segunda-feira, 2 de abril de 2012

[Resenha] O Morro dos Ventos Uivantes

Postado por Ju às 21:34
Título: O Morro dos Ventos Uivantes
Autora: Emily Brontë
Editora: Lua de Papel
Páginas: 292

Sinopse: Na fazenda chamada Morro dos Ventos Uivantes nasce uma paixão devastadora entre Heathcliff e Catherine, amigos de infância e cruelmente separados pelo destino. Mas a união do casal é mais forte do que qualquer tormenta: um amor proibido que deixará rastros de ira e vingança. "Meu amor por Heathcliff é como uma rocha eterna. Eu sou Heathcliff", diz a apaixonada Cathy. O único romance escrito por Emily Brontë e uma das histórias de amor mais belas de todos os tempos, O morro dos ventos uivantes é um clássico da literatura inglesa e tornou-se o livro favorito de milhares de pessoas.
Fonte: http://www.skoob.com.br/livro/110-o-morro-dos-ventos-uivantes

Sim, eu ouvi falar desse livro pela primeira vez por causa da saga Crepúsculo. Dei de cara com ele há pouco tempo em uma livraria e fui praticamente obrigada a comprá-lo. A edição que eu tenho traz estampada na capa a mensagem: "O livro favorito de Bella e Edward da série Crepúsculo". Um lembrete pra mim de que eu queria lê-lo há tempos!!

No início da narrativa, o sr. Lockwood aluga a "Granja dos Tordos" (ou simplesmente, a Granja), propriedade vizinha ao "Morro dos Ventos Uivantes" (conhecido como o Morro). As duas fazendas pertencem a Heathcliff, um homem amargurado e que vive quase em total isolamento. 

Isolamento é o que busca também o locatário, mas resolve se apresentar a Heathcliff e, ao chegar ao Morro, se espanta com a falta de luxo e a aparente desarmonia em que vivem seus habitantes. Sua curiosidade lhe faz interrogar a criada, Nelly Dean, a atual governanta da Granja, que viveu toda a sua vida cercada pelos envolvidos na história. 

Em seu relato, Nelly atravessa várias gerações de algumas famílias, e nos faz entender as transformações ocorridas com as personagens. 

Tem um pouco de spoiler a seguir, nada que você não vá descobrir mais ou menos até a página 70. Caso você prefira não se arriscar, pule para o último parágrafo.

Não concordo muito com a afirmação da sinopse de que o amor entre os protagonistas seja um amor proibido. Acho apenas que faltou coragem e desprendimento a Catherine. E me parece que Heathcliff concorda comigo:

"Por que traíste o teu próprio coração? (...) Pois não foi a miséria, nem a degradação, nem a morte, nem algo que Deus ou Satanás pudessem enviar, que nos separou. Foste tu, de livre vontade, que o fizeste. Não fui eu que despedacei teu coração, foste tu própria".

Catherine escolhe se casar com Edgar Linton, um vizinho seu, porque vai "gostar de ser a mulher mais importante das redondezas e terá muito orgulho do marido" que conseguiu arranjar. Desde o momento de sua decisão, ela sabe que está errada, pois diz: "Sinto na alma e no coração que faço mal!" E ainda completa: "(...) se esse monstro que está lá dentro (Catherine se refere a seu irmão, Hindley) não tivesse feito o Heathcliff descer tão baixo, eu nem teria pensado nisso: seria degradante para mim casar agora com Heathcliff; por isso, ele nunca saberá como eu o amo; e não é por ele ser bonito, Nelly, mas por ser mais parecido comigo do que eu própria. Seja qual for a matéria de que as nossas almas são feitas, a minha e a dele são iguais, e a do Linton é tão diferente delas como um raio de lua de um relâmpago, ou a geada do fogo."

Para mim a história de amor entre Catherine e Heathcliff não é a melhor do livro, nem a que eu consideraria eterna. Tive uma decepção tremenda com eles. Uma troca o amor de sua vida por outro para não correr o risco de perder seu dinheiro ou sua posição social. E o outro, ao invés de tentar conversar com ela ao saber disso, foge do problema. Na minha opinião, o que eles sentem podia ser amor no início, mas acaba se transformando em uma obsessão que não faz bem a eles nem a mais ninguém. A autora expõe com maestria sentimentos da natureza humana como o ódio, o desejo de vingança e a mesquinhez.

Tem uma outra história no livro (que não vou revelar aqui) que para mim representa o que é o amor. Que mostra que devemos engolir o orgulho e lutar por quem amamos. Que precisamos ver além das atitudes das pessoas, procurar entender o que gera essas atitudes. E que, cuidando da causa, a situação geralmente se resolve.

Gostei bastante do livro, é intenso e muito bem escrito. Tem uma linguagem própria da época e por isso prepare-se para encontrar palavras incomuns. A história me prendeu desde o início, apesar de ter sentido uma imensa raiva de algumas personagens. É um clássico e com certeza existe um motivo para ter sobrevivido por tanto tempo. 

27 comentários:

  1. Também li esse livro depois de ler a saga Crepúsculo, concorde de não foi bem uma simples história de amor, houve muita ignorância, mesquinharia e até uma certa futilidade por parte de Catherine, e considerando que Heathcliff tbm não era o "a mãe da paciência' danou-se tudo.
    Porém gostei muito, vc tem razão foi muito bem escrito Emily caprichou!!!!!
    Rafa :)
    Blog Melody
    http://rafaacarvalho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Rafa... Personalidades muito fortes que acabaram por se desentender!! Muito orgulho e muita teimosia! rs

      Beijo!

      Excluir
  2. Espero que logo possas ler Reencontro! Tem outra promoção no blog TOC Por Leitura (procura no Google)!
    Já li esse livro faz tempo, lembro pouca coisa, mas é bom e realmente intenso. Amei os cenários idílicos e bucólicos.
    Crepúsculo até tenho curiosidade, embora não seja bem meu estilo de leitura e me pareça um pouco superficial no roteiro às vezes.
    Brigada pela força!
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leila!! Também espero conseguir ler logo!

      O livro é bem intenso mesmo, também amei os cenários!

      Eu amo Crepúsculo! hahaha... Culpa da minha amiga que me viciou! rs

      Quero um dia ajudar na divulgação de Reencontro, mas pra isso preciso lê-lo primeiro. Qualquer dia isso acontece! :D

      Obrigada pela visita!! Beijo!

      Excluir
  3. Parabéns pela resenha Ju! Já li O Morro dos Ventos Uivantes e amei! É um dos meus livros favoritos! Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanessa, obrigada!

      Eu também gostei demais do livro. Um dia vou reler, ele tem muitos detalhes, quero prestar mais atenção! =)

      Beijo!

      Excluir
  4. Parabéns pela resenha Ju, está ótima.
    Eu descobri O Morro dos Ventos Uivantes antes mesmo de ler Crepúsculo, foi na época que eu tinha que ler José de Alencar para a escola e eu achei ele perdido lá no fundo da biblioteca. Infelizmente eu nunca terminei de lê-lo, por falta de tempo. Mas Catherine me deu muita raiva no pouco que li kkkkkkkkk
    Ah, eu gostaria de fazer uma parceria com seu blog, se estiver afim =D
    Bjos
    http://sozinhacomoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, Bruh, supera a raiva dela e dá uma chance pro livro! rs...

      Parceria aceita! Você já visita meu blog e eu já visito o seu, então ficou fácil! =) Coloquei seu banner aqui, pega o meu depois.

      Beijo!

      Excluir
  5. Ah eu li esse livro, de tanto a Bella de Crepúsculo falar dele rsrsrs, é um livro legal, mas devido a um vocabulário de época, não foi uma leitura fácil. Ótima resenha flor.

    http://leiturasdepaty.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Paty!! Pois é, nem lembrava que a Bella e o Edward gostavam do livro, só me lembro da Bella falando dele mesmo... rs... Pelo jeito fez muita gente ler! O vocabulário complica um pouco mesmo, mas eu adoro coisas de época, então pra mim foi um atrativo a mais! :)

      Beijo!

      Excluir
  6. O Morro dos Ventos Uivantes é o meu preferido dos preferidos. Livro perfeito!
    Muito bem escrita sua resenha, Ju!
    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é perfeito mesmo! E obrigada, Sergio!! Fico toda boba quando você passa por aqui! =) Amo mesmo seu livro!!

      Beijo!

      Excluir
  7. Olá Ju,

    Li e resenhei esse livro no blog, é um dos meus favoritos, ams diferente de muitos não li por causa da saga; pois não acompanho, mas fico que feliz que por isso muitos conheçam eese excelente romance, parabéns pela resenha...abçs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Não consegui ler o livro até o final, odiei a familia do Edgar, tudo acontece por causa do maldito cachorro que mordeu ela !!
    Tadinho do Heathcliff sofreu tanto e quando voltou ser tornou um monstro !
    Primeira vez aqui no blog e já amei ♥

    www.suapaginameulivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Olha Ju respeito sua opinião, mas não concordo com ela, pois as pessoas amam de maneiras e formas diferentes. Tanto ele quanto ela se amavam, mas há barreiras às vezes até mesmo mentais, que não permitem que as pessoas libertem-se a si mesma. Não adiantaria nada naquele momento ele conversar com ela, isso não a faria mudar de decisão. Acho que ele fez bem se afastando, pois a decisão foi dela, porque ele a amava e ela sabia disso, mas como não mandamos no coração ela mandou ele para o "inferno", mas também foi junto, porque a alma dela não conseguiu acompanhar o pensamento racional de mulher realista e precavida. Amando-o a ponto de morrer por este amor.

    ResponderExcluir
  10. Já li esse livro, eu gostei mto dele, apesar de não gostar mtoo da Catherine, o livro foi super bem escrito, amei algumas partes dele *-*

    ResponderExcluir
  11. Apesar de ser um clássico (os quais não leio muito), acabei adorando ele!

    ResponderExcluir
  12. Esse livro me bateu a curiosidade para ler , depois da saga Crepúsculo ^^
    Tenho ele em ebook , mas acho que vou passar na frente dos outros por causa da sua resenha ^^
    Bjus

    ResponderExcluir
  13. Um dos meus prediletos, O Morro dos Ventos Uivantes.
    Mas alguns livros tem que passar por críticas ferrenhas e este não fugiu à regra e atualmente é considerado um clássico da literatura inglesa,mas recebeu fortes críticas no século XIX.
    Interessante que foi publicado postumamente pela sua irmã e escritora Charlotte Brontë,autora de outro livro criticado:Jane Eyre
    Recebeu várias adaptações para o cinema,inclusive uma da MTV Americana que em 2003,produziu uma versão moderna,com personagens como colegiais..
    O amor entre Heathcliff e Catherine,foi tumultuado desde o começo e Hindley,irmão de Catherine sentia inveja de Heathcliff, porque achava que o pai o amava mais.
    Catherine casa com Edgar Linton, Heathcliff desesperado por ter perdido seu amor decide ir embora do Morro dos Ventos Uivantes e, quando retorna, está rico, e muitos acontecimentos ainda vão cruzar seus destinos.

    ResponderExcluir
  14. Nossaaaa... li este livro há muitoooo tempo atrás... O livro era da minha tia, sabe aqueles livros bem velhinhos das paginas amareladas? Pois é... Quero muito reler um dia, o livro é incrível e me marcou muito.

    Beijos
    Dani - http://chabiscoitoseumlivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Ainda não li este mas ja ouvi falar muito dele! A resenha esta incrivel, e a capa é bem simples mas muito bonita :)

    ResponderExcluir
  16. Esta aí um clássico que eu nunca li, ouço sobre o morro dos ventos uivantes desde o fundamental, nunca vi o filme inspirado no livro. Gostaria muito de ler, com certeza é um ótimo livro...
    a capa é linda, mas tiraria aquela notinha sobre a personagem Bella.

    ResponderExcluir
  17. Estou relendo esse clássico, Perfeito! é um dos meus favoritos. Concordo com você de que o amor entre Catherine e Heathcliff se torna pura obsessão, eu tenho muita raiva de alguns personagens, porém, parece que é isso que me fez amar a história o livro mostra o quanto uma pessoa pode interferir e prejudicar a vida de seus próximos.
    Só não gosto desse capa (apesar de ter essa versão).

    ResponderExcluir
  18. Tenho esse livro há anos mais até hoje não li, assisti o filme e não gostei. Qualquer dia vou ler, mas não tão cedo. Fiquei muito revoltada com a ''bestialidade'' dos personagens com relação às escolhas óbvias - quando vi o filme. Jesus, parem de burrice e fiquem juntos!!! Voto numa nova versão com final feliz u.u

    ResponderExcluir
  19. Para mim esse livro é fantástico!! É de uma criatividade invejável, amo esse livro.

    ;)

    http://pseudonimoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. um classico perfeito, precisei ler na faculdade e me apaixonei !

    ResponderExcluir
  21. Já tinha ouvido falar muito desse livro, mas minha curiosidade realmente foi despertada através da Saga Crepúsculo também. Corri atrás, li o exemplar da biblioteca da escola e me apaixonei. Logo comprei meu próprio exemplar e o livro se tornou um dos meus favoritos. Sempre que posso, recomendo. Acho que todos deveriam ler.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo