quarta-feira, 19 de março de 2014

[Resenha - Intrínseca] Esposa 22

Postado por Ju às 19:00
Título: Esposa 22
Autora: Melanie Gideon
Tradução: Adalgisa Campos da Silva
Editora: Intrínseca

Sinopse: Alice e William Buckle se casaram apaixonados. Mas, dois filhos e quase vinte anos depois, Alice está entediada. Por isso, quando recebe um convite por e-mail para participar de uma pesquisa on-line sobre casamentos, ela aceita num impulso. Respondendo às perguntas enviadas por um anônimo e carismático pesquisador, Alice tem a oportunidade de reexaminar a história do próprio relacionamento. Protegidos pelos pseudônimos Esposa 22 e Pesquisador 101, Alice e o condutor da pesquisa trocam diversas mensagens que acabam tomando um rumo cada vez mais íntimo. Numa trama que se desenvolve através das respostas ao questionário, e-mails, postagens no Facebook e mensagens de texto, assim como por meio de diálogos estruturados como cenas de teatro (ainda que sua única peça tenha sido um fracasso, Alice continua tendo a alma de dramaturga), Esposa 22 faz um retrato honesto e divertido de uma mulher dividida entre seus desejos e responsabilidades e as aventuras permitidas pelo anonimato da comunicação digital. (retirada da contracapa do livro)

Alice Buckle, 44 anos. Mãe de Zoe, 15, e de Peter, 12. Casada com William Buckle há muitos anos. Uma mulher em conflito. Está passando por um ano que teme desde que perdeu a mãe: o ano em que ultrapassará o tempo de vida que ela teve. Seus 45 anos estão chegando, e ela precisa fazer um balanço de tudo o que já viveu. Por isso, acredita que seja uma boa ideia participar de uma pesquisa sobre o casamento no século XXI. Começa a se corresponder anonimamente com um pesquisador e, pela primeira vez em muito tempo, consegue falar sobre seus pensamentos e sentimentos. Mas será que não está passando dos limites?

É fácil revelar o nosso eu verdadeiro a estranhos. Muito mais difícil é revelar essas verdades para quem a gente conhece.


Escolhi Esposa 22 para ler porque sempre achei essa capa bem curiosa. A propósito, ela retrata fielmente o que encontramos durante a maior parte da narrativa: uma mulher que não sabe bem o que está fazendo, mas que não consegue parar. Uma pessoa que tem uma atividade que precisa esconder do mundo, porque não conseguiria seguir em frente se abrisse mão dela.

Alice recebe, esporadicamente, perguntas para responder. Não só sobre o momento presente, mas também sobre o passado, sobre suas impressões e expectativas. A autora não revela as perguntas durante a narrativa, nos mostra apenas as respostas. Achei uma delícia tentar descobrir qual a questão que deu origem a cada uma delas. No final do livro, há um apêndice em que as perguntas são reveladas. Claro que eu voltei e reli as respostas junto com elas... rs... Algumas eu tinha descoberto, outras me surpreenderam bastante.

Esperava uma leitura bem mais leve. Não tinha lido a sinopse, muitas vezes decido não ler (sou completamente neurótica com spoilers). Não é que a história seja pesada, mas é bem reflexiva. Ao mesmo tempo, os e-mails, as postagens no facebook e as mensagens de texto a fazem ficar bem dinâmica. 

Só teve uma coisa no livro que me decepcionou: achei muito previsível o final. Mesmo assim, me emocionei. O texto foi bem construído, me envolvi com todas as personagens - são marcantes e reais. 

Achei bem interessante a abordagem da autora sobre o mundo virtual, a reflexão que ela faz sobre as coisas não parecerem reais se não estiverem presentes também por lá. Como se só quando uma experiência se tornasse pública ela realmente existisse. Tenho mesmo a impressão de que algumas pessoas têm essa visão, embora me pareça absurda. Vale a pena ler Esposa 22 e acompanhar os pensamentos de Alice.

Você me fez uma promessa que eu nunca hei de esquecer. Aonde quer que eu fosse, por mais longe que eu tivesse me deixado levar e por mais que eu já tivesse me perdido muito tempo antes, você iria atrás de mim e me levaria de volta para casa.


17 comentários:

  1. OOie!

    Muito boa a resenha e excelente indicação. Gostei que você se ateve aos detalhes e, principalmente, dessa abordagem sobre o que é virtual ou não, em relação ao âmbito social e tudo mais. Parabéns, bom post.
    Só não digo que vou acompanhar, prque é aquela história, eu to tentando terminar de ler uma série e eu sempre esqueço dos livros. Minha praia mesmo é filme.

    Beijos,
    Storytime, storyteller

    ResponderExcluir
  2. Acho que eu sou uma pessoa muito lerda e não previ de maneira nenhuma o final. Vejo várias pessoas falando que o desfecho já era previsível, porém eu não achei, rs. O livro é muito bom e engraçado, adorei ele! :3
    http://exceptionss.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Minha amiga tava me contando sobre esse livro e sem querer eu matei o mistério do final, então já não vou mais ler hahahahahahahaha

    ResponderExcluir
  4. Oi Ju!

    Eu comprei esse livro em uma promoção por uma resenha positiva. Gostei bastante da premissa e adorei o que mencionou sobre o livro ser leve e reflexivo ao mesmo tempo. Espero ler logo. Adorei a resenha.

    Beijos

    http://poesiasprosasealgomais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Sempre que vejo esse livro me dá vontade de comprar, mas no final acabo não comprando. Mas da próxima vez que vê-lo irei comprar.
    Adorei sua resenha e fiquei empolgadíssima em ler.
    Beijinhos!

    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu simplesmente amei esse livro, comprei totalmente "no escuro" e não me arrependi. Amei sua resenha! Beijokas!

    ResponderExcluir
  7. Oi Jú!
    Olhando a capa desse livro eu passaria longe dele (Risos), mas confesso que fiquei bastante curioso quanto ao seu conteúdo ao ler sua resenha! Diariamente vemos casos de relacionamentos em geral que acabam devido a rotina e alguém encontra nesses meios digitais um consolo ou um motivo para acabar de vez, seria esse livro um retrato desse tipo de situação? Um casamento que caiu na rotina e fez com que Alice buscasse consolo e atenção em um completo desconhecido? As quotes que você colocou chamam a atenção. Senti vontade de ler esse livro, vou lhe dar uma senha e colocá-lo na enorme fila de livros que estou pra ler!

    Abração
    Claudinei Barbosa
    http://resenhandoecontando.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Nossa, eu também tinha a impressão de ser uma leitura leve! Mas lendo sua resenha, pelo jeito a personagem se faz questionamentos interessantes, introspectivos mesmo. Acho que comigo aconteceria o mesmo que com vc, eu tb me surpreenderia. Como a capa e a sinopse podem passar outra impressão né?!
    E a Intrínseca é uma das minhas editoras favoritas, sempre fico de olho nos lançamentos!

    ResponderExcluir
  9. Nossa realmente quando vi a capa eu achava que era uma leitura super leve divertida e comica. Bom saber que é um enredo que faz vocês refletir. Prefiro livros mais profundos. Uma pena o final ser previsível. Adoro essa tematica de escapadinhas na net :P

    ResponderExcluir
  10. Oiee Juu =)
    vim ler a resenha de curiosa rsrs
    Eu tive 4 desse livro, e acabei colocando 3 em sorteio e dando um de presente e não o li e fiquei arrependida, que bom que teve a promoção do Submarino, pois dessa forma pude comprar novamente, e agora leio!
    Beliscões da Máh ♥
    Blog
    Instagram

    ResponderExcluir
  11. Oiee, eu comprei este livro em uma promoção por 3,00. Ainda não conhecia o livro porém comprei por causa do preço, aproveitei a oferta e comprei dois exemplares, um para mim e outro para uma amiga minha, ele está na minha estante e espero ler ainda este ano rsrs, Abraços

    ResponderExcluir
  12. A capa deste livro chama bastante a atenção, a sinopse também e me deixou curiosa. Parece mesmo um livro bem leve, mas gostei de saber que nos permite refletir muito! Que pena que o final foi previsível, mas ainda assim, parece ser uma ótima leitura! :)

    ResponderExcluir
  13. Oi Ju. Fico de olho diariamente nas promoções da Saraiva e Submarino e percebi que este livro sempre está por R$9,90. Várias vezes ouvi dizer que muitos dos livros que permanecem lá com certa frequência são os empacados da editora. Já não iria provavelmente lê-lo por causa disso. Além do mais, a sinopse o enredo não me agradou.

    Beijo

    ResponderExcluir
  14. Oi Ju!
    Algumas vezes os fins são previsíveis, mas mesmo assim eu gosto! Se a leitura é boa, não tenho muito problema com isso! Gostei da resenha e leria sim essa obra! Beijos

    ResponderExcluir
  15. Oie Ju!
    Eu já queria esse livro faz algum tempinho, pois sempre vejo que ele está super
    em conta nos sites de lojas. Não tinha lido nada de resenha também, então é a primeira que leio. Me surpreendi com a proposta do livro, mas gostei. Aprecio um bom livro que traz reflexões. Em todo caso, quando tiver fazendo umas comprinhas no site e Esposa 22 estiver barato vou adquirir.

    Beijos,
    Jéssica
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  16. Olá Ju, eu já tinha lido umas resenhas sobre este livro, porem não achei que era legal e diferente, talvez pela má vontade do pessoal de resenhar, vai saber. Mas a sua resenha me deu outro ponto de vista, outra forma de pensar sobre o livro. Se me interessou? Sim, me interessei pela leitura do livro, porem não estou assim tão ansiosa, só espero poder ler esta obra antes do fim do ano.
    Quero também adivinhar as perguntas pelas respostas dadas, achei a ideia bacana da autora. E sobre o final, bom acho que quase todo livro quando é muito bom no inicio tem um final inesperado.

    Amei a resenha. E aquele quote é para refletirmos não é?

    Beijokas Ana Zuky

    http://www.sanguecomamor.com.br

    ResponderExcluir
  17. Olá Ju!
    É a primeira resenha que leio desse livro e para ser sincera eu pensei que o enredo fosse outro,mas gostei da temática. Realmente é bem mais fácil falar com pessoas de fora do nosso convívio.Agora quero saber o que ela faz que ninguém sabe. Agora final previsível acontece, mas geralmente não tira a beleza da história.
    Amei a resenha e como fiz uma troca dele, passarei na frente dos outros.
    Beijos

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo