quarta-feira, 1 de maio de 2013

[Resenha] O Eterno Barnes

Postado por Ju às 11:00
Título: O Eterno Barnes
Editora: Novo Século
Compre o e-book: Saraiva | Livraria da Travessa

Sinopse: Doutor Barnes, um famoso neurocirurgião, começa a desenvolver na Universidade onde trabalha uma pesquisa científica tentando transformar os dados do cérebro em arquivos de dados, codificando-os de modo que possam ser copiados. Com o avanço da pesquisa, acaba conseguindo copiar para o computador todos os dados de memória que formam o ser humano, como suas experiências, suas emoções, suas recordações, enfim, sua vida. Deslumbrado com a descoberta, começa a perceber que estes arquivos possuem uma estrutura totalmente diferente e uma sinfonia divina, e começa a ficar obcecado pela ideia de que seja possível copiar cérebros de um paciente para outro. Ao contrário do que deveria ocorrer, Barnes, cada vez mais, esconde suas pesquisas, pois seu objetivo passa a ser implantar seu próprio cérebro em outro paciente, mais jovem e sadio, pois está acometido de uma séria doença. Busca, desta forma, alcançar a tão almejada eternidade. Para isto, não mede as consequências de seus atos, que passam a ser justificados pela ambição que lhe domina. Conseguirá Barnes o seu intento? (retirada da contracapa do livro)

Doutor Barnes é um médico completamente sem noção, e um tanto quanto desesperado, que quer ter a vida eterna. Ele dedica sua vida à pesquisa, e não quer dividi-la com mais ninguém. Muito pelo contrário. Ele está disposto a ser sua própria cobaia, e a fazer o que for necessário para não deixar rastros.

Nascemos grávidos da morte, filosofava o poeta, começamos a morrer quando nascemos. É como se nosso nascimento virasse a ampulheta, começando a lenta e gradual contagem do nosso fim. (...) Na cabeça de Barnes, agora o seu projeto estava muito claro. Buscava a eternidade e cada vez mais encontrava os meios de conseguir encontrá-la. Era um alquimista e iria em busca de sua pedra filosofal.

Mas o livro não é só sobre Barnes. Em determinada parte, ele passa a ter um papel mais secundário, e podemos comprovar que, quando a ambição toma conta de alguém, essa pessoa fica bem próxima da loucura total.

O livro é bem rápido de ler, tem apenas 246 páginas e a fonte é de um tamanho bem confortável. A história é dividida em 24 capítulos, as páginas são amarelas e nenhum erro ortográfico me incomodou. O que foi muito bom.

O autor enriqueceu O Eterno Barnes com várias citações e referências, a maior parte foi tranquila de absorver para mim, mas certas coisas não faziam parte do meu universo, e algumas vezes tive um pouco de dificuldade de acompanhar o que estava sendo dito. Nada que uma rápida pesquisa no Google não resolvesse... Sempre acho bom aprender enquanto leio algo.

Não me apaixonei por nenhuma personagem. Gosto, sim, quando elas são imperfeitas e se tornam mais humanas. Acontece que muitas das personagens presentes no livro são tão imperfeitas que, para mim, acabaram perdendo qualquer resquício de humanidade. Mas acredito que eu tenha tido essa impressão por não gostar de vilões... para quem gosta, o livro é repleto deles!! rs... 

Sou mais fã de histórias em que o bem vence o mal. Sei que não correspondem à realidade, mas gosto de esquecê-la enquanto leio. Mundos mais justos me fazem mais feliz. Mas O Eterno Barnes traz uma boa reflexão, e mostra a que ponto podemos chegar em um futuro não muito distante, se as pessoas colocarem unicamente o seu bem-estar e as suas ideias acima da ética e de todos os outros seres.

Os dogmas, as crenças, as tradições se arraigam em nossas mentes de tal forma que não aceitamos qualquer coisa diferente daquilo que cremos, não aceitamos sequer discutir a questão. (...) A fé move montanhas. A fé é cega. Tão cega que muitos se matam por um Deus que prega tão só o amor.

Resenha postada no skoob.

Resenha participante do desafio "Um livro por mês, todos os meses do ano" do blog Na Parede do Quarto.
Maio - Tema: Livro de capa vermelha.


12 comentários:

  1. Oi Ju!
    Adorei a resenha! Parece ser um livro muito legal, e bem fácil de ler
    Gosto de livros assim mesmo, com vilões etc.
    E gostei de saber que o livro não se foca no Barnes o tempo todo!
    Enfim, fiquei muito animada com esse livro, que eu nem conhecia!

    Tem promoção lá no blog
    endless-poem.blogspot.com.br
    Beijão

    ResponderExcluir
  2. Eu também sou mais do tipo de literatura que me faz esquecer a realidade! rs Eu li o livro, e senti parte das mesmas dificuldades suas... Porém, acho que, de verdadeiro vilão, só tinha um ali... Até porque, do meio pro fim, Barnes parecia se arrepender em alguns momentos, e ele desapareceu um pouco da história - como você disse...

    Amei sua resenha, flor!!
    Muito bem escrita :3
    Beijo.

    ResponderExcluir
  3. Nossa mundo melhores na cabeça já @@
    Santo Deus! No que dependesse de mim TODOS os livros e A VIDA REAL teriam sempre finais felizes ^^

    Fiquei interessada e intrigada, que tipo de Dr. House do mal é esse xD

    Amo vilões mas curto os mocinhos de vez em quando :)

    ResponderExcluir
  4. O livro realmente me surpreendeu pensei que fosse bem diferente do que acabei de ler. Esse livro me lembra a novela das 9 haha cheio de vilões, de gente doido.. enfim. Não sei se realmente o leria mas achei bem louca a história, sua resenha esta muito boa, parabéns :)

    ResponderExcluir
  5. Para nós leitores que nos deparamos sempre com personagens que são imortais fica difícil não questionar como seria se nós fossemos imortais. Li o 1º capitulo desse livro quando você disponibilizou aqui no blog, e fiquei bastante curiosa, apesar não gostar muito quando o livro mostra a realidade e a que ponto o ser humano pode chegar em suas ambições. Ainda quero ter a oportunidade de Lê-lo

    ótima resenha. Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Eu tive uma conversa com o autor desse livro e o achei super querido e ele é da minha querida Joinville.

    Quero comprar esse livro muito em breve.

    Adorei a resenha.
    ;)

    ResponderExcluir
  7. Esse livro parece trabalhar bastante com a parte psicologica, achei realmente interessante. E como amo vilões acho que encontrei um prato cheio...
    Gostei bastante da resenha.

    ResponderExcluir
  8. Oi Ju!
    Não conhecia o livro e fiquei com a impressão de que a gente começa a ler e não para até terminar!
    E questões como ética e ser humano devem ser necessariamente discutidas na atualidade.
    bjs

    ResponderExcluir
  9. Ótima resenha, mas pra ser sincera não fiquei muito curiosa p ler o livro, parece ser bom, mas nã curto muito livros que levam para o lado psisicologico e tals. Mas quem sabe eu não acabe lendo e amando????!!! Tudo é possivel néh?!

    ResponderExcluir
  10. Ainda não conhecia o autor, mas pelo o li da resenha, é um otimo autor. O livro parece ótimo, assim como gosto, cheio de revira voltas!

    ResponderExcluir
  11. Esse Doutor Barnes deve ser bem louco hein? Acho que devem ter vários como ele por aí... Mas mesmo sendo um livro com um tema interessante, não despertou meu interesse em ler.

    ResponderExcluir
  12. Não conhecia este livro e apesar de vc descrever ele direitinho, o que gostou e o que não gostou na maioria rs, ele não me interessou.. Livros que nos fazem pensar as vezes é bom, mas as vezes nos deixa muito consciente da realidade e a realidade já tá ai pra bater a nossa cara que sei lá, sou como vc prefiro a ficção, finais felizes, ou mesmo quando não, mas que sabemos que não é real. Gostei da sua frase final..."se as pessoas colocarem unicamente o seu bem-estar e as suas ideias acima da ética e de todos os outros seres". isso está acontecendo demais, as pessoas esquecendo dos valores...acho que por tudo isso gosto de livros sobrenaturais rsrs, pq o vampiro é legal ou se dá mal no final, o fantasma consegue ter um romance com a "medium"...

    Bom, enfim...Boa Noite!
    Beijkas

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo