quarta-feira, 25 de abril de 2012

Blogosfera Anti-Plágio

Postado por Ju às 07:00
Esta é uma postagem coletiva, uma manifestação contra o plágio, coisa que eu abomino, e acredito que todos que não o praticam abominam também. 

Eu amo esse blog. É claro que ele dá trabalho. Invisto horas e mais horas nele. Ele ainda está em processo de criação, ainda não tem tudo que eu gostaria que tivesse. Mas cuido dele o melhor que posso. Me dedico. 

Ouço falar de muitos problemas de plágio por aí, e acredito que o mínimo que eu posso fazer é me juntar a iniciativas como essa, de pessoas que também mantêm blogs por amor aos livros e que não gostariam de ver o fruto do seu trabalho ser simplesmente roubado por outra pessoa.

O texto a seguir não é meu. Foi enviado para todos que toparam fazer parte deste movimento, um protesto contra esse crime que para alguns, infelizmente, não passa de um hábito.


Então é assim: você pega aquele seu livro bacana da estante. Abre, começa a ler. Presta atenção em todos os detalhes, cola post-its, faz anotações. Pensa em como aquela frase vai fazer o maior efeito na sua resenha. "Poxa, acho que os leitores vão gostar disso". Às vezes, você embarca na história. De outras, deixa até mesmo o seu prazer de lado para pensar em como vai apresentar sua opinião aos leitores do seu blog. Aí você, incauto blogueiro, termina a leitura. Pega seu livro, seu caderninho de anotações, seu arquivo com notas, o que seja; e vai para a frente do computador. Passa umas boas duas horas pensando em como irá traduzir em palavras o que sentiu durante a leitura. Se não usa a sinopse oficial do livro, gasta mais duas horas escrevendo uma sinopse personalizada, tomando aquele cuidado especial para não colocar nenhum spoiler.
Então vem a fase de revisão. Você lê, relê. Muda frases de lugar, ajusta conceitos. Reformula ideias. Talvez apague tudo e recomece. Afinal, você é um blogueiro responsável. Quer que seu texto saia o melhor possível, que os leitores puxem lencinhos e se emocionem com você, ou que leiam e riam porque você também riu lendo aquele livro. E você procura imagens. Capas de várias edições pelo mundo. Imagens em gif que traduzam seu surto ao ler aquela história. Trilhas sonoras que acompanharam sua leitura. Imagens que ilustrem o quanto você foi afetado pelo que o autor te contou naquelas páginas.
Quem sabe você não seja tão perfeccionista e só escreva seu texto, tomando o cuidado de ver se não tem nenhum errinho. Tudo bem. Deu trabalho do mesmo jeito escrever as coisas da melhor maneira que você sabia. Tudo isso te custou tempo. Aquele espaço entre seus dois empregos. Suas horas de folga que podiam ser empregadas em outras formas de lazer. Minutos e mais minutos madrugada adentro, em que você poderia estar dormindo. O drama pode parecer exagerado, mas muitos blogueiros deixam o lazer e o sono de lado pra manter o blog! Mas você ama ler. E ama seu blog. Ama escrever e ama o que faz  e é por isso que você está ali, persistente. Criando seu próprio conteúdo. ...Tudo isso para vir um babaca chupinhador e roubar seu trabalho suado de horas em alguns poucos segundos, postando aquilo que você deu o sangue pra criar como se fosse dele. SEM CRÉDITOS. Enganando a todos: aos leitores, que nem sempre sabem do que o kibador é capaz; às editoras e autores que inadvertidamente fecham parcerias com tais blogs... e a ele(a) mesmo(a), que anda por aí achando que ninguém percebe a grande e robusta mentira que é.


PLÁGIO É CRIME. É ANTIÉTICO. RESPEITE O TRABALHO DE QUEM CRIOU O CONTEÚDO. QUER MANTER UM BLOG? ESCREVA VOCÊ MESMO! (Ou fique na sua, que é melhor pra todo mundo. E mais respeitoso também.)
Esse post é parte de uma postagem coletiva contra o plágio na blogosfera. Acesse o site "Blogosfera Anti-Plágio", saiba mais sobre o assunto e veja quem mais apoia essa causa.

7 comentários:

  1. Parabéns a todos os blogs que tiveram essa bela iniciativa, super justa.
    Adorei post e apoio totalmente! Não ao plágio!
    Beijos Ju!

    http://luahmelo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Ju,

    Que texto maravilhoso! Estava pensando nisso agora na minha postagem, pois, investigo, analiso sou metódica com as citações e chegar qualquer um e usar o meu texto como próprio. É O FIM.

    Beijos,

    Lu

    ResponderExcluir
  3. Também entrei nesta campanha, acho muito positiva esta união entre nós.
    Seguindo.
    Bjos

    Cida
    www.moonlightbooks.net

    ResponderExcluir
  4. Achei super bem escrito seu texto...amei pq é bem verdade....beijocas

    ResponderExcluir
  5. Lembro quando esse post se espalhou por aí e apoio plenamente, lembro que a Nanda do Viagem Literária ficou bem chateada com uns plágios terríveis feitos dos posts dela, muito ruim mesmo. Dá super trabalho postar, eu sou preguiçosa, sei como é rsrs Plágio NÃO!!!!

    ResponderExcluir
  6. Parabens pela iniciativa Ju! Temos que parar com essa coisa feia! Se vc não consegue fazer sozinho peça ajuda ou simplesmente não faça, mas não plagie (é assim q se fala? rs)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Que texto lindo!

    E frustrante esse negócio de plágio. Eu não passei por isso ainda - pelo menos é o que eu acho - mas conheço alguns blogs que sofreram com isso. É muito chato você criar um lindo texto para depois ver em outro lugar, sem os créditos.

    ;)

    http://pseudonimoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo