segunda-feira, 23 de abril de 2018

[Resenha - Seguinte] Últimas mensagens recebidas

Postado por Ju às 16:00
Título: Últimas mensagens recebidas
Organização: Emily Trunko
Tradução: Fabricio Waltrick
Ilustrações: Ale Kalko
Editora: Seguinte
(Grupo Companhia das Letras)
Número de páginas: 176

A partir de contribuições anônimas, a jovem Emily Trunko reuniu nesta coletânea mensagens que contam histórias reais sobre os mais variados tipos de despedida: o fim de uma amizade, o término de um relacionamento ou até mesmo um acontecimento trágico que muda a vida do destinatário e do remetente para sempre. Enviadas por celular, por e-mail ou pelas redes sociais, essas mensagens narram perdas profundas e inspiram muita reflexão. Será que não deveríamos expressar mais o amor que sentimos pelas pessoas enquanto isso ainda é possível? Ou, em alguns casos, nos afastar o quanto antes daquelas que nos fazem mal?

Já resenhei o outro livro organizado pela Emily que recebi da editora, Cartas secretas jamais enviadas, e agora chegou a vez desse. Não tinha a menor ideia do que esperar quando comecei a ler, mas logo veio a explicação. 

Trata-se de uma coletânea de mensagens recebidas em outro Tumblr criado pela Emily, o The Last Message Received. Como o Dear My Blank, citado na resenha anterior, ele ainda recebe contribuições, é só clicar aqui para enviar a sua - e isso pode ser feito em qualquer língua. 

Mas que tipo de contribuição é postada nele? Últimas mensagens que as pessoas receberam de alguém... Porque houve um desentendimento, porque o orgulho não permitiu mais o contato, porque o relacionamento não era saudável e quiseram sair dele, porque alguém se matou, ou sofreu um acidente... Enfim, mensagens que foram o último contato que alguém fez. 


O outro livro mexeu mais comigo, porque escrever cartas para não enviar é algo que sempre tive o costume de fazer. Mas esse Tumblr também já ajudou muita gente, e continua ajudando, e no final temos inclusive depoimentos de pessoas que desistiram do suicídio ao refletir sobre o efeito que uma última mensagem delas teria nas vidas das pessoas que amavam.

Mesmo que o impacto em mim tenha sido menor, achei algumas coisas bem tocantes e outras extremamente revoltantes, tem gente que não tem nenhuma noção. Algumas vezes lemos apenas as mensagens; em outras, elas são acompanhadas por uma breve contextualização. E olha, eu quis matar umas pessoas. Inacreditável o que o ser humano é capaz de fazer.

A edição está muito caprichada, a obra é de capa dura e as folhas são mais grossas, coloridas, com a utilização de várias fontes e algumas vezes com a presença de ilustrações. É um livro que vale a pena ler e guardar e também uma ótima opção de presente, principalmente se você conhecer alguém para quem seria super útil a reflexão que ele causa.

15 comentários:

  1. Já li e tenho a edição em casa, que aliás está linda!
    Esse livro traz mensagens reais de assuntos reais da vida de pessoas como eu ou você.
    Achei muito interessante como tudo surgiu e o rumo que tomou nas redes e virando esse livro que tanto me agradou!

    Beijos.

    www.alempaginas.com

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia essa edição, mas está bonita mesmo e gostei de conferir sua opinião sobre ele, bem clara e direta, é um livro que me deu curiosidade de ler, espero ter a oportunidade.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Não é a primeira resenha que encontro falando que gostou mais do livro anterior. Ainda não li, mas estou empolgada e pretendo me jogar na leitura em breve. Sem falar que o trabalho gráfico é lindo, né? =D

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei no exterior, mas aqui no Brasil esse foi o primeiro a ser lançado... Eu que comecei pelo mais novo... Rs...

      Excluir
  4. Olá, tudo bem? Gosto de visitar os blogs porque, fico conhecendo vários livros diferentes! Nunca ouvi falar desse livro antes menina, nem mesmo havia lido uma resenha sobre ele, a sua me deixou curiosa para ler e conhecer a história.
    Essa edição está maravilhosa! Já estou anotando na lista de compras.

    Beijos e abraços
    http://vickyalmeida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi tudo bem? Eu não tinha ouvido falar ainda desse livro, mais fiquei curiosa em saber mais sobre ele, gostei muito de saber sua o opinião sobre o mesmo, é tão bom quando resenhamos uma coisa que gostamos, parabéns. Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Essa semana eu finalizei a leitura de Cartas secretas jamais enviadas e me emocionei em muitos momentos. Agora eu fiquei curiosa para ler esse, ainda mais sabendo que tem algumas mensagens revoltantes, o outro foi todo amorzinho, quero ler esse.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. O interessante de uma leitura é justamente a forma diferente com que ela toca as pessoas. Não li ainda, mas quem sabe mais para frente consiga.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  8. Eu também acho que o livro que vai mexer mais comigo é o Cartas secretas jamais enviadas, porque assim como vc também sempre tive esse costume.
    Mas já preciso ler os dois livros, que emocionante heim, parece ser um livro realmente carregado de emoção. PRECISO.
    E eu amo livros com as folhas mais grossas.

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?
    Eu estou ansiosa para ler esse livro e o Cartas secretas jamais enviadas. Achei que ambos têm propostas lindas e devem ser leituras muito emocionantes.
    Mesmo esse tendo te tocado menos que o das cartas, deu para perceber que também é uma leitura que vale a pena. Além disso, o simples fato desse Tumblr ter ajudado tantas pessoas, já torna a leitura especial.
    Adorei o post e, com certeza, vou querer ler esse livro.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Ola
    Não conhecia mas já coloquei os dois no meu carrinho, e a mensagem da foto, meu Deus.
    Adorei a dica , anotada e logo vou comprar.
    Bjus

    ResponderExcluir
  11. Olá! Eu achei esses dois livros a coisa mais linda do mundo mas ainda não li! Achei a idéia genial e deve ter uma carga emocional enorme ler essas cartas e textos.. Achei um livro muito interessante!

    Beijos,
    Conta-se um Livro

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem? Nossa parece ser um livro que dá para ler aos poucos, uma mensagem por mês e refletir o que elas trazem por trás, o que cada autor quis com isso. Não conhecia essa "coletânea", nem o primeiro citado, mas fiquei curiosa em pesquisar mais. Ter uma edição bonita, de capa dura ajuda bastante hehe Adorei!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi Ju
    Estou muito curiosa para ler este dois livros!
    Quase pedi na parceria, mas acabei optando por outro lançamento
    Adorei a resenha.
    escrever cartas costuma ser muito terapêutico!
    Bjs
    www.maeliteratura.com

    ResponderExcluir
  14. Oi Ju,
    Eu tenho o hábito de escrever cartas e mantê-las guardadas e já sofri bastante, tanto a ponto de o Tumblr ter me ajudado. Eu fico emocionada quando vejo resenhas desse livro e curiosa para saber como ele vai mexer comigo.
    Vou anotar a dica.
    Beijos

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo