quarta-feira, 15 de maio de 2013

[Resenha] Seraphina

Postado por Ju às 11:00
Título: Seraphina
Autora: Rachel Hartman
Tradução: Denise de C. Rocha Delela
Editora: Jangada

Sinopse: Neste livro você vai conhecer Seraphina Dombergh, uma garota de 16 anos com grande talento para a música e que possui um terrível segredo. A história se passa no reino medieval de Goredd, onde seres humanos e dragões convivem em harmonia durante décadas, desde a assinatura do Tratado de Paz. Criaturas extremamente inteligentes que podem assumir a forma humana, os dragões frequentam a corte como embaixadores. Seraphina se torna assistente do compositor da corte justo quando um membro da família real é assassinado bem ao estilo dos dragões. O clima começa a ficar perigosamente tenso e Seraphina passa a colaborar com as investigações, ao lado do capitão da Guarda da Rainha, o Príncipe Lucian Kiggs. Durante essa jornada que pode destruir a paz entre humanos e dragões, a fachada cuidadosamente construída por Seraphina começa a desmoronar, tornando cada vez mais difícil manter seu segredo, cuja revelação seria catastrófica em sua vida. (Fonte: skoob)

Seraphina Dombergh é uma garota um tanto quanto peculiar. A capa do livro já diz a que se deve isso. Eu nunca tinha prestado atenção no fato de que a sinopse não fala sobre o segredo que ela carrega... rs...

Sempre foi ligada à música, mesmo contra a vontade de seu pai. E, aos 16 anos, consegue um cargo de assistente do compositor do castelo. Isso faz com que ela se mude para lá, e que tenha que se manter vigilante 24 horas por dia para não chamar a atenção de ninguém e, assim, conseguir guardar seu segredo.

Eu amo muito qualquer história em que dragões apareçam. Sei que eles são um tanto quanto arrogantes, loucos por riqueza e tal... Mas, são seres que acho fascinantes, com todo aquele conhecimento e capacidade.

Não me lembro de ter visto um livro que os abordasse como Seraphina. Estamos na época medieval, e foi feito um tratado há 40 anos, entre a rainha de Goredd e os dragões (representados por seu líder, Ardmagar Comonot). Com isso, a paz entre essas raças foi conquistada. Objetivando a troca de conhecimentos, os dragões aprenderam a assumir a forma humana, e vivem ao lado dos homens. O medo que eles inspiram ainda pode ser sentido no ar e, por isso, são obrigados a se identificar carregando um sino de prata em eu pescoço. Muitos não querem interagir com eles; outros vão mais além, e os perseguem. 

Mas a paz consegue se manter, mesmo que fragilmente. Até que um membro da família real é assassinado, e tem sua cabeça arrancada, bem ao modo dos dragões. Será que eles teriam violado o tratado? Ou alguém apenas quer que as pessoas acreditem nisso?

A narrativa da Rachel é muito boa, me senti tão angustiada pela Seraphina... Ela é uma pessoa ótima, e quer ser honesta. Mas é obrigada a mentir todos os dias para estar em segurança. O pior é que a garota tem um poder que ainda não entende e muito menos sabe como controlar, o que sempre a coloca em apuros, já que obviamente ele se manifesta nos piores momentos.

A diagramação é simples e muito bem-feita, a leitura é confortável com as páginas amarelas e a fonte de um tamanho agradável. Não encontrei erros, então a leitura fluiu maravilhosamente bem.

No final, temos a descrição das personagens, separadas por famílias, e um glossário, que esclarece alguns dos termos usados pela autora. Só gostaria de saber da existência dele antes, teria sido bem mais útil se eu o tivesse consultado eventualmente durante a leitura.

As personagens são impagáveis. Os dragões, particularmente, me agradaram bastante. São rabugentos adoráveis, que nem percebem o que estão fazendo. O que para um humano é grosseria, para um dragão é somente praticidade. Eles não entendem o motivo dos humanos serem tão emotivos.

O livro faz parte de uma série, mas o final é tranquilo de suportar. E acredito que o segundo volume vá trazer muito mais ação (e romance também).

Uma história especial e diferente, que sei que vai conquistar muita gente.

 Às vezes, é difícil para a verdade violar a fortaleza das nossas crenças. Uma mentira, bem disfarçada, passa com mais facilidade.


12 comentários:

  1. Quero ler agora!
    Adorei a resenha
    Beijos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ju! Gosto muito de dragões, tanto que acabei comprando esse livro porque estavam dando de brinde um marcador tipo pingente em formato de dragão! O que mais gostei da série, que fiquei sabendo por meio de você é claro, são a capacidade dos dragões em se transformar e conviver com os humanos. Vou ler o livro ainda esse ano, mas a fila de continuações de séries está grande, então não sei quando.
    Amei a resenha!

    ResponderExcluir
  3. Adorei o livro! Seraphina ja esta na minha lista de desejados desde o primeiro momento em que cnheci o livro, realmente adorei a história e eu tbm sou doida com dragões (ja até cheguei a desejar um, mas bonzinho claro rs) o book trailer é bem legal, e parece que eles começam a contar o segredo de rs fiquei curiosa!

    ResponderExcluir
  4. Nossa Ju amei a resenha!! Este livro parece ser óotimo. Nossa a minha lista de livros para ler está ficando enorme. HHAHHA, mas quero ler esse livro. Tbm gosto muito destas histórias de dragões.

    ResponderExcluir
  5. Oi Ju!
    Nossa amei sua resenha mt mesmoo.
    Já está na minha whislist! Sou completamente apaixonada por dragões e tudo o que diz respeito a eles.
    Gostei do livro a começar pela capa que é linda d+++, o nome que é mt fofooo, Seraphina é bacanérrimo!
    Tem dragões, segredo, a narrativa flui, os personagens são fascinantes e encantadores ???
    Eu querooooo *-*
    bjsss

    ResponderExcluir
  6. Amei esse livro desde o dia que você postou os lançamentos dessa Editora. Apaixonei pela capa <3 e esse segredo que Seraphina guarda, lendo a sua resenha me parece um pouco obvio, mas talvez eu esteja errada. haha Literatura Fantástica é a melhor, com certeza, viajar por mundos diferentes e conhecer criaturas encantadoras, assustadoras é muito perfeito. Espero demais que tenha a oportunidade de lê-lo. <3

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Oi Ju, adorei a sua resenha, viu?

    Eu já tinha lido resenhas sobre o livro e a história é bastante interessante. Também gosto de dragões nas histórias, mas não li muitos livros com eles.

    E confesso que eu não sabia que era uma série, acho que não lembrava. :p

    ;)

    http://pseudonimoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Adorei, ainda não conhecia. as também adoro história de dragões e música!
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Amei a capa, o tema, a resenha *-*

    Céus, me apaixonei completamente pela história... os dragões parecem mega interessantes, aposto que eles rendem muitas risadas!!!

    Fiquei muito curiosa, quero *-*

    ResponderExcluir
  10. Oi Juju!
    Adorei esse livro! Difícil para Seraphina passar despercebida hein? Achei ótima a construção dos personagens e do cenário, os dragões são impagáveis, me diverti muito e me emocionei bastante também. Achei o Jardim dos Grotescos genial, diferente mesmo.
    Beijos... Elis Culceag.
    * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
  11. Já li várias resenhas desse livro Ju, e fiquei curiosa pra conhecer os tais dragões, li pouquíssimos livros com eles.
    Seraphina tem uma capa linda, com certeza já entrou pra lista dos desejados.

    Beijos
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  12. A cada resenha que leio desse livro tenho mais vontade de ler esse livro, já está na minha lista de livros desejados

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo