Título: Legna
Autor: Alexandre Apolca
Editora: Dracaena
Compre: Direto com o autor (Legna está esgotado na editora, e não o encontrei disponível nas lojas online, mas vocês podem adquiri-lo direto com o autor, que ainda possui alguns exemplares).
Sinopse: Este livro conta a história de Legna Philps, uma garota que larga sua pacata vida em Miami para viver em Paris, onde ela começa um grande romance com Sayed Nasser, um garoto conhecido pela internet. Com o passar do tempo, ela percebe que ele não é normal! Legna irá superar tudo para viver ao lado do homem que ama? De onde vem esse intrínseco sentimento entre eles? Qual a explicação para os fatos sobrenaturais que a acompanham desde criança? As respostas estão neste livro, que envolve alquimia, romance, e a fascinante Atlântida... (Fonte: skoob)
Esta sinopse foi retirada do skoob (cortei uma parte). Em hipótese alguma eu aconselho que vocês leiam a que está na contracapa do livro. Ela conta muitos fatos importantes da história, inclusive um que só é revelado nas últimas páginas. Felizmente, eu tinha lido há bastante tempo atrás, e não me lembrava mais dos detalhes.
Legna é uma norte-americana de 18 anos. O trabalho de seu pai faz com que ele e a mãe da garota viajem pelo mundo. Eles nunca permanecem muito tempo em um mesmo país. Por isso, tomaram a decisão de deixar Legna aos cuidados de seus tios desde pequena, para que ela pudesse estudar e ter um pouco de estabilidade em sua vida.
Até que o pai de Legna consegue uma promoção, e surge a possibilidade de se fixar em uma cidade. Ao mesmo tempo, a vida de Legna sofre algumas reviravoltas e morar com os pais em Paris lhe parece a melhor alternativa.
No início, eu não estava gostando muito do livro. Mas antes da página 50 fui fisgada. Não conseguia largá-lo de jeito nenhum. A cada nova informação, eu me empolgava mais. Cheguei a ficar literalmente de boca aberta.
Só que, aproximadamente na página 300, tudo mudou. Tive vontade de jogar o livro pela janela só pra ver um carro passar por cima dele. Foram mais ou menos 50 páginas de sofrimento profundo, sem entender porque certa parte do livro era necessária. Até agora não consegui entender, acredito que se essa parte não existisse o livro seria infinitamente melhor. Para minha felicidade, depois tudo voltou ao normal. Voltei a ficar interessada e me viciei na história novamente.
Amei a construção das personagens. Achei que a Legna tem muito de Bella (sim, a de Crepúsculo), mas eu gosto da Bella e isso não me incomodou nem um pouco. Ela começa o livro como uma garota sem rumo nenhum na vida, que tem um namorado mantido apenas por ter se acostumado com ele e que está quase decidindo fazer uma faculdade que não é a que ela sonha fazer, só porque seria a opção mais fácil (não é isso o que ela tem em comum com a Bella, obviamente). Legna cresce bastante, e aprende o poder das escolhas. Eu amava ou odiava as personagens, e para mim essa é a prova de que elas foram muito bem escritas.
A vida me ensinara que para ser feliz é preciso saber renunciar.
Acho essa capa mais que linda (apesar do cabelo da Legna ser liso). Só queria que o livro tivesse tido uma revisão mais cuidadosa. Há muitos erros presentes no texto, e isso chegou a me incomodar um pouco.
No geral, gostei bastante de Legna. Um dia quero fazer a experiência de reler o livro sem as tais 50 páginas que eu odiei profundamente, porque as outras 450 com certeza valeram a pena.
- Quando nossas almas estão vindo para a terra, elas se dividem em duas, uma feminina e outra masculina, por isso sentimos um vazio na alma, vivemos como se faltasse algo em nós, como se tivéssemos perdido um pedaço da nossa alma em algum canto. E esse vazio só é preenchido quando se encontra a sua outra meia alma, sua alma gêmea...
Resenha do Desafio Nacional Literário 2013.
Agosto: Mitologia (não posso dizer mais do que foi dito na sinopse, que a história envolve Atlântida, ou teria que entregar spoilers).
Agosto: Mitologia (não posso dizer mais do que foi dito na sinopse, que a história envolve Atlântida, ou teria que entregar spoilers).
Uaaaau esse livro parece ser Maravilhoso, e eu também já li livros que se eu pudesse eu rasgava algumas páginas, rrsrs, mas tudo bem. Nossa eu li a sinopse e espero que quando eu for ler o livro eu já tenha esquecido, porque realmente ela parece ter spoilers e nossa isso é tão chato. Acho que também não vou ter problemas em gostar da Legna, já que eu gostei muito da Bella. rsrsrs. Amei as frases que você retirou do livro, são lindas. Ótima resenha!!
ResponderExcluirO livro é grande então! Confesso que fiquei curiosa pra ler o que está na contracapa e essas 50 páginas. Também gostei muito da capa :)
ResponderExcluirbeijos, Milla
http://estanteaoreves.blogspot.com/
Odeio spoilers, mas confesso que não consigo começar a ler um livro sem ler contracapa e orelhas...Se a Legna tem um que de Bella, ela deve se odiar e se achar a pior pessoa do mundo... Eu também gosto da Bella, mas que ela irritou muito em algumas passagens, não tem como negar! rsrs
ResponderExcluirAchei bem interessante, por sua resenha. Já me deparei com livros que considerei excessivamente longos, com detalhes ou fatos desnecessários para a história, ou então nos quais a leitura demoraaava a fluir. Erros de tradução/revisão também me incomodam bastante (até porque sou tradutora rss). Mas pela temática, fiquei tentada a ler.
ResponderExcluirAh, ainda bem que vc avisou para não lermos a contracapa - detesto spoilers!
bjo
Gostei muito da sua resenha.
ResponderExcluirSweet of Cherry
Oii amg *-*
ResponderExcluirSua resenha está linda! Quero muito ler esse livro! E vou tentar não ler a sinopse *-* Acho que vou gostar muito dele!
beijos
Oii Juu
ResponderExcluirEu já estou com o E-book do livro disponibilizado pelo autor, e estou ansiosa para ler.
Beijos
http://cantinhodaleituraedosleitores.blogspot.com.br/
Uau! É um livro grande, né? Não passa essa impressão.
ResponderExcluirVi no skoob o pessoal tb reclamando da revisão e que a sinopse estraga a experiência do leitor, o que é uma pena.
Eu lembro quando você anunciou a parceria desse livro, fiquei interessada, mas por enquanto não entra na lista de desejados. Mas posso comprá-lo se encontrá-lo barato um dia, sua resenha me incentivou a lê-lo um dia, com certeza.
Beijos
Sinopse com spoilers é horrível e insensível!!
ResponderExcluirSempre tem aquele livro que gera em você os sentimentos de amor e ódio, o meu foi Esperança.
O livro não chamou a minha atenção, precisaria saber mais sobre esse lado sobrenatural dele. Não sei se aguentaria outra Bella agora, na época em que li Crepúsculo era uma pré-adolescente iludida... Não gostei muito da modelo usada pra capa e erros de revisão são um defeito importante.
Menina, então não fui só que que achei a Legna e a Bela parecidas... Mas ao contrário de você, eu não gosto da Bella, então, também não gostei de Legna.
ResponderExcluirA capa sem dúvida é belíssima, mas em relação ao livro acabei não gostando.
Bjs, Rose.
Ganhei esse livro num sorteio mas ainda não li, pois tenho uma pilha para ler antes dele. No entanto, gosto do que leio em resenhas e comentários, o que só me aguça a curiosidade.
ResponderExcluirLembro de ter me interessado pelo livro assim que você o apresentou no post de parceria, e mesmo tendo ficado um pouquinho desestimulada de lê-lo devido às 50 páginas de lenga lenga que você não gostou, creio que me aventuraria na leitura e daria uma chance para o livro. Acho a capa dele lindíssima, e fiquei meio com um pé atrás com relação ao fato de a legna ser meio parecida com a bella, visto que crepúsculo não é o melhor livro que eu já li na minha vida. Enfim, adorei a resenha ju, e essa citação sobre as almas, achei muito fofa (:
ResponderExcluirOi Ju! Lembro de ter visto esse livro no top de outro blog algum tempo atras, fiquei muito interessada nele na época, mas acabei deixando pra lá, por varias resenhas negativas, mas lendo essa resenha acredito que a maior parte dessas resenhas negativas foram por causa dessas 50 paginas que você citou, e acho isso uma injustiça, por que apesar dessas 50 paginas, tem outra 450 que contam uma história realmente boa - eu acredito - Legna, parece uma história realmente boa, com uma capa linda e frases incríveis - alias adorei o ultimo trecho sobre alma gêmea - Não sou fã da Bella de crepúsculo, mas acredito que esse livro teria uma boa reputação em minha estante!
ResponderExcluirBeijos!
Que horror essa contra capa... e eu que sempre leio :p Me interessei um pouquinho
ResponderExcluirSinceramente não curti muito a sinopse do livro e apesar de sua resenha ser bastante positiva - tirando aquelas 50 páginas hehehe -, eu realmente não me interessei, parece ser um livro de drama e bastante insegurança e quando descobri que envolvia fatos sobrenaturais me desencantei total, realmente acho que não é o meu estilo de leitura. Mas mesmo assim obrigada pela dica!
ResponderExcluirAdorei a sua relação de amor e ódio com o livro, achei bastante engraçado e me deixou morta de curiosidade para ler.
ResponderExcluirMas não sei se eu leria, odeio erros de português e uma coisa é você ler um livro com alguns erros (afinal, errar é humano), mas com muitos erros aí já é uma tremenda falta de consideração. Eu sou revisora de livros e quando vejo um profissional da minha área manchando a minha profissão me irrita de mais.
;)
http://pseudonimoliterario.blogspot.com.br/