domingo, 9 de fevereiro de 2014

[Resenha - Farol Literário] Reiniciados

Postado por Ju às 23:30
Título: Reiniciados
Autora: Teri Terry
Tradução: Flávia Côrtes

Sinopse: As lembranças de Kyla foram apagadas, sua personalidade foi varrida e suas memórias estão perdidas para sempre. Ela foi reiniciada. Kyla pode ter sido uma criminosa e está ganhando uma segunda chance, só que agora ela terá que obedecer as regras. Mas ecos do passado sussurram em sua mente. Alguém está mentindo para ela, e nada é o que parece ser. Em quem Kyla poderá confiar em sua busca pela verdade? (Fonte: site da editora)

Por volta de 2020, houve um colapso econômico na Europa. O Reino Unido se separou da União Europeia e fechou as fronteiras. Muitas manifestações aconteceram, no início pacíficas, mas a raiva e a frustração cresceram nas pessoas e as coisas acabaram saindo do controle. Havia duas facções com visões distintas do que deveria ser feito para punir a violência e a desobediência civil. De um lado, estava o Movimento da Lei e da Ordem, que criou os lordeiros: esses desejavam a punição mais pesada possível. De outro lado, estava o Partido da Liberdade, que acreditava que os jovens manifestantes deviam ser reabilitados. No meio desse conflito de opiniões, foi descoberto um procedimento capaz de apagar toda a memória de uma pessoa. E assim nasceu a Coalizão Central, uma junção dos dois partidos e, com ela, os Reiniciados.

Jovens "criminosos" de até 16 anos ganhavam assim uma segunda chance. Passavam por esse procedimento e eram entregues a uma nova família, e assumiam o compromisso de se integrar completamente à sociedade, de se tornarem pessoas úteis e felizes. Esses jovens precisam usar um equipamento chamado nivo, que monitora como se sentem. Se tentarem agredir alguém, podem sofrer convulsões e até mesmo morrer. Se ficam muito tristes, podem desmaiar. 

Kyla é uma reiniciada. Mas, aparentemente, tem algo errado com ela. É monitorada muito mais de perto que os outros reiniciados que conhece; e tem sentimentos, pensamentos e percepções que não deveriam ser possíveis para alguém na sua condição. A garota precisa ter muito cuidado, qualquer deslize pode fazer com que perca a chance que lhe foi dada. Ela quer muito descobrir porque é diferente, mas não tem a menor ideia de em quem pode confiar.

Eu quero - não, eu preciso saber tudo. Cada fato e detalhe que eu possa descobrir e categorizar, desenhar e listar, é mais um passo.

Reiniciados me conquistou desde a primeira página. Achei fascinante o mundo criado pela Teri, em que adolescentes precisam reaprender tudo, tudo mesmo. Depois da cirurgia a que são submetidos, não sabem nem mesmo andar ou falar.

A autora escreve de uma forma bem ágil, e é um livro cheio de surpresas. Não dá para saber quem é amigo ou espião, quem se acha melhor que os outros ou simplesmente tem medo. Muitas coisas acontecem, e aos poucos vamos conhecendo alguns fatos que são escondidos da maior parte da população; algumas grandes mentiras são reveladas.

A narrativa foi muito bem construída, as coisas se encaixam perfeitamente. Nem tudo é esclarecido nesse volume, foram deixados ótimos ganchos para a continuação. Estou bem curiosa para conhecer mais um pouco da história. 

Me apaixonei pela série, e espero ter logo a oportunidade de ler o segundo livro. Reiniciados termina em um momento bem delicado para a protagonista, e ela terá que tomar decisões super complicadas no próximo livro, Fragmentada, que felizmente já foi lançado! 

Resenha postada no skoob.

23 comentários:

  1. Oi Ju!
    Achei maravilhosa sua resenha e me apresentou para um livro que tem totalmente minha cara! Só tinha visto a capa até agora e a premissa é novidade para mim!
    Fiquei feliz que gostou e achou uma narrativa rápida e boa, gostosa. Logo irei ler!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Ju... Adorei a sua resenha e como eu sou suspeita em falar dessa série que adoroooo posso dizer a você que vai gostar muito de Fragmentada. Essa abordagem de distopia escrita por Tery me fascinou desde a capa e sinopse... como assim a memória tem que ser apagada e a pessoa ser reiniciada desde do incio... como se tivesse acabado de renascer... amo distopias... porque vejo que o nosso futuro está próximo disso... infelizmente porque os seres humanos trabalham cada vez mais para que isso aconteça... não falo de todos... mas enfim é uma outra discussão rsrsrs... Espero que goste tanto de Fragmentada como gostou de Reiniciados... Xero!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá Ju!!
    Reiniciados parece ser bem bacana. Achei interessante o fato dos jovens terem uma segunda chance e como esse procedimento é feito. É claro que uma narrativa bem construída ajuda muito e quando o livro é cheio de mistérios como esse: que não sabe em quem confiar, fica melhor ainda, rsrs. A Kyla me pareceu ser uma personagem bem simpática e que vai amadurecendo no decorrer do livro, gosto muito de personagens assim. Enfim fiquei super curiosa pra ler! Ótima resenha! Beijos!!

    http://meudiariojk.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Estou louca para ler esse livro! Parece ser uma história bem original e diferente das distopias que se vê por aí. Deve ser muito legal ver como a Kyla tenta entender quem ela é, sem ter as memórias do que já fez no passado.

    ResponderExcluir
  5. AMEI. Adorei a sinopse, a capa, e os detalhes que vc descreveu aqui na resenha. Adoro distopias e ficção, para começo de conversa rs... Também gosto quando a narrativa é bem construída, como vc destacou, e nos surpreende com novos fatos ou mudando algo que pensávamos ser de uma forma e na verdade é de outra. Já coloquei nos meus desejados, quero muito!
    bjão

    ResponderExcluir
  6. Oiee, eu sou apaixonado nesta capa, ela é muito linda, eu amei sua resenha, fiquei ainda com mais vontade de ler, eu amo totalmente este genero de distopia, e o livro me interessou ainda mais haha, abraços

    ResponderExcluir
  7. Oi Ju!!
    Estou adorando a série e se prepare porque o segundo livro contém ainda mais surpresas que o primeiro =)
    Beijos... Elis Culceag. * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
  8. Oi Ju,
    Estou lendo muitas resenhas desse livro, uma melhor que a outra despertando minha curiosidade.
    Já pensou ter que aprender a andar a falar tudo novamente?
    Enfim esse é um livro que está na minha lista, sou fã de distopias *.* e essa parece ser uma ótima.
    Gosto muito dessa capa por sinal.
    Mais uma resenha sua que me deixa com aquela curiosidade pela leitura.
    Beijos

    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  9. Olá!!
    Nossa, essa história parece ser ótima! Gosto muito de distopia. Lá se vai mais um para minha listinha! Hehehe...
    Beijinhos!

    http://citacaonumclick.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Ju,
    tudo bem?
    Eu já conheço essa série do blog da Diana, que me apresentou a história e me deixou apaixonada.
    Esse é um tema muito forte, que nos faz refletir. Engraçado, deu até medo, pois a novela além do Horizonte fala de uma máquina que deixa as pessoas felizes, apagando um pouco da memória também, caso as pessoas se rebelem contra os interesses da comunidade.

    Adorei sua resenha.
    beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá!

    "As lembranças de Kyla foram apagadas, sua personalidade foi varrida e suas memórias estão perdidas para sempre. Ela foi reiniciada." Está frase na sinopse foi a que mais me chamou atenção. Que isso? Que ideia maravilhosa e original, eu preciso ler este livro. Vi que você gostou o que me deixa mais curioso.

    Abraços! http://momentoliterario1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Ju eu tenho curiosidade pra conhecer esse cenário distópico, achei a proposta bem diferente, e fiquei pasma que adolescente tem que aprender a andar e a falar depois de reiniciados.
    E acredito que esse livro tem tudo pra me agradar, um enredo inovador e uma narrativa bem construída.

    Até mais.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  13. Olá
    Esse livro meio que me ganhou nas primeiras linhas da sua resenha xD
    Achei super interessante essa premissa e gostei muito de saber que a escrita da autora é ágil, acho que esse tipo de história necessita desse tipo de narrativa. Vou adicionar à minha lista de futuras leituras, parece ser um livro interessante (se for o que eu estou imaginando dele).

    Abraços!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  14. Oie Ju!
    Eu já li outras resenhas positivas desse livro é estou muito ansiosa para ler.
    Sua resenha esclareceu pontos importantes do livro e eu fiquei curiosa em saber mais a respeito dos ''Reiniciados''. Gosto desse gênero distópico e provavelmente vou ler ainda esse ano. Parabéns pela resenha, ela ficou muito boa e me deixou muito ansiosa.

    Beijos,
    Jéssica
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  15. Olá Jú,

    Caramba este livro deve ser daqueles de deixar a pessoa colocada/sentada em algum lugar e de olhos vidrados no livro lendo o tempo todo. Achei bem interessante o tema desenvolvido pela autora e não está muito longe de nós 2020, gosto de temas mais para o futuro e às vezes acho que acaba sendo um alerta para o que poderá acontecer em breve. Hum! Colapso econômico??? interessante.

    Para variar, vou elogiar novamente, mais uma vez, outra vez a sua forma de escrever que amo! Parabéns pela resenha.

    Bjs
    Tânia Bueno
    http://facesdaleiturataniabueno.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oie!
    Já li tantas resenhas desse livro, parece que Reiniciados é aquele tipo de livro que você lê e não larga mais. Ele está na minha listinha de desejados faz teeempos. Acho a capa linda demais e amo distopias, tenho tanta vontade de lê-lo. Fiquei ainda mais curiosa.

    ResponderExcluir
  17. Ju, esse livro me lembrou muito Starters, os dois tem como principais uma garota, e ocorrem alguma coisa diferente com essas garotas. E eu amei Starters, tenho certeza que se ler também vou amar Reiniciados. Adorei a resenha.

    ResponderExcluir
  18. Pelo que percebi o livro se encaminha para uma distopia. Se for isso mesmo, fico feliz, pois é um dos tipos de textos que gosto bastante!
    Espero que na Bienal o preço dele e de sua continuação estejam bons para que eu consiga adquiri-los.

    Beijo

    ResponderExcluir
  19. Olá, nunca dei nada por esse livro, achei a capa linda, mas só
    pela sinopse ele não me conquistou, mas ao ler sua resenha pode
    entender alguns pontos, e fiquei querendo saber mais sobre essa historia
    pois é um pouco diferente das outras, e pelo que você disse a narrativa é ágil
    então irei colocar na minha lista,
    bjs

    http://www.loveebookss.com.br/

    ResponderExcluir
  20. ah estou louca para ler este livro também, acho o enredo é muito diferente, com essa estória de reiniciar os jovens. Me deixou bem curiosa e parece ser tudo muito cheio de perguntas! Está na minha lista de desejados :)

    ResponderExcluir
  21. Ju, arrasou no seu inicio da resenha, me deixou ate sem folego.
    O livro é muito bom mesmo, a Teri criou um distopia surpreendente e diferente que segura você do inicio ao fim.

    http://loucaescrivaninha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Oi Ju, eu ganhei este livro, mas ainda não tive tempo de ler, só acompanhando e ficando curiosa por conta das resenhas que leio.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  23. Acho as capas da série lindas! Há tempos leio resenhas positivas, mas tenho tanta coisa pra ler e vou só adiando. Espero começar a série ainda este ano hahahahahaha

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo