Título: Supernova - O Encantador de Flechas
Autor: Renan Carvalho
Livro #1 da série Supernova
Número de páginas: 440
Imersa em uma ditadura implacável, a isolada cidade de Acigam sofre com a ameaça da guerra civil. De um lado, a Guilda, um grupo que utiliza os ensinamentos da Ciência das Energias para exigir direitos para a população. Do outro, um governo tirano, resguardado por soldados especialistas em aniquilar magos nome vulgar dado aos praticantes da tal ciência. No meio desse conflito vive Leran, que, após ser tragado para a rebelião, tenta aprender mais sobre sua misteriosa habilidade de encantar objetos com a energia dos elementos. Com uma narrativa envolvente e reviravoltas incríveis, Supernova: O Encantador de Flechas é um livro que vai arrebatar os fãs de fantasia.
Se você acha que já viu uma resenha desse livro aqui no blog, você está certo. Acho que fui a primeira ou no máximo a segunda pessoa a postar uma resenha da primeira edição de Supernova, que saiu por outra editora. Fiquei super feliz quando soube que o livro ganharia uma nova edição pelo selo Novas Páginas, pois já estava esgotado há algum tempo. Foi uma leitura que amei demais da primeira vez que a realizei, e que continuei amando agora que tive a oportunidade de revisitar Acigam.
Muita gente classifica esse livro como distopia, mas não acredito que ele se encaixe neste gênero. Concordo com o que está na sinopse, é um livro de fantasia. Não tem nada de pós-apocalíptico, não foi uma grande tragédia que fez surgir um governo controlador. Simplesmente aconteceu algo (não posso contar o que) que fez o fechamento das fronteiras ser decretado e a magia ser proibida. Acigam se tornou um lugar em que a tecnologia retrocedeu e em que não existiam nem mesmo universidades mais. Foi nesse ambiente que Leran cresceu.
Neto de um comerciante, descobriu há algum tempo que não podia levar a versão do Governo de tudo, desde a criação do mundo até a necessidade de de isolar do resto do mundo, a sério. Os fatos simplesmente foram distorcidos para conter a população. Uma guerra civil é iminente: enquanto o Governo faz de tudo para continuar com a proibição da magia, inclusive tendo soldados especiais treinados para combater qualquer um que insista em praticá-la, os magos se unem na Guilda e não estão dispostos a abrir mão do controle dos elementos tão facilmente. Nem do controle de suas próprias vidas e do seu direito de ir e vir.
A maior parte do livro é narrada por Leran, um adolescente de 17 anos prestes a se formar e ter que escolher entre ajudar na loja do avô para um dia assumi-la ou entrar para o exército. Mas Supernova é dividido em quatro partes, que se subdividem em 30 capítulos, e uma dessas partes é narrada por outra pessoa: Judra, uma garota que Leran conhece quando literalmente tromba com ela. A personagem que eu nunca consegui decidir se amo ou odeio.
Embora eu me lembrasse da maior parte dos acontecimentos, o livro é repleto de reviravoltas e em alguns momentos o Renan conseguiu me surpreender pela segunda vez. E mesmo as coisas de que eu me lembrava me fizeram ficar com o coração apertado várias vezes. Gosto demais da escrita do autor, a leitura flui muito facilmente.
Sobre as coisas exclusivas desta edição: temos ilustrações, e são ilustrações muito lindas e que retratam com perfeição alguns trechos do livro mas, sinceramente, eu esperava por um número maior delas. Existe também um capítulo extra narrado por Judra, e minha expectativa era que fosse algo posterior ao primeiro livro ou a visão dela de alguma coisa narrada pelo Leran. Só que, na verdade, é algo que acredito que acontece em paralelo ao que o Leran narra no início do primeiro capítulo. Achei que ficou meio perdido lá no fim do livro.
Mesmo que o conteúdo extra não tenha sido tão grandioso quanto eu esperava, enriqueceu sim esta edição. Supernova é um livro que realmente recomendo.
Olá, eu encontrei o Renan na Bienal aqui do Rio e ele é super simpático :)
ResponderExcluirEu quero muito ler esse livro, a história parece ser muito boa e a escrita dele parece ser bem feita. Eu não sabia que tem um capítulo extra, fiquei mais curiosa agora kkkk beijos
Oi Juliana,
ResponderExcluirTalvez seja muito preconceito da minha parte, mas essa capa parece muito infantil e de cara já não chama minha atenção.
A sinopse tão pouco, mas não pelo trabalho do autor que parece fantástico e muito bem produzido, afinal ganhou uma nova edição, mas eu não curto o gênero fantasia.
Fico feliz que o autor nacional esteja sendo valorizado, e pela maneira como você disse que que ele conduziu a trama e ainda conseguiu te surpreendeu mesmo lendo pela segunda vez.
Abraço e Bons Livros,
Biblioteca do Coração❤
Esse livro tá na minha lista faz um tempinho. Desde que o vi pela 1ª vez fiquei curiosa com a leitura. Eu não sabia dessa edição extra, mas gostei do que você falou, achei interessante. A única coisa q não gostei muito, foi de saber que é narrado em 1ª pessoa, não gosto muito desse recurso. Prefiro narrações em 3ª pessoa.
ResponderExcluir;D
Profissão: Leitora
Olá :)
ResponderExcluirTenho muita curiosidade sobre o livro, acho que tem tudo para ter uma história incrível, adorei a resenha!
Beijos,
http://livrosentretenimento.blogspot.com.br/
Oi Juliana
ResponderExcluiradoro esse gênero de fantasia,mas não é todo livro que me atrai e infelizmente com esse aconteceu o isso,talvez seja porque não é o momento de inclui-lo nas minhas metas por hora..quem sabe mais pra frente eu mude de ideia e coloque ele nas minha lista de leitura que já tá quilométrica =P
http://livroaoavesso.blogspot.com.br/2016/01/resenha-perdida-carina-rissi.html
Oi!!! Tudo bem?
ResponderExcluirNão conhecia o livro e achei bem interessante. Sou muito fã do gênero e leria com prazer. A resenha passa ser um livro fácil de ler e envolvimento. A capa transmite bem o enredo do livro e é muito bonita.
Carla Fernanda
Parece se tratar de um livro muito bom. Curiosa para saber mais a respeito da história de Leran.
ResponderExcluirAdoro livros assim, na verdade, aprendi a gostar por conta de um amigo e hoje colaborador do blog.
wwww.facesdeumacapa.com.br
Oi
ResponderExcluirEsse não é o tipo de livro que eu leio com frequencia, mais amei sua resenha Parabéns.
Oi, eu não li o livro, mas os feedback que eu recebi foram incríveis.
ResponderExcluirMinha resenhista leu e amou loucamente e como eu confio muito no gosto dela e sei q é bem semelhante ao meu, morro de vontade de ler. Adorei sua resenha também, beijos
Oi Ju,
ResponderExcluirJá vi diversas opiniões positivas para esse livro, inclusive a sua agora, mas o livro nunca me chamou atenção suficiente para querer saber mais da história, sabe?
Creio que realmente seja uma excelente leitura, afinal, você leu novamente e conseguiu se envolver de forma diferente, o que é excelente, mas por enquanto não é a minha escolha, quem sabe lá na frente, né?
Bjim!
Tammy
Ooi,
ResponderExcluirConfesso que não conhecia esse livro! Não acho que leria porque não me interessou demais no momento, mas vu ficar de olho... quem sabe mais para frente?
Vitória Zavattieri
Corujas de Biblioteca
Olá!
ResponderExcluirSupernova é um livro que desperta muito minha curiosidade.
Adorei sua resenha e saber que você o classifica como fantasia, porque já estou um pouco cansada de Distopia rs.
Espero ler em breve esse livro e gostar da leitura.
Beijos ♥
http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/
Oii
ResponderExcluirGostei dó livro já pelo nome: encantador de flechas *-* amo personagens que mexem com flecha (espero que ele mexa)
Não conhecia o livro, fiquei com vontade de ler, ainda mais agora que estou buscando ler mais fantasia.
Beijinhos!
Deve ser muito bom reencontrar de forma tão prazerosa um livro do qual já gostamos tanto, sobretudo quando um personagem consegue nos surpreender pela segunda vez. E ainda possui um capítulo a mais, que ótimo, hein! Eu já havia lido uma resenha sobre essa obra e tinha gostado, mas lendo o seu texto fiquei mais interessada ainda. Dica super aceita!
ResponderExcluirTatiana
É tão legal ver a evolução dos livros quando eles mudam de editora neh! Bom, li SuperNova pela edição nova, da novo conceito e amei a história, os personagens e diagramação. E aquele final neh? Rssrs amei.
ResponderExcluirEstou ansiosa para ler o segundo e ver o que o Renan tem para não contar.
Beijinhos
http://viajandoentrecitacoes.blogspot.com.br
Olá!
ResponderExcluirEu vi várias resenhas desse livro e alguns gostaram outros não. Não sou muito de ler esse tipo de livro, mas fiquei interessada na história de Leran e o seu dom.
A capa é bem bonita e inovadora.
Adorei a sua resenha.
Beijinhos!
http://www.eraumavezolivro.com.br/