sexta-feira, 13 de julho de 2018

[Resenha - Hoo Editora] História é tudo que me deixou

Postado por Ju às 22:00
Título: História é tudo que me deixou
Autor: Adam Silvera
Tradução: Cristina Lasaitis
Número de páginas: 304

Vem aí, do autor best-seller do New York Times, uma história cheia de tristeza e transtornos mentais sobre as consequências devastadoras que a recusa por abandonar o luto pode desencadear. Quando o primeiro amor e ex-namorado de Griffin, Theo, morre afogado em um acidente, seu universo implode. Embora Theo tivesse se mudado para a Califórnia para cursar a faculdade e começado a namorar Jackson, Griffin nunca duvidou de que Theo voltaria para ele quando chegasse a hora certa. Porém, o futuro que ele tanto desejava está despedaçado. Para piorar as coisas, a única pessoa que realmente entende sua tristeza é o Jackson. Mas, não importa o quanto eles conversem e se entendam, a espiral depressiva de Griffin continua. Ele está se perdendo em suas compulsões obsessivas e escolhas destrutivas, e os segredos que ele tem guardado o estão consumindo. Se Griffin pretende reconstruir sua vida, ele precisará visitar e confrontar o que viveu com Theo, história por história.

Estou bem dividida quanto a esse livro. Sinceramente, comecei a ler sem expectativas. Com o tempo, passei a acreditar que fosse se tornar favorito da vida. Mas não foi bem o que aconteceu.

A história já começa com Griffin nos contando que seu amigo de muito tempo e ex-namorado, Theo, morreu. A obra é narrada em terceira pessoa e temos capítulos no presente e no passado, em que conhecemos mais de perto a história de Griffin e Theo como casal.

Se trazer o passado à tona o incomoda, saiba que eu sinto muito, mas, por favor, não fique bravo comigo por desabafar sobre tudo isto. A história foi tudo o que você me deixou.

Eu me apaixonei pelos dois juntos. Achei muito linda a forma como se envolveram e torci demais pelo amor deles. Mas chegou uma hora em que coisas que não gostei começaram a acontecer, e aí meu amor pelos personagens - e  consequentemente pelo livro - diminuiu.

Não sei o que vai ser de mim se o amor e a tristeza não puderem trazê-lo de volta à vida. Talvez eu tenha que ser trazido de volta à vida também.

Não consegui me empolgar tanto com o enredo quando o autor fez com que tudo mudasse - e não, não estou falando da morte do Theo, isso não me afetou tanto quanto os demais acontecimentos. Mesmo porque na primeira frase do livro a morte dele já é revelada. 

O silêncio, às vezes, é melhor do que alguém falando antes de estar pronto. É assim que as mentiras escapam.

Engraçado que, normalmente, quando sei que um personagem vai morrer, fica muito difícil eu me ligar a ele. Mas me surpreendi demais torcendo pra dar tudo certo para um garoto para quem eu sabia que tinha dado tudo errado. Com certeza os trechos dele com o Griffin foram os meus preferidos do livro. Como não ser, com um deles amando Harry Potter e outro sendo louco por Star Wars? Nem sei que gosto aprovo mais... Rs...

As famílias dos dois também são muito presentes na história, assim como o melhor amigo de Theo e Griffin, Wade. Os demais personagens não foram muito trabalhados, mas isso não foi um problema. Gostei muito de mergulhar na mente do Griffin, pelo menos por um tempo... Até ele me irritar um pouquinho. Ele tem TOC - Transtorno Obsessivo-Compulsivo - e amo obras que abordam esse assunto. Enfim, foi uma leitura que me agradou, mas que achei que fosse me agradar bem mais. 

A história não é nada. Ela pode ser reciclada ou jogada fora. Não é o baú de um tesouro sagrado que pensei que seria. Fomos alguma coisa, mas apenas a história não basta para fazer essa coisa viver para sempre.

18 comentários:

  1. Não tinha visto ainda alguma resenha sobre o livro e confesso que não seja uma leitura que me abra os olhos e me deixe ansiosa, mas gostei de conferir sua opinião sobre ele e o que achou sinceramente do livro. Obrigada pela dica mas deixarei a dica passar.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Achei interessante a premissa da história e fiquei com vontade de conhecer melhor a história dos dois. Quando li sobre sua insatisfação, realmente pensei que foram por conta do falecimento dele. Só que vc deixou claro que não se trata disso e agora preciso ler hahahaha (sou curiosa). E sem falar que adorei os trechos que vc selecionou pra resenha =D

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  3. Oi Ju!
    Gostei bastante da capa do livro é daquelas bem fofas né. A premissa também me agradou bastante parece ser uma história de amor muito bonita apesar do transtorno obsessivo compulsivo e todos os outros fatores. gostaria de ler pra conhecer melhor essa história.
    Abraços

    Leituras de Ana

    ResponderExcluir
  4. Olá, eu já tinha visto algumas coisas sobre o livro e confesso que tinha me esquecido de como a história me interessou.. Lendo sua resenha apesar dos pontos que vc citou, pude ter certeza que ainda quero fazer essa leitura! Amei as citações que você trouxe!

    Beijos,

    ResponderExcluir
  5. Pelos comentários eu achei que esse livro fosse ser uma obra transformadora, sabe? Mas você não é a primeira pessoa que vejo criticando. Em todo caso, já tentei ler uma outra obra do autor e infelizmente não funcionou comigo, achei os personagens extremamente maçantes, desse modo, dessa vez passo a dica.

    ResponderExcluir
  6. Tem livros que tem essas coisas, nos atraiu no começo, mas com o passar da leitura alguma coisa muda e deixamos de nos apegar. Gostei muito da sua resenha.

    ResponderExcluir
  7. Olá.

    Primeira resenha que leio deste livro e gostei. Apesar do livro não ter te agradado em todos os pontos, acredito que foi uma leitura satisfatória. Uma pena que em alguns momentos deixou a desejar. De qualquer forma, acredito que daria uma chance para este livro.

    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia a história e sua resenha não me alegrou a procurá-lo hahaha mas cada um tem um gosto, quem sabe um dia não dê uma chance a ele. Um beijo.

    Ventos de Maio

    ResponderExcluir
  9. Oi, esse livro possui uma sinopse muito interessante mas, lendo a sua resenha percebi o quanto a história é triste e um pouco revoltante em algumas partes. Eu particularmente gosto de histórias contadas em terceira pessoa, porque tenho uma visão melhor da situação e mesmo tendo pontos negativo, pretendo realizar a leitura desse livro também.
    Obrigada pela dica e ótima resenha!

    Beijos e Abraços Vivi
    Resenhas da Viviane

    ResponderExcluir
  10. Oi Ju.

    Eu ainda não tinha visto este livro e gostei bastante da sua resenha. ainda mais mencionando que ele aborda o Transtorno Obsessivo-Compulsivo. É um assunto bem interessante. Vou adicionar o livro na minha lista de desejados.

    Bjos
    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Olá,
    Gosto também de histórias que abordem TOC ou doenças do tipo, os personagens ficam mais diversos e confusos. Porém essa história não parece ser muito meu estilo, por conta das reviravoltas sem sentido.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elas não são sem sentido, só não me agradaram, o que não quer dizer que não te agradariam.

      Excluir
  12. Olá Ju, eu não conhecia esse livro e apesar dele não ter sido uma leitura 100% para você eu fiquei bem curiosa com o enredo, principalmente pelo protagonista ter TOC. Livro anotado, espero ter a chance de lê-lo em breve.

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bem? Ah essa montanha russa de sentimentos durante a leitura haha não conhecia o livro confesso, mas a sinopse é bem interessante. Pelas suas ressalvas, não é algo que me incomodaria muito, por isso vou deixar como dica anotada <3 Espero ler em breve. Adorei!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oie!
    Não conhecia esse selo da Universo dos Livros e achei interessante a premissa do livro, mesmo não lendo muito livros assim. Acho que o que aconteceu com vc acontece com todo mundo quando colocamos muitas expectativas em alguma coisa!

    Uma pena o livro não ter superado as suas.

    Beijos
    Carol
    www.thereviewbooks.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oiii, não conhecia o livro, a história me pareceu interessante, mas quando vc falou dessa reviravolta que soou estranha, já não me empolguei para ler... Curti a resenha!

    ResponderExcluir
  16. Olá já vi alguns comentários sobre a obra, gostei muito da resenha foi muito sincera e pontuou o que achava importante na história,quero ter a oportunidade de ler em breve!

    ResponderExcluir
  17. Oi Ju,
    Não conhecia o livro, e fiquei mais curiosa com o que te desagradou do que com o enredo hahahahaha, não sei se leria, porque ultimamente estou fugindo de dramas, mas ainda sim fiquei curiosa com os seus motivos.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo