Título: As Aventuras de Sherlock Holmes
Autor: Sir Arthur Conan Doyle
Editora: Martin Claret
Sinopse: As Aventuras de Sherlock Holmes, obra publicada em 1892, é uma série de doze contos nos quais o genial detetive, acompanhado de seu fiel amigo dr. Watson, deslinda os mais intrincados e, por vezes, assustadores, mistérios. De inteligência fria e precisa, porém admiravelmente equilibrada, Sherlock Holmes é, certamente, a máquina de observar e raciocinar mais perfeita que o mundo já conheceu. Pode-se afirmar qualquer coisa sobre seus casos, menos que são triviais. Nunca houve um leitor sagaz o suficiente para desvendar um caso de Sherlock Holmes. Que tal encarar esse desafio? Com Um escândalo na Boêmia, Um caso de identidade, A Liga dos Cabeças Vermelhas, O mistério do vale Boscombe, As cinco sementes de laranja, O homem do lábio torcido, O carbúnculo azul, A faixa malhada, O polegar do engenheiro, O solteirão nobre, A coroa de berilos e As Faias Cor de Cobre, você tem doze chances. Então abra este livro e desafie sua mente. (retirada da contracapa do livro)
Eu estava morrendo de saudades dos clássicos!! É que a fila de leitura está realmente complicada por aqui... Então fiquei imensamente feliz por este ser o tema de março de um dos desafios de que estou participando, o que me obrigou a parar para ler um livro que estava há bastante tempo esperando pela sua vez.
Nem me lembro desde quando sou apaixonada por Sherlock Holmes. Mas confesso que nunca tinha lido nenhum dos livros escritos por Sir Arthur Conan Doyle. Já sabia que a narração era do Dr. Watson, mas não sabia que As Aventuras de Sherlock Holmes era um livro formado por diversos contos, cada um contando um caso que o detetive desvendou (ou não). Holmes foi enganado quatro vezes em sua carreira - três vezes por homens e uma vez por uma mulher - e um desses episódios faz parte do livro.
Ao repassar minhas anotações sobre os setenta e tantos casos curiosos nos quais tenho estudado os métodos de meu amigo Sherlock Holmes nos últimos oito anos, encontrei muitos trágicos, alguns cômicos, um bom número de simplesmente estranhos, mas nenhum trivial. Pois, trabalhando mais por amor à arte que para ganhar dinheiro, nunca começava uma investigação que não se inclinasse ao incomum e mesmo ao fantástico.
A cada caso que lia, ficava mais espantada como a capacidade de dedução do detetive. Seja fumando seu cachimbo, lendo ou livro, ou indo assistir a um espetáculo, ele chega à solução de grandes mistérios como se fossem completamente óbvios. Mostra uma capacidade de observação absurda, nenhum detalhe passa despercebido por ele. Coisas que, para simples mortais como nós, pareceriam insignificantes, são a chave que ele precisa para desvendar seu caso do momento.
É um erro monumental construir uma teoria antes de ter dados. Insensivelmente, começa-se a deformar os fatos para que se ajustem à teoria, quando são as teorias que devem se ajustar aos fatos.
O livro é formado por doze contos, e meu preferido foi A Liga dos Cabeças Vermelhas. Muito criativo criar uma sociedade para a proteção e propagação dos ruivos!! hahaha...
Adoro ser surpreendida, e Holmes causou esse efeito em mim em todos os momentos. Amei a leitura, a linguagem não é nada inacessível, como as pessoas muitas vezes presumem ao ver qualquer clássico. Espero ter a oportunidade de ler os outros livros do meu querido detetive!
Para finalizar, uma curiosidade: em nenhuma das histórias escritas por Sir Arthur Conan Doyle está presente a expressão "Elementar. meu caro Watson". Ela surgiu em peças de teatro que tinham Holmes como personagem, e foi imortalizada nos filmes.
Resenha participante do desafio "Um livro por mês, todos os meses do ano" do blog Na Parede do Quarto.
Março - Tema: Clássicos da Literatura Mundial.
Sou apaixonadissima por Sherlock Holmes,desce pequena saia pela casa com um lençol "camuflado" pra me desfaçar, e como eu não tinha lupa usava a mão msm kkkk pra mim, tudo era caso de mistério (até uma formiga) Eu era louca por detetives, e hoje está passando filme dele kkk infelizmente nem do meu pai, quanto menos da minha mãe gostava dessas coisas de detetive nunca soube porque, mas, isso não vem ao caso.. Adorei a sua escolha, sou apaixonada em clássicos e eu tenho certeza que se eu pudesse esse livro já estaria na minha estante ;)
ResponderExcluirBeijos...
cara eu nunca li nada sobre o sherlock, mas ja vi filmes e aqueles antigos, gostei bastante
ResponderExcluirum dia lerei sabe.
adorei a resenha
Quantos desafios Ju!!
ResponderExcluirMuito legal a resenha, nunca li nada do Sherlock Holmes, as histórias devem ser muito interessantes e inteligentes, preciso experimentar. Aí você diz: Elementar, minha cara Elis ;)
Beijos... Elis Culceag.
* Arquivo Passional *
Esse é mais a cara da minha irma e da minha cunhada , mas acho que iria gostar :)
ResponderExcluirLembro que tinha pedido indicação de livros e me disseram esse, só que infelizmente ainda não li. Eu até gostei porque envolve o tema que amo, investigação, tem coisa mas legal em uma leitura do que você tentar descobrir o que acontecerá e, ser surpreendida pela astucia do personagem desvendando o mistério?! pra mim não rs. Clássicos, me atraem tanto *---* que esse com certeza já está indo pra minha lista.
ResponderExcluirótima resenha, ju!
Beijos!
Eu li tido que pude dele Ju, na época pegava na biblioteca e sou gamada neste detetive arrogante. Você já viu a série da BBC, o ator interpreta ele muito bem. Bjos!!!
ResponderExcluirEu sou meio suspeita para falar sobre Sherlock Holmes! Eu amo os livros!
ResponderExcluirhttp://lalalacompulsiva.blogspot.com.br/
achei super inusitada essa capa, gostei e sem duvida uma boa leitura
ResponderExcluirEu AMO Sherlock Holmes e estou tentando completar a minha coleção de livros sobre ele. E eu também gosto muito da série.
ResponderExcluir;)
http://pseudonimoliterario.blogspot.com.br/
Não acredito @@
ResponderExcluirAchei que ''Elementar, meu caro Watson'' fosse de uso constante srsrsr
Bem, já li O Cão dos Baskervilles e amei *-* Bem sinistro!!!
Gostaria muito de ler outras histórias do personagem ^^