terça-feira, 25 de março de 2014

[Resenha - Galera Record] Lágrima

Postado por Ju às 23:30
Título: Lágrima
Livro #1 da trilogia Teardrop
Autora: Lauren Kate
Tradução: Ryta Vinagre
Editora: Galera Record

Sinopse: “Nunca, jamais volte a chorar”, é a frase que impactou a vida de Eureka, uma menina marcada pela morte da mãe. Mas tudo se transforma quando encontra Ander. Louro, alto e de pele muito branca, o misterioso garoto parece conhecer tudo sobre ela, até coisas que não deveria saber, inclusive que em pouco tempo a menina terá reais motivos para chorar. Mas há um sombrio segredo que ainda será revelado para: a história de uma menina que teve o coração partido e, de tanto chorar, deixou debaixo d’água um continente inteiro.

Lágrima é o primeiro volume da trilogia Teardrop, de Lauren Kate. Nele, conhecemos Eureka, uma garota de 17 anos que não consegue mais encontrar algo que lhe faça sorrir após a morte da mãe. Estranhamente, também não chora. Desde criança, aprendeu a controlar seus sentimentos. Foi proibida pela mãe de derramar uma lágrima sequer, e mantém seu juramento mesmo depois de perdê-la.

Antes disso acontecer, Eureka era uma garota alegre, cheia de amigos, a capitã do time de corrida do colégio. Tornou-se distante, tendo conservado apenas suas duas amizades mais próximas: Cat (da equipe de corrida) e Brooks (considerado seu amigo desde o útero, pois suas mães passavam bastante tempo juntas desde a gravidez). Passa por vários terapeutas, mas não acredita que um deles realmente vai conseguir entendê-la e ajudá-la a se reencontrar. Mesmo que tenha deixado a equipe de corrida de lado, mantém o hábito de correr - precisa disso para conservar alguns momentos de sanidade.

Este livro foi meu primeiro contato com a escrita da Lauren Kate. Isso é até meio absurdo, porque tenho toda a série Fallen, ainda não lida, na estante. Gostei bastante da narrativa da autora, que fez com que eu me sentisse curiosa durante toda a leitura. Queria muito entender todo o mistério que envolvia a protagonista - e consegui -, mas as informações sobre todos os acontecimentos que deram origem ao que Eureka está vivendo só ficam realmente claras quase no fim de Lágrima. Claro que pistas são dadas antes, principalmente através de um livro que a garota recebe de herança, escrito em uma língua muito antiga e praticamente desconhecida na atualidade. Amei toda a mitologia envolvida na história! *-*

Diana conhecia a história (...), mas acreditava nela? Eureka fechou os olhos e soube que sim, Diana acreditava. Ela acreditou com tal fervor que nunca disse uma palavra sobre ele à filha. Pretendia guardar para um momento em que Eureka fosse capaz de acreditar por si mesma. E o momento havia chegado.

Me apaixonei pelos irmãos gêmeos de 4 anos da protagonista, William e Claire. Acho que eles ainda terão um papel importante no restante da trilogia. O pai da Eureka me irritou um pouco, ela sente falta de poder contar com ele, de dividir o que sente e vive sem medo, uma vez que as decisões sobre a vida familiar foram praticamente deixadas na mão da madrasta da garota. Que, aliás, não é uma pessoa nem um pouco má, mas parece não saber bem como lidar com Eureka, apesar de já conviver com ela há vários anos, desde que seus pais se separaram. 

A protagonista sofre bastante nesse livro, são muitas coisas ruins acontecendo com uma pessoa só. Claro que isso faz com que se sinta cada vez pior, mas ela não fica se lamentando eternamente. Aprende a agir, e evolui bastante no decorrer da narrativa.

Amo a capa! Só achei que a palavra Lágrima, que é o título oficial do livro por aqui, ficou meio escondida.  Mas sou fascinada por esse efeito no vestido e minhas cores preferidas estão presentes. Estou ansiosa para ler o segundo livro, porém ele só será lançado em outubro nos Estados Unidos... Espero que não demore a chegar por aqui.

Resenha postada no skoob.

11 comentários:

  1. Olha, sei que não posso comparar uma série com a outra já que os temas são diferentes, mas tenho um pezinho atrás com Lauren desde que comecei a série Fallen,.. tanto que não consegui terminar. E que nome horroroso é esse, Eureka?!

    ResponderExcluir
  2. Olá Ju!
    Como assim tem a série Fallen e ainda não leu? Eu adorei!
    Bom, o nome da protagonista é bem diferente e fiquei curiosa para conhecer os mistérios de sua vida.
    A autora realmente tem uma narrativa muito boa, você viaja nos livros dela!
    Parabéns pela resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Também só sei quem é a autora pela série Fallen, que ainda está na fila por aqui. Mas estou curiosa pra conhecer de verdade seu estilo. Lágrima me encantou, parece tão singelo! :)
    E é verdade, o título em português ficou escondido na capa!
    bjos

    ResponderExcluir
  4. Oiiiiiii
    Ainda não li nada dessa autora, ainda não me despertou a curiosidade. Gostei muito da sua maneira de escrever.

    Bjocas

    ResponderExcluir
  5. Oie Ju
    Bem, confesso que quando vejo algo da Lauren fico receosa, já que não gostei da série Fallen e fico com medo de ler algo dela. Até vejo comentários sobre Lágrima, mas tenho medo de me decepcionar como aconteceu com Fallen. Quem sabe mais para frente perco esse medo e leio. Mas sua resenha está muito boa e você explicou pontos importantes da história.

    Beijos,
    Jéssica
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  6. Espero que o ritmo dessa trilogia seja menos 'lento' que o da série Fallen, que apesar de ser bastante boa, me proporcionou vários ataques de preguiça de leitura quando li. A autora escreve muito bem, além de ser bastante simpática,por isso espero que ela tenha sucesso nessa sua nova série de livros

    ResponderExcluir
  7. Já li toda a série Fallen e quando comprei este livro, Lágrima, fiquei louca para começar a ler. Também gostei bastante, são realmente muitos mistérios que deixam o leitor curioso e quando acabou, deixando ainda muitas perguntas, corri para saber se tinha previsão de lançamento do próximo volume! Infelizmente ainda vai demorar um pouco, mas estou realmente ansiosa pela continuação rsrs
    beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi Ju...
    Ao contrário de você já li toda a saga Fallen e gostei muito... Kate tem um jeito próprio de escrever... Sobre Lágrima estou louca pela leitura. Quero ler essa nova série dessa autora... Pelo que percebi você gostou muito e eu acho que também vou gostar... temos gostos um pouco diferentes em questões do terror rsrsrsrs, mas temos parecidos também e esse é um deles... desde o lançamento desse livro quero comprá-lo. Só dei uma parada porque estou lotada e pretendo ler pelo menos a metade para poder comprar mais... estou tentando me segurar rsrsrsrs. Gostei muito da resenha... do enredo... e do que envolve a história... Xero!!!

    ResponderExcluir
  9. Caramba, nao esperava ver tantos elogios sobre esse livro, pois sei que a série Fallen não é taaao bem falada assim. Fiquei bem surpresa mesmo, ainda nao o suficiente pra querer ler pois nesse caso prefiro esperar pra ver se a autora vai manter o nível nos proximos livros.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Oi Ju!
    Como é bom ler uma resenha bem positiva sobre esse livro! Eu não tinha lido nada sobre ele até então e tinha meio que descido que não ia ler!
    Pq eu fiquei puta com o fim de Êxtase! Gosto da série Fallen e suas capas maravilhosas, mas o livro final deixou a desejar, não pelo fim do casal principal, mas de um personagem que eu amava!
    Leia e quero ler suas resenhas!
    Por esse da resenha, ainda vou esperar lançar os outros da série e vou ver o que o pessoal está achando! Por enquanto não decidi se leio!
    Linda resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi Ju.
    Já vi bastante esse livro por aí, e achei a capa linda, o enredo parece ser bem interessante, mas, fiquei decepcionada com Fallen, e acho que vou esperar um pouco antes de ir para outro livro da Lauren Kate. Mas acho que lerei sim! Beijos e boas leituras :**

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo