segunda-feira, 9 de julho de 2018

[Resenha - Coerência] Os Supremos

Postado por Ju às 16:00
Título: Os Supremos
Autores: Raphael Miguel | Jadna Alana | Renata Maggessi | Jefferson Andrade
Editora: Coerência
Número de páginas: 330

"... preciso deixar este documento registrado para a posteridade. Hoje sou um pesquisador de fama internacional e reconhecido por ter descoberto o gene 'supremo', sobre o qual elaborei uma série de estudos e dediquei boa parte de minha carreira. Graças aos esforços da repórter Marisa Gimenez, todos sabem da existência destes seres poderosos, portadores destas características, que pisam sobre a terra, mas meu estudo está longe de ser completo. Agora, faço parte do projeto 'Incógnito', subsidiado pelo governo, o mesmo governo que tentou me calar anos atrás. Ainda não sei o que querem com a minha pesquisa, qual o verdadeiro propósito disto, ou os motivos de supervisionarmos estas pessoas tão extraordinárias. Seja como for, o projeto voltou seus olhos a quatro incidentes separados que envolvem cinco supremos. Estaremos colhendo informações importantes sobre esses pretensos heróis, esses deuses entre nós, aqueles a quem chamamos de [texto ilegível]. Tenho certeza que esta experiência será de grande valia para compreendermos."

Amo histórias de super-heróis, apesar de não acompanhar fielmente nenhuma. É algo que sempre me faz sorrir, imaginar pessoas com poderes incríveis que escolhem usá-los para fazer o bem. Em Os Supremos, conhecemos cinco personagens (criadas por quatro autores) que têm a chance de melhorar a vida das pessoas tornando os lugares mais seguros e punindo quem insiste em cometer crimes.

Todas essas personagens têm suas dúvidas e seus receios. Ao mesmo tempo em que sabem seu valor, acabam passando por alguns dilemas. E é isso o que as faz ainda mais interessantes. Embora saibam que são seres especiais, não se acham melhores que as pessoas comuns nem têm certeza de que conseguirão realmente fazer a diferença no mundo.

Eles precisam é de alguém humano e não há nada mais humano do que ter a cabeça recheada de dilemas morais. Isso sim é ser herói. Para ser herói, você não precisa ser corajoso o tempo inteiro, mas precisa ser essencialmente humano.

Cada autor criou personagens específicas, mas sempre respeitando um contexto em comum. No Brasil, por muito tempo foi escondido o Programa Incógnito, que tinha o objetivo de identificar e monitorar pessoas que possuíam um gene específico, que lhes dava os tais poderes sobrenaturais. Até que uma jornalista descobriu o projeto e o revelou ao mundo. Em algumas das histórias a existência do programa é mencionada de leve, em outras os protagonistas têm ligação direta com ele.

Alguns textos fluíram melhor que outros para mim. Minha história preferida foi a da Agatha - codinome Sonda, escrita pela Renata Maggessi. Talvez tenha a ver com ela ser a heroína mais nerd, já que pode controlar máquinas, por exemplo. Mas a escrita da Renata também foi a que mais me agradou. Ela tem outro livro lançado recentemente pela Coerência, chamado O enterro dos ossos. É de outro gênero, mas mesmo assim fiquei com bastante vontade de ler.

Temos heróis bem diferentes entre si. Desde Apolo, criado pelo idealizador da obra, Raphael Miguel, que tem uma força imensa, pode voar e consegue lançar uma energia muito potente com as mãos; passando pelos gêmeos Kryos e Vulcano, criados por Jefferson Andrade, que têm poderes relacionados ao gelo e ao fogo e chegando à Sombra da Noite, a heroína com a história mais diferente, já que é a filha da Lua com a Escuridão e só consegue usar seus poderes quando os "pais reais" estão presentes.

Foi uma ótima leitura que me deixou com gostinho de quero mais. Com certeza é apenas o início das aventuras dos protagonistas, que têm muito ainda a oferecer. Espero que em uma próxima obra passem a interagir mais entre eles, acredito que isso tornaria tudo ainda mais interessante. Neste livro houve situações em que uns apareceram bem superficialmente nas histórias dos outros, mas se começarem a trabalhar juntos vão se tornar ainda mais incríveis. 

Confesso que o final me deixou agoniada... Tem gente indo pelo caminho errado, deixando o poder subir à cabeça, então provavelmente nossos heróis terão muito trabalho pela frente. Que venha muito mais deles!

18 comentários:

  1. Parabéns sua resenha está muito boa, eu consegui sentir os sentimentos que quis transpor durante a resenha mas confesso que não curti muito o tipo de leitura e não me vejo lendo essa história, mas quem sabe no futuro eu não mude de opinião. Mesmo assim, obrigada pela dica.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Ju, eu tenho visto muito este livro, sou fã das obras do Raphael Miguel e tenho quase todos os livros dele, solo ou antologias. Acho que nunca li nada com super heróis, mas gostei da tua resenha e assim que conseguir, pretendo comprar.
    Bjos
    Vivi
    http://duaslivreiras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oiii Ju

    Achei a capa muito linda! Que trabalho de edição fofo.
    A premissa é bem legal, tb adoro histórias de super heróis, imaginar essas pessoas comuns atuando em segredo contra o crime...haha, quem não ama?
    Adorei a dica, se surgir a oportunidade adoraria conferir.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  4. Olá.
    Também amo histórias com heróis (me abraça) e nossa esse livro parece ter tudo de que eu gosto de ler, super quero. Dica anotada!

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  5. Adoro enredos com heroi, a achei legal que o autor tenha feito o poder subir na cabeça de alguns deles. Deixa mais real.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  6. Oi Ju,
    Eu gosto de livros com super heróis, mas gosto de heróis mais reais, sabe? Talvez, por conta disso, eu me identificasse melhor com a heroína da Renata. Tenho lido muitos elogios para suas obras e, talvez, você deva se arriscar com elas.
    Uma coisa que me agradou foi saber os autores respeitaram o contexto do livro. A dica parece ser muito boa e vou anotar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Ainda não conhecia o livro e achei a proposta dele bem interessante, espero que nos próximos livros quem estiver indo pelo caminho errado possa voltar ao certo

    ResponderExcluir
  8. Oieee
    Ainda não havia ouvido falar da obra e curti muito essa premissa, super interessante e inovadora. Também adorei muito a capa da obra. A Resenha está muito legal.
    Beijoos

    ResponderExcluir
  9. Olá! Por um instante eu pensei que fosse ser um livro de antologia, mas aí percebi que as histórias se ligam... Adorei a ideia, ainda não tinha ouvido falar, apesar de seguir a editora. Muito legal! Dica anotada!
    Abraços

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia o livro, mas achei uma proposta interessante, especialmente para quem gosta de heróis. No entanto, apesar de adorar os filmes da Marvel, eu não costumo ler histórias de super-heróis e confesso que essa não me atraiu tanto.
    De qualquer forma, adorei a sua resenha e deu para perceber que os autores souberam construir bem os personagens e, mesmo que algumas histórias sejam melhores que as outras, eles mantiveram a coerência ao longo do livro. Espero que tenham mesmo mais livros e que sejam boas continuações.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Olá! Logo quando vi os rumores dessa antologia eu fiquei fascinada pois amo super heróis.. Achei muito bacana a sua resenha e os pontos que citou foram bem específicos.. Acho que quando eu ler vou concordar que precisa ter um livro onde os personagens interagem mais entre si.. Imagina o quanto de coisa legal pode sair! Adorei a dica!

    Beijos,
    Conta-se um Livro

    ResponderExcluir
  12. Ju!!!! Você me fez chorar!!! Que resenha linda!!! Obrigada pelas palavras! Os Supremos é algo muito especial para mim e criar a Agatha e saber que você gostou dela me fez ainda mais feliz! Obrigada! ❤️❤️❤️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço, amei sua Agatha, espero ler mais sobre ela! Obrigada por passar por aqui. ❤️

      Excluir
  13. Olá Ju, não conhecia o livro, mas pela sua resenha ele parece estar bem bacana, adoro enredo com super-heróis e também fiquei curiosa para saber como os autores conseguiram unir as historias *-* Dica anotada.

    ResponderExcluir
  14. Que linda! Fico muito feliz em saber que gostou do livro. É uma honra fazer parte desse projeto tão lindo! Espero que coisas boas aparecam em breve 🖤

    ResponderExcluir
  15. Olá,

    Achei super inovador essa coisa de cada autor criar e desenvolver um personagem. Adoro livros sobre heróis, pois normalmente são livros com muita ação e dinamismo, não conhecia essa obra, mas já quero conferir e saber o que acharei.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oiiii!!!

    Ju, eu não conhecia o livro pois não acompanho muito a editora. Gostei de saber que são vários autores e como era de se esperar alguns sempre vão nos conquistar mais que outros. Eu tbm amo esse negocio de super herois! Sempre que leio me imagino com algum poder hahahaha

    Beijinhos,

    ResponderExcluir
  17. Oie!
    Caraca, quantos autores diferentes, juntos! Adorei a ideia dos heróis, e amo historias de fantasia que se passam no Brasil! Já quero conhecer mais!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo