quarta-feira, 28 de março de 2018

[Resenha - Seguinte] Cartas secretas jamais enviadas

Postado por Ju às 16:00
Título: Cartas secretas jamais enviadas
Organização: Emily Trunko
Tradução: Fabricio Waltrick
Editora: Seguinte
(Grupo Companhia das Letras)
Número de páginas: 200

Você já desejou poder voltar no tempo e dar conselhos para si mesmo? Já quis ter coragem de falar como é forte o amor que sente por alguém? Alguma vez já se perguntou por que uma pessoa importante na sua vida parou de falar com você? A partir de contribuições anônimas, Emily Trunko reuniu nesta coletânea cartas que revelam segredos profundos de quem as escreveu. Afinal, muitas vezes o único jeito de lidar com nossos sentimentos mais intensos — seja um amor incondicional ou uma perda irreparável — é botando tudo no papel. A leitura destas cartas nos permite mergulhar na vida de seus remetentes e, ao mesmo tempo, redescobrir nossa própria história e perceber que, mesmo nos piores momentos, não estamos sozinhos.

Quando esse livro chegou de surpresa aqui ainda não o conhecia. Logo de cara fiquei curiosa para ler, ele tem capa dura e o visual da obra toda é muito bonito. As páginas são coloridas e mais grossas, e várias fontes foram utilizadas. Ao ler a apresentação, me apaixonei pela proposta. 

A organizadora é uma garota de apenas dezesseis anos que criou o Tumblr Dear my blank porque tinha curiosidade de saber se outras pessoas também escreviam cartas sem intenção nenhuma de enviá-las. E acabou descobrindo que sim, ao começar a receber milhares de contribuições. Até hoje quem quiser pode submeter alguma carta para postagem, em qualquer língua. Acho que estou um pouco viciada em visitar o site, a propósito.

Me identifiquei demais com o Tumblr. Sempre tive a mania de escrever esse tipo de carta. Para mim elas funcionam como uma ótima terapia; enquanto coloco no papel o que estou sentindo normalmente choro, mas assim que acabo de escrever é como se tivesse me livrado de um peso enorme. Praticamente todas as cartas que escrevo como desabafo acabam indo diretamente para o lixo, mas eventualmente encontro alguma que deixei passar. Aí releio e me desfaço dela, já que realmente escrevo sem a menor intenção de entregar. Elas têm um destinatário oficial, mas servem apenas para me ajudar a colocar as ideias e os sentimentos no lugar.

Alguns textos que li me tocaram bastante. O livro foi dividido em várias partes em que foram agrupadas as cartas com assuntos em comum: "Querido eu", "Querido mundo", "Amor", "Amigos", "Família", "Coração partido", "Amor não correspondido", "Traição", "Perda"e "Obrigado". São cartas longas e outras que se assemelham mais a bilhetes, como a que deixo abaixo para vocês. Essa é uma das menores,  mas fiquei até arrepiada quando li ao imaginar a situação dessa pessoa.


Certas cartas até senti que poderia ter escrito em alguns momentos da minha vida. Teve até uma que achei que era o que uma pessoa precisava ouvir, e mandei uma foto da página. Acredito que é um livro com que todos vão conseguir se identificar, em algum trecho você vai acabar percebendo que aquela é uma situação parecida com algo que já viveu. E, se você nunca escreveu uma carta secreta jamais enviada, sugiro que experimente. É libertador.

13 comentários:

  1. Essa autora tem feito sucesso, né? A proposta da obra e do tumblr são incriveis, como ninguém nunca pensou nisso antes? Eu vejo imagens desse livro e já fico super chorosa haha. Adorei o post.

    ResponderExcluir
  2. Achei esse livro tão lindinho é a premissa tão fofa. Ele já está na minha lista só não sei quando irei ler.

    ResponderExcluir
  3. Eu achei tão doce, tão delicado e tão bonito. A própria premissa já é uma delícia e mostra o quanto precisamos desabafar sobre nossos problemas.


    Achei um amor, vou procurar ♥

    ResponderExcluir
  4. Caramba!
    Uma ideia bem legal essa, apesar de eu estar pensando se as cartas foram escritas pela autora ou foram copiladas do tumblr, já que várias pessoas enviaram...? Enfim, apenas uma pulga na orelha. Mas uma ideia genial, pois eu vivo fazendo isso (e jogando fora depois). Realmente, libertador.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que foram compiladas dos envios anônimos para o Tumblr, já que a Emily não foi colocada como autora no livro e sim como organizadora.

      Excluir
  5. Oiii

    Que proposta legal essa, nem imaginava que a autora fosse tão novinha e também não sabia que veio tudo dessa página do Tumblr. Eu tinha costume de escrever um diário, quando era bem mais nova, mas com o tempo (ou a falta dele) acabei abandonando. É sempre legal poder encontrar uma maneira de desabafar e extravasar o que às vezes fica entalado, e por meio de cartas é algo comum mesmo. Gostei muito do estilo da obra, deve ser bem legal mesmo.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  6. Olá!! :)

    Eu confesso que nunca tinha ouvido falar deste livro, mas fiquei bem curioso!!

    Que bom que gostaste e que alguns textos te conseguiram tocar assim tanto! Isso e mesmos importante em livros do género!

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  7. Eu via esse livro nas livrarias e não sabia que se tratavam de cartas reais ali dentro.. Achei bem bonita a iniciativa e fiquei com vontade de abrir esse livro e viajar pelas cartas! Ótima dica!

    Beijos,
    Conta-se um Livro

    ResponderExcluir
  8. Gostei da ideia de cartas. Eu não conhecia o livro vou anotar a dica.
    Bjs Rose

    ResponderExcluir
  9. Adoei a sua resenha! Eu estou curiosa com esse livro, com certeza as cartas são emocionantes, tocantes de alguma maneira. Achei a capa maravilhosa e espero poder ler em breve.

    ResponderExcluir
  10. Essa é minha atual leitura e estou amando, assim como você, eu me indentifiquei em algumas cartas. Quando finalizar ele vou conferir o tumblr, espero que seja uma expêriencia libertadora para mim também.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá
    Eu achei bem interessante a temática dela ter reunido cartas deixadas em seu tumblr, me parece ser uma leitura intensa e repleta de sentimentos bons e ruins.

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi Juliana, como está?
    Sendo honesta, nunca escrevi cartas para desabafar, mas acho que eu deveria começar a fazer isso porque olha, eu tenho tanta coisa presa aqui dentro que não sei se meus contos dão conta de tanta raiva que eu sinto de algumas coisas.
    Razão pela qual achei a premissa desse livro maravilhosa.
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://www.galaxiadeideias.com/
    http://osvampirosportenhos.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo