segunda-feira, 29 de abril de 2013

[Resenha] Por Linhas Tortas

Postado por Ju às 11:00
Título: Por Linhas Tortas
Autora: Cynthia França
Editora: Novo Século

Sinopse: Por Linhas Tortas conta uma história de amor e de superação. A história da mulher que compreendeu a importância de assumir a sua individualidade e as rédeas do seu destino. Tímida e introspectiva, Ester conhece cedo o amor da sua vida e acredita que, com ele, será feliz para sempre. Até que a vida a surpreende com um fato inesperado, e ela percebe que não pode vagar pelo mundo como uma sombra, à mercê das adversidades que nos espreitam em todos os lugares. Decidida a mudar, ela dá uma guinada em sua vida e se lança em uma jornada, sinuosa e ao mesmo tempo delicada, em busca de si mesma. (retirada da contracapa do livro) 


Nem adianta que eu não vou conseguir me lembrar de como foi que descobri esse livro. Só sei que, ao comprá-lo, não imaginava que leria uma história tão maravilhosa. Tudo que parece ser um bom drama me atrai. Mas nem tudo que eu leio corresponde às minhas expectativas. Superá-las da forma que Por Linhas Tortas superou é ainda mais raro.

Houve um motivo especial para que eu adquirisse o livro: a autora é belorizontina, como eu (pausa para dizer que o corretor ortográfico não sabe escrever belorizontina direito... rs... só as pessoas da cidade conseguem essa proeza). A propósito, isso quer dizer que nós duas nascemos em Belo Horizonte - MG. 

Ok, chega de ficar fascinada por ter encontrado uma autora tão absurdamente talentosa nascida em BH... rs... vamos à história.


Ester é carioca, e viveu no Rio praticamente toda a sua vida. Apesar de ser uma garota segura de si, determinada e com objetivos bem definidos, é tímida e não se considera muito bonita. Acaba tendo a sorte de encontrar o homem ideal logo de cara: casa-se com o primeiro namorado, Miguel, que conheceu enquanto cursava a faculdade. Mas sua vida perfeita sofre uma reviravolta absurda, e ela percebe que precisa encontrar novos motivos para seguir em frente. 

Estar só me permite entrar em contato comigo mesma, conhecer-me melhor. Eu gosto. E, no final das contas, estando onde estiver, nunca vou poder fugir de mim.

Ester é uma personagem fascinante. Desprendida, generosa, amorosa e gentil. Uma profissional séria, sempre disposta a dar seu melhor. Capaz de renúncias bem grandes, que conquistam nosso respeito eterno.

Nunca quis ser normal, sempre quis ser feliz.

O livro é daquele tipo que não dá para largar. Mas só aconselho para quem realmente curte drama. Eu acho que, no fim das contas, acabei considerando a Ester uma pessoa muito sortuda.  Mas garanto que ela sofre muito, e é testada pela vida de várias formas. Me comovi bastante com tudo o que ela teve que enfrentar.

Acho que atingiremos um estágio evolutivo avançado quando conseguirmos sentir gratidão pela oportunidade de ter convivido por alguém por determinado tempo, independentemente da quantidade do tempo.

Ela é uma lutadora nata. Corre atrás do que quer, mas entende que existe a hora certa de parar. Ester, em nenhum momento, esquece que a liberdade dela termina onde a do outro começa. É um ser humano excepcional. Não deixa que a opinião dos outros defina sua vida. Não hesita em mudar de ideia ao conhecer novos fatos. 

Um homem não deve ser julgado por um ato, mas pela forma como conduz a sua vida.

E ela não é a única personagem que vale a pena. Todas são apaixonantes. Temos o personal trainer galinha que se torna um amigo inestimável; Miguel, um homem ambicioso e sonhador, capaz de tudo pela família; Luciana, a amiga doidinha sempre disposta a ajudar; Gonçalo, o misterioso fotógrafo que precisa ser encontrado, um homem reservado e que guarda um segredo doloroso. Sem falar na família da Ester, que é sensacional.

Por Linhas Tortas é um livro que traz esperança. Que nos mostra que, por piores que os fatos possam parecer, não devemos nos esquecer nunca que para tudo há um motivo. E que, para sermos felizes, precisamos cultivar a felicidade de dentro para fora. 

Se não quisesse sofrer ou sentir qualquer perda em minha vida, a única solução seria não gostar de ninguém, não sentir nada por ninguém, ser indiferente. Caso contrário, a dor era inevitável. E não é com medo de sofrer que se deve viver. Não pode ser. Concluí que o preço a pagar não era alto.

A Cynthia escreveu uma história que merece ser conhecida. É sensível e super tocante. O livro faz chorar, sim, mas também faz suspirar e nos lembra de viver a vida da forma mais plena possível. Ou seja, super essencial para qualquer um. Leiam se tiverem oportunidade, façam esse favor a vocês mesmos. =)

Tinha comprovado que um problema podia dominar a minha vida ou fazer parte dela. Competia a mim decidir a preponderância que ele teria.
Abril - Tema: Drama

11 comentários:

  1. O gênero drama, sempre nos trás uma lição, seja ela qual for. Por isso adoro esse tipo de leitura, me faz refletir sobre o que acontece na minha vida e na das pessoas que estão ao meu redor. Pelo o que me parece, Ester tem que acreditar em si mesma pra consegui superar seus problemas, a capa é bastante tocante.

    hahaha bom saber que tem escritores maravilhosos na sua cidade, não é msm?! =D

    ResponderExcluir
  2. Eu também costumo fazer isto: comprar livros de pessoas que são da mesma cidade que a minha. Até fiz uma parceria recente com um joinvilense. Dá mais vontade de divulgar, né?

    Adorei o quote: "Nunca quis ser normal, sempre quis ser feliz."

    Já que a história merece ser lida eu quero lê-la. Adorei a premissa e adoro livros que fazem chorar.

    ;)

    http://pseudonimoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Não estou em clima de drama, sou do tipo que chora e chora, mas achei muito interessante a resenha e os quotes retirados do livro, me pareceu que a escritora tem uma escrita poética, com um ritmo suave e eu gosto disso.

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho evitado um pouco o drama. Já basta os reais. Mas, acho o gênero barbaro, pois ele pode explorar a essencia humana de forma profunda.
    E esse livro parece ser do jeito que gosto, com muita superação.
    O quote "Nunca quis ser normal, sempre quis ser feliz." mexeu comigo. Acho que to precisando de um "tapa na cara" do tipo.
    Eu realmente não conhecia o livro e nem a autora. Super vou procurar pra ler.
    Otima resenha.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Adorei a capa desse livro, realmente apenas a capa ja consegue nos transmitir uma sensação diferente, não sou fa de drama mas adoro ler um. Ainda mais quando o livro nos faz chorar ou até mesmo rir pq isso mostra que estamos realmente envolvidos na história, realmente adorei o livro!

    ResponderExcluir
  6. Eu confesso que a sua resenha me deixou totalmente na dúvida...

    Eu adoro autores nacionais, histórias profundas e a Editora... a resenha ficou ótima e a sua empolgação com a história é o máximo mas...

    Drama, oh Deus, ler ou não ler eis a questão @-@

    Fiquei na dúvida... '-'

    ResponderExcluir
  7. Como diz a Daniele: -Drama, ler ou não ler eis a questão ...
    Gostei mt da resenha, dos quotes e da premissa de que a felicidade é possível, estou numa fase de alternar distopias com "reais".
    Me interessei por ser nacional, que tem me encantado ultimamente, e pelo fato da narrativa que evolui, acrescentando, agregando.
    Amei os quotes.
    Já está na listinha dos desejados.
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Juju, sua danada!
    Não curto dramas, mas sua resenha está quase irresistível...
    Adorei os quotes =D
    Beijos... Elis Culceag.
    * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
  9. Nosssa este livro parece ser muito bom, queo lê-l. gosto de drama e de histórias que nos trazem reflexao. Parabéns pela bela resenha e bem que vc poderia colocar ele nos premios do próximo top comentarista. HAHHAHA

    ResponderExcluir
  10. Gosto de dramas, mas sinceramente, este não me despertou a atenção...

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Eu me encantei com a estória deste livro, e me identifiquei muito com a personagem.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo