sexta-feira, 27 de abril de 2018

[Resenha - Coerência] Tempo de imperfeição

Postado por Ju às 16:00
Título: Tempo de imperfeição
Autora: Lilian Vaccaro
Editora: Coerência
Número de páginas: 222

Seria muito simples narrar pra vocês os períodos de primavera, em que sorri, ou corri atrás das borboletas. Seria muito simples, falar que o encanto da vida, se resume apenas em fases felizes. Não são assim os contos de fadas? Eu bem sei disso, afinal, antes de ser uma mulher, sempre fui uma menina. Com sonhos, dentre tantas as outras, e com um punhado de ideologias como ser a garota perfeita. Logo chegaria a famosa fase das paqueras, o primeiro beijo, o casamento. AI MEU DEUS! E se eu não estivesse preparada? E se… a menina que existia dentro de mim, não estivesse pronta pra crescer? Milhões de dúvidas, muitos caminhos a serem seguidos, e a grande expectativa. Eu vou conseguir (sobre)viver com todos esses anseios? Depois de todos esses anos, eu resolvi contar a todos o que eu sei. O que eu vivi na pele, e todos os caminhos que ultrapassei para ser quem hoje, eu sou. Embora espero que esteja ciente que este livro não é uma obra baseada em fatos reais. É mais que isso. Este livro é a minha vida. Ou chame-o de uma bela jornada do casulo, ao primeiro voo da borboleta. Talvez você se encontre nele. Talvez chore com ele. Talvez esteja ainda vivendo o tempo do casulo. Mas quero trazer uma simples e breve mensagem a você: Não desista de voar... A vista é linda! Vamos voar?

Quem aí não gosta de biografias? E por que motivo? Se você não curte por achar que normalmente a narrativa é lenta e até um pouco chata e desinteressante, pense de novo. Isso não acontece em Tempo de imperfeição, livro em que Lilian nos conta muito de sua história.

Desde o início me senti como uma pessoa muito próxima da autora, com quem ela escolheu dividir acontecimentos significativos pelos quais passou. Acompanhamos a Lilian desde sua adolescência até vários anos depois de seu casamento, já com dois filhos. Ela havia sido sempre uma pessoa magra, mas em um tempo muito curto ganhou peso demais, e isso passou a refletir em todas as áreas de sua vida.

Gerou desde a falta de amor próprio, por não conseguir aceitar aquele corpo; passando ao bullying que sua aparência gerava para seus filhos; e chegou até ao ponto de fazer com que ela deixasse de ser selecionada para empregos exclusivamente por ter aquela aparência. Os quilos a mais se tornaram insuportáveis e depois de ouvir que daquele jeito não passaria dos 33 anos, tomou uma decisão: faria uma gastroplastia, mais conhecida como redução de estômago.

Eu não acho que a cirurgia bariátrica seja a melhor opção. Com certeza acredito que o melhor caminho para perder peso é a reeducação alimentar aliada a exercícios físicos, mas esse caminho não é possível em todos os casos. Muitas vezes, a saúde (física e psicológica) já está muito comprometida e as pessoas correm um risco muito maior sem a cirurgia que com ela.

Conheço gente que fez e que hoje vive muito bem, como é o caso da Lilian, mas não é fácil. Também conheço gente que ganhou todos os quilos novamente depois de um tempo. As restrições, principalmente no começo, são muitas, e é necessário muito apoio e força. Achei muito legal a autora ter detalhado tão bem essa parte de sua vida, com certeza vai ajudar bastante gente a ter uma noção melhor do que esperar. 

As complicações que ela teve são de cortar o coração e de deixar o leitor muito agoniado, só que foram apenas dela, não são regra após a cirurgia. Mas a dieta que teve que seguir e detalha, esta sim é um padrão, e é importante demais quem decide se operar estar preparado para isso.

Gostei bastante da leitura, que fiz bem rapidamente. A edição está linda, as folhas são amareladas e a fonte tem o tamanho ideal. Minha única queixa é que queria ler mais... Rs... O livro não chega até o tempo atual, e gostaria muito de saber o que aconteceu depois do término da narrativa. Felizmente, pelo que a autora escreveu no epílogo, acredito que pode vir mais um livro dela por aí.

13 comentários:

  1. Ola
    Concordo que cirurgia é somente em ultimo caso, eu por exemplo, para controlar a minha pressão tive que perder peso, demorei um ano e meio para perder 16 kilos de modo saudavel. Acho que o povo pensa que com a cirurgia vai perder peso muito mais rapido, mas pra alguns aquele ditado de que o quem vem facil, vai facil é real. Muitos acham que não vão engordar por ter o estômago reduzido, que mentira. Também conheço gente que ganhou muito mais peso do que antes da cirurgia.
    Uma boa dica para quem sofre com o peso, mas também deveria incentivar a tentativa sem a cirurgia. Demora mas é muito mais saudavel.
    Bjus

    ResponderExcluir
  2. Acho que meu comentário anterior não entrou.
    Eu tinha visto esse livro em destaque em algum site, cheguei a procurar a respeito e vi várias pessoas elogiando. Mas resenha mesmo, a sua foi a primeira que eu li. Sempre fui pé atrás com biografia, mas essa despertou minha atenção (justamente por causa do ritmo da leitura).

    Dica anotada <3

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem? Realmente existe um "pré" conceito com biografias antes mesmo de serem lidas. Gostei do assunto que Lilian traz no seu livro, até mesmo por ser gorda, e acho importantíssimo o debate sobre o mesmo. Apesar de ser nutricionista e sempre levantar a bandeira de reeducação alimentar, sei que cirurgia é às vezes uma escolha de opção única. Enfim, é assunto que rende um bom debate. Gostei da dica, por isso anotada <3
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Eu não sou fã de biografias porque, normalmente, é uma narrativa sem muita história, com a pessoa dizendo o que fez e talz. Comumente, fico bem entediada. Mas algumas já ficaram provadas que são diferentes (como um livro que é mais um manual de escrita com experiências do Stephen King). Não sei se eu leria esse livro, pois não me chamou muita atenção, mas achei legal, parece ser descontraído.

    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Gosto muito de ler biografias!! Sempre aprendo e me emociono muito com as vivências de outras pessoas.
    Só de ler sua resenha, já fiquei com o coração na mão pelo que a autora passou, tal como você, também não sou muito a favor de intervenção cirúrgica e já ouvi relatos de pessoas que nunca se recuperaram da bariátrica...

    http://livrelendo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi tudo bem? Não gosto muito de ler biografias, mas eu me identifiquei com Lilian pois sei que o magro é bonito e o que está acima do peso não é visto com o mesmo, eu acho que toda mulher quer se sentir bonita, mesmo casada e com filhos mas o psicológico e as pessoas em sua volta te cobram muito para você ser ideal, não concordo com cirurgias só em último caso mesmo. Por isso não gosto de ler biografias, pois só com sua resenha fiquei revoltada sobre o assunto kkk. Parabéns pela resenha, bjs!

    ResponderExcluir
  7. Oi Ju, confesso que não gostava de biografias, puro pré-conceito, já que nunca tinha lido, mas com o tempo e as parcerias, foram chegando algumas e me obriguei a ler e admito que me apaixonei. Não são leituras chatas como eu pensava, e esta que tu leu, parece incrível, pois trata de um tema tão comum a todas as mulheres, o corpo. Então gostei muito da tua dica, também acho que a cirurgia não deve ser a primeira opção, mas cada um sabe da sua vida e os outros não tem que se meter.
    Dica anotada.
    Bjos
    Vivi
    http://duaslivreiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Eu não gosto de biografias (menos ainda de auto-biografias), não por achar que sejam chatas, mas por não gostar do estilo com que as biografias em geral são escritas. Principalmente no caso das auto-biografias, sempre fico com a sensação de escrita fraca, sabe? Porque são escritas por pessoas que não estão acostumados a contar uma história...
    Mas é claro que é outro gênero, então não devia comparar. Algumas biografias também se salvam, por óbvio...

    Vou dar uma olhada nessa em questão, ver como é a escrita. Quem sabe eu dê uma chance.


    Beijos,
    Luisa
    www.degradeinvisivel.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Eu não sou muito fã de biografias, apesar de ter ficado bastante curiosa com a resenha, que aliás gostei muito. Acho que vou passar a dica dessa vez :)

    Bjs!

    ResponderExcluir
  10. A capa da obra nao me chamaria a atenção mas o conteudo... Certamente. É um tema bastante doloroso e que certamente precisa ser falado para que assim possamos quebrar algumas barreiras.

    ResponderExcluir
  11. Oie
    muito interessante a resenha, ainda não conhecia o livro mas achei bem legal o enredo, e bom saber que há a possibilidade da contonuação

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oiii flor tudo bem??
    Eu só escuto falar coisas boas sobre esse livro...
    Gostei muito da sua resenha, ela me deu ainda mais vontade de conhecer essa história...
    Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  13. Eu não sou de ler biografias, mas esse livro eu já quero. Principalmente pois me identifico muiiiito com essa história. Tenho certeza que vou me sentir muito proxima da autora. E tomara que venha mais um livro hahha

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo