenha, jurava que seria um livro com a temática de seres marítimos, mas com o decorrer vi que se trata mais sobre a importância da família e da amizade.

    Beijo

    ResponderExcluir
  12. Oi Ju, eu não sabia que agora a NC estava lançando livros infanto juvenil com um selo chamado Irado, achei super bacana da editora esta iniciativa. Mostra que eles estão atentos a varias faixas etárias.
    Bom este livro em questão me interessou, achei que o que você mencionou sobre a mensagem que autora tentou transmitir algo que nossas crianças e jovens precisam. E por este motivo eu adorei o livro e com toda certeza irei compra-lo e ler, e depois passar adiante para meu pequenos aqui.
    Nossa ri pacas quando você mencionou sobre a lagosta ter feito uma bagunça na escola. Mas também fiquei bastante intrigada sobre a irmã ter vergonha da outra, isso é triste, mas aposto que o livro vai mostrar um final para essas irmãs.
    Ju eu adorei o livro e a sua resenha esta demais.

    Beijokas Ana Zuky

    Blog Sangue com Amor

    ResponderExcluir
  13. Oi Ju! :)
    Vou dizer uma coisa: aquele trecho em que você diz sobre termos orgulho de nós mesmo e etc, era exatamente o que eu precisava dizer á uma amiga hoje. Então só por isso, já valeu a leitura da resenha. E é exatamente por isso que gosto desse tipo de livro, porque sempre tem algo a nos ensinar, embora eu não seja tão fã de livros infanto-juvenis, talvez por conta da idade agora.

    Beijos,
    Nina

    ResponderExcluir
  14. Oi Ju =)

    Ah,, o livro pode não ser intenso ou muito marcante, pelo que percebi... mas pelo menos é uma leitura leve e agradável, com uma bela mensagem. Gosto de livros assim =)

    Beijos,
    Livy
    No Mundo dos Livros

    ResponderExcluir
  15. Olá Ju,

    Nossa você já leu hein...legal....primeira resenha que leio e gostei do que li, logo logo leio também....abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oi Ju, tudo bem?

    Este livro dever ser muito bacana e deve nos convidar a revisitar alguns conceitos e preconceitos, aliás, a frase "Só porque outras pessoas são idiotas não significa que haja algo de errado com o restante de nós." diz muito o quanto não devemos nos preocupar em fazer "100%" dos que os outros querem para sermos aceitos.

    Não desistir de nossos sonhos, dica fantástica! Só precisamos trabalhar para concretiza-los e concordo com você os livros que se propõe além de entreter propiciar algumas reflexões são mais bacanas e os meus favoritos.

    Bjs
    Tânia Bueno
    Faces da Leitura

    ResponderExcluir
  17. Oi Ju,
    Eu recebi esse livro e pretendo ler ele em breve, assim como você gosto quando o livro nos faz refleti, ficamos pensando sobre algo que lermos por algum tempo.
    Aqui pelo que vi a personagem é frágil e vai se desenvolvendo durante a história, trabalhando a questão da amizade e família.
    Gostei muito da resenha e acredito que vou gostar bastante do livro.
    Beijos

    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  18. Oi Ju!!
    Linda resenha, eu iria me identificar com a irmã esquisita mesmo. Não vou dizer que irei ler, mais se tiver a oportunidade adoraria acompanhar essa aventura de Indie.
    Parabéns pela resenha! Beijos

    ResponderExcluir
  19. Por sua resenha me pareceu uma leitura tão leve e doce! Gostei muito da capa também :)

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo