Título: Rainha de Copas
Autora: Colleen Oakes
Tradução: Thiago Dias
Livro #1 da trilogia Rainha de Copas
Editora: Universo dos Livros
Número de páginas: 216
Nem todo conto de fadas tem um final feliz. Esta é a história de uma princesa que se tornou vilã... Como princesa de um palácio no País das Maravilhas e futura Rainha de Copas, os dias de Dinah são uma monotonia sem fim. São muitos chás, tortas e uma série de humilhações causadas pelo Rei de Copas, seu pai. O momento mais esperado de seus dias é quando é visitada por Wardley, seu melhor amigo de infância, o futuro Cavaleiro de Copas – e o amor de sua vida. Quando a coroação de Dinah se aproxima, uma sequência de eventos sangrentos sugere que algo errado está acontecendo nos extravagantes salões do palácio. A princesa terá de desvendar esses mistérios antes que ela perca a cabeça para um inimigo sagaz e sem rosto. Personagens conhecidos como o Gato de Cheshire, o Coelho Branco e o Chapeleiro Maluco fazem parte da narrativa que encantará os leitores com uma nova perspectiva do País das Maravilhas, criado por Lewis Carroll.
O País das Maravilhas, como qualquer outro, tem suas regras. Dinah tem 15 anos, é a Princesa, e sua mãe morreu quando ela era criança. Portanto, ao completar 18 anos, ela se tornará Rainha e governará ao lado do Rei de Copas, seu pai, que depois deverá ceder seu lugar ao futuro genro.
A garota sempre esperou pelo momento de subir ao trono e poder tomar atitudes que acha necessárias, mas à medida que a hora se aproxima as coisas parecem se complicar cada vez mais. Sabe que tem algo errado acontecendo, embora não consiga descobrir o que é.
Tem um misto de amor e medo por seu pai (que, aliás, nunca ligou para a filha e até a despreza), e acaba perdendo sua inocência (mais ou menos, né, desde o início ela tem um instinto meio sanguinário) ao saber de coisas que ele fez no passado e continua fazendo até os dias atuais. O Reino esconde horrores inimagináveis da maior parte de seus habitantes. Dinah precisará de toda sua determinação, inteligência e coragem para ter a chance de fazer a diferença.
Li há alguns dias Aventuras de Alice no País das Maravilhas e realmente não curti, o que me deixou com bastante receio de iniciar essa série. Mas para minha felicidade fui surpreendida demais, tudo o que não encontrei na obra que inspirou a autora encontrei aqui.
Me apaixonei por várias personagens, incluindo a protagonista. Dinah é uma garota que no início parece boba e visivelmente não dá valor ao que tem, mas é obrigada pelos acontecimentos a amadurecer e no final deste primeiro volume se transforma em uma pessoa completamente diferente. Os animais que aparecem na história original aqui são pessoas, mas mantêm características marcantes das personagens que deram origem a elas.
A autora expandiu bem o universo, na minha opinião. Os homens são divididos em Cartas de Copas, que protegem a Família Real e o Palácio; Cartas de Ouros, responsáveis pela administração da riqueza; Cartas de Paus, encarregados da guarda e execução de criminosos; e os Espadas, guerreiros encarregados de lutar e saquear - muitas vezes era permitido que ex-criminosos se juntassem a eles.
Gostei demais dessa estrutura, embora não conheça detalhes sobre todas as divisões. A autora foca no que é mais importante para o desenvolvimento do enredo, então conhecemos mais sobre os Copas e os Paus nesse primeiro volume.
Preciso dizer que o livro é um pouco sangrento, ao contrário da obra original as cabeças aqui são realmente cortadas. Mas acredito que essa é a parte menos sofrida para os criminosos, o que eles passam antes de chegar a esse ponto é bem pior.
Eu não conseguia parar de ler. Embora seja um livro curto (tem apenas 216 páginas), ele engloba um grande período de tempo (dois anos, quase três) e possui muita ação. Várias vezes me vi tensa e prendendo a respiração junto com a protagonista, que se metia em situações arriscadas em que não podia nem respirar para não chamar atenção.
A história terminou bem no meio de acontecimentos importantes e mal vejo a hora de ler o segundo volume para saber o que está acontecendo com cada uma das personagens. Ainda bem que já estou com ele em mãos, mas prevejo sofrimento na espera pelo terceiro livro. Logo venho dizer para vocês o que achei da continuação.
Olá!
ResponderExcluirConfesso que pela capa, nunca me interessei por esse livro e também nunca tinha lido resenha a respeito dele, mas a sua me fez ficar curiosa, parece ser uma história bem legal mesmo!! Já vou colocar na minha lista de Desejados =)
Obrigada pela dica!!
Já li e assisti Alice e gostei, ainda não tinha visto resenhas sobre essa série e gostei bastante do que você falou, vou procurar ler com certeza. Valeu a dica. Bjs
ResponderExcluirNão imaginei que você leria esta parte sangrenta da história. Mas tenho a impressão que não é só você que ficaria com a respiração em suspense. Espero ler também.
ResponderExcluirBjs
Olá! Desconhecia completamente dessa trilogia, já pela sua resenha, curti toda história e trama. Fiquei com vontade de ler e ter essa trilogia, já vou marcar na minha lista de desejados.
ResponderExcluirOlá!
ResponderExcluirEu não curti muito a capa, como a Andrea. E fiquei triste ao saber que tu não curtiu o livro original do LC, poxa, de verdade.
Achei a premissa bacana, vou procurar depois. ;)
Ninguém ficou mais triste que eu por eu não ter curtido o livro original. Não estava preparada psicologicamente para isso. 💔
ExcluirOiii Ju
ResponderExcluirEu tenho os dois livros da série pendentes pra ler e amei saber que a história é assim. Só não gosto desse final que deixa a gente na maior expectativa....rsrs. Eu li outro livro dessa mesma autora, um sobre a Wendy do Peter Pan e segue os mesmos moldes dessa história da Rainha de Copas, se vc gostou desse te indico o da Wendy também que está bem legal.
Beijos
www.derepentenoultimolivro.com
Olá.
ResponderExcluirEu adoro Alice no País das Maravilhas é um dos meu livros preferidos. Eu adoro todos os livros que são adaptações do conto original, então com certeza vou ler essa série.
Espero amar como vc. Adorei a resenha.
Bjsss
Oie
ResponderExcluirEu já tinha visto essa capa na linha de tempo do facebook, porém não vou mentir que não tinha chamado a minha atenção,somente agora parei para ler a sinopse e a resenha fiquei um pouco curiosa se não tivesse uma lista enorme de livros para ler, incluia ele.
Oi Ju!
ResponderExcluirEsse foi aquele típico livro que fiquei com vontade de ler apenas por conta da capa, que é linda!
Não é a primeira resenha que leio dele, mas foi a que mais me empolgou até agora. Não sei quando comprarei, mas espero que seja ainda no primeiro semestre pra poder ler esse ano.
Beijos e parabéns pela resenha!
Olá, tudo bem?
ResponderExcluirEu já tinha visto a capa desse livro por aí, mas ainda não sabia do que se tratava. Achei a proposta até interessante, mas senti que faltou algo para despertar minha vontade de ler.
Apesar de ver o quanto você ficou empolgada com a leitura, eu confesso que não me senti inclinada a ler. Acho que não faz muito meu estilo.
No entanto, adorei a resenha e espero que os próximos livros da série sejam ótimas leituras também.
Beijos!
Oie
ResponderExcluirgosto bastante desses livros que contam a historia do vilão, ate pq ninguém nasce mal, então é interessante saber como o personagem se tornou assim. Bela resenha e espero que goste da continuação
beijos
http://www.prismaliterario.com.br/
engraçado vc fazer o caminho contrário. geralmente gostamos d obra original e não gostamos das releituras, vc foi exceção hehehe
ResponderExcluireu adoro o livro Alice, mas confesso que Rainha de Copas não me deixou empolgada...
bjs...